Page 169 of 286

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
13
SC110D1-FP
o "N" ( Ponto Morto/Neutro ) Na posição "N" a caixa de velocidades estará em ponto morto, o que significa que a caixa não está engrenada. Pode arrancar nesta posição, embora nãoseja aconselhável, salvo se o motor for abai-xo com o carro em movimento. SC110E1-FP
o "D" ( Condução ) É usada para a condução normal. A caixa passa pelas 4 velocidades de forma sequêncial, dando melhor economia e força.Nunca reduza manualmente para "2" ou para "1" quando o veículo fôr a uma velocidade superior a 95Km/h (60mph).
SC110C1-FP
o "R" ( Marcha Atràs ) Serve para fazer recuar o veículo. O carro deverá estar completamenteparado, antes de colocar a alavanca na posição "R".
C090Q01E-GPT
o "3" (Terceira) : 1.8/2.0 DOHC Utilize a terceira quando rebocar ou em subidas e descidas íngremes."3" é uma velocidade que automaticamente muda entre 1ª, 2ª e 3ª, isto quer dizer que nunca atingirá aquarta. No entanto a passagem para a 4ª velocidade é feita quando o motor entra em sobre-esforço. Quandoretomar uma condução normal mude manualmente o selector para "D" SC110F1-FP
o "2" (Segunda) Utiliza-se em pisos escorregadios, subidas ou descidas. "2" é uma velocidade queautomáticamente muda entre a 1ª e a 2ª, isto quer dizer que nunca atingirá a terceira. De qualquer forma, devepassar-se à terceira (D) manualmente, quando o veículo exceder a velocidade prevista para as mudanças anteriores,afim de que o motor não fique sobre- esforçado e volte às condições normais.SC110G1-FP
o "L" ( Mudança Baixa ) Usada só para subidas muito íngremes ou muito inclinadas, como freio domotor. Quando usar a posição "L", a caixa deve passar anteriormente pela posição "2", de forma a reduzir avelocidade do automóvel. Não ultrapasse os 50Km/h (31mph) na posição "L", assim, a passagem paraa 2ª faz-se quando o carro excede a velo-cidade indicada e, à medida que a velocidade aumenta, deve engre-nar a 3ª afim de evitar sobrecarga do motor.
Page 170 of 286

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
14
C090N01O-APT Práticas para uma boa condução
o Nunca mude a alavanca selectorada posição "P" ou "N" para qualquer outra posição, estando com o pé no acelerador.
o Quando o veículo estiver em movimento, nunca mude a alavancapara a posição "P".
o Certifique-se de que o veículo está completamente parado antes deutilizar a posição "R".
o Nunca desça um piso inclinado com a caixa de velocidades em pontomorto, pois pode ser extremamente perigoso. Movimente o carrosempre com uma mudança engrenada.
o Não esforçe demasiado os travões, pois pode causar-lhesobreaquecimento e mau funcionamento. Ao descer um pisoinclinado engrene uma mudança mais baixa. Ao fazê-lo, o próprio motor irá ajudar a travar o carro.
C090I01E-GPT
CUIDADO:
o Engate "P" ou "R" só quando o veículo estiver completamenteimobilizado.
o Não acelere em marcha atràs ou marcha em frente com oautomóvel travado.
o Utilize sempre o pedal do travão quando mudar da posição "P"ou "N", para a posição "R", "D","3" (1.8/2.0 DOHC), "2" ou "L".
o Não utilize a posição "P" (Park)
em vez do travão de mão. Trave ocarro com o travão de mão, leve a manete das mudanças à posição "P" (Park) e, caso saiado veículo, ainda que por momentos, desligue a ignição. Nunca deixe o seu veículo com omotor a trabalhar sem condutor.
o Verifique, regularmente, o nível
do fluído da caixa de velocidadesautomática e reponha-o, caso seja necessário.
!
C090H01E-GPT NOTA:
o Para um funcionamento suave,
carregar no pedal do travão quando mudar de "N" ou "P"para uma relação para a frente ou a marcha-atrás.
o A chave da ignição deve estar na posição "ON" e o pedal do travãocompletamente carregado para deslocar a alavanca da posição"P" para qualquer uma das outras posições. (se montado)
o É sempre possivel passar das posições "R", "N", "D", "3" (1.8/2.0 DOHC), "2" ou "L" para a posição "P".
Page 171 of 286

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
15
o Quando passar para uma mudança mais baixa, abrande, pois caso contrário, esta não engrenará bem.
o Utilize sempre o travão de mão, não
utilize a posição "P" como suasubstituta. Aumente as precauções quando conduzir sobre pa- vimento escorregadio. Tome especialatenção quando acelerar, travar ou engrenar mudanças. Num piso escorregadio, uma mudançaengrenada bruscamente pode conduzir à perda de tracção e, con- sequentemente, à perda do controlodo veículo.
o Ligue o "over-drive" para obter uma
maior economia de combusível euma condução suave. Mas, se for necessário utilizar a posição "D" devido à inclinação do piso e suascurvas e contracurvas, necessitando, assim de reduzir constantemente de 4ª para 3ª, érecomendável que utilize o botão do overdrive, ligando e desligando conforme a necessidade. AVISO:
o Evitar efectuar curvas a alta velocidade.
o Não efectuar movimentos rápidos com o volante, tais como mudanças bruscas de faixa ou curvas apertadas a altavelocidade.
o Utilizar sempre o cinto de
segurança.Em caso de colisão, uma pessoa sem cinto de segurança tem consideravelmente maiorespossibilidade de morrer que uma pessoa que utiliza o cinto de segurança.
o O risco de capotamneto é grandemente aumentado seperder o controlo do veiculo aaltas velocidades.
o A perda do controle do veiculo é
comum quando duas ou maisrodas saem da estrada, e o condutor vira demais as rodas para reentrar na estrada.
! o No caso de uma saída de estrada,
não tente virar as rodas abruptamente para tentar voltar á estrada. Neste caso é maisaconselhável, primeiro abrandar de velocidade, e só então entrar na estrada.
Page 172 of 286

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
16
o Se tiver um furo enquanto fôr aconduzir, carregue suavemente no travão e mantenha o carro alinhado enquanto abranda. Quando a velocidade já fôr suficientementelenta para uma total parar em segurança, encoste á berma e estacione o carro num local se-guro.
o Se o carro estiver equipado com
caixa de velocidades automática,não o deixe deslizar lentamente
quando parar, trave-o.
o Quando parar num piso inclinado, tenha cuidado. Engrene a mudança na posição "P" ( para caixas automáticas ) ou em 1ª, se a caixafôr manual e utilize o travão de mão. Se fôr numa curva a descer, vire as rodas para o lado de fora daestrada de modo a manter o veículo fora da via de rodagem e pará-lo. Na mesma situação, masnuma recta, deve pôr um calço nas rodas para as bloquear.PRÁTICAS PARA UMA BOA TRAVAGEM
SC140A1-FP
CUIDADO:
Não deverá transportar nada na tampa da bagageira, por tràs dobanco traseiro, pois caso haja um acidente ou uma travagem brusca, os objectos podem ser projectadospara a frente do veículo e causar sérias lesões aos ocupantes.
o Depois de ter estado parado, certifique-se de que o travão de mão não ficou accionado e que a luzdo indicador do travão de mão se apagou, antes de iniciar a condução.
o Conduzir por cima da água pode
humedecer os travões. Tambémpodem ficar húmidos quando o carro é lavado. Os travões húmidos nãosão fiáveis!! Com os travões molhados, o seu carro não travará tão bem quanto o desejável e, alémdisso, podem bloquear. Para secar os travões, deve pressionar o pedal suavemente, repetidas vezes, até que os travões voltem ao nor-mal, tendo o cuidado, duranteesta operação, de manter o carro sob control. Se, depois desta operação, os travões não voltaremao normal, pare assim que puder, como medida de segurança, chame o seu serviço HYUNDAI para lheresolver o problema.
o Não desça um piso muito inclinado
sem ter uma mudança engrenada,pois pode ser perigoso. Use os travões para diminuir a ve- locidade e meta uma mudança mais baixapara que, desta forma, possa utilizar a capacidade de travagem do mo- tor.
o Não conduza com o pé "em cima" do pedal do travão. Descansar opé em cima do pedal do travão podeser perigoso pois pode resultar num sobreaquecimento dos travões e, consequentemente, na perda deeficiência. Além disso, faz com que o tempo de duração dos componentes seja encurtado.
!
Page 173 of 286

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
17SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI-BLOQUEIO (ABS)
C120A02A-APT (Se instalado) O sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) destina-se a evitar o bloqueiode uma roda durante uma travagem de emergência ou em pisos muito irregulares. Um computador controlaa velocidade das rodas e a pressão do óleo aplicada a cada uma das rodas. Nestas circunstências, numa situaçãode emergência, o ABS aumentará a segurança durante as travagens. NOTA: Durante o funcionamento do sistema ABS, poderá sentir-se um ligeiro pulsar ou vibração no pedaldos travões, durante travagens bruscas ou quando o piso da estrada é muito irregular. Poderátambém ouvir-se um ruido no compartimento do motor. Estas situações são normais e indicamque o ABS está a funcionar em condições.
!AVISO:
O sistema de travões ABS não evitaré acidentes devido a manobras de condução imprópriase perigosas. Mesmo que o controlo do veiculo seja melhorado com o sistema ABS em travagens deemergência, mantenha sempre uma distancia segura para os veículos de frente. A velocidade do veiculodeve ser sempre moderada em estradas de condições difíceis. As distancias de travagem em veículosequipados com o sistema anti- bloqueio das rodas são maiores do que em veículos sem este sistemanas seguintes condições:
o Condução em estradas em más condições, estradas com terra ou estradas cobertas de neve.
o Condução com correntes para o gelo.
o Condução em estradas em que a
superfície da estrada é picada ou com alturas diferentes no asfalto. Nestas estradas a condução deveser feita em velocidades reduzidas.A segurança de um veiculo equipado com o sistema ABS não deve ser testado em condução dealta velocidade ou em curvas. Este procedimento pode pôr em perigo a sua segurança bem como a deoutros.
Page 174 of 286

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
18
!AVISO:
O controlo da tracção é uma ajuda à condução; todas as precauçõesnormais para condução com condições atmosféricas adversas devem ser observadas.
SISTEMA DE CONTROLO DA TRACÇÃO (TCS)
Controlo SLIP Evita que as rodas de tracção patinem excessivamente durante o arranqueou quando efectua curves em aceleração em estradas escorregadias evitando assim perder a força detracção das rodas dianteiras. Conselhos de condução O TCS não acciona activamente os travões. Certifique-se que reduz suficientemente a velocidade antes deentrar nas curvas.
C300A02Y-GPT (Se instalado)
C300A02E
!
Em estradas com superfícies escorregadias, o sistema de controlo da tracção (TCS) impede que as rodasde tracção patinem excessivamente, ajudando assim a viatura a acelerar. Também fornece a força necessáriade tracção e melhora a performance da direcção quando efectua curvas em aceleração. CUIDADO:
Quando a luz indicadora do TCS se acende intermitentemente, a função de comando SLIP foi activada. Istotambém significa que a Estrada está escorregadia ou está a acelerar demasiadamente a viatura. Nestasituação, reduzir a pressão no pedal do acelerador e manter uma velocidade moderada.
Page 175 of 286

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
19
NOTA:
1) O modo TCS acende-se automaticamente "ON" depois do motor ter sido desligado enovamente ligado.
2) Quando o sistema de controlo
da tracção estiver a funcionarcorrectamente, sentirá um pequeno impulso no veículo. Este é apenas o efeito do controlodo travão e é um procedimento normal.
3) Quando o motor é ligado, ouve- se um clique proveniente docompartimento do motor: isto é apenas o som do controlo datracção a ser verificado.
4) Ao deslocar-se sobre lama ou
neve fresca, se carregar no pedaldo acelerador a velocidade do motor poderá não aumentar devido à operação do TCS.
C300B01O-APT Modo TCS ON/OFF (Ligado/Desligado) Quando o modo TCS estiver activado, o indicador TCS existente no painel deinstrumentos aparecerá a piscar. Se desactivar o sistema premindo o comutador TCS, o indicador TCS-OFFacende-se e mantém-se aceso. No modo TCS-OFF o controlo SLIP será desactivado. Ajuste a sua conduçãode forma adequada. Para voltar a activar o sistema, prima novamente o comutador. O indicador TCS-OFFdeverá apagar-se.
C300D01O-APT Indicadores e Avisos Os indicadores devem acender-se quando a chave da ignição é colocadana posição "ON" ou "START" mas deverão apagar-se depois de decorridos 3 segundos.Se os indicadores não se acenderem ou se os indicadores TCS ou TCS- OFF não se apagarem depois dedecorridos 3 segundos, faça com que o sistema seja verificado por um concessionário autorizado. Se enquanto conduzir ocorrer alguma situação pouco comum no dispositivo,o indicador TCS-OFF acende-se a título de aviso. Se o indicador TCS-OFF se acender,pare o seu automóvel num local seguro e desligue o motor. Em seguida, ligue novamente o motorpara verificar se o indicador TCS-OFF se apaga. Se o indicador permanecer aceso mesmo depois do motor ter sido novamente ligado, faça com que o seuautomóvel seja verificado por um concessionário Hyundai autorizado.
Page 176 of 286

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
20
o Nunca descanse o pé em cima dospedais de embraiagem ou acelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque- cimento dos travões, também iráaumentar o consumo de combustível. Poderá, ainda, reduzir- lhes eficácia, levando ás mais sériasconsequências.
o Tenha sempre a preocupação de
verificar o estado dos seus pneus.Mantenha a pressão recomendada, pois a pressão incorrecta, quer seja superior ou inferior, resulta numdesgaste prematuro dos pneus. Reveja a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.
o Certifique-se do alinhamento correcto do eixo das rodas.O alinhamento incorrecto podecausar um desgaste prematuro dos
pneus, para além do consumo excessivo de combustível.
o Mantenha o seu automóvel em boas condições. Para uma maioreconomia de combustível ereduzidos custos de manutenção,CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA
NOTA:
1) Quando o indicador TCS-OFF se acende, o controlo da tracção é automaticamente desactivadopor questões de segurança.
2) Esta função de aviso não é
activada se o condutor tiverseleccionado o modo TCS-OFF. SC150A1-FP Pode economizar bastante combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere
moderadamente. Não faça grandes acelerações nem travebruscamente, tente manter uma velocidade constante. Não acelere com semáforos vermelhos.Tente ajustar a velocidade à velocidade do trânsito para assim não precisar de fazer alterações develocidade desnecessárias. Evite, sempre que possível, tráfego congestionado. Mantenha-sesempre a uma distância segura dos veículos que o precedem para evitar travar repentinamente, o quecausará um desgaste nos travões.
o Conduza a uma velocidade
moderada. Quanto mais depressaconduzir, mais combustível gasta. Conduzir a uma velocidade moderada, especialmente em auto-estradas, é uma das formas mais eficazes de economizar combustível.