
2
Gases do Escapamento ................................................ 2-2
Antes de Acionar o Motor .............................................. 2-3
Posições da Chave ........................................................ 2-4Partida........................................................................... 2-5
Transmissão Automática ............................................... 2-5
Sistema de Freio Antiblocante (ABS) .......................... 2-10
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) ................ 2-11
Sensor de Estacionamento .......................................... 2-12
Boas Práticas de Frenagem ........................................ 2-14
Condução Econômica .................................................. 2-15
Curvas Suaves ............................................................ 2-17
Condução no Inverno ................................................... 2-17
Reboque de Trailer ou Veículo .................................... 2-20
DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
2

2 DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
20USO DAS LUZESREBOQUE DE TRAILER OU VEÍCULO
C190A01A-GAT Caso esteja planejando instalar rebo- que no veículo, verifique junto ao De- partamento de Trânsito as exigências legais.Em virtude das leis variarem de um país para outro, as exigências para reboque de trailers, carros, ou outrostipos de veículos ou aparelhos podem divergir. Antes de rebocar, solicite mais detalhes ao seu Revendedor Hyundai.
!
C180A01A-AAT Verifique regularmente o funcionamen- to correto das luzes e mantenha as lentes limpas. Ao conduzir durante o dia em condições de má visibilidade,faça-o com a luz baixa dos faróis ace- sa. Isto possibilita que você possa ver e ser visto.
C190B01S-AAT Engates para Trailer Escolha a combinação adequada de engate e esfera, certificando-se deque a localização do mesmo seja com- patível com a do trailer ou do veículo a ser rebocado.Use engate de boa qualidade que dis- tribua uniformemente o peso da haste por todo o chassi. O engate deve ser firmemente apa- rafusado no veículo e instalado porum técnico qualificado. NÃO USE UM ENGATE PROJETADO PARA INSTALAÇÃO TEMPORÁRIA E NUN-CA USE UM ENGATE QUE SEJA INSTALADO APENAS AO PÁRA- CHOQUE.
ATENÇÃO:
Não use o seu veículo para reboque nos primeiros 2000 km a fim de permitir o amaciamento adequadodo motor. A não observação desta instrução poderá resultar em danos sérios ao motor ou à transmissão. C190C02Y-GAT Freios do Trailer Se o trailer está equipado com um sistema de freio, certifique-se de queesteja em conformidade com os regu- lamentos federais e/ou locais, ade- quadamente instalado e funcionandocorretamente.

2
DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
21
ATENÇÃO:
o Nunca conecte um sistema de freio do trailer diretamente ao sis- tema de freio do veículo.
o Ao rebocar um trailer em inclina- ções acentuadas (superiores a6%), observe atentamente o indi- cador de temperatura do líquidode arrefecimento do motor para certificar-se de que o motor não fique superaquecido. Se o pon-teiro do medidor de temperatura do líquido de arrefecimento al- cançar a faixa H (QUENTE), en-coste e pare logo que seja seguro fazê-lo, e deixe o motor funcionar em marcha lenta até arrefecer.Depois que o motor tiver arrefeci- do suficientemente, você pode continuar.
! C190D01A-GAT Correntes de Segurança Para evitar uma falha no engate do trailer instale correntes de segurançaentre o veículo e o trailer ou veículo rebocado de acordo com as exigên- cias locais.
Peso total
do trailer
C190E01JM
NOTA: O processo de rebocar um trailer ou veículo exigirá manutenção mais freqüente devido à carga adicional.Consulte “Manutenção sob condi- ções severas de uso”, na página 5-6. C190E02TG-GAT Limite de Peso do Trailer
Carga sobrea haste
É possível aumentar ou diminuir as cargas sobre a haste redistribuindo a carga no trailer.Isso pode ser constatado verificando- se o peso total do trailer carregado e, em seguida, verificando-se a cargasobre a haste. NOTA:
1. Nunca carregue o trailer colocan- do mais peso na parte traseira do que na dianteira. Cerca de 60% da carga do trailer deve estar na me- tade dianteira e os 40% restantesna traseira.

2 DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
22
!
C190E02JM
Peso Bruto
do Eixo Peso Bruto
do Veículo
OTG070111kg
!
ADVERTÊNCIA:
A colocação de peso excessivo e a distribuição inadequada da carga emseu veículo e trailer podem afetar o desempenho da direção e dos freios
podendo causar um acidente e re-sultar em ferimentos ou morte.
Ponto de acoplamento
5. O prolongamento máximo permi- tido do ponto de acoplamento é de 1255 mm.
2. O peso bruto total do veículo com
o trailer não deve ultrapassar oÍndice de Peso Bruto do Veículo (GVWR) mostrado na plaqueta de identificação do veículo (veja apágina 8-2). O peso bruto total do veículo é o peso combinado do veículo, motorista, todos os pas-sageiros e respectivas bagagens, carga, engate, carga da haste do trailer e outros equipamentosopcionais.
3. O peso do eixo dianteiro ou tra-
seiro não deve ultrapassar o Índi-ce de Peso Bruto do Eixo (GAWR) mostrado na plaqueta de identifi- cação do veículo (veja a página 8-2). É possível que o seu reboque não ultrapasse o GVWR, mas ul-trapasse o GAWR. A carga inade-quada do trailer e/ou excesso de bagagem no porta-malas podem sobrecarregar o eixo traseiro.Redistribua a carga e verifique novamente o eixo traseiro.
4. A carga máxima vertical estática
permitida sobre o dispositivo deacoplamento (engate) é de 90 kg. ATENÇÃO:
As especificações a seguir são re- comendadas ao rebocar um trailer. O peso do trailer carregado não pode ultrapassar os valores no qua-dro abaixo.
Haste90
Reboque
1800750
Peso máximo
Sem freioCom freio

2
DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
23
C190F01A-GAT Dicas para Reboque de Trailer ou Veículo 1. Antes de rebocar, verifique o en- gate e as conexões da corrente de segurança, bem como o funciona- mento correto das lanternas, lu- zes de freio e indicadores de dire-ção do trailer.
2. Sempre conduza o seu veículo em
velocidade moderada (Abaixo de100 km/h).
3. O reboque de um trailer requer
mais combustível do que as condi-ções normais.
4. Para manter a eficiência do freio
motor e o desempenho do sistemaelétrico de carga, não use a quinta marcha (transmissão manual) ou sobremarcha (transmissão auto-mática).
5. Sempre prenda os objetos no trailer
para evitar o deslocamento da car-ga durante o trajeto.
6. Verifique a condição e a pressão
de todos os pneus no trailer e noseu veículo. A baixa pressão dos pneus pode afetar seriamente o manuseio. Verifique também opneu reserva. 7. A combinação veículo/trailer é mais
afetada por ventos laterais e gol-pes de vento. Ao ser ultrapassado por um veículo grande, mantenha uma velocidade constante e segu-re firmemente o volante de dire- ção. No caso de golpes excessi- vos pelo vento, diminua a veloci-dade para se livrar da turbulência de ar provocada pelos outros veí- culos.
8. Ao estacionar o seu carro e trailer, principalmente em uma rampa,siga sempre todas as precauçõesnormais. Gire as rodas dianteiras para o meio-fio, aplique firmemen- te o freio de estacionamento, ecoloque a transmissão em 1 a
ou
marcha a ré (manual) ou P (trans-
missão automática). Além disso,coloque calços em todos os pneus do trailer.
9. Se o trailer possuir freios elétricos,
comece a movimentar o seu veícu-lo e trailer e, em seguida, aplique manualmente o controlador do freiodo trailer para confirmar que os freios funcionam. Isso permite que você possa verificar sua conexãoelétrica ao mesmo tempo. 10. Durante a viagem, verifique de
vez em quando que a carga estásegura, e que as luzes e os freios do trailer continuam funcionando.
11. Evite saídas bruscas, aceleração
súbita ou paradas repentinas.
12. Evite curvas fechadas e mudan-
ças rápidas de faixa.
13. Evite manter o pedal do freio pres- sionado por muito tempo ou com muita freqüência. Fazer isso podecausar superaquecimento dos freios, resultando em menor efi- ciência de frenagem.
14. Ao passar por um decline, mude para uma marcha reduzida e use oefeito de freio motor. Ao subir umainclinação longa, mude para uma marcha reduzida e reduza a velo- cidade para diminuir as chancesde sobrecarga e/ou superaqueci- mento do motor.
15. Caso tenha que parar na subida, não segure o veículo pressionan-do o acelerador, pois isto pode causar superaquecimento datransmissão automática. Use o freio de estacionamento ou o freio de serviço.

5REQUISITOS DE MANUTENÇÃO DO VEÍCULO
6
F040A04TG-GAT Os itens a seguir podem exigir manutenção mais freqüente em veículos normalmente utilizados sob condições severas de condução. Consulte a tabela abaixo quanto aos intervalos de manutenção apropriados.
S: Substituir I: Inspecionar e, após a inspeção, limpar, ajustar, reparar ou substituir, se necessário.MANUTENÇÃO SOB CONDIÇÕES SEVERAS DE USO
CONDIÇÕES SEVERAS DE CONDUÇÃO
A - Conduzir repetidamente em distâncias curtas inferiores a 8 km em temperatura normal ou menos que 16 km em temperaturas exces- sivamente frias
B - Funcionamento excessivo do motor em marcha lenta ou conduzir em baixa velocidade por longas distâncias
C - Conduzir em estradas irregulares, com poeira, lama, não pavi- mentadas, com cascalho ou com sal
D - Conduzir em áreas que utilizam sal ou outros materiais corrosivos ou em climas muito frios E - Conduzir em áreas arenosas
F - Conduzir em área de tráfego intenso acima de 32°C
G - Conduzir em aclives, declives ou estradas montanhosas
H - Rebocar um trailer, ou usar equipamento para acampar ou bagageiro do
teto
I - Conduzir como um veículo da polícia, táxi, outro uso comercial ou para rebocar veículos
J - Conduzir acima de 170 Km/h
K - Conduzir com freqüência em condições de trânsito congestionado
ITEM DE MANUTENÇÃO REALIZAÇÃO DA
MANUTENÇÃO INTERVALOS DE
MANUTENÇÃO CONDIÇÕES DE
CONDUÇÃO
ÓLEO DO MOTOR E FILTRO S A CADA 5000 KM OU 6 MESES A, B, C, D, E, F, G, H, I, K
FILTRO DE AR S MAIS FREQÜENTEMENTE C, E
VELAS DE IGNIÇÃO MAIS FREQÜENTEMENTE B, H
PASTILHAS DE FREIO, PINÇAS E ROTORE S I MAIS FREQÜENTEMENTE C, D, G, H
FREIOS TRASEIROS A DISCO/TAMBOS, FREIO DE
ESTACIONAMENTO I MAIS FREQÜENTEMENTE C, D, G, H
CAIXA DE DIREÇÃO, ARTICULAÇÕES E JUNTA ESFÉRICA
INFERIOR/COIFAS, JUNTA ESFÉRICA SUPERIOR I MAIS FREQÜENTEMENTE C, D, E, F, G, H, I
SEMI-ÁRVORES E COIFAS I A CADA 15000 KM OU 6 MESES C, D, E, F, H
FLUIDO DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA S A CADA 100000 KM A, C, E, F, G, H, I
FILTRO DE AR DO SISTEMA DE CLIMAT IZAÇÃO S MAIS FREQÜENTEMENTE C, E
S

10ÍNDICE GERAL
4
Velocímetro ............................................................ 1-80
Painel de instrumentos e luzes indi cadoras ..............1-66
Palhetas do limpador do pára-brisa ...........................6-10
Substituição das palhetas do limpador do pára-brisa ................................................................ 6-11
Para acionar o m otor ................................................... 2-3
Interruptor de i gnição ................................................ 2-3
Para ajudar na prev enção contra corrosão .................. 4-3
Pára-sol ................................................................... 1-121
Para trocar um pneu furado ......................................... 3-6
Após trocar as rodas .............................................. 3-10
Partida ......................................................................... 2-5
Partida com bateria auxiliar ......................................... 3-3Período de amaciamento ............................................. 1-3
Pneu reserva ............................................................... 3-5
Pneu reserva e ferramentas ........................................ 8-6Pneus .......................................................................... 8-3
Balanceamento das rodas ............... ......................... 8-5
Correntes para pneus ............................................... 8-4
Informação sobre os pneus ...................................... 8-3
Pneus para neve ...................................................... 8-3
Pressões de calibração recomendadas .................... 8-3
Quando substituir os pneus ...................................... 8-5
Rodízio dos pneus .................................................... 8-4
Tração dos pneus ..................................................... 8-5
Porta-copo ............................................................... 1-100
Porta-documentos .................................................... 1-123
Porta-óculos ............................................................. 1-106
Posições da chave ...................................................... 2-4
Potência das l âmpadas ............................................. 6-34Precauções para manutenção
..................................... 6-4
Programa eletrônico de estabili dade (ESP) ...............2-11
Proteção contra corrosão ............................................ 4-2
RReboque de trailer ou veículo .................................... 2-20
Recomendações sobre o combustível ......................... 1-2
Rede de proteção .................................................... 1-116
Regulagem da luminosidade do painel de
instrumentos (reostat o) .............................................. 1-97
Relógio digital ............................................................ 1-97
Requisitos de manutenção programada ....................... 5-3
S
Sensor de estacionamento .......................................2-12
Se perder as chaves do veículo ...............................3-13
Se um pneu furar ........................................................ 3-6
Sistema das luzes de emergência ............................ 1-96
Sistema de alarme antifurto ...................................... 1-13
Sistema de aquecimento e ar condicionado ............1-133
Sistema de ar condicionado ......................... 1-141, 1-146
Sistema de áudio ..................................................... 1-155
Sistema de controle eletrônico de climatização ...... 1-143
Funcionamento manual ......................................... 1-145
Sistema de freio an tiblocante (ABS) ......................... 2-10
Sistema de me mória integrada .................................. 1-30
Sistema de regulagem de a ltura dos faróis ...............1-95
Sistema de segurança infantil ................................... 1-42
Sistema de som estéreo ......................................... 1-152