1- 4 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
B020B01FC-GPT A RODAGEM NO SEU HYUNDAI (Motor Diesel) Durante os primeiros 1000 Km (600 milhas), não é recomendado nenhum procedimento de rodagem para o seu Hyundai.Ne entanto, poderá contribuir para ouso económico e durável do seuHyundai, cumprindo as seguintes recomendações durante os primeiros 1000 Km (600 milhas):
B020A01S-GPT A RODAGEM NO SEU HYUNDAI (Motor Gasolina) Durante os primeiros 2000 Km (1200
milhas), não é recomendado nenhum procedimento de rodagem para o seu Hyundai. Ne entanto, poderá contribuir para o
uso económico e durável do seuHyundai, cumprindo as seguintes recomendações durante os primeiros 2000 Km (1200 milhas):
o Não conduza a mais de 88 Km/h (55 mph)
o Ao conduzir, manteha as rotações
do seu motor entre as 2000 e as 4000 rotações por minuto.
o Acelere moderadamente. Não acelere a fundo.
o Durante os primeiros 300 Km (200
milhas), tente não fazer travagensbruscas.
o Não conduza com o motor devagar em mudanças altas, use uma mudança baixa quando em velocidade reduzida. o Ao conduzir depressa ou devagar,
varie a sua velocidade de vez emquando.
o Não deixe o motor equipado com
catalizador a trabalhar ao ralentidurante mais de minutos.
o Não realize nenhuma actividade
de reboque durante os primeiros2000 Km (1200 milhas). o Durante a condução, manter a
velocidade do motor (rpm, rotaçõespor minuto) na zona das 3 000rpm.
o Durante a condução manter a velocidade abaixo dos três quartos do valor máximo.
o Acelere moderadamente. Não acelere a fundo.
o Durante os primeiros 300 Km (200 milhas), tente não fazer travagensbruscas.
o Não conduza com o motor devagar em mudanças altas, use umamudança baixa quando em velocidade reduzida.
o Ao conduzir depressa ou devagar, varie a sua velocidade de vez emquando.
o Não deixe o motor equipado com catalizador a trabalhar ao ralentidurante mais de minutos.
o Não realize nenhuma actividade de reboque durante os primeiros 1000 Km (600 milhas).
1- 112 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
H290D01O-GAT 1. Botão FF/REW (avanço rápido/rebobinagem)
o O avanço rápido tem início quando
o botão FF ( ) é premido nos modos de leitura (PLAY) ou de rebobinagem (REW).
o A leitura da fita tem início quando o botão FF ( ) é de novo premidodurante o modo de avanço rápido(FF).
o A rebobinagem tem início quando botão REW ( ) é premido nos modos de leitura (PLAY) ou de avanço rápido (FF).
o A leitura da fita tem início quando o botão REW ( ) é de novopremido durante o modo derebobinagem (REW).
2. Botão de selecção AUTO MUSIC
Prima o botão para encontrar o iníciode cada melodia numa cassete demúsica pré-gravada. O espaço em branco entre cada melodia (deve ter pelo menos 4 segundos) pode serdetectado pelo botão de selecção AUTO MUSIC. o Se premir o botão será tocado
o início da melodia seguinte.
o Se premir o botão recomeçará a tocar no início da melodia que acabou de ouvir.
3. Botão TAPE PROGRAM Este botão permite tocar o lado oposto da cassete bastando para isso premir o botão de programação. Apareceráuma seta no ecrã indicando a direcção de avanço da fita. 4. Botão TAPE EJECT
o Se premir o botão com a cassete introduzida no leitor, esta é ejectada.
o Se premir o botão durante o modo FF/REW a cassete éigualmente ejectada. 5. Botão EQ (EQUALIZER) Prima o botão EQ para seleccionar CLASSIC, JAZZ, ROCK e DEFEAT MODE para seleccionar o ambiente musical desejado. De cada vez queprime o botão as indicações aparecem no ecrã pela ordem indicada.
6. Botão DOLBY Se ouvir um ruído de fundo durante a leitura (PLAY) da cassete, pode reduzi-lo consideravelmente bastando para isso premir o botão DOLBY. Para cancelar a função DOLBY, primanovamente este botão.
CLASSIC
JAZZ ROCK DEFEAT
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 2- 15
AVISO:
O seu ABS não evitará acidentes causados por manobrasperigosas. Mesmo que o controle do veiculo tenha melhorado du- rante situações de travagem deemergência. A velocidade deve ser sempre reduzida quando as condições da estrada sãoprecárias. As condições de segurança oferecidas pelo sistema ABS nunca devem ser ensaiadasnuma condução a alta velocidade ou nas curvas. Com esses ensaios apenas estaria a pôr em risco asua vida e de terceiros. CUIDADO:
O seu ABS não evitará acidentes
causados por manobras perigosas. Mesmo que o controlo do veículo tenha melhorado durante situaçõesde travagem de emergência, mantenha sempre uma distancia segura entre o seu veículo e outrosobjectos. A velocidade deve ser sempre
reduzida quando as condições daestrada são precárias. As distancias de travagem dos
veículos equipados com ABS podem ser maiores nas seguintes condições:
o Conduzir em piso irregular, arenoso ou neve.
o Conduzir com correntes de neve.
o Conduzir em estradas onde o pavimento esta escorregadio ou existam desníveis no pavimento.!! As condições de segurança oferecidas pelo sistema ABS nunca devem ser ensaiadas numacondução a alta velocidade ou em curvas. Com esses ensaios apenas estaria a pôr em risco a suasegurança e a de terceiros.
SC150A1-FP CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA Pode economizar bastante combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere
moderadamente. Não faça grandes acelerações nem trave bruscamente, tente manter umavelocidade constante. Não acelere com semáforos vermelhos. Tente ajustar a velocidade à velocidadedo trânsito para assim não precisar de fazer alterações de velocidade desnecessárias. Evite, sempre quepossível, tráfego congestionado.
2- 16 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
para a economia de combustível.
o Não deixe o motor ao ralenti para
além do tempo necessário. Se estiver parado (sem ser notráfego), desligue o motor e voltea ligar só quando se preparar para partir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita de um longo período de aquecimento. Assim que o motoresteja a trabalhar, pode arrancar com o carro. Contudo, em climas mais frios, é aconselhável fazerum aquecimento prévio, durante algum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços emmudanças muitos altas conduzindo a baixa velocidade. Quandoconduzir a uma velocidade mais moderada, deve utilizar uma mudança mais baixa.Sobrecarregar o motor é, pois, obrigá-lo a trabalhar em rotações mais baixas que as dos limitesrecomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha com a força do motor, a economia de combustível é reduzida quandoutilizado.
o Certifique-se do alinhamento
correcto do eixo das rodas. O alinhamento incorrecto pode causar um desgaste prematuro dos
pneus, para além do consumoexcessivo de combustível.
o Mantenha o seu automóvel em boas condições. Para uma maioreconomia de combustível e reduzidos custos de manutenção, mantenha o seu carro de acordocom o plano de manuntenção descrito no capítulo 5. Quanto mais severas forem as condições decondução, mais frequente deve ser a manutenção do seu veículo. (Vêr capítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço maiscuidado de limpeza ou prevenção de materiais corrosivos, recorra ao seu serviço HYUNDAI. Éespecialmente importante que resíduos como a lama, pó, gelo, etc. não se acumulem na parteinferior do car- ro, pois este peso extra pode levar a um maior consumo de combustível e tambémpode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso possível. O peso é um inimigo
Mantenha-se sempre a uma distância segura dos veículos que o precedem para evitar travarrepentinamente, o que causará um desgaste nos travões.
o Conduza a uma velocidade moderada. Quanto mais depressa conduzir, mais combustível gasta.Conduzir a uma velocidade moderada, especialmente em auto- estradas, é uma das formas maiseficazes de economizar combustível.
o Nunca descanse o pé em cima dos pedais de embraiagem ouacelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque-cimento dos travões, também irá aumentar o consumo de combustível. Poderá, ainda,reduzir-lhes eficácia, levando ás mais sérias consequências.
o Tenha sempre a preocupação de verificar o estado dos seus pneus. Mantenha a pressão recomendada,pois a pressão incorrecta, quer seja superior ou inferior, resulta num desgaste prematuro dos pneus. Reveja a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 2- 17
SC160A1-FP
ADERÊNCIA NAS CURVAS
Evite travar ou engrenar mudanças
nas curvas, especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com uma aceleração moderada. Seguindo esteconselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus.
SC170A1-FP
CONDUÇÃO DE INVERNO
No inverno, as condições climatéricas
mais severas podem trazer problemaspara a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizarestes problemas da condução de inverno, siga os seguintes conselhos: SC170B1-FP
CONDIÇÕES DE GELO OU NEVE
Para conduzir em neve profunda, é
necessário utilizar pneus próprios para a neve ou protegê-los com correntes. Caso os pneus para a neve sejam necessários, é importante seleccionarpneus equivalentes em tamanho e tipo aos originais. A selecção errada dos pneus poderá afectar a segurançada viatura e a sua manutenção. Por outro lado, acelerações rápidas, travagens, guinadas bruscas, tambémpoderão ser muito perigosas. Durante a desaceleração, tra-ve com o motor. Travagens bruscas na neve ou nogelo podem levar o carro a perder aderência, por isso,convém que mantenha uma distânciasuficientemente segura em relação ao carro da frente, para além de travar muito suavemente. Lembre queas correntes dão mais força ao veículo mas não impedem de perder a aderência.
NOTA: O uso de correntes não é permitido
em todos os locais. Antes de as utilizar, reveja a legislação de cada localidade sobre o as-sunto. SC170C1-FP UTILIZE ANTICONGELANTE DE ALTA QUALIDADE O seu HYUNDAI vem provido de fábrica com anticongelante de altaqualidade no sistema de refrigeração. É o único tipo de anticongelante que deve ser utilizado porque previne aóxidação dos componentes do sistema de refrigeração, lubrifica a bomba de água e evita ocongelamento. Verifique sempre o nível do anticongelante, de acordo com as instruções do Capítulo 5. Antes de começar o inverno, deve rever o nível do anticongelante, de modo a prevenir antecipadamente astemperaturas do inverno. SC170D1-FP CONTROLE DA BATERIA E DOS CABOS O inverno aumenta o consumo da sua bateria. Inspeccione visual-mentea bateria e os cabos conforme é indicado no Capítulo 6. O nível de carga da bateria deve ser verificadopelo seu serviço HYUNDAI.
2- 22 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
AVISO:
As especificações a seguir
indicadas são as recomendadas para rebocar um atrelado. O peso de carga do atrelado não pode exceder os valores no quadroabaixo.
5. Vão máximo permitido no ponto de engate : 690 mm. C190F02A-GPT
CONSELHOS PARA REBOCAR
1. Antes de rebocar, verifique o estado
do gancho e correntes de segurança bem como o bom funcionamento das luzes avisadoras (travões, mudança dedirecção e de presença).
2. Conduza o veículo sempre a uma
velocidade moderada (menos de100 Kms/H).
3. Rebocar um atrelado requere mais
combustível do que em condições normais de condução.
4. A fim de manter a eficiência de redução do motor e o rendimentode carga eléctrica não utilize a 5 a
velocidade (ca. velocidades manu- al) ou "overdrive" (caixa automática).
HTB312
C190E02L
Peso bruto da
barra Peso bruto do
veículo
Ponto de união Gancho
44
(97)
Sem travóes Atrelado
700 (1,543)
1000 (2,204)
1,100 (2,425) 1,100 (2,425) 900(1,984)
1,100 (2,425) 450(992)
Transmissão
manual
Transmissão automática
1.1L 1.3L 1.6L
Diesel
1.3L1.6L
Com
tra- vóes kg. (Lbs)
Carga máxima
rebocável
CUIDADO:
Uma distribuição imprópria da carga no interior do atrelado e do seu carro pode afectar sériamente a per-formance da direcção e dos travões causando um grave acidente.!!