Page 249 of 430

249
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Com/Sem autorrádio
Activação/Neutralização
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora acende-se e o sistema é activado.
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora apaga-se e o sistema é desactivado.
Para activar o sistema:
Para desactivar o sistema:
A activação ou neutralização da função é efectuada pelo menu de configuração do veículo.
Anomalia do
funcionamento
Com ecrã táctil
Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
A luz avisadora deste botão acende-se de forma intermitente.
A tecla acende-se de forma intermitente e é apresentado um defeito.
Consoante o equipamento do seu veículo:
A detecção pode ser perturbada:- se as marcas no solo estiverem gastas e com pouco contraste com o revestimento da estrada,- se o pára-brisas estiver sujo,- em determinadas condições meteorológicas extremas: nevoeiro, fortes chuvas, neve, sobras, fortes raios solares e exposição directa ao sol (sol rente à estrada, saída de túnel, ...).
ou
A ativação ou a desativação da função é efetuada através do menu de configuração do veículo.
6
Condução
Page 250 of 430

250
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Driver Attention Alert
O sistema é reinicializado se se verificar uma das condições seguintes:- motor em funcionamento, veículo imobilizado há mais de 15 minutos,- ignição desligada há alguns minutos,- cinto de segurança do condutor removido e a respectiva porta aberta.
Quando a velocidade do veículo for inferior a 65 km/h, o sistema é colocado em vigilância.O tempo de deslocação é novamente contabilizado a partir do momento em que a velocidade for superior a 65 km/h.
Estes sistema não podem, em caso algum, substituir a vigilância do condutor.
Não conduza se se sentir cansado.
O sistema acciona um alerta assim que detectar que o condutor não efectua nenhuma pausa há mais de duas horas de condução a uma velocidade superior a 65 km/h.
É recomendado que efectue uma pausa assim que se sentir cansado ou, pelo menos, a cada duas horas.Dependendo da versão, o veículo tem apenas o "Sistema de aviso de tempo de condução", ou tem este combinado com o "Alerta da concentração do condutor".
Avisador de tempo de
condução
Activação/Neutralização
Este alerta traduz-se na visualização de uma mensagem que lhe propõe que seja efectuada uma pausa, acompanhada por um sinal sonoro.Se o condutor não seguir esta recomendação, o alerta é repetido todas as horas até à paragem do veículo.
Com sistema de áudio ou ecrã tátil
A ativação ou a desativação da função é efetuada através do menu de configuração do veículo.
Condução
Page 251 of 430

251
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Através de uma câmara colocada na parte superior do pára-brisas, o sistema avaria o estado de vigilância do condutor ao identificar os desvios de trajectória relativamente às marcações no solo.Esta função é particularmente adaptada para vias rápidas (velocidade superior a 65 km/h).
Driver Attention Alert
Dependendo da versão, o "Sistema de aviso de tempo de condução" pode ser combinado com o "Alerta da concentração do condutor".
O sistema não pode, em caso algum, substituir a vigilância do condutor.Nunca pegue no volante se estiver cansado ou sob efeito de medicamentos que possam provocar sonolência.
A partir do momento em que o sistema estima que o comportamento do veículo traduz um determinado limite de cansaço ou de distracção do condutor acciona o primeiro nível de alerta.
Após três alertas de primeiro nível, o sistema acciona um novo alerta com a mensagem "Faça uma pausa!", acompanhada por um
sinal sonoro mais pronunciado.
Em determinadas condições de condução (piso degradado ou ventos fortes), o sistema pode emitir alertas independentemente do estado de vigilância do condutor.
O sistema pode ser perturbado ou não funcionar nas seguintes situações:- más condições de visibilidade (iluminação insuficiente do solo, queda de neve, chuva forte, nevoeiro intenso, ...),- encandeamento (luzes de um veículo que circula em sentido inverso, sol de frente, reflexos no solo molhado, saída de túnel, alternância entre sombras e luzes, ...),- zona do pára-brisas situada em frente à câmara: suja, embaciada, congelada, com neve, danificada ou tapada com um autocolante,
- marcações no solo ausentes, gastas, tapadas (neve, lama) ou múltiplas (zonas de obras, ...),- distância reduzida com o veículo que o antecede (marcações no solo não detectadas),- ruas estreitas, sinuosas, ...
O condutor é, então, informado através da mensagem "Seja vigilante!", acompanhada de um sinal sonoro.
6
Condução
Page 252 of 430

252
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Sistema de controlo dos ângulos mortos
Um avisador luminoso fixo é apresentado no retrovisor do lado em questão:- de uma forma imediata, quando o veículo for ultrapassado,- após cerca de um segundo, quando for efectuada uma ultrapassagem lenta a um veículo.
Este sistema de ajuda à condução informa o condutor relativamente à presença de outro veículo nas zonas de ângulo morto do seu veículo (zonas ocultas do campo de visão do condutor), sempre que este apresentar um potencial perigo.
O alerta é apresentado por um avisador que se acende no retrovisor do lado em questão assim que um veículo - automóvel, camião, bicicleta - for detectado e estiverem reunidas as seguintes condições:- todos os veículos circulem no mesmo sentido e em vias contíguas,- a velocidade do seu veículo estiver entre 12 km/h e 140 km/h,- quando ultrapassa um veículo com com uma diferença de velocidade inferior a 10 km/h,- quando um veículo o ultrapassar com um diferença de velocidade inferior a 25 km/h,- o fluxo de circulação for fluido,- no caso de manobra de ultrapassagem, se esta se prolongar e o veículo ultrapassado regressar à zona de ângulo morto,- se circular numa via em linha recta ou em curva ligeira,- o seu veículo não possuir um reboque, caravana...
Este sistema foi concebido para melhorar a segurança de condução e não deverá, em caso algum, substituir a utilização dos retrovisores exteriores e interiores. É da responsabilidade do condutor controlar permanentemente o estado da circulação, avaliar a distância e a velocidade relativa dos outros veículos, antecipar as suas manobras antes de decidir mudar de via.O sistema de controlo dos ângulos mortos não substitui a vigilância do condutor.
Condução
Page 253 of 430

253
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Não será apresentado nenhum alerta nas seguintes condições:- na presença de objectos imobilizados (veículos estacionados, guias de segurança, postes de iluminação, painéis...),- com veículos no sentido de circulação inverso,- em condução numa estrada sinuosa ou em caso de curvas pronunciadas,
- em caso de ultrapassagem de um (ou por um) veículo demasiado longo (camião, autocarro...) que seja detectado simultaneamente numa zona de ângulo morto atrás e esteja presente no campo de visão do condutor à frente,- em caso de circulação muito densa: os veículos, detectados à frente e atrás, são confundidos com um camião ou objecto fixo,- aquando de uma manobra de ultrapassagem rápida.
A activação ou neutralização da função é efectuada pelo menu de configuração do veículo.
Activação/Neutralização
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora acende-se e o
sistema é activado.
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora apaga-se e o sistema é desactivado.
Para activar o sistema:
Para desactivar o sistema:
Com/Sem autorrádio
6
Condução
Page 254 of 430

254
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Anomalia de
funcionamento
Faça a verificação do seu veículo num concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
O sistema pode ser perturbado temporariamente aquando de determinadas condições climáticas (chuva, granizo...).Em particular, circular numa estrada molhada ou passar de uma zona seca para uma zona molhada poderá dar origem a falsos alertas (por exemplo, presença de uma nuvem de gotículas de água no ângulo morto interpretado como um veículo).Com mau tempo ou no Inverno, assegure-se que os sensores não ficam cobertos de lama, gelo ou neve.Procure não tapar a zona de aviso, situada nos retrovisores exteriores, assim como as zonas de detecção situadas nos pára-choques dianteiro e traseiro, com etiquetas adesivas ou outros objectos; esta situação poderá perturbar o funcionamento correcto do
sistema.
Consoante o equipamento do seu veículo:
Com ecrã táctil
Em caso de anomalia, a(s) luz(es) avisadora(s) acende(m)-se de forma intermitente.
A luz avisadora deste botão acende-se de forma intermitente e é apresentada uma mensagem, acompanhada de um sinal sonoro.
O estado do sistema permanece memorizado ao desligar a ignição.
O sistema será neutralizado automaticamente em caso de reboque com um dispositivo de reboque homologado pela Toyota.
Lavagem de alta pressãoDurante a lavagem do seu veículo, não direccione a pistola de lavagem a menos
de 30 cm dos sensores, caso contrário existe um risco de os deteriorar.
ouA ativação ou a desativação da função é efetuada através do menu de configuração do veículo.
Condução
Page 255 of 430

255
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Com a ajuda dos sensores situados no pára-choques, esta função assinala a proximidade de obstáculos (exemplos: peões, veículos, ár vores, barreiras...) que entrem no respectivo campo de detecção.Certos tipos de obstáculo (exemplos: estacas, balizas de obras) detetados no início, deixarão de ser detetados no final da manobra se se situarem na zona cega do campo de deteção dos sensores.
Ajuda ao estacionamento
A colocação em funcionamento é obtida através da engrenagem da marcha-atrás, sendo confirmada pela emissão de um sinal sonoro.A função é desactivada quando se desengrena a marcha-atrás.
Ajuda sonora
Ajuda ao estacionamento
traseiro
Esta ajuda completa o sinal sonoro através da apresentação de segmentos, no ecrã ou no quadro de bordo, cada vez mais próximos do veículo. Já muito próximo do obstáculo, é apresentado o símbolo "Danger".
Ajuda gráfica
Esta função não pode, em caso algum, substituir a vigilância do condutor.
A informação de proximidade é fornecida por um sinal sonoro descontínuo, cuja frequência se torna mais rápida à medida que o veículo se aproxima do obstáculo.O som difundido pelo altifalante (direito ou esquerdo) permite distinguir de que lado se encontra o obstáculo.Quando a distância entre "veículo/obstáculo" é inferior a trinta centímetros, o sinal sonoro torna-se contínuo.
6
Condução
Page 256 of 430

256
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Ajuda ao estacionamento
dianteiro
Como complemento da ajuda ao estacionamento traseiro, a ajuda ao estacionamento dianteiro activa-se quando um obstáculo é detectado na dianteira e a velocidade do veículo permanece inferior a 10 km/h.A ajuda ao estacionamento dianteira é interrompida se o veículo parar durante mais de três segundos em marcha para a frente, se não existirem obstáculos detectados ou se a velocidade do veículo ultrapassar os 10 km/h.
Neutralização/Activação
A neutralização ou a activação da função é efectuada pelo menu de configuração do veículo.
O som difundido pelo altifalante (dianteiro ou traseiro) permite determinar se o obstáculo se encontra na dianteira ou na traseira.
A função será neutralizada automaticamente em caso de utilização de um reboque ou de montagem de um porta-bicicletas no engate de reboque (veículo equipado com um engate de reboque instalado de acordo com as preconizações da Toyota).Sem auto-rádio
Para neutralizar o sistema:
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora acende-se, o sistema é desactivado.
Para activar o sistema:
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora apaga-se, o sistema é activado.
Com sistema de áudio ou ecrã tátil
A desativação e a ativação são efetuadas através do menu de configuração do veículo.
Condução