Page 297 of 430
297
Proace_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed2019_V02
F Aceda à roda sobresselente a partir da traseira do veículo.F Abra as portas da retaguarda divididas com vidro ou a porta da retaguarda, de acordo com o seu veículo.
F Aceda ao parafuso do cesto, situado no limite da porta traseira.
F Desaparafuse o parafuso com a manivela de desmontagem de rodas (cerca de 14 voltas) até descer o cesto para poder libertar o gancho do mesmo.
Acesso à roda sobresselente
F Se o seu veículo estiver equipado com um engate de reboque, eleve a traseira do veículo (absolutamente no ponto B) com o macaco até deixar um espaço suficiente para retirar a roda sobresselente.
Desmontar
Para evitar uma abertura intempestiva da(s) porta(s) lateral(ais) eléctrica(s), desactive a função "Acesso braços ocupados" a partir do menu de configuração do veículo.Para mais informação sobre a Abertura e fecho das portas laterais ativado pelo
movimento do pé, consulte a respetiva secção.
8
Em caso de avaria
Page 298 of 430
298
Proace_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed2019_V02
F Liberte o cesto do gancho e coloque a roda sobresselente junto da roda a substituir.
Montar novamente
F Posicione a roda em frente ao cesto.F Suba a roda progressivamente no cesto através de movimentos alternativos (da esquerda para a direita) até poder libertar a zona de fixação do gancho.F Fixe o cesto com o gancho e, em seguida, aperte o parafuso com a manivela de desmontagem de rodas até ao bloqueio do parafuso.
Em caso de avaria
Page 299 of 430

299
Proace_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed2019_V02
F Se o seu veículo estiver equipado com uma roda em chapa, retire o tampão através da ferramenta 3.F Se o seu veículo estiver equipado com uma roda em alumínio, retire o tampão em cada um dos parafusos através da ferramenta 3.F Se presente no seu veículo, monte a chave anti-roubo 4 na chave de desmontagem de rodas 1 para desbloquear o parafuso anti-roubo.F Desbloqueie (sem retirar) os outros parafusos utilizando apenas a chave de desmontagem de rodas 1.
F Posicione a base do macaco no solo e certifique-se que a mesma está na vertical dos pontos A ou B previstos na parte de baixo, o mais próximo da roda a mudar.
Desmontagem da roda
Estacionamento do veículo
Imobilize o veículo de maneira a não perturbar a circulação: o piso deve ser horizontal, estável e não escorregadio.
Não utilizar:- o macaco para qualquer outro efeito que não seja a elevação do veículo,
- outro macaco que não seja o fornecido pelo construtor.
Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa manual, engrene a primeira velocidade e, em seguida, desligue a ignição de forma a bloquear as rodas.
Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa de velocidades automática, coloque o selector de velocidades na posição P e, em seguida, desligue a ignição de forma a bloquear as rodas.
Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa de velocidades pilotada, coloque o selector de velocidades na posição A e, em seguida, desligue a ignição de forma a bloquear as rodas.
Accione o travão de estacionamento
e verifique o acendimento da luz avisadora no quadro de bordo.Assegure-se de que os ocupantes não se encontram no veículo e se mantêm num local seguro.Nunca permaneça debaixo de um veículo elevado somente com o macaco. Utilize uma preguiça.
8
Em caso de avaria
Page 300 of 430
300
Proace_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed2019_V02
Certifique-se de que o macaco está per feitamente estável. Se o solo for escorregadio ou solto, o macaco corre o risco de derrapar ou de baixar - Risco de ferimentos!Certifique-se de que o macaco é posicionado apenas nos pontos A ou B sob o veículo, assegurando que a zona de apoio do veículo está bem centrada sobre a cabeça do macaco. Caso contrário, o veículo corre o risco de ficar danificado e/ou o macaco de baixar - Risco de ferimentos!
F Retire os parafusos e conser ve-os num lugar limpo.F Retire a roda.
F Suba o macaco 2, através da mola, até que a sua cabeça esteja em contacto com a posição A ou B utilizada; a zona de apoio A ou B do veículo deve ficar bem inserida na parte central da cabeça do macaco.
F Eleve o veículo, utilizando a chave de desmontagem de rodas 1, até deixar um espaço suficiente entre a roda e o solo, para colocar facilmente em seguida a roda sobresselente (não furada).
Em caso de avaria
Page 301 of 430
301
Proace_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed2019_V02
Montagem da roda
F Instale a roda sobre o eixo.F Aperte os parafusos manualmente até ao limite.F Se presente no seu veículo, efectue um pré-aperto do parafuso anti-roubo com a chave de rodas 1 equipada com casquilho anti-roubo 4.F Efectue um pré-aperto dos outros parafusos unicamente com a chave de rodas 1.
F Baixe inteiramente o veículo.F Dobre o macaco 2 e retire-o.
8
Em caso de avaria
Page 302 of 430

302
Proace_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed2019_V02
F Se presente no seu veículo, bloqueie o parafuso anti-roubo com a chave de rodas 1 equipada com casquilho anti-roubo 4.F Bloqueie os outros parafusos unicamente com a chave de rodas 1.F Arrume as ferramentas na caixa de ferramentas.
A pressão de enchimento dos pneus encontra-se indicada nesta etiqueta.
Após uma substituição de roda
Arrume correctamente o pneu furado no cesto.A força de aperto das porcas e a pressão dos pneus deve ser verificada imediatamente por um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.Solicite a reparação do pneu furado e substitua-o no veículo assim que possível.
Se o seu veículo tiver sistema de aviso da pressão dos pneus, verifique a pressão dos pneus e reinicialize o sistema.
Tyre Pressure Warning System (TPWS)
A roda sobresselente em chapa não possui sensor.
Roda com tampão
Aquando da montagem da roda, voltar a montar o tampão começando por colocar o seu entalhe frente à válvula e premir a sua super fície com a
palma da mão.
Para mais informações sobre a Detecção de pressão baixa dos pneus, consulte a rubrica correspondente.
Em caso de avaria
Page 303 of 430

303
Proace_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed2019_V02
Substituir uma lâmpada
Lâmpada de halogéneo: rode a lâmpada no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Tipo A
Lâmpada de baioneta: pressione a lâmpada e rode-a no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Tipo B
Tipo C
Tipo DLâmpada totalmente em vidro: puxe suavemente uma vez que está montada sob pressão.
Lâmpada de halogéneo: desencaixe a mola de bloqueio do respectivo alojamento.
A substituição das lâmpadas de halogéneo deve fazer-se com a luz desligada após alguns minutos (risco de queimadura grave). Não toque directamente na lâmpada com os dedos, utilize panos que não libertem pêlos.
No fim de cada operação, verifique o funcionamento correcto das luzes.
Tipos de lâmpadas
Estão instalados diferentes tipos de lâmpadas no seu veículo. Para as retirar:
Lâmpada de Xénon: as lâmpadas de xénon devem ser substituídas por um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado, uma vez que existe o risco de eletrocução.
Tipo E
8
Em caso de avaria
Page 304 of 430

304
Proace_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed2019_V02
Luzes dianteiras
Luzes de xénon
Para mais informações sobre a Substituição de uma lâmpada e, nomeadamente, os tipos de lâmpadas, consulte a rubrica correspondente.
Luzes de halogéneo
Para mais informações sobre a Substituição de uma lâmpada e, nomeadamente, os tipos de lâmpadas, consulte a rubrica correspondente.
Com as lâmpadas do tipo H7... respeite bem o seu posicionamento para garantir a melhor qualidade de iluminação.
Luzes de nevoeiro
Tipo D, H11 - 5 5 W
Em determinadas condições climáticas (baixa temperatura, humidade) o embaciamento da super fície interna do vidro das luzes dianteiras e traseiras é normal; este embaciamento
desaparece alguns minutos após o acendimento das luzes.
1. Lâmpadas de circulação diurna / lâmpadas laterais (LEDs).2. Luzes de estrada. Tipo C, H1- 55W3. Luzes de cruzamento. Tipo E, D8S 25W4. Luzes de mudança de direcção. Tipo B, PY21W-21W (âmbar)
1. Lâmpadas de circulação diurna / lâmpadas laterais. Tipo A, P21- 5W2. Luzes de estrada. Tipo C, H1- 55W3. Luzes de cruzamento. Tipo C, H7- 5 5 W4. Luzes de mudança de direcção. Tipo B, PY21W-21W (âmbar).
Em caso de avaria