Page 185 of 378

9
183
Condução
Ajuda gráfi ca e sonora ao estacionamento dianteiro e traseiro
A activação da ajuda ao estacionamento obtém-se: - ao engrenar a marcha-atrás, - a uma velocidade inferior a 10 km/h para a frente. É acompanhada por um sinal sonoro e pela apresentação do veículo no ecrã multifunções.
A informação de proximidade é fornecida através de: - um sinal sonoro, cada vez mais rápido à medida que o veículo se aproxima do obstáculo, - um gráfico no ecrã multifunções, com segmentos cada vez mais próximos do veículo. O obstáculo é localizado em função da emissão do sinal sonoro nos altifalantes; na dianteira ou traseira e à direita ou esquerda. Quando a distância "veículo/obstáculo" for inferior a cerca de trinta centímetros, o sinal sonoro torna-se contínuo e/ou o símbolo "Perigo" aparece em função do ecrã multifunções.
Sistema constituído por quatro sensores de proximidade, instalados no pára-choques dianteiro e/ou traseiro. Detecta qualquer obstáculo (pessoa, veículo, árvore, barreira,...) situado atrás do veículo, mas não poderá detectar os obstáculos situados exactamente abaixo do pára-choques.
Um objecto, como uma estaca, uma baliza de estaleiro ou qualquer outro objecto semelhante pode ser detectado no princípio da manobra, mas pode já o não ser quando o veículo chega à sua proximidade.
Page 186 of 378

184Condução
A desactivação da ajuda ao estacionamento é obtida: - quando é desengrenada a marcha-atrás, - quando a velocidade é superior a 10 km/h para a frente, - quando o veículo está parado durante mais de três segundos com marcha para a frente.
Neutralização
Prima o botão A , a luz avisadora acende-se, o sistema é totalmente neutralizado.
Anomalia de
funcionamento
Em caso de defeito no funcionamento, ao engrenar a marcha-atrás, este avisador surge no painel e/ou é apresentada uma mensagem no ecrã multifunções, acompanhada por um sinal sonoro (bip curto). Consultar a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
O sistema será neutralizado automaticamente em caso de presença de um engate de reboque ou de montagem de um suporte para bicicletas (veículo equipado com um reboque ou um suporte para bicicletas recomendado pela PEUGEOT).
Com mau tempo ou no Inverno, assegure-se de que os sensores não estão cobertos por lama, gelo ou neve. Ao engrenar a marcha- atrás, um sinal sonoro (bip longo) indica que os sensores podem estar sujos. Quando o veículo se desloca a uma velocidade inferior a 10 km/h, determinadas fontes sonoras (motos, camiões, martelos pneumáticos, ...) podem fazer disparar os sinais sonoros de ajuda ao estacionamento.
O sistema de ajuda ao estacionamento não pode, em caso algum, substituir a vigilância e a responsabilidade do condutor.
Reactivação
Prima novamente o botão A , a luz avisadora apaga-se, o sistema é reactivado.
Page 187 of 378
9
185
Condução
Câmara de marcha-atrás
Limpe periodicamente a câmara de marcha-atrás com uma esponja ou um pano macio. Em caso de lavagem num estação de lavagem a alta pressão, mantenha a agulheta a 30 cm da câmara.
Este sistema é uma ajuda à condução, mas não substitui a vigilância nem a responsabilidade do condutor, que deve conservar sempre o controlo do veículo.
Uma câmara de marcha-atrás é activada automaticamente ao passar para marcha-atrás. O retorno visual a cores da traseira do veículo
é efectuado no ecrã de navegação.
Consoante a versão, são exibidos igualmente traços de cor no ecrã: - Os traços verdes representam a direcção geral do veículo. - Os traços vermelhos representam a distância de aproximadamente 30 cm após o limite do pára-choques traseiro do seu veículo. O sinal sonoro torna-se contínuo a
partir deste limite. - Os traços azuis representam o raio de viragem máximo.
Page 188 of 378

186Condução
Medição de lugar disponível
Após a medição do lugar de estacionamento disponível entre dois veículos ou obstáculos este sistema apresenta informações sobre: - a possibilidade de estacionamento num lugar livre, em função das dimensões do seu veículo e das distâncias necessárias para efectuar as manobras, - o nível de dificuldade da manobra a efectuar. O sistema não mede os lugares cujo espaço é nitidamente inferior ou superior ao tamanho do veículo.
Visualização no quadro de bordo
O avisador de medição de espaço disponível pode apresentar três estados diferentes:
- apagado: a função não está seleccionada. - aceso fixo: a função está seleccionada mas as condições de medição ainda não estão reunidas (indicador de mudança de direcção desligado, velocidade demasiado elevada) ou a medição já terminou. - intermitente: a medição está em curso ou a mensagem é apresentada.
Pode activar a função de medição de espaço disponível através do comando A . O acendimento fixo do avisador indica a selecção da função.
Page 189 of 378

9
187
Condução
Funcionamento:
Identificou um lugar disponível: Prima o comando A para activar a função. Ligue o indicador de mudança de direcção do lado do lugar que pretende medir. Durante a medição, avance ao longo do lugar, a uma velocidade inferior a 20 km/h, para se preparar para efectuar a manobra. O sistema mede então o tamanho do lugar. O sistema indica o grau de dificuldade da manobra, através de uma mensagem no ecrã multifunções, acompanhada por um sinal sonoro.
A função apresenta as seguintes mensagens:
Estacionamento possível
Estacionamento difícil
Estacionamento não aconselhado
A função desactiva-se automaticamente: - a passagem da marcha-atrás, - quando a ignição é desligada, - ao fim de um espaço de cinco minutos após a activação da função ou após a última operação de medição, - se a velocidade do veículo ultrapassar o limite de 70 km/h durante um minuto.
- A função permanece disponível após cada medição, podendo assim medir vários lugares sucessivamente. - Em condições atmosféricas adversas e no Inverno, certifique-se de que os sensores não estão cobertos por sujidade, gelo ou neve. - A função de medição de espaço disponível desactiva a ajuda ao estacionamento à frente, durante a medição em marcha à frente.
Em caso de problema de funcionamento, solicite a verificação do sistema pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Se a distância lateral entre o veículo e o lugar for demasiado grande, o sistema pode ficar inoperante.
Page 190 of 378
Verificações
188
PEUGEOT e TOTAL
Parceiros no desempenho
e na redução de consumo
de combustível
A inovação ao serviço do desempenho
As equipas de Investigação e de Desenvolvimento TOTAL elaboram para a PEUGEOT lubrificantes respondendo às últimas inovações técnicas dos veículos P E U G E O T. É para si a garantia de obter os melhores desempenhos e uma duração de vida máxima do motor.
Redução das emissões poluentes
O lubrificantes TOTAL são formulados para optimizar o rendimento das motorizações e a protecção dos sistemas de pós-tratamento. É crucial respeitar as instruções de manutenção da PEUGEOT para garantir o bom funcionamento.
RECOMENDAÇÃORECOMENDAÇÃO
Page 191 of 378

10
Verificações189
Capot
Liberte a vareta C do seu lugar. Fixe a vareta no entalhe para manter o capot aberto.
Fecho
Retire a vareta do entalhe de fixação. Reponha a vareta no respectivo lugar. Baixe o capot e solte-o no final do movimento. Puxe o capot para verificar se a trancamento se processou correctamente.
Abertura
Abra a porta esquerda dianteira. Puxe o comando interior A , situado na parte inferior do enquadramento da porta.
Antes de qualquer intervenção sob o capot, desligue a ignição (luz avisadora Ready apagada) para evitar riscos de lesões associados a um accionamento automático do motor.
A implantação do comando interior impede qualquer abertura, enquanto a porta esquerda dianteira se encontrar fechada. Não abra o capot em caso de vento violento. Com o motor quente, manuseie com precaução o comando exterior e avareta do capot (risco de queimadura).
Empurre para a esquerda o comando exterior B e eleve o capot.
Nunca tocar, manipular ou desmontar os cabos cor-de-laranja de "alta tensão".
Devido à existência de equipamentos eléctricos no compartimento do motor,
recomenda-se limitar a exposição à água (chuva, lavagem, etc.).
Page 192 of 378

Verificações
190
Falta de combustível (Diesel)
Motor 2 litros HDi
Encha o depósito de combustível com, pelo menos, 5 litros de gasóleo. Abra o capot do motor. Se necessário, desencaixe a tampa embelezadora para aceder à bomba de purga. Desaperte o parafuso de desgaseificação. Accione a bomba de purga, até ao aparecimento do combustível no tubo transparente. Aperte o parafuso de desgaseificação. Accione o motor de arranque até ao accionamento do motor (no caso de não ser efectuado o arranque do motor na primeira solicitação, aguarde cerca de 15 segundos e, em seguida, recomece). Se não obtiver nenhum resultado após algumas tentativas, accione novamente a bomba de purga e, em seguida, o motor de
arranque. Coloque novamente a tampa embelezadora fixando-a, assegurando-se que ficou bem fixa. Feche o capot do motor.
Para os veículos equipados com um motor HDi, em caso de falta de combustível, é necessário purgar o circuito de combustível; consulte o desenho da parte inferior do capot do motor correspondente.
Se o depósito do seu veículo estiver equipado
com um desenganador, consulte a rubrica "Desenganador de combustível (Diesel)".
Antes de qualquer intervenção sob o capot, desligue a ignição (luz avisadora Ready apagada) para evitar riscos de lesões associados a um accionamento automático do motor.
Se não for possível efectuar o arranque do motor à primeira, não insista e reinicie o procedimento.