Page 57 of 352

2
55
Os acessos
508_pt_Chap02_ouvertures_ed01-2014
Elevadores eléctricos dos vidros
1. Comando do elevador eléctrico do vidro dianteiro esquerdo2. Comando do elevador eléctrico do vidro dianteiro direito3. Comando do elevador eléctrico do vidro traseiro direito4. Comando do elevador eléctrico do vidro traseiro esquerdo5. Neutralização dos comandos dos elevadores eléctricos dos vidros traseiros, trancagem das portas traseiras (segurança das crianças).
Funcionamento manual Para abrir ou fechar o vidro, premir o comando ou puxá-lo sem ultrapassar o ponto de resistência. O vidro pára assim que se libertar o comando.
Funcionamento automático (consoante a versão) Para abrir ou fechar o vidro, premir o comando ou puxá-lo para além do ponto de resistência: o vidro abre-se ou fecha-se completamente depois de se soltar o comando. Um novo impulso pára o movimento do vidro. Os comandos do elevador eléctrico dos vidros permanecem operacionais cerca de um minuto depois de ter retirado a chave do contacto. Aquando desta temporização qualquer acção
do elevador eléctrico dos vidros é inoperante. Para os reactivar, ligar a ignição.
Antientalamento
Quando o vidro sobe e encontra um obstáculo, pára e volta imediatamente a descer parcialmente. Em caso de abertura intempestiva do vidro ao fechar pressionar o comando até à sua abertura completa e em seguida puxar imediatamente o comando até fechar o vidro. Manter o comando premido durante cerca de um segundo depois do fecho. Durante estas operações, a função antientalamento permanece inactiva.
Neutralização dos elevadores dos vidros traseiros
Para segurança das crianças premir o comando 5 para neutralizar o funcionamento
dos vidros traseiros em qualquer que seja a sua posição. Os comandos interiores das portas traseiras são igualmente desactivados. Estando o botão carregado e a luz avisadora acesa, os comandos são neutralizados. Estado o botão solto, os comandos estão activados e a luz avisadora apagada.
Page 58 of 352

56
Os acessos
508_pt_Chap02_ouvertures_ed01-2014
Reinicialização dos
elevadores dos vidros
Retirar sempre a chave de contacto ao deixar o veículo, mesmo que por pouco tempo. No caso de entalamento na manipulação dos elevadores dos vidros, deverá inverter-se o seu movimento. Para o fazer, premir o respectivo comando. Quando acciona os comandos dos elevadores dos vidros dos passageiros, o condutor deve assegurar-se de que ninguém impede o fecho correcto do vidro. O condutor deve assegurar-se de que os passageiros utilizam correctamente os elevadores dos vidros. Ter atenção para com as crianças durante as manipulações dos vidros.
Ao ligar a bateria depois de ter sido desligada, deverá reinicializar a função antientalamento. A função de antientalamento permanece inoperante durante estas operações: - descer completamente o vidro, voltar a subi-lo, ele subirá por etapas de alguns centímetros a cada pressão; renovar a operação até fechar completamente o vidro, - continuar a manter a pressão no comando durante pelo menos um segundo depois de ter atingido a posição de vidro fechado.
Page 59 of 352
2
57
Os acessos
508_pt_Chap02_ouvertures_ed01-2014
Mala
Berlina
Após o destrancamento total do veículo com o telecomando ou com a chave, premir este botão.
SW
Após o destrancamento total do veículo com o telecomando ou com a chave, premir para cima (na paleta A ) e levantar a A ) e levantar a Amala.
A partir do interior
Premir constantemente este botão até ouvir o destrancamento da mala.
Abertura
Fecho
Baixar a mala utilizando o manípulo de preensão interior. Sempre que a mala estiver mal fechada:
- com o motor a funcionar , este com o motor a funcionar , este com o motor a funcionaravisador e uma mensagem aparecem no ecrã do quadro de bordo durante alguns segundos,
- com o veículo em movimento (velocidade
superior a 10 km/h), este avisador e uma mensagem, acompanhada por um sinal sonoro, aparecem no ecrã do quadro de bordo durante alguns segundos.
Page 60 of 352
58
Os acessos
508_pt_Chap02_ouvertures_ed01-2014
Mala motorizada (SW)
Abertura
Veículo trancado/supertrancado
Efectuar uma pressão do botão A , situado na chave com telecomando.
Veículo destrancado
Premir o botão A da chave com telecomando, ou premir o botão B da mala.
A partir do interior
Premir este botão para destrancar e abrir a mala.
Tem cuidado em não deixar à abertura da mala à distância.
Page 61 of 352

2
59
Os acessos
508_pt_Chap02_ouvertures_ed01-2014
Fecho
Premir o botão C para comandar o fecho eléctrico da mala.
Não dificultar o fecho da tampa da mala: qualquer obstáculo ao fecho provocaria a sua paragem e uma subida automática de alguns centímetros. Para fechar manualmente: agitar ligeiramente a mala para cima e depois para baixo de modo a destravá-la e, depois, baixá-la até ao fecho.
A fim de evitar riscos de ferimentos, verificar que ninguém se encontra próximo da mala aquando das manobras de aber tura e fecho da mesma.
Quando está a abrir-se ou fechar-se electricamente, pode interromper este movimento em qualquer momento: premir o botão interior ou o botão A da chave com telecomando ou o botão B ou Cda mala.
Interrupção da abertura e
do fecho
Regulação da altura de
abertura
A altura máxima de abertura da mala pode ser memorizada (altura sob tecto reduzida, etc.). Esta memorização efectua-se em duas fases, por pressões sucessivas no botão C : - durante a abertura, uma primeira pressão
permite parar a tampa da mala na altura desejada, - uma segunda pressão contínua memoriza a posição da tampa da mala, um sinal sonoro confirma a memorização. Para suprimir esta memorização, efectue uma nova pressão contínua até ouvir o sinal sonoro.
Alerta "mala aberta"
Com o motor em marcha ou veículo em movimento, se a mala estiver mal fechada, uma mensagem acompanhada por um sinal sonoro (a partir de 10 km/h) é apresentada no ecrã do quadro de bordo.
Page 62 of 352
60
Os acessos
508_pt_Chap02_ouvertures_ed01-2014
Comando de emergência
(Berlina e SW)
Dispositivo para destrancar mecanicamente a mala em caso de mau funcionamento da bateria ou do trancamento centralizado.
Destrancamento
Rebater os bancos traseiros para aceder à fechadura pelo interior da mala. Introduzir uma pequena chave de fendas
no orifício A da fechadura e, em seguida, deslocar a alavanca para a esquerda para destrancar a mala.
Page 63 of 352
2
61
Os acessos
508_pt_Chap02_ouvertures_ed01-2014
Tecto de abrir
Abertura
Rode o comando rotativo para a esquerda para abrir o tecto (várias posições de abertura possíveis).
Tampa de ocultação
A tampa de ocultação melhora o conforto térmico e a acústica. Esta tampa é comandada automaticamente quando se abre o tecto e deve colocá-la no seu local manualmente ao fechá-lo. Entreabertura
O seu tecto de abrir de vidro fumado aumenta a luminosidade e a visão no habitáculo.
Reponha o comando rotativo na posição inicial. Se a posição da tampa de vidro não corresponder à posição indicada no comando rotativo, pressione a coroa do comando para accionar a respectiva abertura até essa posição.
Fecho
Rode o comando rotativo para a direita para entreabrir o tecto.
Page 64 of 352

62
Os acessos
508_pt_Chap02_ouvertures_ed01-2014
Antientalamento
Um dispositivo antientalamento pára o fecho do tecto de abrir tanto em deslize como em entreabertura. Se encontrar qualquer obstáculo, volta a abrir parcialmente. Após uma nova tentativa ineficaz, pode ser necessário forçar o fecho da tampa através da reinicialização do sistema.
Reinicialização do sistema
Após ligar novamente a bateria ou em caso de problema de funcionamento durante o seu movimento, pode ser necessário reinicializar o sistema: rode o comando rotativo para a direita para entreabrir o tecto, aguarde que o tecto esteja na posição de entreabertura total, prima imediatamente o comando rotativo durante, no mínimo, três segundos.
Em caso de abertura intempestiva do tecto aquando do fecho e imediatamente após a paragem do tecto: - rode o comando na posição de fecho total, - prima imediatamente o comando rotativo, - mantenha a pressão até ao fecho total do tecto. Durante estas operações, o antientalamento não fuciona.
O condutor deve fazer que os passageiros utilizem correctamente o tecto e ter cuidado com as crianças durante a sua monobra.