Page 145 of 249

2- 12 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
C090I01A-GPT C090N03A-APT
PRÁTICAS PARA UMA BOA CONDUÇÃO
o Nunca mude a alavanca selectora
da posição "P" ou "N" para qualquer outra posição, estando com o pé no acelerador.
o Quando o veículo estiver em movimento, nunca mude aalavanca para a posição "P".
o Certifique-se de que o veículo está completamente parado antes de utilizar a posição "R".
o Nunca desça um piso inclinado com a caixa de velocidades emponto morto, pois pode serextremamente perigoso. Movimente o carro sempre com uma mudança engrenada.
o Não esforçe demasiado os travões,
pois pode causar-lhesobreaquecimento e mau funcionamento. Ao descer um piso inclinado engrene umamudança mais baixa. Ao fazê-lo, o próprio motor irá ajudar a travar o carro. o Quando passar para uma mudança
mais baixa, abrande, pois casocontrário, esta não engrenará bem.
o Utilize sempre o travão de mão,
não utilize a posição "P" comosua substituta. Aumente as precauções quando conduzir sobre pavimento escorregadio. Tome es-pecial AVISO quando acelerar, travar ou engrenar mudanças. Num piso escorregadio, uma mudançaengrenada bruscamente pode conduzir à perda de tracção e, con- sequentemente, à perda docontrolo do veículo.
o Ligue o "over-drive" para obter uma maior economia de combusível euma condução suave. Mas, se for necessário utilizar a posição "D" devido à inclinação do piso e suascurvas e contracurvas, necessitando, assim de reduzir constantemente de 4ª para 3ª, érecomendável que utilize o botão do overdrive, ligando e desligando conforme a necessidade.
CUIDADO:
o Engate "P" ou "R" só quando o veículo estiver completamenteimobilizado.
o Não acelere em marcha atràs ou marcha em frente com oautomóvel travado.
o Utilize sempre o pedal do travão
quando mudar da posição "P" ou "N", para a posição "R", "D", "2" ou "L".
o Não utilize a posição "P" (Park) em vez do travão de mão. Traveo carro com o travão de mão, leve a manete das mudanças à posição "P" (Park) e, caso saiado veículo, ainda que por momentos, desligue a ignição. Nunca deixe o seu veículo como motor a trabalhar sem condutor.
o Verifique, regularmente, o nível do fluído d a caixa de
velocidades automática e reponha-o, caso seja necessário.
!
Page 146 of 249

QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 2- 13
CUIDADO:
o O risco de capotamneto é grandemente aumentado se perder o controlo do veiculo a altas velocidades.
o A perda do controle do veiculo é comum quando duas ou maisrodas saem da estrada, e o condutor vira demais as rodaspara reentrar na estrada.
o No caso de uma saída de
estrada, não tente virar as rodas abruptamente para tentar voltar á estrada. Neste caso é maisaconselhável, primeiro abrandar de velocidade, e só então entrar na estrada.
o Em caso de colisão, uma pessoa sem cinto de segurança temconsideravelmente maiores possibilidade de morrer que uma pessoa que utiliza o cinto desegurança. C090P01A-GPT
BOTÃO DE OVERDRIVE
Quando o botão de Overdrive é ligado,
a caixa de velocidades passa, automáticamente, de 2ª para 3ª e depois para Overdrive.
Quando o interruptor de Overdrive
estiver desligado, a caixa só chegaráà 3ª, não atingindo o Overdrive.
Para uma utilização normal, o selec-
tor da mudança deverá estar em "D"e o interruptor de overdrive, ligado. Para movimentar a alavanca de velocidades para outra posiçaõ, obotão do "Overdrive" deve ser accionado em primeiro lugar.!
HTB217 Caso precise de acelerar rápidamente, carregue no acelerador a fundo. A caixa baixará automáticamente a umavelocidade inferior, dependendo da velocidade. SC140A1-FP PRÁTICAS PARA UMA BOA TRAVAGEM
CUIDADO:
Não deverá transportar nada na tampa da bagageira, por tràs do banco traseiro, pois caso haja um acidente ou uma travagem brusca,os objectos podem ser projectados para a frente do veículo e causar sérias lesões aos ocupantes.!
o Depois de ter estado parado, certifique-se de que o travão de mão não ficou accionado e que a luz do indicador do travão de mãose apagou, antes de iniciar a condução.
Page 147 of 249

2- 14 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
C120A02A-APT
SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI- BLOQUEIO (Se instalado)
O sistema de travagem anti-bloqueio
(ABS) destina-se a evitar o bloqueio de uma roda durante uma travagem de emergência ou em pisos muito irregulares. Um computador controlaa velocidade das rodas e a pressão do óleo aplicada a cada uma das rodas. Nestas circunstências, numasituação de emergência, o ABS aumentará a segurança durante as travagens.
Durante o funcionamento do sistema
ABS, poderá sentir-se um ligeiro pul-sar ou vibração no pedal dos travões,durante travagens bruscas ou quando o piso da estrada é muito irregular. Poderá também ouvir-se um ruido nocompartimento do motor. Estas situações são normais e indicam que o ABS está a funcionar em condições.
o Conduzir por cima da água pode
humedecer os travões. Tambémpodem ficar húmidos quando ocarro é lavado. Os travões húmidos não são fiáveis!! Com os travões molhados, o seu carro não travarátão bem quanto o desejável e, além disso, podem bloquear. Para secar os travões, deve pressionaro pedal suavemente, repetidas vezes, até que os travões voltem ao normal, tendo o cuidado,durante esta operação, de manter o carro sob control. Se, depois desta operação, os travões nãovoltarem ao normal, pare assim que puder, como medida de segurança, chame o seu serviçoHYUNDAI para lhe resolver o problema.
o Não desça um piso muito inclinado sem ter uma mudança engrenada, pois pode ser perigoso. Use ostravões para diminuir a ve- locidade e meta uma mudança mais baixa para que, desta forma, possautilizar a capacidade de travagem do motor.
o Não conduza com o pé "em cima" do pedal do travão. Descansar opé em cima do pedal do travão pode ser perigoso pois poderesultar num sobreaquecimento dos travões e, consequentemente, naperda de eficiência. Além disso, faz com que o tempo de duração dos componentes seja encurtado.
o Se tiver um furo enquanto fôr a conduzir, carregue suavementeno travão e mantenha o carro alinhado enquanto abranda. Quando a velocidade já fôrsuficientemente lenta para uma total parar em segurança, encoste á berma e estacione o carro numlocal seguro.
o Se o carro estiver equipado com
caixa de velocidades automática,não o deixe deslizar lentamente
quando parar, trave-o.
o Quando parar num piso inclinado, tenha cuidado. Engrene a mudançana posição "P" ( para caixasautomáticas ) ou em 1ª, se a caixa fôr manual e utilize o travão de mão. Se fôr numa curva a descer,vire as rodas para o lado de fora da estrada de modo a manter o veículo fora da via de rodagem epará-lo. Na mesma situação, mas numa recta, deve pôr um calço nas rodas para as bloquear.
Page 148 of 249

QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 2- 15
AVISO:
O seu ABS não evitará acidentes causados por manobrasperigosas. Mesmo que o controle do veiculo tenha melhorado du- rante situações de travagem deemergência. A velocidade deve ser sempre reduzida quando as condições da estrada sãoprecárias. As condições de segurança oferecidas pelo sistema ABS nunca devem ser ensaiadasnuma condução a alta velocidade ou nas curvas. Com esses ensaios apenas estaria a pôr em risco asua vida e de terceiros. CUIDADO:
O seu ABS não evitará acidentes
causados por manobras perigosas. Mesmo que o controlo do veículo tenha melhorado durante situaçõesde travagem de emergência, mantenha sempre uma distancia segura entre o seu veículo e outrosobjectos. A velocidade deve ser sempre
reduzida quando as condições daestrada são precárias. As distancias de travagem dos
veículos equipados com ABS podem ser maiores nas seguintes condições:
o Conduzir em piso irregular, arenoso ou neve.
o Conduzir com correntes de neve.
o Conduzir em estradas onde o pavimento esta escorregadio ou existam desníveis no pavimento.!! As condições de segurança oferecidas pelo sistema ABS nunca devem ser ensaiadas numacondução a alta velocidade ou em curvas. Com esses ensaios apenas estaria a pôr em risco a suasegurança e a de terceiros.
SC150A1-FP CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA Pode economizar bastante combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere
moderadamente. Não faça grandes acelerações nem trave bruscamente, tente manter umavelocidade constante. Não acelere com semáforos vermelhos. Tente ajustar a velocidade à velocidadedo trânsito para assim não precisar de fazer alterações de velocidade desnecessárias. Evite, sempre quepossível, tráfego congestionado.
Page 149 of 249

2- 16 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
para a economia de combustível.
o Não deixe o motor ao ralenti para
além do tempo necessário. Se estiver parado (sem ser notráfego), desligue o motor e voltea ligar só quando se preparar para partir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita de um longo período de aquecimento. Assim que o motoresteja a trabalhar, pode arrancar com o carro. Contudo, em climas mais frios, é aconselhável fazerum aquecimento prévio, durante algum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços emmudanças muitos altas conduzindo a baixa velocidade. Quandoconduzir a uma velocidade mais moderada, deve utilizar uma mudança mais baixa.Sobrecarregar o motor é, pois, obrigá-lo a trabalhar em rotações mais baixas que as dos limitesrecomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha com a força do motor, a economia de combustível é reduzida quandoutilizado.
o Certifique-se do alinhamento
correcto do eixo das rodas. O alinhamento incorrecto pode causar um desgaste prematuro dos
pneus, para além do consumoexcessivo de combustível.
o Mantenha o seu automóvel em boas condições. Para uma maioreconomia de combustível e reduzidos custos de manutenção, mantenha o seu carro de acordocom o plano de manuntenção descrito no capítulo 5. Quanto mais severas forem as condições decondução, mais frequente deve ser a manutenção do seu veículo. (Vêr capítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço maiscuidado de limpeza ou prevenção de materiais corrosivos, recorra ao seu serviço HYUNDAI. Éespecialmente importante que resíduos como a lama, pó, gelo, etc. não se acumulem na parteinferior do car- ro, pois este peso extra pode levar a um maior consumo de combustível e tambémpode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso possível. O peso é um inimigo
Mantenha-se sempre a uma distância segura dos veículos que o precedem para evitar travarrepentinamente, o que causará um desgaste nos travões.
o Conduza a uma velocidade moderada. Quanto mais depressa conduzir, mais combustível gasta.Conduzir a uma velocidade moderada, especialmente em auto- estradas, é uma das formas maiseficazes de economizar combustível.
o Nunca descanse o pé em cima dos pedais de embraiagem ouacelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque-cimento dos travões, também irá aumentar o consumo de combustível. Poderá, ainda,reduzir-lhes eficácia, levando ás mais sérias consequências.
o Tenha sempre a preocupação de verificar o estado dos seus pneus. Mantenha a pressão recomendada,pois a pressão incorrecta, quer seja superior ou inferior, resulta num desgaste prematuro dos pneus. Reveja a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.
Page 150 of 249

QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 2- 17
SC160A1-FP
ADERÊNCIA NAS CURVAS
Evite travar ou engrenar mudanças
nas curvas, especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com uma aceleração moderada. Seguindo esteconselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus.
SC170A1-FP
CONDUÇÃO DE INVERNO
No inverno, as condições climatéricas
mais severas podem trazer problemaspara a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizarestes problemas da condução de inverno, siga os seguintes conselhos: SC170B1-FP
CONDIÇÕES DE GELO OU NEVE
Para conduzir em neve profunda, é
necessário utilizar pneus próprios para a neve ou protegê-los com correntes. Caso os pneus para a neve sejam necessários, é importante seleccionarpneus equivalentes em tamanho e tipo aos originais. A selecção errada dos pneus poderá afectar a segurançada viatura e a sua manutenção. Por outro lado, acelerações rápidas, travagens, guinadas bruscas, tambémpoderão ser muito perigosas. Durante a desaceleração, tra-ve com o motor. Travagens bruscas na neve ou nogelo podem levar o carro a perder aderência, por isso,convém que mantenha uma distânciasuficientemente segura em relação ao carro da frente, para além de travar muito suavemente. Lembre queas correntes dão mais força ao veículo mas não impedem de perder a aderência.
NOTA: O uso de correntes não é permitido
em todos os locais. Antes de as utilizar, reveja a legislação de cada localidade sobre o as-sunto. SC170C1-FP UTILIZE ANTICONGELANTE DE ALTA QUALIDADE O seu HYUNDAI vem provido de fábrica com anticongelante de altaqualidade no sistema de refrigeração. É o único tipo de anticongelante que deve ser utilizado porque previne aóxidação dos componentes do sistema de refrigeração, lubrifica a bomba de água e evita ocongelamento. Verifique sempre o nível do anticongelante, de acordo com as instruções do Capítulo 5. Antes de começar o inverno, deve rever o nível do anticongelante, de modo a prevenir antecipadamente astemperaturas do inverno. SC170D1-FP CONTROLE DA BATERIA E DOS CABOS O inverno aumenta o consumo da sua bateria. Inspeccione visual-mentea bateria e os cabos conforme é indicado no Capítulo 6. O nível de carga da bateria deve ser verificadopelo seu serviço HYUNDAI.
Page 151 of 249

2- 18 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
SC170I1-FP
NÃO DEIXE O TRAVÃO DE MÃO CONGELAR ACCIONADO
Sob certas condições, o travão de
mão pode vir a congelar, impedindo o mecanismo de trabalhar. Esta situação acontece facilmente quando há uma acumulação de neve ou geloperto dos tambores de travão traseiros ou quando o sistema está húmido/
SC170F1-FP
VERIFIQUE AS VELAS E O SISTEMA DA IGNIÇÃO
Verifique as velas como é indicado
na Capítulo 6 e substitua-as se necessário. Verifique também, todos os cabos e componentes do sistemade ignição, para prevenir qualquer dano. C160G02A-APT
PROTEJA AS FECHADURAS DO FRIO
Para proteger as fechaduras do gelo,
ponha-lhes qualquer tipo de glicerina ou descongelante aprovado, para eliminar o gelo. Se a fechadura tiver gelo internamente, tente removê-lointroduzindo a chave ligeiramente aquecida, tendo cuidado para não queimar os dedos.
NOTA: A temperatura de utilização da
chave equipada com imobilizador é de -40°C a +80°C. Se aquecer a chave equipada com imobilizadora mais de +80 °C para abrir uma fechadura congelada, poderá provocar danos no transmissorexistente no seu interior. SC170H1-FP
UTILIZE SÓ ANTICONGELANTES APROVADOS PARA OSLIMPA-PARABRISAS
Mantenha a água dos limpa-
parabrisas com anticongelantes aprovados, de acordo com asinstruções de utilização. O anticonge- lante dos limpa-parabrisas encontra- se à sua disposição nosconcessionários HYUNDAI e na maioria das lojas de peças para automóveis. Não utilize anticongelantede motor, pois pode da-nificar os acabamentos.
SC170E1-FP
MUDE O ÓLEO PARA UM ÓLEO DE INVERNO, SE NECESSÁRIO
Em alguns climas, é recomendável,
usar durante o inverno, um óleo com índice de viscosidade mais baixa. Para recomendações consulte o Capítulo 9. Caso não saiba que tipode óleo deve usar, consulte o seu representante HYUNDAI.
Page 152 of 249

QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 2- 19
SC170J1-FP
NÃO DEIXE ACUMULAR GELO OU NEVE POR BAIXO DOCARRO
Em algumas condições, pode acumular-se neve ou gelo por baixodos guarda lamas, o que poderá interferir no sistema da direcção. É possível acontecer quando ascondições climatéricas são muito se- veras, nesse caso, convém verificar periódicamente se não existenenhuma obstrução aos componentes do sistema de direcção.
molhado. Se a-char que o travão demão pode vir a congelar, utilize-o temporáriamente, enquanto põe o se-lector de mudanças na posição "P" (caixa automática) ou na 1ª ou em marcha atràs (caixa manual),bloqueando as rodas para que o carro não se mova. Pode então, inactivar o travão de mão.
SC170K1-FP
EQUIPAMENTO DE EMERGÊNCIA
Dependendo da severidade do clima,
deve sempre levar equipamento de emergência adequado. Alguns dos elementos imprescindíveis são: correntes, cabos para reboque,lanterna, luzes de emergência, pá, limpa vidros, luvas, roupa de trabalho, quebra-neve, martelo, cobertor, etc.
SC180A1-FP
VIAGENS EM AUTO-ESTRADAS Inspecção antes de uma viagem:
1. Pneus: Verifique a pressão dos pneus para
viajar a auto-estrada. A baixa pressão dos pneus ocasiona-lhessobreaquecimento e a possibilida-de de rebentamento. Evite a utilização de pneus já gastos, pois podem perdera aderência e até mesmo rebentar.
NOTA: Nunca exceda a pressão do ar
indicada no pneu. 2. Combustível, refrigerante do motor e óleo: Conduzir a alta velocidade implica um consumo 1.5 vezes maior que o da condução urbana. Não se esqueçade verificar, tanto o óleo como o refrigerante do motor. 3. Correia do ventilador: A correia solta ou danificada pode provocar o sobreaquecimento do motor. SC190A1-FP USO DE LUZES Para o correcto funcionamento, verifique regularmente todas as luzesdo seu automóvel, mantendo-as sempre limpas. Em dias de pouca visibilidade, ligue os mínimos para oajudar na condução. Lembre-se de que deve vêr e ser visto.