Page 137 of 249

2- 4 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
SC050A1-FP POSIÇÕES DA CHAVE NA IGNIÇÃO o "ARRANQUE"
O motor pega nesta posição. O mo-
tor girará até libertar a chave desta posição.
NOTA: Não mantenha a chave de ignição
mais do que 15 segundos na posição "START".
o "ON"
Quando a chave estiver na posição
"ON" Significa que todos os circuitos estão ligados. Se o motor não estiver a trabalhar, a ignição não deve estar na posição "ON", pois podedescarregar a bateria e danificar o sistema de
ignição.
o "ACC" Nesta posição, o rádio e outros
acessórios podem ser ligados.
NOTE: Para sua segurança, o motor só arranca se a alavanca das mudanças estiver nas posições "P"ou "N".(Se estiver equipado com transmissão automática).
C040A01E
LOCK
ACC
ON
START
AVISO:
O motor não deve ser desligado nem a chave da ignição deve serretirada da ignição, com o veículo em movimento.
!
o "LOCK"
A chave pode ser inserida e removida
nesta posição. A direcção é trancada logo que retire a chave do canhão da ignição. Para destrancar a direcçãoinsira a chave e ao mesmo tempo rode a chave e o volante.
Page 138 of 249

QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 2- 5
C050A01A-GPT
ARRANQUE Para motor MPI
AVISO:
Nunca deixe o motor a trabalhar
dentro de uma área fechada ou pouco ventilada durante mais tempo que o necessário para retirara viatura. A libertação de monóxido de carbono é inodora e por isso pode ser fatal.
SC090D1-FP
PARA TIRAR A CHAVE DA IGNIÇÃO (Caixa de velocidades manual,se instalada)
1. Gire a chave da ignição para a posição "ACC".
2. Simultâneamente, empurre e gire a chave da ignição no sentido
inverso ao dos pontos d o relógio, da posição "ACC" até àposição "LOCK".
3. A chave pode ser retirada quando estiver na posição "LOCK". C051A01O-APT
ARRANQUE (MOTOR DIESEL) MOTOR FRIO
o Mova a chave para a posição "ON"
e espere que a luz de pré- aquecimento se apague.
o Mova a chave para a posição "START" para ligar o motor atéeste começar a funcionar.
MOTOR QUENTE
o Mova a chave para a posição "START". Se o motor não pegar àprimeira tentativa, espere uns segundos e tente de novo utilizando a luz de pré-aquecimento.
C070C01E
LOCK
ACC
ON
START
C050A01E
!
Page 139 of 249

2- 6 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
C050B01HP
âmbar vermelha ACESA
âmbar vermelha APAGADA
C050B02S-GPT CONDIÇÕES NORMAIS Processo de arranque:
1. Introduza a chave e coloque o cinto
de segurança.
2. Coloque a alavanca das mudanças em ponto morto ( caixa de velocidades manual) ou na posição "P" ( Park ) ( caixa de velocidadesautomática ).
3. Depois de pôr a chave da ignição na posição "ON", certifique-se de que todas as luzes de aviso e manómetros estão a funcionarcorrectamente, antes de ligar o motor.
4. Nos veículos com motor diesel, rodar a chave da ignição para aposição ON. A âmbar indicadora de pré-incandescência iluminar-se-á a vermelho e, passados alguns segundos, passará a verde, indicando que o pré-aquecimentose encontra concluído. NOTA: Se o motor não arrancar 10
segundos depois de completado o pré-aquecimento, rode a chave na ignição para a posição "LOCK"seguidamente para a posição "ON" e recomece o pré-aquecimento. AVISO:
Assegure-se de que carregou no
pedal da embraiagem a fundo an- tes de meter qualquer mudança, pois caso isso não aconteça, poderá causar sérios danos ao seuautomóvel ou inclusivamente, magoar alguém que se encontre dentro ou perto do veículo, emresultado do movimento que este possa fazer caso o pedal da embraiagem não esteja totalmenteno fundo.
5. Gire a chave até à posição "START" e largue assim que omotor entre em funcionamento.
!
Page 140 of 249

QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 2- 7
HTB206
C070A02A-GPT
OPERAÇÃO DE UMA CAIXA DE VELOCIDADES MANUAL
O seu HYUNDAI está equipado com
uma caixa de velocidades do tipo convencional, cujo esquema se encontra representado na figura eimpresso no topo da alavanca das mudanças. É do tipo sincronizado, tanto para mudanças altas, como paramudanças baixas, o que facilita as operações.
C055B01B-GPT
ARRANQUE E PARAGEM DO MOTOR EQUIPADO COM TURBO COMPRESSOR EPERMUTADOR DE CALOR(MOTOR DIESEL)
(1) Não elevar as rotações do motor
imediatamente após o ter ligado. Se o motor estiver frio deixe o motor a trabalhar ao ralanti du-rante alguns segundos antes de partir, para permitir uma boa lubrificação do turbo compressor.
(2) Após conduzir a alta velocidade
ou durante longos períodos, comelavadas cargas do motor, o mo- tor deverá funcionar ao ralenti durante 1 minutoaproximadamente antes de ser desligado. Este tempo ao ralenti permite ao turbo compressorarrefecer antes de desligar o mo- tor.
AVISO:
Não desligue o motor logo depois
de este ter sido sujeito a uma grande carga. Se o fizer poderá causar grandes estragos no motor e no turbo compressor.
!
NOTA:
o Para engrenar a marcha atràs, leve a alavanca a ponto morto durante cerca de 3 segundos,com o veículo completamente imobiliza-do. Mova, então, a alavanca das mudanças para aposição de marcha atràs.
o A baixas temperaturas, a engrenagem das mudanças pode ser difícil enquanto o fluido de lubrificação da caixa nãoaquece. Trata-se de uma situação normal que não provoca danos à transmissão.
o Com a viatura totalmente parada, se se tornar difícil engrenar a 1ªou R (Marcha atrás), colocar aalavanca na posição N (ponto morto) e largar o pedal da embraiagem. Voltar a pressionaro pedal da embraiagem e engrenar a 1ª ou R.
o Não utilizar a alavanca de velocidades para apoiar a mão durante a condução, pois talpode dar origem ao desgaste prematuro das forquilhas das mudanças.
Page 141 of 249

2- 8 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
CUIDADO:
Quando mudar 5ª para 4ª velocidade, deve faze-lo com precaução para não pressionar aalavanca das mudanças para os lados e inadvertidamente engrenar a 2ª em vez da 4ª velocidade. Talredução pode causar um aumento de velocidade do motor a um ponto que o conta rotações (se equipado)entrará na zona vermelha. Este excesso de rotação do motor pode causar sérios estragos no motor SC090B1-FP
COMO USAR A EMBRAIAGEM
Deve carregar-se a fundo no pedalda embraiagem sempre que se en-grenar uma marcha, soltando-o suavemente depois. Não descanse o pé em cima do pedal da embraiagem enquanto conduz, pois isto produz um desgastedesnecessário da embraiagem.Não carregue parcialmente naembraiagem para segurar o carronuma inclinação, pois isto poderá também desgastar desnecessáriamente a embraiagem.Nestas circuntâncias, utilize o travão de mão. A embraiagem deve sempre voltar à posição inicial quando se sol-ta. Não carregue na embraiagem de formarápida e repetidamente. C070E02A-GPT
PONTOS RECOMENDADOSRecomendada
km/h
20Km/h (15 milhas) 40Km/h (25 milhas) 55Km/h (35 milhas) 75Km/h (45 milhas)Mude
de-para
1-2 2-3 3-4 4-5
Os pontos de engrenagem das
mudanças que aparecem acima são os recomendados para a maior economia de combustível e melhor performance.
!
Page 142 of 249

QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 2- 9
C070D02A-APT
PRÁTICAS PARA UMA BOA CONDUÇÃO
o Nunca faça uma descida com a
caixa de velocidades em ponto morto o que é extremamente perigoso. Faça-o sempre com a caixa de marcha engrenada.
o Não utilize demasiadamente os travões, pois pode causar o seusobreaquecimento e maufuncionamento. Quando descer um plano inclinado, abrande e reduza a mudança. Actuando desta forma,o motor ajuda a reduzir a velocidade do carro.
o Abrande, antes de reduzir a mudança, de forma a não sobrecar- regar o motor, o que poderiacausar-lhe danos.
o Abrande quando houver ventos
cruzados, pois assim terá um maiorcontrole sobre o veículo.
o Certifique-se que o veículo está completamente imobilizado an-tes de engrenar a marcha atràs. A caixa de velocidades poderá sofrerdanos caso não tome esta precaução. Para engrenar a mar- cha atràs, carregue no pedal daembraiagem, ponha a alavanca das mudanças em ponto morto, espereum momento e engrene, então, a marcha atràs.
o Conduza com muito cuidado em superfícies escorregadias. Tenha especial AVISO quando travar,acelerar ou engrenar mudanças. Numa superfície escorregadia, a alteração brusca de uma mudançaou da velocidade pode ocasionar a perda de tracção, e com isto, a perda do controlo do veículo. CUIDADO:
o O risco de capotamneto é grandemente aumentado seperder o controlo do veiculo aaltas velocidades.
o A perda do controle do veiculo é comum quando duas ou maisrodas saem da estrada, e o condutor vira demais as rodas para reentrar na estrada.
o No caso de uma saída de estrada, não tente virar as rodasabruptamente para tentar voltar á estrada. Neste caso é mais aconselhável, primeiro abrandarde velocidade, e só então entrar na estrada.
o Em caso de colisão, uma pessoa sem cinto de segurança tem consideravelmente maiorespossibilidade de morrer que uma pessoa que utiliza o cinto de segurança.
!
Page 143 of 249

2- 10 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
SC110B1-FP
O FUNCIONAMENTO EM CADA POSIÇÃO É O SEGUINTE: o "P" ( Parado/Estacionado )
Para manter o veículo num
determinado lugar quando estacionado ou no momento doarranque, coloque a alavanca na posição "P". Ao estacionar o veículo, accione o travão de mão e coloque aalavanca na posição "P".
C090A01A-GPT CAIXA AUTOMÁTICA A caixa automática Hyundai, altamente eficiente, possui quatro velocidades para a frente e uma velocidade à rectaguarda, assim comoo sistema convencional que se mostra em baixo. À noite, com o interruptor de multi-funções na primeira posição,o simbolo correspondente à mudança seleccionada aparecerá no mostrador. NOTA:
Pressione o pedal de travão
e carregue no botão quando mudar de velocidade.
Carregue no botão quando
mudar de velocidade.
A alavanca das mudanças
movimenta-se livremente.
Para uma excelente economia de
combustível, acelere gradulamente.A caixa passará automáticamente para a segunda, depois para terceira velocidade e, seguidamente, para"over drive".
HTB185
CUIDADO:
Nunca coloque a alavanca das mudanças na posição "R" ou "P" com o veículo em andamento.
!
CUIDADO:
Nunca coloque o selector da
mudança na posição "P" até o veículo estar completamenteparado. Se não considerar este aspecto, pode-rá danificar sériamente a caixa de velocidades.!
Page 144 of 249

QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 2- 11
SC110E1-FP
o "D" ( Condução )
É usada para a condução normal. A caixa passa pelas 4 velocidades de forma sequêncial, dando melhoreconomia e força.Nunca reduza manualmente para "2"ou para "1" quando o veículo fôr auma velocidade superior a 95Km/h ( 60mph). SC110F1-FP
o "2" (Segunda)
Utiliza-se em pisos escorregadios,
subidas ou descidas. "2" é uma velocidade que
automáticamente muda entre a 1ª e a 2ª, isto quer dizer que nunca atingirá a terceira. De qualquer forma, deve passar-se à terceira (D) manualmente,quando o veículo exceder a velocidade prevista para as mudanças anteriores, afim de que o motor nãofique sobre-esforçado e volte às condições normais.
SC110C1-FP
o "R" ( Marcha atràs )
Serve para fazer recuar o veículo. O carro deverá estar completamenteparado, antes de colocar a alavanca na posição "R".
SC110D1-FP
o "N" ( Ponto Morto/Neutro )
Na posição "N" a caixa de velocidades
estará em ponto morto, o que significaque a caixa não está engrenada. Pode arrancar nesta posição, embora nãoseja aconselhável, salvo se o motor for abai-xo com o carro em movimento. C090H01A-GPT NOTA:
o Para um funcionamento suave,
carregar no pedal do travão quando mudar de "N" ou "P" para uma relação para a frente ou a marcha-atrás.
o A chave da ignição deve estar na posição "ON" e o pedal dotravão completamente carregadopara deslocar a alavanca da posição "P" para qualquer uma das outras posições. (semontado)
o É sempre possivel passar das posições "R", "N", "D", "2" ou "L" para a posição "P".
SC110G1-FP
o "L" ( Mudança Baixa )
Usada só para subidas muito
íngremes ou muito inclinadas, como freio do motor. Quando usar a posição"L", a caixa deve passar anteriormente pela posição "2", de forma a reduzir a velocidade do automóvel. Nãoultrapasse os 50Km/h (31mph) na posição "L", assim, a passagem para a 2ª faz-se quando o carro excede avelo-cidade indicada e, à medida que a velocidade aumenta, deve engre- nar a 3ª afim de evitar sobrecarga domotor.