Page 137 of 352

4
135
Condução
508_pt_Chap04_conduite_ed01-2014
Funcionamento:
Identificou um lugar disponível: Engrene uma velocidade na caixa de velocidades manual ou coloque a alavanca de velocidades na posição A (c aixa manual pilotada) ou na posição D (c aixa automática). Pressione o comando A para seleccionar a função. Ligue a luz de mudança de direcção do lado do lugar a medir; é apresentada uma mensagem e a luz avisadora pisca para confirmar que está em curso uma medição. Durante a medição, avance ao longo do lugar, a uma velocidade inferior a 20 km/h, para se preparar para efectuar a manobra. Quando a medição estiver terminada, o sistema indica-lhe o nível de dificuldade da manobra através de uma mensagem no ecrã multifunções, acompanhada por um sinal sonoro.
A função apresenta as seguintes mensagens:
Estacionamento possível
Estacionamento difícil
Estacionamento não aconselhado
Se a distância lateral entre o veículo e o lugar for demasiado grande, o sistema pode não conseguir medir o lugar.
A função permanece disponível após cada medição e pode, assim, medir vários lugares de seguida. Com mau tempo ou tempo de Inverno, assegure-se que os sensores não se encontram cobertos de sujidade, gelo ou neve. A função de medição de lugar disponível desactiva a ajuda ao estacionamento dianteiro, na fase de medição em marcha à frente. Em caso de problema de funcionamento, solicite a verificação do sistema a uma oficina qualificada ou à rede PEUGEOT.
A função deixa de estar seleccionada automaticamente: - a engrenar a marcha-atrás, - quando a ignição é desligada, - se não for solicitada qualquer medição, - nos cinco minutos após a selecção da função, - se a velocidade do veículo ultrapassar o limite de 70 km/h durante um minuto.
Page 138 of 352

136A visibilidade
Comandos de iluminação Dispositivo de selecção e comando das diferentes luzes dianteiras e traseiras que garantem a iluminação e a sinalização do veículo.
Iluminação principal
Tem à sua disposição diferentes luzes: - luzes de presença, para ser visto, - luzes de cruzamento, para ver sem encandear os outros condutores, - luzes de estrada, para ver bem em caso de estrada livre, - luzes direccionais para ver melhor nas curvas.
Iluminação adicional
São instaladas outras luzes para responder às condições particulares de condução: - duas luzes de nevoeiro traseira para uma melhor sinalização em tempo de nevoeiro,
- luzes de nevoeiro dianteiras para uma melhor visibilidade em tempo de nevoeiro e para optimizar a iluminação das intersecções e das manobras de estacionamento, - luzes diurnas para ser visto de dia.
Automatismos de
iluminação
Estão também disponíveis diferentes modos de comando automático das luzes segundo as opções seguintes: - iluminação de acompanhamento, - iluminação direccional, - iluminação de cortesia, - iluminação de dia (luzes diurnas), - acendimento automático das luzes, - "Assistente de luzes de estrada".
Page 139 of 352
5
137
A visibilidade
Modelo sem iluminação AUTO
Modelo com iluminação AUTO
Anel de selecção do modo de iluminação principal
Rodar o anel para colocar o símbolo pretendido em frente à marca.
Luzes apagadas.
Acendimento automático das luzes.
Luzes de presença.
Luzes de cruzamento e de estrada. Manípulo de inversão das luzes
Puxar para comutar o acendimento das luzes de cruzamento/luzes de estrada.
Com as luzes desligadas ou com as luzes de presença, o condutor pode ligar directamente
as luzes de estrada ("sinal de luzes") mantendo o manípulo puxado.
Visualizações
A iluminação da luz avisadora correspondente no quadro de bordo confirma a aplicação do modo de iluminação seleccionado.
Page 140 of 352

138
A visibilidade
Anel de selecção das luzes de nevoeiro
Funcionam com as luzes de cruzamento e de estrada.
Luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras
Efectue uma impulsão, rodando o anel: para a frente, uma 1ª vez para acender as luzes de nevoeiro dianteiras. para a frente uma 2ª vez para acender as luzes de nevoeiro traseiras, para trás, uma 1ª vez para apagar as luzes de nevoeiro traseiras, para trás uma 2ª vez para apagar as luzes de nevoeiro dianteiras.
Aquando de um corte automático das luzes (com o modelo AUTO) ou de um corte manual das luzes de cruzamento, as luzes de nevoeiro e as luzes de presença permanecerão acesas. Rode o anel para trás para apagar as luzes de nevoeiro, as luzes de presençaapagar-se-ão igualmente.
Em tempo claro ou de chuva, tanto de dia como de noite, é proibido ligar as luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras. Nestas situações, a potência destas luzes poderia perturbar os outros condutores. Devem ser utilizadas apenas em tempo de nevoeiro ou de queda de neve. Nestas condições climatéricas, deverá acender manualmente as luzes de nevoeiro e as luzes de cruzamento, uma vez que o sensor de luminosidade pode detectar luz suficiente. Não se esqueça de apagar as luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras quando as mesmas deixarem de ser necessárias.
Page 141 of 352

5
139
A visibilidade
Quando se esquecer de desligar as luzes
A emissão de um sinal sonoro, aquando da abertura de uma porta dianteira, avisa o condutor de que se esqueceu de desligar as luzes do veículo, com ignição desligada, em modo de iluminação manual das luzes. Neste caso, a extinção das luzes silencia o sinal sonoro. Com a ignição desligada, se as luzes de cruzamento permanecerem acesas, o veículo passa para o modo "ECO".
Em determinadas condições climáticas (baixa temperatura, humidade) o embaciamento da super fície interna do vidro das luzes dianteiras e traseiras é normal; este embaciamento desaparece alguns minutos após o acendimento das luzes.
Iluminação durante o dia, obrigatória em determinados países, que se activa automaticamente aquando do arranque do motor, permitindo uma melhor visibilidade do veículo para os outros condutores.
Luzes diurnas
Esta função é assegurada: - para os países onde a regulamentação se impõe, pelo acendimento das luzes de cruzamento associadas ao acendimento das luzes de presença e das luzes da chapa de matrícula, - para os outros países de comercialização, pelo acendimento das luzes dedicadas.
Esta função pode ser activada ou neutralizada através do menu de configuração do veículo.
As luzes apagam-se quando desligar a ignição mas tem sempre a possibilidade de as reactivar accionando o comando de iluminação.
Page 142 of 352

140
A visibilidade
Luzes de estacionamento
Marcação lateral efectuada pelo acendimento das luzes de presença apenas do lado da circulação. No minuto seguinte à ignição ser desligada, accione o comando de iluminação para cima ou para baixo, em função do lado de
circulação (exemplo: estacionamento à direita; comando de iluminação para baixo; acendimento à esquerda). É indicado por um sinal sonoro e pelo acendimento no quadro de bordo do avisador da luz de mudança de direcção correspondente. Para desligar as luzes de estacionamento, coloque o comando de iluminação na posição central ou ligue a ignição.
Manutenção temporária da iluminação das luzes de cruzamento, após desligar a ignição do veículo, que facilita a saída do condutor em caso de fraca luminosidade.
Iluminação de
acompanhamento manual
Colocação em serviço
Nos 30 segundos ou no minuto seguinte a desligar a ignição (consoante o tempo de iluminação de acompanhamento automática, programada no menu de configuração), efectuar um "sinal de luzes" com o comando de iluminação. Um novo "sinal de luzes" pára a função.
Paragem
A iluminação de acompanhamento manual pára automaticamente após cerca de 30 segundos.
Page 143 of 352

5
141
A visibilidade
As luzes de presença e as luzes de cruzamento acendem-se automaticamente, sem acção do condutor, em caso de detecção de fraca luminosidade exterior ou, em certos casos, a ligação do limpa-vidros. Assim que a luminosidade se tornar suficiente ou após a paragem dos limpa pára-brisas, as luzes apagam-se automaticamente.
Acendimento automático
das luzes
Colocação em serviço
Rodar o anel para a posição "AUTO" . O "AUTO" . O "AUTO"acendimento automático é acompanhado por uma mensagem no ecrã do quadro de bordo.
Paragem
Rodar o anel para outra posição. A paragem é acompanhada por uma
mensagem no ecrã do quadro de bordo.
Associado à luz de acompanhamento automática
A associação com o acendimento automático oferece à luz de acompanhamento as seguintes possibilidades suplementares: - escolha do período de manutenção da luz durante 15, 30 ou 60 segundos, - colocação em serviço automático de luz de acompanhamento quando o acendimento automático estiver a funcionar.
Anomalia de funcionamento
Em caso de mau funcionamento do sensor de luminosidade, as luzes acendem-se, este avisador acende-se no quadro de bordo e/ou é apresentada uma mensagem no ecrã do quadro de bordo, acompanhada por um sinal sonoro. Consultar uma oficina qualificada ou a rede P E U G E O T.
Em condições de nevoeiro ou neve, o sensor de luminosidade pode detectar uma luz suficiente. As luzes não serão então acesas automaticamente. Não cobrir o sensor de luminosidade, acoplado ao sensor de chuva e
situado a meio do pára-brisas por detrás do retrovisor interior; as funções associadas deixariam de ser comandadas.
Programação
A escolha da duração da iluminação de acompanhamento faz-se nos parâmetros do veículo do menu de configuração, no ecrã do quadro de bordo.
Page 144 of 352

142
A visibilidade
Assistente das luzes de estrada
Comissionamento
Se a situação o exigir, o condutor pode intervir a qualquer momento:
Sistema que intervém automaticamente as luzes de estrada com as luzes de cruzamento e inversamente de acordo com as condições de circulação graças a um sensor que se encontra no retrovisor interior. O sistema está activo a partir dos 25 km/h e desactiva-se aos 15 km/h.
coloque o comando de iluminação na posição "AUTO" ou "Luzes de cruzamento/estrada",
Ligar
ou invertendo o comando de iluminação quer esteja na posição "AUTO" ou na posição "Luzes de cruzamento/estrada".
Um sinal de luzes não desactiva o sistema. O estado do sistema permanece na memória quando desligar a ignição. Esta inversão automática das luzes é um sistema de ajuda à condução. O condutor permanece responsável pela iluminação do seu veículo e da sua adaptação às condições de luminosidade, de visibilidade e de circulação.
O sistema pode estar perturbado ou não funcionar correctamente: - quando as condições de visibilidade são más (por exemplo, em caso de queda de neve, fortes chuvas ou nevoeiro intenso, ...), - se o pára-brisas estiver sujo, embaciado ou tapado (por um autocolante, ...) à frente do sensor, - se o veículo estiver de frente para painéis fortemente reflectores.
O sistema não consegue detectar: - os utilizadores que não possuírem iluminação adequada, como os peões, - os utilizadores nos quais a iluminação está tapada, como os veículos que circulam atrás de uma barreira de segurança(por exemplo, na auto-estrada), - os utilizadores que se encontrem na parte de cima ou de baixo de uma inclinação, em curvas sinuosas, nos cruzamentos em cruz.
prima este botão, a luz avisadora apaga-se,
prima este botão, a luz avisadora acende-se.