Page 49 of 800

471-1. Para uma utilização segura1 Para uma utilização seguraOs principais componentes do sistema de airbags do SRS estão ilus-trados acima. O sistema de airbags do SRS é controlado pelo con-junto do sensor do airbag. Quando os airbags deflagram, édesencadeada uma reacção química nos insufladores que encherapidamente os airbags com um gás não tóxico para ajudar a reter omovimento dos ocupantes.AV I S OPrecauções com os airbags do SRSCumpra com as seguintes precauções relativas aos airbags do SRS. O não cumprimento das mesmas pode resultar em morte ou ferimentosgraves.O condutor e todos os passageiros do veículo devem utilizar os respecti-vos cintos de segurança corretamente.Os airbags do SRS são dispositivos suplementares para serem utilizadosem conjunto com os cintos de segurança.O airbag do SRS do condutor deflagra com uma força considerável, o quepode provocar morte ou ferimentos graves, sobretudo se o condutor esti-ver muito próximo do airbag.Uma vez que a área de risco para o airbag do condutor fica nos primeiros50 a 75 mm, se o condutor estiver a 250 mm do airbag, existe uma certamargem de segurança. Esta distância é medida do centro do volante dadireção ao peito do condutor. Se se sentar a uma distância inferior a 250mm do airbag do condutor, pode alterar a posição de condução de váriasformas:• Mova o banco o mais para trás possível, desde que alcance os pedaisde forma confortável.• Recline ligeiramente o encosto do banco. Apesar da concepção dos veículos variar, muitos condutores mantêm adistância de 250 mm com o banco completamente puxado para afrente, apenas reclinando o respectivo encosto. No caso de não conse-guir boa visibilidade ao reclinar o encosto do banco, eleve-se com aajuda de uma almofada dura e que não escorregue ou eleve o banco,caso o veículo tenha essa funcionalidade.• Se o volante da direção for ajustável, regule-o para baixo. Isso farácom que o airbag fique direccionado ao seu peito e não à cabeça epescoço.O banco deve ser ajustado conforme recomendado acima, mantendosempre o controlo dos pedais, volante da direção e a visibilidade doscomandos do painel de instrumentos.
Page 50 of 800

481-1. Para uma utilização seguraAV I S OPrecauções com os airbags do SRSO airbag do SRS do passageiro da frente também deflagra com uma forçaconsiderável, o que pode provocar morte ou ferimentos graves, sobretudose o passageiro da frente estiver muito próximo do airbag. O passageiroda frente deve manter-se o mais afastado possível do airbag e com oencosto do banco ajustado para uma postura correcta.Bebés e crianças que não estejam devidamente sentados e/ou retidospodem morrer ou ficar gravemente feridos devido à deflagração do airbag.Um bebé ou criança que seja demasiado pequena para usar o cinto desegurança, deve ser devidamente retida utilizando um sistema de segu-rança para crianças (cadeirinha). A Toyota recomenda firmemente quetodos os bebés e crianças sejam colocados nos bancos traseiros (se equi-pado) do veículo e devidamente retidos. Os bancos traseiros (se equi-pado) são mais seguros para bebés e crianças do que o banco dopassageiro da frente. (P. 65)Não se sente na extremidade doassento do banco, nem se debrucesobre o tablier.Não permita que uma criança perma-neça em frente ao airbag do SRS dopassageiro da frente, nem que se sentesobre os joelhos do passageiro dafrente.Não permita que os passageiros dafrente segurem objectos sobre os joelhos.
Page 51 of 800
491-1. Para uma utilização segura1 Para uma utilização seguraAV I S OPrecauções com os airbags do SRSVeículos com airbags do SRS laterais ede cortina: Não se encoste à porta,calhas laterais do tejadilho nem aospilares da frente, laterais e traseiros.Veículos com airbags do SRS laterais ede cortina: Não permita que ninguémpermaneça de joelhos no banco dopassageiro da frente virado para aporta, nem que coloque a cabeça ou asmãos fora do veículo.Não coloque nem encoste nenhumobjecto ao tablier, almofada do volanteda direção e parte inferior do painel deinstrumentos.Esses objectos podem transformar-seem projécteis no caso dos airbags doSRS do condutor, passageiro da frente ede joelhos (se equipado) deflagrarem.Veículos com airbags do SRS laterais ede cortina: Não coloque qualquer tipode objecto em áreas tais como portas,para-brisas, vidros laterais, pilares dafrente ou traseiros, calhas laterais dotejadilho e pegas de cortesia.
Page 52 of 800

501-1. Para uma utilização seguraAV I S OPrecauções com os airbags do SRSVeículos com airbags do SRS laterais e de cortina: Não pendure cabidesnem outros objectos duros nos ganchos para casacos. Todos esses ob-jectos podem transformar-se em projécteis e, eventualmente provocarmorte ou ferimentos graves no caso dos airbags do SRS de cortina defla-grarem. Veículos com airbags do SRS de joelhos do condutor: Se a área a partirda qual o airbag do SRS de joelhos deflagra estiver tapada com uma co-bertura de vinil, certifique-se que a retira.Veículos com airbags do SRS laterais e de cortina: Não utilize acessóriosnos bancos que cubram áreas a partir das quais os airbags do SRS late-rais deflagram, uma vez que estes podem interferir com a deflagração dosmesmos. Tais acessórios podem comprometer o funcionamento dos air-bags do SRS laterais, desativar o sistema ou fazer com que os airbags doSRS laterais deflagrem acidentalmente, resultando em morte ou ferimen-tos graves.Não bata nem aplique níveis significativos de força na área dos compo-nentes do airbag do SRS.Se o fizer poderá provocar uma avaria no airbag do SRS.Não toque em nenhum dos componentes imediatamente após a deflagra-ção dos airbags do SRS, uma vez que estes podem estar quentes.Se se tornar difícil respirar após a deflagração dos airbags do SRS, abrauma porta ou um vidro para entrar ar fresco, ou saia do veículo se for se-guro fazê-lo. Lave de imediato quaisquer resíduos que tenham ficado napele para evitar que esta fique irritada.Veículos com airbags do SRS lateral e de cortina: Se as áreas onde osairbags do SRS estão guardados, tais como a almofada do volante dadireção e guarnições dos pilares da frente e traseiros, estiverem danifica-das ou estaladas, substitua-as num concessionário Toyota autorizado,reparador Toyota autorizado ou em qualquer reparador da sua confiança .Veículos com sistema de classificação do passageiro da frente: Não colo-que nada, tal como uma almofada, no banco do passageiro da frente. Se ofizer dissipa o peso do passageiro, o que impedirá o sensor de detetar cor-retamente o seu peso. Consequentemente, o funcionamento dos airbagsdo SRS da frente pode ficar comprometido e estes podem não deflagrar emcaso de colisão.Veículos sem sistema de chave inteli-gente para entrada e arranque: Nãoprenda objectos pesados, pontiagudosou duros, tais como chaves ou acessó-rios, à chave do veículo. Tais objectospodem limitar a deflagração do airbagdo SRS de joelhos ou poderão ser pro-jectados para a área do banco do con-dutor pela força de deflagração doairbag, o que representa um perigo.
Page 53 of 800

511-1. Para uma utilização segura1 Para uma utilização seguraAV I S OAlteração e eliminação dos componentes do sistema de airbags doSRSNão se desfaça do seu veículo nem faça nenhuma das seguintes altera-ções sem antes consultar um concessionário Toyota autorizado, reparadorToyota autorizado ou qualquer reparador da sua confiança. Os airbags doSRS podem avariar ou deflagrar inadvertidamente e provocar morte ou feri-mentos graves.Instalação, remoção, desmontagem e reparação dos airbags do SRSReparações, alterações, remoção ou substituição do volante da direção,painel de instrumentos, tablier, bancos ou respectivos estofos, pilares dafrente, laterais e traseiros ou guarnições laterais do tejadilhoReparações ou alterações feitas ao para-choques da frente, guarda--lamas da frente ou na lateral do compartimento dos passageirosInstalação de grelhas de protecção (grelhas de protecção envolventes,grelhas tipo canguru, etc.), dispositivos para limpar neve ou guinchosAlterações à suspensão do veículoInstalação de dispositivos electrónicos, tais como rádios portáteis de duasvias (transmissor RF) e leitores de CD
Page 54 of 800

521-1. Para uma utilização seguraSe os airbags do SRS deflagraremDevido à velocidade extremamente elevada de deflagração dos gasesquentes dos airbags do SRS poderão resultar escoriações leves, queima-duras, contusões, etc.É emitido um forte ruído e libertado um pó branco.Veículos sem airbags do SRS de cortina: Os componentes do módulo doairbag (cubo do volante da direção, cobertura do airbag e deflagrador), bemcomo os bancos da frente poderão permanecer quentes durante algunsminutos. O próprio airbag também pode estar quente.Veículos com airbags do SRS de cortina: Os componentes do módulo doairbag (cubo do volante da direção, cobertura do airbag e deflagrador), bemcomo os bancos da frente, partes dos pilares da frente e traseiros e dascalhas laterais do tejadilho poderão permanecer quentes durante algunsminutos. O próprio airbag também pode estar quente.O vidro do para-brisas pode rachar.Veículos com sistema de detecção de impacto para destrancamento dasportas: Todas as portas destrancam. (P. 201)O fornecimento de combustível para o motor é interrompido. (Motor a gaso-lina) (P. 5 6 5 )Veículos com eCall: Se ocorrer uma das situações que se seguem, este sis-tema foi concebido para fazer uma chamada de emergência para o centrode controlo eCall, notificando-os da localização do veículo (não é necessá-rio pressionar a tecla “SOS”) e o operador do eCall tentará falar com osocupantes para avaliar o nível de emergência e a assistência necessária.Se os ocupantes não conseguirem comunicar, o agente trata automatica-mente a chamada como uma emergência e ajuda a acionar os serviços deemergência necessários. (P. 98)• Um dos airbags do SRS deflagra.• Um pré-tensor de um cinto de segurança é ativado.• O veículo esteve envolvido numa colisão severa na traseira.Veículos com ERA-GLONASS/EVAK: Se alguma das seguintes situaçõesocorrer, o sistema foi concebido para efetuar uma chamada de emergência*para o centro de controlo da ERA-GLONASS/EVAK e fornecer a localizaçãodo veículo (sem que seja necessário pressionar a tecla “SOS”). Um agenteirá tentar conversar com os ocupantes a fim de determinar o grau de emer-gência e a assistência necessária. Se os ocupantes não conseguiremcomunicar, o agente automaticamente trata a chamada como sendo umaemergência e ajuda a enviar os serviços de emergência necessários. (P. 110)• Um dos airbags do SRS deflagra.• Um pré-tensor de um cinto de segurança é ativado.• O veículo esteve envolvido numa colisão severa lateral. (Se equipado).• O veículo esteve envolvido numa colisão severa na traseira.• O veículo esteve envolvido num capotamento.*: Em alguns casos, não será possível efetuar a chamada. (P. 113)
Page 55 of 800

531-1. Para uma utilização segura1 Para uma utilização seguraCondições de deflagração dos airbags do SRS (airbags do SRS dafrente)Os airbags do SRS da frente deflagram em caso de impacto que exceda olimite estabelecido (nível de força correspondente a uma colisão frontal àvelocidade de 20 - 30 km/h contra uma parede que não se mova oudeforme).Contudo, esta velocidade limite será consideravelmente mais elevada nasseguintes condições:• Se o veículo embater contra um objecto, tal como um veículo estacio-nado ou poste de sinalização, que possa mover-se ou deformar com oimpacto.• Se o veículo se envolver numa colisão com sobreposição como, porexemplo, uma colisão em que a caixa de carga de um camião se sobre-põe à parte da frente do veículo.Dependendo do tipo de colisão, é possível que apenas sejam ativados ospré-tensores dos cintos de segurança.Veículos com sistema de classificação do passageiro da frente: Os airbagsdo SRS do passageiro da frente não serão ativados se não estiver ninguémsentado no banco do passageiro da frente. Contudo, os airbags do SRS dopassageiro da frente poderão deflagrar se colocar bagagem no banco,mesmo que este esteja desocupado.Condições de deflagração dos airbags do SRS (airbags do SRS lateraise de cortina) Os airbags do SRS laterais e de cortina deflagram em caso de impacto queexceda o limite estabelecido (nível de força correspondente à força doimpacto produzido por um veículo de 1500 kg colidindo com a cabine doveículo, numa direção perpendicular à orientação do mesmo e a uma velo-cidade de 20 – 30 km/h).Ambos os airbags do SRS de cortina também podem deflagrar em caso decolisão frontal severa.Condições nas quais os airbags do SRS podem deflagrar (insuflar) paraalém de uma colisãoOs airbags do SRS da frente, laterais e de cortina podem também deflagrarcom um impacto violento na parte inferior da carroçaria. Na figura abaixoestão ilustrados alguns desses exemplos.Atingir um passeio, aresta do pavimentoou superfície duraQueda ou salto para um buraco fundo Aterragem violenta ou queda do veículo
Page 56 of 800

541-1. Para uma utilização seguraTipos de colisão em que os airbags do SRS podem não deflagrar (air-bags do SRS da frente)Os airbags do SRS da frente geralmente não deflagram se o veículo forsujeito a uma colisão lateral ou traseira, se capotar, ou se se envolver numacolisão frontal a baixa velocidade. Contudo, sempre que uma colisão dequalquer tipo causar desaceleração frontal suficiente, pode ocorrer a defla-gração dos airbags do SRS da frente.Tipos de colisões em que os airbags do SRS podem não deflagrar (air-bags do SRS laterais e de cortina)Os airbags do SRS laterais e de cortina podem não deflagrar se o veículo forsujeito a uma colisão lateral em determinados ângulos, ou a uma colisão late-ral na carroçaria do veículo fora da zona do compartimento dos passageiros.Os airbags do SRS laterais e de cortina geralmente não deflagram se o veí-culo se envolver numa colisão traseira, se capotar, ou se se envolver numacolisão frontal ou lateral a baixa velocidade.Quando deve contactar um concessionário Toyota autorizado, reparadorToyota autorizado ou qualquer reparador da sua confiança Nos seguintes casos o veículo requer inspecção e/ou reparação. Contacteum concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou qual-quer reparador da sua confiança o mais rapidamente possível.Colisão lateralColisão traseiraCapotamento do veículoColisão lateral na carroçaria do veículo,fora da zona do compartimento dos pas-sageiros Colisão lateral num determinado ângulo Colisão traseiraCapotamento do veículo