Page 137 of 238

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
16
C130B01LZ-APT Ligar e desligar o modo ESP Quando o ESP está activado, o indicador do ESP no painel deinstrumentos "pisca". Se desactivar o sistema premindo o interruptor ESP, o indicador ESP-OFF,acende-se e mantém-se acesso. Quando o ESP está desactivado, o controlo de deslizamento (SLIP)também está desactivado. Ajuste a sua condução de forma adequada. Para voltar a ligar o sistema, primanovamente o interruptor. O indicador ESP-OFF apaga-se. NOTA:
1) O modo ESP é ligadoautomaticamente quando o mo- tor é desligado e, em seguida,novamente posto em funcionamento.
2) Quando o programa electrónico
de estabilidade está a funcionarcorrectamente, poderá sentir uma ligeira pulsação no veículo, queresulta unicamente do controlo dos travões, não indicando por isso nada de anormal. 3) Quando o motor é posto em
funcionamento, é ouvido um"clique" no compartimento do motor; que é apenas provocado pela verificação do sistema decontrolo de tracção.
4) Se premir o acelerador ao sair de
uma zona com lama ou neve, avelocidade do motor poderá não aumentar imediatamente, devido à acção do ESP.
C310D01LZ-APT Indicadores e Avisos Os indicadores devem acender-se quando a ignição é ligada (ON) ou omotor posto em marcha (START) e devem apagar-se após decorridos 3 segundos.Se os indicadores não se acenderem, ou se o indicador ESP ou ESP-OFF não se apagar ao fim de 3 segundos,o sistema deverá ser verificado por um concessionário autorizado. Caso ocorra qualquer situação anormal no sistema durante a condução, o indicador ESP-OFF acende-se comoaviso. Se o indicador ESP-OFF se acender,conduza o veículo até um lugar seguro,estacione e desligue o motor. Em seguida, ponha o motor novamente em funcionamento e verifique se oindicador ESP-OFF se apaga. Se o indicador se mantiver aceso mesmo depois do motor ser novamente posto em funcionamento, o veículo deverá ser verificado por umconcessionário Hyundai autorizado. NOTA:
1) Quando o indicador ESP-OFF se
acende, o programa electrónico de estabilidade é automaticamente desactivado por razões de segurança.
2) Esta função de segurança não funciona quando o condutorselecciona o modo ESP-OFF.
Page 138 of 238

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
17
C140A01A-GPT Pode economizar bastante combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere
moderadamente. Não faça grandes acelerações nem travebruscamente, tente manter uma velocidade constante. Não acelere com semáforos vermelhos.Tente ajustar a velocidade à velocidade do trânsito para assim não precisar de fazer alterações develocidade desnecessárias. Evite, sempre que possível, tráfego congestionado. Mantenha-sesempre a uma distância segura dos veículos que o precedem para evitar travar repentinamente, o quecausará um desgaste nos travões.
o Conduza a uma velocidade
moderada. Quanto mais depressaconduzir, mais combustível gasta. Conduzir a uma velocidade moderada, especialmente em auto-estradas, é uma das formas mais eficazes de economizar combustível.
CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA
o Nunca descanse o pé em cima dospedais de embraiagem ou acelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque- cimento dos travões, também iráaumentar o consumo de combustível. Poderá, ainda, reduzir- lhes eficácia, levando ás mais sériasconsequências.
o Tenha sempre a preocupação de
verificar o estado dos seus pneus.Mantenha a pressão recomendada, pois a pressão incorrecta, quer seja superior ou inferior, resulta numdesgaste prematuro dos pneus. Reveja a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.
o Certifique-se do alinhamento correcto do eixo das rodas.O alinhamento incorrecto podecausar um desgaste prematuro dos
pneus, para além do consumo excessivo de combustível.
o Mantenha o seu automóvel em boas condições. Para uma maioreconomia de combustível ereduzidos custos de manutenção, mantenha o seu carro de acordocom o plano de manuntençãodescrito no capítulo 5. Quanto mais severas forem as condições de condução, mais frequente deve sera manutenção do seu veículo. (Vêr capítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço mais cuidado delimpeza ou prevenção de materiais corrosivos, recorra ao seu serviçoHYUNDAI. É especialmente importante que resíduos como a lama, pó, gelo, etc. não se acumulemna parte inferior do car- ro, pois este peso extra pode levar a um maior consumo de combustível e tambémpode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso
possível. O peso é um inimigo paraa economia de combustível.
o Não deixe o motor ao ralenti para
além do tempo necessário.Se estiver parado (sem ser no tráfego), desligue o motor e volte a ligar só quando se preparar parapartir.
Page 139 of 238

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
18
C160A01A-APT No inverno, as condições climatéricas mais severas podem trazer problemaspara a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizar estes problemas da condução de inverno,siga os seguintes conselhos:CONDUÇÃO DE INVERNO
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita de um longo período deaquecimento. Assim que o motor esteja a trabalhar, pode arrancar com o carro. Contudo, em climasmais frios, é aconselhável fazer um aquecimento prévio, durante algum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços emmudanças muitos altas conduzindoa baixa velocidade. Quando conduzir a uma velocidade mais moderada, deve utilizar umamudança mais baixa. Sobrecarregar o motor é, pois, obrigá-lo a trabalhar em rotações mais baixas que asdos limites recomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma
moderada, pois como trabalha coma força do motor, a economia de combustível é reduzida.C150A01A-APT Evite travar ou engrenar mudanças nas curvas, especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com umaaceleração moderada. Seguindo este conselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus.ADERÊNCIA NAS CURVAS
Page 140 of 238

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
19
C160B01A-GPT CONDIÇÕES DE GELO OU NEVE Para conduzir em neve profunda, é necessário utilizar pneus próprios paraa neve ou protegê-los com correntes. Caso os pneus para a neve sejam necessários, é importante seleccionarpneus equivalentes em tamanho e tipo aos originais. A selecção errada dos pneus poderá afectar a segurança daviatura e a sua manutenção. Por outro lado, acelerações rápidas, travagens, guinadas bruscas, também poderãoser muito perigosas. Durante a desaceleração, tra-ve com o motor. Travagens bruscas na neve ou no gelopodem levar o carro a perder aderência, por isso,convém que mantenha uma distância suficientemente segura emrelação ao carro da frente, para além de travar muito suavemente. Lembre que as correntes dão mais força aoveículo mas não impedem de perder a aderência. NOTA: O uso de correntes não é permitido em todos os locais. Antes de as utilizar, reveja a legislação de cadalocalidade sobre o as-sunto. C160C01A-APT UTILIZE ANTICONGELANTE DE ALTA QUALIDADE O seu HYUNDAI vem provido de fábrica com anticongelante de altaqualidade no sistema de refrigeração. É o único tipo de anticongelante que deve ser utilizado porque previne aóxidação dos componentes do sistema de refrigeração, lubrifica a bomba de água e evita o congelamento. Verifiquesempre o nível do anticongelante, de acordo com as instruções do Capítulo 5.Antes de começar o inverno, deve rever o nível do anticongelante, de modo a prevenir antecipadamente astemperaturas do inverno. C160D01A-APT CONTROLE DA BATERIA E DOS CABOS O inverno aumenta o consumo da sua bateria. Inspeccione visual-mente abateria e os cabos conforme é indicado no Capítulo 6. O nível de carga da bateria deve ser verificado pelo seuserviço HYUNDAI.
C160E01A-APT MUDE O ÓLEO PARA UM ÓLEO DE INVERNO, SE NECESSÁRIO Em alguns climas, é recomendável, usar durante o inverno, um óleo comíndice de viscosidade mais baixa. Para recomendações consulte o Capítulo 9. Caso não saiba que tipo de óleodeve usar, consulte o seu representante HYUNDAI. C160F01A-GPT VERIFIQUE AS VELAS E O SISTEMA DA IGNIÇÃO Verifique as velas como é indicado na Capítulo 6 e substitua-as se necessário. Verifique também, todosos cabos e componentes do sistema de ignição, para prevenir qualquer dano.
Page 141 of 238

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
20
C160I01A-APT NÃO DEIXE O TRAVÃO DE MÃO CONGELAR ACCIONADO Sob certas condições, o travão de mão pode vir a congelar, impedindo omecanismo de trabalhar. Esta situação acontece facilmente quando há uma acumulação de neve ou gelo perto dostambores de travão traseiros ou quando o sistema está húmido/ molhado. Se a-char que o travão demão pode vir a congelar, utilize-o temporáriamente, enquanto põe o se- lector de mudanças na posição "P"(caixa automática) ou na 1ª ou em marcha atràs (caixa manual), bloqueando as rodas para que o carronão se mova. Pode então, inactivar o travão de mão.
C160G02A-APT Para Evitar o Congelamento das Fechaduras Para evitar o congelamento as fechaduras, aplicar um fluidodescongelante aprovado ou glicerina na ranhura da fechadura. Se a fechadura estiver coberta de gelo,pulverizá-la com um fluido descongelante aprovado para remover o gelo. Se a fechadura estivercongelada internamente, poderá descongelá-la utilizando uma chave aquecida. Manobrar a chave aquecidacom cuidado para evitar queimar ou dedos. NOTA: A temperatura de utilização da chave equipada com imobilizador é de -40°C a +80°C. Se aquecer a chave equipada com imobilizadora mais de +80 °C para abrir uma fechadura congelada, poderá provocar danos no transmissorexistente no seu interior. C160H01A-APT UTILIZE SÓ ANTICONGELANTESAPROVADOS PARA OS LIMPA-PARABRISAS Mantenha a água dos limpa-parabrisas com anticongelantes aprovados, de acordo com as instruções de utilização.O anticonge-lante dos limpa-parabrisas encontra-se à sua disposição nos concessionários HYUNDAI e namaioria das lojas de peças para automóveis. Não utilize anticongelante de motor, pois pode da-nificar osacabamentos.
Page 142 of 238

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
21VIAGENS EM AUTO- ESTRADAS
C160J01A-APT NÃO DEIXE ACUMULAR GELO OU NEVE POR BAIXO DOCARRO Em algumas condições, pode acumular-se neve ou gelo por baixo dos guarda lamas, o que poderáinterferir no sistema da direcção. É possível acontecer quando as condições climatéricas são muito se-veras, nesse caso, convém verificar periódicamente se não existe nenhuma obstrução aos componentes dosistema de direcção. C160K01A-APT EQUIPAMENTO DE EMERGÊNCIA Dependendo da severidade do clima, deve sempre levar equipamento de emergência adequado. Alguns doselementos imprescindíveis são: correntes, cabos para reboque, lanterna, luzes de emergência, pá,limpa vidros, luvas, roupa de trabalho, quebra-neve, martelo, cobertor, etc. C170A01A-APT Inspecção antes de uma viagem: 1. Pneus Verifique a pressão dos pneus para viajar a auto-estrada. A baixa pressão dos pneus ocasiona-lhessobreaquecimento e a possibilida-de de rebentamento. Evite a utilização de pneus já gastos, pois podem perder aaderência e até mesmo rebentar. NOTA: Nunca exceda a pressão do ar indicada no pneu.
2. Combustível, refrigerante do
motor e óleo
Conduzir a alta velocidade implica um consumo 1.5 vezes maior que o da condução urbana. Não se esqueça deverificar, tanto o óleo como o refrigerante do motor. 3. Correia do ventilador A correia solta ou danificada pode provocar o sobreaquecimento do mo- tor. C180A01A-APT USO DE LUZES Para o correcto funcionamento, verifique regularmente todas as luzesdo seu automóvel, mantendo-as sempre limpas. Em dias de pouca visibilidade, ligue os mínimos para oajudar na condução. Lembre-se de que deve vêr e ser visto.
Page 143 of 238

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
22
C190C01F-GPT TRAVÕES DE REBOQUE Se o seu reboque está equipado com um sistema de travões certifique-sede que está em conformidade com as regulamentações locais e assegure- se de que está devidamente instaladoe a funcionar correctamente. NOTA: Se rebocar um atrelado ou um veículo, o seu automóvel necessitará de um melhor e mais frequente serviço de manutenção,devido ao peso adicional. Refira-se ao capitulo "Manutenção em condições de dificil utilizaçã",pág. 5-6.
!
C190A01A-GPT Se tenciona rebocar com o seu veículo, certifique-se primeiro de que o conjunto veículo e reboque cumprem os requisitos legais em vigor no país.REBOCAR UM ATRELADO OU UM VEÍCULO
CUIDADO:
Não realize nenhuma actividade de reboque durante os primeiros 2,000Kms. Se não respeitar este procedimento, poderá provocar sérios danos no motor e transmissão de seu automóvel. C190B01S-APT GANCHOS PARA REBOQUE Selecione o gancho e a articulação de encaixe certificando-se dacompatibilidade entre ambas as peças, tanto no seu veículo como no reboque. Utilize um gancho não equalizadorque tenha a lingueta de carga centrada uniformemente, em relação ao chas- sis de veículo.O gancho deve ser encaixado no carro com toda a segurança pelo que deve ser instalado por um técnicoqualificado. NÃO UTILIZE GANCHOS PARA INSTALAÇZÃO TEMPORÁRIA UEM DE FIXAÇÃO AO PÁRA-CHOQUES.
Page 144 of 238

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
23
CUIDADO:
o Nunca conectar o sistema de travões do atrelado directamente ao sistema de travões de veículo.
o Quando rebocar um atrelado circulando por pisos inclinados(excedendo 12%) preste muitaatenção no manómetro de temperautura de água no motor para se certificar de que o motornão aquece demasiado. Se o ponteiro do manómetro de temperatura se maver em direcção a "H" (HOT), pare o carro e encoste rápidamente emantenha o motor em ralentim até arrefecer. Poderá seguir viagem uma vez o motorsuficientemente arrefecido.! C190D01A-GPT CORRENTES DE SEGURANÇA Se o gancho de ligação entre o reboque e o automóvel falhar, o reboque irácertamente desviar-se da sua faixa de rodagem pondo em perigo a circulação dos outros veículos.Para evitar esta perigosa situação é recomendável o uso de correntes de segurança entre o automóvel e oreboque. C190E01GK-GPT LIMITE DE PESO DO ATRELADO O peso nas linguetas pode ser aumentado ou diminuído redistribuindo o peso da carga no reboque. Para issoverifique o peso total da carga no reboque e o peso absorvido pela lingueta. NOTA:
1. Não deve carregar o atrelado com
mais paso atrás do que à frente. Cerca de 60% da carga no atreladodeverá estar na metade da frente do atrelado e os restantes 40% atrás.
Lingueta de carga
C190E01L
Peso total dorebaque