Page 321 of 505
320
ProaceVerso_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed01-2019
Capacidade bateria
Comprimentos veículoIntensidade em Ah (Amperes-hora)
Compacto (L0)480
Padrão (L1)640
Longo (L2)720 / 800
Substituir sempre a bateria por outra com características equivalentes.
Reboque
Acesso às ferramentas
O olhal de reboque está instalado na caixa de ferramentas.
Para mais informações sobre a Caixa de ferramenta, consulte a rubrica correspondente.
Procedimento para fazer rebocar o seu veículo ou rebocar um outro veículo com um olhal de reboque.
Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa manual, coloque a alavanca de velocidades em ponto morto.
Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa de velocidades automática ou multimodo, coloque o selector de velocidades na posição N.
O não respeito desta particularidade pode conduzir à deterioração de alguns órgãos de travagem e à ausência de assistência de travagem ao ligar o motor.
Em caso de avaria
Page 322 of 505

321
ProaceVerso_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed01-2019
F No pára-choques dianteiro, pressionar a protecção (como representado acima) para a libertar.F Enroscar o olhal de reboque até ao limite.F Instalar a barra de reboque.F Acender o sinal de perigo no veículo rebocado.F Arranque lentamente e conduza devagar
durante uma curta distância.
Reboque do seu veículo
F No pára-choques traseiro, pressionar a protecção (como representado acima) para a libertar.F Enroscar o olhal de reboque até ao limite.F Instalar a barra de reboque.F Acender o sinal de perigo no veículo rebocado.F Arranque lentamente e conduza devagar durante uma curta distância.
Reboque de outro veículoInstruções gerais
Respeite a legislação em vigor no seu país.Certifique-se de que o peso do veículo tractor é superior ao peso do veículo rebocado.O condutor deverá permanecer ao volante do veículo rebocado e deve ter carta de condução válida.Aquando de um reboque com as quatro
rodas no solo, utilize sempre uma barra de reboque homologada; as cordas e as correias são proibidasO veículo rebocador deve arrancar progressivamente.Aquando de um reboque com o motor desligado, deixa de existir assistência de travagem e de direcção.Nos casos seguintes, contacte um profissional para efectuar o reboque:- veículo avariado na auto-estrada ou na via rápida,- veículos de quatro rodas motrizes,- impossibilidade de colocar a caixa de velocidades em ponto
morto, de desbloquear a direcção, de desactivar o travão de estacionamento,- reboque apenas com duas rodas no
solo,- ausência de barra de reboque homologada...
8
Em caso de avaria
Page 323 of 505

322
ProaceVerso_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed01-2019
Para os veículos equipados com um motor Diesel, em caso de falta de combustível, é necessário purgar o circuito de combustível.Para todas as versões que não sejam com AdBlue, consulte a respetiva vista do compartimento do motor.
Falta de combustível (Diesel)
Para mais informações sobre o Restritor de abastecimento incorreto Diesel, consulte a rubrica correspondente.
F Encha o depósito de combustível com, pelo menos, 5 litros de gasóleo.F Abra o capot.F Se necessário, desencaixe a tampa para aceder à bomba manual.F Acione a bomba manual até obter o seu endurecimento (a primeira pressão pode ser dura).F Acione o motor de arranque para ligar o motor (caso o motor não arranque à primeira, aguarde cerca de 15 segundos e volte a tentar).F Sem resultado após algumas tentativas, reaccione a bomba manual e, depois, o motor de arranque.F Volte a instalar a tampa e encaixe-a.F Feche o capot.
Motor 1.6 D
(excepto versão AdBlue)
Se não for possível efectuar o arranque do motor à primeira, não insista e reinicie o procedimento.
Motor AdBlue
F Encha o depósito de combustível com, pelo menos, 5 litros de gasóleo.F Ligue a ignição (sem accionar o motor).F Aguarde cerca de 6 segundos e desligue a ignição.F Repita o processo 10 vezes.F Accione o motor de arranque para accionar
o motor.
Outros motores
F Encha o depósito de combustível com, pelo menos, 5 litros de gasóleo.F Abra o capot.F Se necessário, desencaixe a tampa para aceder à bomba manual.F Acione a bomba manual até obter o seu endurecimento (a primeira pressão pode ser dura).F Acione o motor de arranque para ligar
o motor (caso o motor não arranque à primeira, aguarde cerca de 15 segundos e volte a tentar).F Sem resultado após algumas tentativas, reaccione a bomba manual e, depois, o motor de arranque.F Volte a instalar a tampa e encaixe-a.F Feche o capot.
Em caso de avaria
Page 324 of 505
323
ProaceVerso_pt_Chap09_caracteristiques-techniques_ed01-2019
Retrovisores rebatidos
Portas da retaguarda divididas com vidroPorta da retaguarda
Compacto (L0)
P a d r ã o ( L1)
Longo (L2)
* Carga útil acrescida.** Carga útil acrescida com elevação.*** Consoante o país de comercialização.
Dimensões (em mm)
Estas dimensões foram tiradas num veículo sem carga.
9
Características técnicas
Page 325 of 505

324
ProaceVerso_pt_Chap09_caracteristiques-techniques_ed01-2019
Motorizações
Características das
motorizações
As características da motorização (capacidade, potência máxima, velocidade máxima, combustível, emissão de CO2...) relativas à sua viatura estão indicadas no livrete, bem como na documentação comercial.Estes características correspondem aos valores homologados no banco do motor, consoante as condições definidas pela Regulamentação Europeia (directiva 1999/99/CE).Para mais informação, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Pesos
A tara em vazio é igual ao peso do veículo descarregado + condutor (75 kg).Os valores de MTR A e das cargas rebocáveis indicados são válidos para uma altitude máxima de 1 000 metros. O valor da carga rebocável mencionado deve ser reduzido de 10% por patamares de 1 000 metros suplementares.O peso do reboque travado pode ser, no limite da MTR A, na condição do GV W do veículo que está a rebocar ser reduzido para o mesmo va l o r.O peso recomendado sobre o ponto de engate corresponde ao peso máximo permitido na rótula de engate (desmontável com ou sem ferramentas).
Temperaturas exteriores elevadas podem provocar uma diminuição do desempenho do veículo de forma a proteger o motor. Quando a temperatura exterior for superior a 37 °C, limitar a carga rebocada.
Quando a temperatura exterior for elevada, é aconselhável que deixe o motor em funcionamento durante 1 a 2 minutos após a paragem do veículo para facilitar o seu arrefecimento.
Rebocar com um veículo pouco carregado pode degradar o seu comportamento na estrada.Durante o reboque a distância de travagem aumenta.No caso de um veículo tractor, nunca ultrapassar a velocidade de 100 km/h quando rebocar um atrelado (respeitar a legislação em vigor no seu p aís).
M TAC : massa máxima tecnicamente admissível em carga.MTR A : massa total rolante admissível.
Pesos e cargas rebocáveis
Os valores dos pesos e das cargas rebocáveis relativos à sua viatura estão indicados no livrete, bem como na documentação comercial.Estes valores estão igualmente presentes na placa ou etiqueta do construtor.Para mais informação, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Características técnicas
Page 326 of 505
325
ProaceVerso_pt_Chap09_caracteristiques-techniques_ed01-2019
Motores diesel EURO 5 (apenas Ucrânia)
* Carga útil aumentada.
MotoresCódigos motoresCaixa de velocidades
Capacidades de óleo do motor com substituição do filtro (litros)ComprimentosPeso reboque sem travão (kg) 8-9 lugares
Carga ver tical no engate de reboque (kg) 8-9 lugares
1.6D- 4D 95HP3 W Z-T V(DV6FDU)
Manual
5 velocidades(BVM5)5,6
L0, L1, L2
750
72
L1 *, L 2 *80
2.0D- 4D150HP4W Z- F T V(DW10FD)Manual (6-velocidades)6 ,1
L0, L1, L292
L1 *, L 2 *10 0
2.0D- 4D150HP4W Z- F T V(DW10FD)
E AT 6 automática (6-velocidades)6 ,1
L0, L1, L280
L1 *, L 2 *88
9
Características técnicas
Page 327 of 505
326
ProaceVerso_pt_Chap09_caracteristiques-techniques_ed01-2019
* Carga útil aumentada.
Motores diesel EURO 6.2
MotoresCódigos motoresCaixa de velocidades
Capacidades de óleo do motor com substituição do filtro (litros)ComprimentosP eso reboque sem travão (kg) 8-9 lugares
Carga ver tical no engate de reboque (kg) 8-9 lugares
1. 5 D - 4D10 0HP5 W Z-T V(DV5RUCd)Manual (6-velocidades)-L0, L1, L2
750
72
L1 *, L 2 *80
1. 5 D - 4D120 H P5 W Z- H V(DV5RUC)Manual (6-velocidades)-L0, L1, L272
L1 *, L 2 *80
2.0D- 4D120 H P4W Z- F T V(DW10FEU)
E AT 8 automática (8-velocidades)-
L0, L1, L272
L1 *, L 2 *80
2.0D- 4D150HP4W Z- F T V(DW10FDU)Manual (6-velocidades)-
L0, L1, L292
L1 *, L 2 *10 0
2.0D- 4D180HP4W Z- FH V(DW10FDCU)
E AT 8 automática (8-velocidades)-
L0, L1, L280
L1 *, L 2 *88
Características técnicas
Page 328 of 505

327
ProaceVerso_pt_Chap09_caracteristiques-techniques_ed01-2019
Elementos de identificaçãoDiferentes dispositivos de marcação visíveis para a identificação e a procura do veículo.
A. Número de identificação do veículo (V.I.N.), sob o capot. Este número está gravado no chassis, junto à cava da roda dianteira direita.
O controlo da pressão de enchimento dos pneus deve ser efectuado a frio e, pelo menos, todos os meses.
Uma pressão de enchimento dos pneus insuficiente aumenta o consumo de combustível.
B. Número de identificação do veículo (V.I.N.), na travessa inferior do pára-brisas. Este número encontra-se indicado numa etiqueta colada e visível através do pára-
brisas.
C. Etiqueta do construtor. Esta etiqueta autodestrutiva, colada no pilar central, do lado direito ou esquerdo, apresenta as seguintes informações:- nome do construtor,- número de recepção comunitária,- número de identificação do veículo (V.I.N.),- peso máximo tecnicamente admissível em carga,- peso total de circulação admissível,- peso máximo no eixo dianteiro,- peso máximo no eixo traseiro.
D. Etiqueta dos pneus/pintura. Esta etiqueta, colada no pilar central, do lado do condutor, apresenta as seguintes informações:- pressões de enchimento com o veículo vazio e carregado,- dimensões dos pneus (incluindo índice de carga e símbolo de velocidade dos pneus),- pressão de enchimento do pneu de reserva,- referência da cor da pintura,
9
Características técnicas