Page 297 of 313
Sistema de Controle de Emissões ................................. 7-2
Catalisador..................................................................... 7-3
7
SISTEMAS DE CONTROLE DE EMISSÕES
7
Page 298 of 313

7SISTEMAS DE CONTROLE DE EMISSÕES
2SISTEMAS DE CONTROLE DE EMISSÕES
H010A01A-GAT (Se equipado) O seu Hyundai está equipado com um sistema de controle de emissões para atender a todas as exigências dasregras de controle de emissões. Há três sistemas de controle de emis- sões:
1. Sistema de controle de emissões
do cárter
2. Sistema de controle de emissões evaporativas
3. Sistema de controle de emissões
do escapamento
A fim de garantir o funcionamento cor- reto dos sistemas de emissões, reco- menda-se que o veículo seja inspecio- nado e revisado por um RevendedorHyundai, de acordo com o programa de manutenção contido neste manual. H010B01A-AAT
1. Sistema de Controle de
Emissões do Cárter
O sistema de ventilação positiva do cárter (PCV) é empregado para evitar a poluição do ar causada pela ventilação dos gases formados no cárter. Essesistema fornece ar externo filtrado para o bloco do motor através da mangueira de admissão de ar. No interior do blocodo motor, o ar filtrado se mistura com os gases, passando através da válvula PCV para o sistema de admissão.
H010C02Y-GAT
2. Sistema de Controle de Emissões Evaporativas
O Sistema de Controle de Emissões Evaporativas foi projetado para impedir a saída de vapores de combustível para a atmosfera.
o Canister (EVAP) Enquanto o motor não está em fun- cionamento, os vapores de combustí-vel gerados no interior do tanque são absorvidos e armazenados no canister. Quando o motor está em funcionamen-to, os vapores de combustível absorvi- dos no canister são sugados para den-tro do sistema de admissão através daválvula solenóide de controle de purga.
o Válvula Solenóide de Purga do
Canister
A válvula solenóide de purga do canister é controlada pelo ECM (Módulo deControle do Motor); quando a tempera- tura do líquido de arrefecimento está baixa, e durante a marcha lenta, aválvula está fechada. Após o aqueci- mento do motor, durante a condição normal, a válvula abre permitindo que ocombustível evaporado seja absorvido pelo coletor de admissão de ar.
H010D01A-AAT
3. Sistema de Controle de Emissões do Escapamento
O Sistema de Controle de Emissões do Escapamento é um sistema alta- mente eficaz que controla as emis-sões do escapamento, mantendo ao mesmo tempo o bom desempenho do veículo.
Page 299 of 313

7
SISTEMAS DE CONTROLE DE EMISSÕES
3
!
CATALISADOR
H020A02A-AAT
ADVERTÊNCIA:
o Use somente combustível sem chumbo.
o Mantenha o motor em boas con-
dições de funcionamento. A ope- ração incorreta do sistema elétri- co, ignição ou injeção eletrônica de combustível multiponto poderesultar em temperaturas extre- mamente altas do catalisador.
o Se o motor morrer, engasgar, ba-
ter ou apresentar dificuldades napartida, procure um Revendedor Hyundai para inspecionar e repa-rar o problema o quanto antes possível.
o Evite conduzir com o nível de
combustível muito baixo. Ficarsem gasolina pode causar falha na ignição e resultar em dano aocatalisador.
o Evite acionar o motor em marcha
lenta por períodos maiores que10 minutos.
(Se Equipado) Para motor a gasolina Veículos Hyundai são equipados com um catalisador de três vias do tipo monolítico, para reduzir o monóxido decarbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio contidos nos gases do esca- pamento. Os gases de escape quepassam através do catalisador fazem com que o mesmo funcione a uma temperatura muito alta. A introdução degrandes quantidades de gasolina não queimada no escapamento pode cau- sar superaquecimento do catalisador ecriar um risco de incêndio. Para minimizar esse risco, observe as se- guintes instruções:
o Não empurre nem puxe o veículo
para dar partida. Fazer isso pode causar superaquecimento do catalisador e criar um risco deincêndio.
o Não toque no catalisador ou em
qualquer outro componente dosistema de escapamento enquan- to está quente. Desligue o motor, aguarde pelo menos uma horaantes de tocar no catalisador ou em qualquer componente do sis- tema de escapamento.
o Lembre-se de que o seu Reven-
dedor Hyundai é a sua melhorfonte de assistência.
o Não estacione, deixe em marcha
lenta, ou dirija seu veículo sobremateriais inflamáveis como grama, papel, folhas secas ou trapos. Estes materiais podementrar em contato com o conversor catalítico e provocar um incêndio.
Page 300 of 313
Número de Identificação do Veículo (VIN) ..................... 8-2
Número do Motor ........................................................... 8-2Pneus........................................................................... 8-3
Pneu Reserva e Ferramentas ...................................... 8-6
8
INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR
8
Page 301 of 313
8INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR
2NÚMERO DE IDENTIFICA- ÇÃO DO VEÍCULO (VIN)
I010B01A-AAT
I010A01A-GAT NÚMERO DO MOTOR
O número de identificação do veículo (VIN) é o número utilizado no licencia- mento do seu veículo e em todas as questões legais pertinentes à proprie-dade do mesmo.
1. Esse número encontra-se na plaqueta de identificação fixada no painel corta- fogo entre o motor e o compartimen- to de passageiros.
2. O número VIN também está em uma placa fixada na parte superior dopainel de instrumentos. O número na placa pode ser visto facilmenteatravés do pára-brisa pelo lado de fora. O número do motor está estampadono bloco do motor como mostrado no desenho.
OTG089002
3. A etiqueta de certificação do veículo
localizada na coluna central da porta do lado do motorista (ou do passageiro dianteiro) mostra o número de identificação do veículo(VIN).
(se equipado)
OTG080001L
Page 302 of 313

8
INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR
3
ATENÇÃO:
Sempre observe o seguinte:
o Verifique as pressões com os pneus frios. Ou seja, após ter deixado o veículo estacionado du- rante, pelo menos, três horas enão tiver sido conduzido mais que 1,6 km desde a partida.
o Verifique a pressão do pneu re-
serva toda vez que verificar apressão dos pneus do veículo.
!
I040A02S-GAT PNEUS PARA NEVE (Se necessário) Se equipar o veículo com pneus para neve, eles devem ser da mesma especificação e ter a mesma capaci-dade de carga que os pneus originais. Os pneus para neve devem ser insta- lados em todas as quatro rodas; casocontrário, poderá resultar em dificul- dade de manuseio.
I030A02TG
Essas pressões foram escolhidas a fim de fornecer a combinação mais satisfatória de conforto na condução, desgaste dos pneus e estabilidade emcondições normais. Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês. Pressões decalibração corretas devem ser manti- das pelos seguintes motivos:
o Pressões de calibração inferiores às recomendadas causam desgaste ir- regular da banda de rodagem e difi-cultam a dirigibilidade.
o Pressões de calibração superiores
às recomendadas aumenta os ris-cos de danos originados por impac- tos e causam desgaste irregular da banda de rodagem.
PNEUS
I020A01A-AAT INFORMAÇÃO SOBRE OS PNEUS Os pneus fornecidos no seu novo Hyundai foram escolhidos de maneiraa fornecer o melhor desempenho du- rante a condução normal. I030A01TG-GAT PRESSÕES DE CALIBRAÇÃO RECOMENDADAS A etiqueta do pneu, localizada na colu- na central do lado do motorista, forne- ce as pressões de calibração reco- mendadas para os pneus do seu veí-culo.
OTG080002L
Page 303 of 313

8INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR
4
!ADVERTÊNCIA:
o Ao conduzir em estradas cober- tas de neve ou gelo, conduza a uma velocidade inferior a 30 km/h.
o Use correntes classe “S” SAE.
o Para manter as rodas não use correntes para pneus em veícu-los equipados com rodas de alu-mínio. Em circunstâncias inevi- táveis, use correntes.
o Use correntes menores de elos de 15 mm para evitar dano à co-nexão da corrente.
o No caso de ruído causado pelo contato da correntes com a carro-çaria, reaperte a corrente para evitar o contato com a carroçaria.
o Para evitar danos à carroçaria, reaperte as correntes após ter per-corrido 0,5 ~ 1 km. I060A01Y-GAT RODÍZIO DOS PNEUS Faça o rodízio dos pneus a cada 10000 km. Se observar desgaste irregular dos pneus entre os rodízios, leve o veículo para ser verificado por umRevendedor Hyundai para que a cau- sa possa ser corrigida. Após o rodízio, ajuste as pressões dospneus e verifique também o aperto das porcas da roda.
I060A01HPPneu reserva
Os pneus para neve devem ser calibra- dos com 28 kPa (4 psi) a mais depressão de ar do que a pressão reco- mendada para os pneus padrão, na etiqueta do pneus localizada no painelexterno da coluna central do lado do motorista, ou até a pressão máxima mostrada na parede do pneu, o que formenor. Não conduza em velocidade superior a 120 km/h quando o veículo estiverequipado com pneus para neve. I050A01TG-GAT CORRENTES PARA PNEUS As correntes para pneus devem ser instaladas nas rodas dianteiras. Certi- fique-se de que as correntes tenham otamanho correto e que sejam instala- das de acordo com as instruções do fabricante.Para minimizar o desgaste do pneu e corrente, remova as correntes nos pneus quando não forem mais neces-sárias.
Page 304 of 313

8
INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR
5
!ADVERTÊNCIA:
Em nenhuma circunstância misture pneus diagonais com pneus radi- ais. Isso pode ocasionar caracterís-ticas de manuseio perigosas, po- dendo causar ferimentos sérios, fatais ou danos à propriedade. I070A01A-AAT BALANCEAMENTO DAS RO- DAS Uma roda desbalanceada pode afetar a dirigibilidade e o desgaste do pneu.As rodas do seu Hyundai foram balan- ceadas antes da entrega do veículo, porém um novo balanceamento pode-rá ser necessário no período em que você é proprietário do veículo. Sempre que um pneu for desmontadopara reparo, faça o balanceamento antes de reinstalar no veículo. I080A01A-AAT TRAÇÃO DOS PNEUS A tração dos pneus pode ser reduzida caso o veículo seja conduzido com pneus desgastados, incorretamente calibrados ou em estradas escorrega-dias. Os pneus devem ser substituí- dos quando os indicadores de desgas- te estiverem visíveis. Para reduzir apossibilidade de perda do controle, diminua a velocidade ao conduzir sob chuva, sobre neve ou gelo na estrada.
I090A03Y-GAT QUANDO SUBSTITUIR OS PNEUS
OTG050305
Indicador de
desgaste da banda de rodagem
1,6 mm
Os pneus originais em seu veículo possuem indicadores de desgaste dabanda de rodagem. Os indicadores de desgaste ficam visíveis quando a pro- fundidade da banda de rodagem é de1,6 mm. Os pneus devem ser substi- tuídos quando os indicadores apare- cerem como uma barra sólida entreduas ou mais ranhuras da banda de rodagem. Sempre substitua os pneus por outros com a bitola recomendada.Se substituir as rodas, a profundidade e desvio do aro da roda nova devem atender às especificações da Hyundai.