1- 54 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
G290A02A-APT MANÓMETRO DE TEMPERATURA DO LÍQUIDO
DE ARREFECIMENTO
AVISO:
Nunca tire o tampão do radiador
quando o motor estiver quente. O líquido de arrefecimento está sobre pressão e pode sair do radiadorabruptamente, causando graves ferimentos. Espere até o motor estar frio para retirar a tampa doradiador.
SB215A1-FP MANÓMETRO DO NÍVEL DE
COMBUSTÍVEL
A agulha do manómetro, indica o
nível de combustível no depósito. A capacidade de combustível é dada na secção 9. Es pere que o motor arrefeça antes
de adicionar líquido de arrefeci-mento ao reservatório. A agulha do indicadorde temperatura do liquido de arrefecimento deve manter-se no valor normal. Se ela se mover e uitrapassaro "H" (quente) abrande e pare logo que possível desligando o motor. Em seguida abra o capot do motor everifique o nível do líquido de arrefecimento no reservatório de plástico, situado no iado direito docompartimento do motor
HTB006
Tipo A Tipo B
HTB007
Tipo ATipo B
!
NECESSIDADES DE MANUTENÇÃO DO VEÍCULO 5- 9
o Filtro do ar
O filtro do ar deve ser mudado a intervalos especificados no plano de manutenção. Se o veículo é utilizado em condições severas, umamaior frequência de mudanças do filtrodo ar devem ser feitas.
o Folga das Válvulas Inspeccione as válvulas e ajuste asua folga, se necessário, se detectar ruído nas válvulas e/ou vibrações do motor. Esta operação deve ser feita por um técnico qualificado.
o Velas de ignição Assegure-se quando mudar as velas, que estas têm o grau térmicorequerido para o motor.
o Sistema de arrefecimento do motor
Verifique o estado de conservação do radiador, do vaso de expansão, tubos e ligações, quanto a fugas epeças ou orgãos danificados. Substitua as peças ou orgãos que apresentem qualquer sinal de danoou fugas. o Líquido de arrefecimento do
motor
Deve ser mudado nos intervalos
especificados no plano de manutenção.
o Óleo da caixa manual
Deve ser mudado nos intervalos
especificados no plano de manutenção. NOTA:
Se o nível do óleo estiver baixo,
verifique se existem fugas antes de acrescentar o óleo. Ateste semultrapassar o nível máximo.
o Fluido da Caixa de
Velocidades Automática
O nível do fluido deve estar na zona
"HOT" da vareta de nível, após o motor e a caixa de velocidadesestarem à temperatura normal de funcionamento. Verificar o nível do fluido da caixa de velocidadesautomática com o motor em funcionamento e a caixa de velocidades em "Neutral" (ponto morto),com o travão de estacionamento correctamente accionado. Quando da substituição ou adição de fluido utilize exclusivamente DIAMOND ATF SP-III ou SK ATF SP-III.
o Linhas e tubos de travão Inspeccione visualmente o sistema de travões. Verifique se existem fracturas, deteriorações ou algum indício de fugas de óleo. Substituaimediatamente qualquer peça danificada ou estragada.
o Óleo de travões Verifique o nível do óleo dos travões no reservatório. O nível deve estarentre o "MIN" e o "MAX" indicado no reservatório. Use somente óleo de travões, que cumpram asespecificações DOT 3 ou DOT 4.
o Tambores/maxilas dos
travões traseiros, travão de mão
Verifique os tambores, maxilas e mecanismos do travão de mão para superfícies vidradas, riscadas,queimadas, fugas de óleo, peças
6- 14 FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO
SG050D2-FP
PARA SUBSTITUIR O REFRIGERANTE
O refrigerante deverá ser mudado
nos intervalos especificados no programa de manutenção dos veículos-Secção 5.
G050C01A-GPT
PARA VERIFICAR O NÍVEL DO REFRIGERANTE DO MOTOR
O nível de refrigernte pode ser visto dentro do reservatório de plástico. Onível deverá estar entre as linhas "LOW" e "FULL" do reservatório. Se o nível estiver abaixo da marca"LOW", junto refrigerante de mode a que o nível suba entre "LOW" e "FULL". Se o nível fôr mais baixo,procure fugas de refrigerante e verifique o nível frequentemente. Se o nível cair de novo, visite o Serviçode Assistência Hyundai para uma inspecção e diagnóstico de causa.
Use um anticongelante de alta
qualidade etileno-glicol misturado com água na propoção de 50%. Oanticongelante deverá ser compatível com as peças de alúminio do motor. Não deverá usar aditivos ou anti-corrosivos adicionais. O sistema de refrigeração deverá ser mantido com a concentração correcta do tipo derefrigerante para evitar congelação ou corrosão.
NUNCA permita que a concentração
de anti-congelante exceda o nível de 60% ou baixe aos 35%. pois issopoderá ocasionar estragos no sistema de refrigeração. Para uma concentração apropriada, quandoacrescentar ou substituir o refrigerante, refira-se à tabela seguinte:
-15 (5)
-25 (-13) -35 (-31)-45 (-49)65% 60%50%40%
Água
Solução anti-
congelante
Temperatura
ambiente°C (°F) Concentração liquido
refrigerante
35%40%50%60% CUIDADO:
O refrigerante pode danificar a pintura do seu carro. Se verter refrigerante no seu carro, lave-oabundantemente com água limpa.
1. Páre o carro em solo nivelado, accione o travão de mão e retire a tampa do radiador quando estiverfrio.
2. Coloque um recipiente por baixo
para receber o refrigerante. Abra atorneira da purga do radiador. Deixe o refrigerante sair do sistema de arrefecimento e então feche atorneira de purga.
!
FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO 6- 15
4. Girar a tampa do radiador para a
esquerda sem o pressionar para baixo até parar. Desta forma alivia-se qualquer pressão ainda existente no sistema de refrigeração. Para remover a tampa do radiador,pressionar e girar para a esquerda.Encher o radiador com água limpadesmineralizada ou destilada empequenas quantidades até atingir o nível do gargalo do radiador. 5. Ponha o motor a trabalhar, encha
completamente o radiador de água e junte então o refrigerante no reservatório até atingir a marca entre "LOW" e "FULL".
6. Coloque as tampas do radiador e
do depósito e certifique-se de quea torneira de purga está bem fechada e não tem fugas. AVISO:
A ventoinha do radiador é controlada pela temperatura da água do motor e pode funcionar mesmo com o motor parado. Tenhaespecial cuidado ao trabalhar junto da hélice da ventoinha. Quando a temperatura diminuir, a ventoinhadesligar-se-à sózinha. Este é o funcionamento normal.
3. Consultar a Secção 9 para verificar
a capacidade do sistema de refrigeração da viatura. Emseguida, seguindo as instruções do fabricante impressas no contentor do fluido, verter aquantidade apropriada.
HTB171
HTB172
!
FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO 6- 23
SG120D1-FP
PARA VERIFICAR O NÍVEL DO ÓLEO
O nível de óleo de travões deverá ser verificado periódicamente. O níveldeverá estar entre as marcas "MIN" e "MAX" inscrita de lado no reservatório. Se o nível estiver no "MIN" ou abaixodessa marca, ateste cuidadosamente até atingir a marca "MAX". Não encha demasiado.
HTB166 G120E01TB-GPT
ATESTAR O OLEO DOS TRAVÕES
AVISO:
Manuseie cuidadosamente o oleo dos travões. Pode afectar a suavisão se este atingir os olhos. Use só óleo DOT 3 ou DOT 4 em embalagem selada. Não deixe oreservatório aberto mais do que o tempo suficiente para o encher. Isso evitará que caia sujidade ouhúmidade que poderá danificar o sistema de travões e causar o mau funcionamento dos mesmos. Para adicionar líquido de travões
1) Retire a tampa do filtro de ar, se necessário.
2) Limpe a sujidade acumulada. Re- tire a tampa do depósito do líquido de travões.
3) Deite com cuidado o fluido recomendado no depósito utilizandoum funil.
4) Coloque de novo com cuidado a tampa no depósito apertando-adevidamente.
!
ZG140A1-AP CUIDADOS A TER COM O AR CONDICIONADO Mantenha o condensador limpo O condensador do Ar Condicionado (e o radiador do motor) deverão ser verificados periódicamente, por causada acumulação da sujidade, insectos mortos, folhas, etc. Isso pode interferir com a eficiência da refrigeração. Alimpeza deve fazer-se com uma escova e depois aplicar água com uma mangueira, tudo com o maiorcuidado para evitar danos nas lâminas.