Page 377 of 450

2
O controlo de funcionamento
Ecrã táctil
Por razões de segurança, o condutor deve realizar, imperativamente, as operações que exigem uma atenção especial, com o veículo parado. Determinadas funções não são acessíveis em movimento.
Permite o acesso aos: - menus de parametrização das funções e dos equipamentos do veículo, - menus de configuração de áudio e visualização, - comandos dos equipamentos de áudio e de telefone e de visualização das informações associadas.
E, consoante o equipamento, permite: - a visualização das mensagens de alerta e de ajuda gráfica ao estacionamento, - o acesso aos comandos do sistema de navegação e aos serviços Internet, e a visualização das informações associadas.
Funcionamento geral
Recomendações
É necessário efectuar uma pressão marcada, nomeadamente para os gestos "deslizados" (exploração de listas, deslocação do mapa...). Não é suficiente um ligeiro toque. O ecrã não reconhece pressões com vários dedos. Esta tecnologia permite uma utilização a qualquer temperatura e com luvas. Não utilize objectos pontiagudos no(a) ecrã táctil. Não toque no(a) ecrã táctil com as mãos molhadas. Utilize um pano limpo e macio para limpar o ecrã táctil.
Estado dos avisadores
Algumas teclas incluem um avisador para indicar o estado da função correspondente. Avisador verde: a função correspondente foi activada. Avisador laranja: a função correspondente foi neutralizada.
Princípios
Prima a tecla MENU para aceder aos vários menus e carregue, em seguida, nos botões materializados do(a) ecrã táctil. Cada menu é visualizado em uma ou duas páginas (página primária e página secundária).
Utilize esta tecla para ter acesso à página secundária.
Passados alguns instantes sem acção na página secundária, é visualizada automaticamente a página primária.
Utilize esta tecla para ter acesso à página primária.
Utilize esta tecla para ter acesso a informações complementares e às regulações de determinadas funções.
Utilize esta tecla para validar.
Utilize esta tecla para sair.
Page 378 of 450
1
3
O controlo de funcionamento
2008-additif_pt_Chap01_controle-de-marche_ed01-2016
Menus
Prima esta tecla para aceder aos diversos menus.
Navegação . Conforme o nível de acabamento, a navegação não se encontra disponível, como opção ou de série. Ver a rúbrica "O áudio e a telemática".
Rádio Média . Ver a rubrica "O áudio e a telemática".
Regulações . Permite configurar a visualização e o sistema.
Permite aceder a uma ajuda interactiva sobre os principais avisos luminosos do veículo.
Serviços conectados . Executar determinadas aplicações do seu smartphone através de MirrorLinkTM ou CarPlay®. Consultar a rubrica "O áudio e a telemática".
Telefone. Ver a rubrica "O áudio e a telemática".
Condução. Permite aceder ao computador de bordo e, consoante a versão, definir os parâmetros de determinadas funções. Consultar a rubrica correspondente.
1. Regulação do volume / corte do som. Ver a rubrica "O áudio e a telemática".
Page 379 of 450

4
Informações práticas
2008-additif_pt_Chap09_info-pratiques_ed01-2016
Nível mínimo de combustível
Quando o nível mínimo do depósito for atingido, esta luz avisadora acende-se no quadro de bordo. Restam-lhe cerca de 5 litros de combustível no depósito. Quando a luz de aviso começa a piscar, resta muito pouco combustível no depósito.
Enquanto o tampão não for colocado novamente no depósito, a chave não pode ser retirada da fechadura. A abertura do tampão pode dar origem a um ruído de aspiração de ar. Esta depressão, completamente normal, é provocada pela estanqueidade do circuito de combustível.
Depósito de combustível
Capacidade do depósito: cerca de 50 litros ( 45 litros para o motor Diesel BlueHDi).
1. Abertura da tampa do depósito de combustível. 2. Abertura do tampão do depósito. 3. Aperto do tampão do depósito.
Enchimento
Para realizar o enchimento em total segurança: desligue imperativamente o motor, abra a tampa do depósito de combustível 1 , introduza a chave no tampão 2 e, em seguida, rode para a esquerda,
Com o Stop & Start, nunca efectue um enchimento de combustível quando o motor se encontrar no modo STOP; desligue imperativamente a ignição
com a chave.
retire o tampão e prenda-o à patilha situada na face interna da tampa 3 , encha o depósito, mas não insista para além do 3º cor te da pistola ; isso poderia originar problemas de funcionamento.
Proceda imperativamente a um complemento de combustível para evitar qualquer avaria. Para mais informações sobre a Falta de combustível (Diesel) , consulte a rubrica correspondente.
Uma etiqueta colada no interior da tampa, indica-lhe o tipo de combustível a utlizar em função da sua motorização. Os complementos de combustível deverão ser superiores a 5 litros para serem levados em
consideração pela sonda de combustível.
Page 380 of 450
5
9
Informações práticas
2008-additif_pt_Chap09_info-pratiques_ed01-2016
Corte de alimentação de
combustível
O seu veículo está equipado com um dispositivo de segurança que corta a alimentação de combustível para o motor em caso de embate.
Uma vez terminado o enchimento: coloque novamente o tampão no lugar adequado, rode a chave para a direita e, em seguida, retire-a do tampão, feche novamente a tampa.
No caso de introdução de combustível desadequado à motorização do seu veículo o esvaziamento do reservatório é indispensável antes do arranque do motor.
Page 381 of 450

6
Informações práticas
2008-additif_pt_Chap09_info-pratiques_ed01-2016
Compatibilidade
dos combustíveis
Combustível utilizado pelos
motores a gasolina
Os motores a gasolina são compatíveis com os biocombustíveis, em conformidade com as normas europeias atuais e futuras, podendo ser vendidas na bomba:
A utilização de um outro tipo de
(bio)combustível (óleos vegetais ou animais puros ou diluídos, combustível doméstico...) é formalmente proibida (risco de danos do motor e do circuito de combustível).
Apenas é autorizada a utlização de aditivos combustíveis Diesel que cumpram a norma B715000.
Deslocação no estrangeiro Alguns combustíveis podem danificar o motor. Em alguns países, pode ser exigida a utilização de um tipo par ticular de combustível (índice de octanas específico, denominação comercial específica...) para garantir o bom funcionamento do motor. Para mais informações, consulte o Ponto de Venda.
Apenas é autorizada a utilização de aditivos combustíveis de gasolina que respeitem a norma B715001.
Combustível utilizado pelos
motores a Diesel
Os motores a Diesel são compatíveis com os biocombustíveis em conformidade com as normas europeias, actuais e futuras, podendo ser distribuídos na bomba.
Gasóleo em conformidade com a norma EN590 misturado com um biocombustível em conformidade com a norma EN14214 (incorporação possível de 0 a 7% de Éster Metílico de Ácido Gordo).
Gasóleo parafínico em conformidade com a norma EN15940 misturado com um biocombutível em conformidade com a norma EN14214 (incorporação possível de 0 a 7% de Éster Metílico de Ácido Gordo).
Gasóleo em conformidade com a norma EN16734 misturado com um biocombustível em conformidade com a norma EN14214 (incorporação possível de 0 a 10% de Éster Metílico de Ácido Gordo).
A utilização de combustível B20 ou B30 que cumpram a norma EN16709 é possível com o seu motor Diesel. No entanto, esta utilização, mesmo que ocasional, necessita da aplicação rigorosa das condições de manutenção específicas, denominadas de "Deslocações Severas".
Gasolina em conformidade com a norma EN228 misturada com um biocombustível em conformidade com a norma EN15376.
Para mais informações, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Gasóleo a baixa temperatura Com temperaturas inferiores a 0°C (+32°F), a formação de parafinas nos gasóleos de tipo verão pode dar origem a um funcionamento anormal do circuito de alimentação de combustível. Para o evitar, é aconselhada a utilização de gasóleos de tipo inverno e que seja mantida no reservatório uma quantidade de combustível superior a 50 % da sua capacidade. Se, apesar desta operação, em temperaturas inferiores a -15°C (+5°F) o motor apresentar problemas de arranque, bastará deixar o veículo durante algum tempo numa garagem ou oficina aquecida.
Page 382 of 450

11
7
Características técnicas
2008-additif_pt_Chap11_caracteristiques-techniques_ed01-2016
E l e m e n t o s d e i d e n t i fi c a ç ã o
A. Número de série sob o capot motor. Este número está gravado na carroçaria próximo do suporte do amortecedor.
O controlo da pressão de enchimento dos pneus deve ser efectuada a frio, pelo menos todos os meses.
Uma pressão de enchimento dos pneus insuficiente aumenta o consumo de combustível.
B. Número de série na travessa inferior do pára-brisas. Este número está inscrito numa etiqueta colada e visível através do pára-brisas.
C. Etiqueta do fabricante.
Este número está inscrito numa etiqueta auto-destructiva colada no pilar central do lado esquerdo ou direito.
D. Etiqueta dos pneus/pintura. Esta etiqueta está colada no pilar central do lado do condutor.
Ela inclui as informações seguintes: - as pressões de enchimento com o veículo vazio e carregado, - as dimensões dos pneus, - a pressão de enchimento do pneu sobresselente, - a referência da cor da pintura.
Diferentes dispositivos de marcação visíveis para a identificação e a procura do veículo.
O veículo pode estar equipado de origem com pneus de índice de carga de de velocidade superiores ao indicado na etiqueta, sem impacto nas pressões de enchimento.
Page 383 of 450

Áudio e Telemática
8
2008-additif_pt_Chap12a_BTA-2-BTA-3R _ed01-2016
Chamada de urgência ou de assistência
PEUGEOT connect SOS
Em caso de emergência, prima durante mais de 2 segundos esta tecla. O acendimento intermitente do díodo verde e uma mensagem vocal confirmam que foi iniciada uma chamada para a plataforma "PEUGEOT connect SOS" * .
Uma nova pressão imediata nesta tecla anula o pedido. O díodo verde apaga-se.
O díodo verde permanece aceso (sem se acender de forma intermitente) quando a comunicação é estabelecida. Apaga-se no final da comunicação.
"PEUGEOT connect SOS" localiza imediatamente o seu veículo, entra em contacto consigo no seu idioma ** e solicita - se necessário - o envio de serviços de emergência públicos competentes ** . Nos países em que a plataforma não esteja operacional ou quando o serviço de localização foi expressamente recusado, a chamada é direccionada directamente para os serviços de emergência (112) sem localização.
** Consoante a cobertura geográfica do "PEUGEOT connect SOS", "PEUGEOT connect assistance" e o idioma nacional oficial escolhido pelo proprietário do veículo. A lista dos países abrangidos e dos serviços PEUGEOT CONNECT está disponível nos Pontos de Venda ou na página da Internet do
seu país.
* Consoante as condições gerais de utilização do serviço disponível no Ponto de Venda e sob reserva dos limites tecnológicos e técnicos.
Em caso de colisão detectada pelo calculador do airbag e independentemente dos eventuais accionamentos de airbag, é automaticamente efectuada uma chamada de urgência.
Se beneficiar da oferta PEUGEOT Connect Packs, com pack SOS e assistência incluídos, terá à sua disposição serviços complementares no seu espaço pessoal através da página da Internet do seu país.
Tipo 1
Page 384 of 450

.
Áudio e Telemática 9
2008-additif_pt_Chap12a_BTA-2-BTA-3R _ed01-2016
PEUGEOT connect assistance
O problema de funcionamento do sistema não impede a deslocação do veículo.
Prima durante mais de 2 segundos esta tecla para pedir uma assistência em caso de imobilização do veículo. Uma mensagem de voz confirma
que a chamada é efectuada ** .
Uma nova pressão imediata nesta tecla anula o pedido. A anulação é confirmada por uma mensagem de voz.
Geolocalização
Pode desactivar a geolocalização através de uma pressão simultânea nas teclas "PEUGEOT connect SOS" e "PEUGEOT connect assistance" acompanhada de uma pressão em "PEUGEOT connect assistance" para validar.
Para reactivar a geolocalização, volte a pressionar simultaneamente as teclas "PEUGEOT connect SOS" e "PEUGEOT connect assistance" acompanhada de uma pressão em "PEUGEOT connect assistance" para validar.
A luz avisadora laranja está acesa de forma fixa: a pilha sobresselente deve ser substituída. Em ambos os casos, os serviços de chamada de emergência e assistência correm o risco de não funcionar. Consulte um reparador qualificado o mais rapidamente possível.
Funcionamento do sistema
Quando a ignição é ligada, a luz avisadora verde acende-se durante 3 segundos indicando o funcionamento correcto do sistema.
A luz avisadora laranja acende-se de forma intermitente e, em seguida, apaga-se: o sistema apresenta um problema de funcionamento.
Se tiver adquirido o seu veículo fora da rede da Marca, deverá verificar a configuração destes serviços e poderá solicitar a modificação junto da sua rede. Num país multilingue, a configuração é possível no idioma nacional oficial de sua preferência.
Por motivos técnicos, nomeadamente para uma melhor qualidade dos serviços PEUGEOT CONNECT que trazem benefícios para o cliente, o construtor reserva-se ao direito de efectuar a qualquer momento actualizações do sistema telemático do veículo.
** Consoante a cobertura geográfica de "PEUGEOT connect SOS", "PEUGEOT connect assistance" e o idioma nacional oficial escolhido pelo proprietário do veículo. A lista dos países abrangidos e dos serviços PEUGEOT CONNECT está disponível nos Pontos de Venda ou na página da Internet do
seu país.