Page 225 of 313
2 DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
24
ATENÇÃO:
Caso ocorra superaquecimento ao rebocar, (leituras do indicador detemperatura próximas da área ver- melha), tomar as seguintes provi- dências pode reduzir ou eliminar oproblema.
1. Desligue o ar condicionado.
2. Reduza a velocidade.
3. Selecione uma marcha reduzida em subidas.
4. Ao parar em um congestionamen- to, coloque a alavanca de marcha em P (estacionamento) ou N (neu- tro) e deixe o motor funcionar emmarcha lenta em maior rotação.
!
NOTA: Ao rebocar, verifique o fluido da transmissão com maior freqüência.
Page 226 of 313
3
O Motor não dá Partida ................................................. 3-2
Partida com Bateria Auxiliar .......................................... 3-3
Superaquecimento do Motor ......................................... 3-4
Pneu Reserva ............................................................... 3-5
Se um Pneu Furar ........................................................ 3-6
Para Trocar um Pneu Furado ....................................... 3-6
Caso seja Necessário Rebocar o Veículo ...................3-11
Se Perder as Chaves do Veículo ................................ 3-13
Extintor de Incêndio .................................................... 3-14
O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
3
Page 227 of 313

3 O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
2
!
O MOTOR NÃO DÁ PARTIDA
D010A01A-AAT D010D01A-AAT
Se o Motor Morrer com o Veículo em Movimento
1. Reduza gradualmente a velocida-
de, mantendo o veículo em linha reta. Saia cuidadosamente da es- trada para um local seguro.
2. Ligue as luzes de emergência (pis-
ca-alerta).
3. Tente dar partida novamente. Se o
motor não der partida, contate um Revendedor Hyundai ou procure assistência qualificada.
D010C01Y-AAT Se o Motor Gira Normalmente mas Não Funciona
1. Verifique o nível de combustível.
2. Com a chave na posição OFF (des- ligado), verifique todos osconectores nas bobinas de igniçãoe nas velas. Reconecte todos os que possam estar desconectados ou soltos.
3. Verifique a linha de combustível no compartimento do motor.
4. Se o motor ainda não der partida, ligue para um Revendedor Hyundai ou procure assistência qualificada.
OTG070011
ADVERTÊNCIA:
Se o motor não der partida, nãoempurre nem puxe o veículo para acionar o motor. Isso pode resultarnuma colisão e causar outros da- nos. Além disso, empurrar ou puxar o veículo para dar partida pode cau-sar sobrecarga do conversor catalí- tico e criar um risco de incêndio.
D010B01TG-AAT Se o Motor Não Girar ou Girar Excessivamente Lento F020100AUN-EU Se o Motor Morrer em um Cruzamento de Estrada Se o motor morrer com o veículo em um cruzamento de estrada, posicionea alavanca de mudança em
N (neu-
tro) e em seguida movimente o veículoaté um local seguro.
1. Comprove que a alavanca de mu-
dança de marchas está em N ou P e
o freio de estacionamento aplicado.
2. Verifique se as conexões da bateria
estão limpas e apertadas.
3. Acenda a luz interna. Se a luz enfra-
quecer ou se apagar ao acionar o motor de partida, a bateria está descarregada.
4. Verifique se as conexões do motor
de partida estão firmemente presas.
5. Não empurre nem puxe o veículo
para dar partida. Veja as instruções para “Partida com bateria auxiliar”nas páginas a seguir.
Page 228 of 313

3
O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
3
!
PARTIDA COM BATERIA AUXILIAR
o No caso de contato acidental do áci-do com a pele ou os olhos, remova imediatamente as roupas contami- nadas e lave a região com água limpa durante, pelo menos, 15 minutos. Emseguida, procure assistência médica
imediatamente. Se precisar ser trans- portado para um pronto-socorro, con-tinue aplicando água na região afeta- da com uma esponja ou pano.
o Os gases produzidos pela bateria durante a partida auxiliar são alta-mente explosivos. Não fume e nem permita faísca ou chama nas proxi-midades.
o A bateria usada para a partida auxi-
liar deve ser de 12-volts. Se não forpossível determinar se a bateria é de 12-volts, não tente usá-la para a partida auxiliar.
o Para dar partida em um veículo com a bateria descarregada, usando umabateria auxiliar, execute exatamen-te este procedimento:
1. Se a bateria auxiliar estiver instala- da em outro veículo, certifique-se de que não haja contato entre os dois veículos.
HTG4001
Bateria auxiliar
2. Desligue todas as luzes e acessó-
rios desnecessários nos dois veícu- los.
3. Instale as presilhas do cabo auxiliar
na posição exata mostrada na ilus-tração. Em primeiro lugar, instale uma presilha do cabo auxiliar ao terminal positivo (+) da bateria des-carregada. Então, instale a outra extremidade do mesmo cabo ao terminal positivo (+) da bateria auxi-liar. Em seguida, usando o outro cabo, instale uma presilha ao termi- nal negativo (–) da bateria auxiliar.Então, conecte a outra extremidade do mesmo cabo a uma parte metá- lica do motor, afastado da bateria.Não conecte o cabo em qualquer peça móvel.
4. Dê partida ao motor no veículo com a bateria auxiliar e deixe-o funcio-nar por alguns minutos. Isso ajuda a garantir que a bateria auxiliar estejatotalmente carregada. Durante a partida auxiliar, mantenha o motor a uma rotação de aproximadamente2000 rpm.
Bateria descarregada
D020A02A-AAT
ADVERTÊNCIA:
Os gases produzidos pela bateria durante a partida auxiliar são alta- mente explosivos. A não observa- ção destas instruções de forma cor- reta, pode resultar em ferimentos sérios e danos ao veículo! Se estiver em dúvida quanto à execução deste procedimento, procure assistência qualificada. As baterias dos auto- móveis contêm ácido sulfúrico, que é um gás venenoso e altamente cor- rosivo. Ao dar partida com uma bate- ria auxiliar, use óculos de segurança e tenha cuidado para não derramar ácido na pele, nas roupas ou no carro.
Page 229 of 313

3 O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
4
!
SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR
5. Acione o motor no veículo com a bateria descarregada usando o pro- cedimento normal de partida. Após o funcionamento do motor, deixe os cabos auxiliares conectados e omotor funcionando em marcha len- ta, cerca de 2000 rpm, por vários minutos.
6. Remova cuidadosamente os cabos auxiliares na ordem inversa da ins-talação.
Se não souber o motivo da bateria terficado descarregada (devido às luzesterem ficado acesas etc.), procure um Revendedor Hyundai e mande verifi- car o sistema de carga. D030A01TG-AAT Se o medidor de temperatura indicar superaquecimento, você perceber per- da de potência ou ouvir uma batida de pino, o motor provavelmente estásuperaquecido. Caso isso ocorra, faça o seguinte:
1. Encoste o veículo logo que seja
possível fazê-lo com segurança.
2. Coloque a alavanca seletora de mar- chas em P (estacionamento) e apli-
que o freio de estacionamento. Se o ar condicionado estiver ligado, des- ligue-o.
3. Se o líquido de arrefecimento estiver
escorrendo embaixo do veículo ou estiver saindo vapor pelo capô, pare o motor. Não abra o capô até que o líquido de arrefecimento tenha para- do de escorrer ou o vapor tenha cessado. Se não existir perda visível de líquido de arrefecimento e ne- nhum vapor, deixe o motor funcio- nando e verifique se o vent ilador do
radiador está funcionando. Se o venti-
lador não estiver funcionando, desli- gue o motor. 4. Com o motor desligado, verifique se
a correia de acionamento da bomba d’água está ausente. Se não estiver ausente, verifique a tensão da cor- reia. Se a correia de acionamento estiver satisfatória, verifique se há vazamento de líquido de arrefeci- mento pelo radiador, mangueiras ou sob o veículo. (Se o ar condicionado estava emuso, é normal que esteja drenando água fria quando você parar).
ADVERTÊNCIA:
Enquanto o motor está em funciona-mento, mantenha as mãos e as rou- pas afastadas das peças móveis,como ventoinha e correias de acio- namento, para evitar ferimentos.
5. Se a correia de acionamento da bomba d’água estiver partida ou o líquido de arrefecimento estiver va-zando, pare imediatamente o motor e solicite assistência ao Revende- dor Hyundai mais próximo.
Page 230 of 313

3
O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
5
!
ATENÇÃO:
A perda de líquido de arrefecimento indica vazamento no sistema, oque deve ser verificado o quanto antes por um Revendedor Hyundai.
PNEU RESERVA
Pressão do Pneu Reserva
D040A01TG-GAT Para pneus reserva iguais aos pneus rodantes, observe as seguintes instru- ções: Verifique a pressão dos pneus inclusi- ve o pneu reserva, e ajuste na pressão especificada. Verifique periodicamen-te a pressão do pneu reserva e mante- nha na calibração especificada en- quanto o pneu estiver armazenado.
6. Se não puder identificar a causa do
superaquecimento, aguarde até que a temperatura tenha voltado ao nor- mal. Em seguida, caso tenha perdi-do líquido de arrefecimento, adicio- ne líquido de arrefecimento ao reser- vatório para completar o nível até amarca intermediária.
7. Proceda com cuidado, mantendo-
se alerta quanto a sinais adicionaisde superaquecimento. Se o supera- quecimento se repetir, procure um Revendedor Hyundai para obterassistência.
!ADVERTÊNCIA:
Nunca remova a tampa do radiador com o motor quente. O líquido de arrefecimento pode projetar-se pelaabertura e causar queimaduras gra- ves. Triângulo de Segurança O triângulo de segurança encontra-se alojado no painel lateral esquerdo docompartimento de cargas.
Especificação do Pneu Tamanho Normal
Pressão de Calibração 210 kPa (30 psi)
Page 231 of 313

3 O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
6PARA TROCAR UM PNEU FURADOSE UM PNEU FURAR
D050A01TG-AAT Se um pneu esvaziar durante o trajeto:
1. Tire o pé do acelerador e deixe o veículo perder velocidade enquan- to mantém o volante de direção alinhado. Não aplique imediatamen- te os freios nem tente encostar oveículo, pois isto pode causar perda de controle. Quando o veículo tiver desacelerado o suficiente para fazê-lo, freie com cuidado e encoste fora da estrada. Encoste o mais distante possível da estrada e estacione emsolo firme e nivelado.
2. Com o veículo parado, acione as
luzes de emergência (pisca-alerta),aplique o freio de estacionamento e coloque a transmissão em P (esta-
cionamento).
3. Faça com que todos os passageiros saiam do veículo. Certifique-se de que todos saiam pelo lado do veículoque está afastado do tráfego.
4. Troque o pneu de acordo com as
instruções fornecidas a seguir. D060A01TG-AAT O procedimento descrito nas páginas a seguir pode ser executado para fazer o rodízio dos pneus, assim como para trocar um pneu furado. Ao preparar-separa trocar um pneu furado, certifique- se que a alavanca de mudança de mar- chas está em
P (estacionamento) e que
o freio de estacionamento está aplica- do, em seguida: NOTA: Gire a chave no sentido horário até que esteja apertado.
HNF4008
4. Gire o botão de fixação no sentido anti-horário para remover o pneu reserva.
5. Após substituir o pneu reserva, ins-
tale e aperte firmemente o pneufurado no alojamento.
D040B01TG-GAT Manuseio do Pneu
Reserva
1. Abra a tampa do porta-malas.
2. Remova o tapete do compartimen- to de bagagem.
3. Retire a caixa de ferramentas.
Page 232 of 313

3
O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
7
Calce as rodas diagonalmente opos- tas ao pneu furado para impedir odeslocamento do veículo ao levantá- lo com o macaco. HTG4009
Pneu furadoAfrouxe as porcas antes de levantar o veículo. Para soltar as porcas, gire ocabo da chave no sentido anti-horário. Ao fazer isso, certifique-se de que o soquete esteja completamente encai-xado sobre a porca para que não escape. Para máxima eficiência de alavancagem, posicione a chave demaneira que o cabo fique para a es- querda, como mostrado na figura. Em seguida, segurando a chave próximada extremidade do cabo, empurre-a para baixo fazendo uma pressão cons- tante. Não remova as porcas nestemomento. Simplesmente afrouxe-as cerca de meia volta. OTG060100
D060C01A-AAT
2. Trave as Rodas
D060D01A-AAT
3. Solte as Porcas da Roda7D060B01NF-1
Retire a caixa de ferramentas e gire o parafuso de fixação no sentido anti- horário para retirar o pneu reserva doporta-malas.
D060B01NF-AAT 1. Remova o Pneu Reserva e as
Ferramentas