Page 25 of 378
.
179
Conhecer o seu veículo23
Boa condução
Caixa de velocidades pilotada
Esta caixa de seis velocidades oferece, à escolha, o conforto do automatismo ou o prazer da passagem manual das velocidades.
1.Levantar o selector de velocidades. Levantar o selector de velocidades. Levantar R . Marcha-atrás. N . Ponto morto. A . Modo automático M . Modo sequencial com passagem manual das velocidades no volante.
Arranque
Certificar-se de que o selector de
velocidades está na posição N e premir o pedal do travão durante o arranque do motor. Levantar e deslocar o selector de velocidades para a posição A ou M para avançar ou para a posição R para recuar. Retirar o pé do pedal do travão e acelerar.
2. Comando sob o volante "-" . 3. Comando sob o volante "+" .
Page 26 of 378

24Sistema híbrido
Apresentação
A tecnologia HYbrid4 permite associar de forma inteligente duas fontes de energia: a do motor Diesel HDi que acciona as rodas dianteiras (tracção) e a do motor eléctrico que acciona as rodas traseiras (propulsão). Estes dois motores podem funcionar de forma alternada ou simultânea, em função do motor híbrido seleccionado e das condições de circulação. O motor eléctrico garante apenas a mobilidade do veículo no modo "ZEV " (Zero Emission Vehicle), e no modo "Auto" nas fases de circulação a baixa velocidade e sob solicitação moderada. Ajuda igualmente o motor Diesel aquando dos arranques, acelerações e passagens de velocidades. A bateria que alimenta o motor eléctrico carrega-se nas fases de desaceleração e armazena a energia para a restituir.
1. Motor Diesel HDi (tracção). 2. Motor eléctrico (propulsão). 3. Bateria 200 V. 4. Supervisor electrónico de potência.
5. Alternador-motor de arranque (Stop & Start). 6. Caixa de velocidades mecânica pilotada de 6 velocidades. 7. Fluxo eléctrico.
8. Selector de modo HYbrid4.
Page 27 of 378

.Sistema híbrido25
Principais elementos do sistema HYbrid4
O motor Diesel HDi - 1 situado na parte dianteira garante a tracção (através das rodas dianteiras) e a maioria das necessidades de mobilidade do veículo. Está equipado com um alternador-motor de arranque ( Stop & Star t) - 5 que recarrega as baterias e garante as necessidades em energia, quando for necessário (modo 4x4).
O motor eléctrico - 2 situado na parte traseira garante a propulsão apenas através das rodas traseiras ou surge em auxílio do motor Diesel em função do modo de gestão híbrido escolhido. Garante a recuperação de energia, o carregamento das baterias nas fases de desaceleração do
veículo e permanece activo até aos 120 km/h.
Uma bateria de alta tensão - 3 , 200 V tipo NI-MH garante a reserva de energia do motor eléctrico traseiro. A gestão do seu nível de carga é garantida automaticamente pelo veículo aquando das fases de desaceleração. Está situada num compartimento da mala, cujo acesso está reservado aos técnicos pós-venda ou pessoas qualificadas.
O nível de carga da bateria é indicado por 8 barras horizontais ou verticais (de acordo com o ecrã).
A bateria tradicional 12 V, situada no compartimento do motor, alimenta a rede do veículo. É recarregada automaticamente pela rede de alta tensão.
Page 28 of 378

Sistema híbrido
26
O super visor electrónico de potência - 4 gera automaticamente os diferentes modos de funcionamento dos dois motores (Diesel e eléctrico) para privilegiar um consumo fraco. Um inversor e um conversor são necessários para gerar a potência eléctrica. O inversor actua no binário do motor eléctrico regulando a corrente proveniente da bateria de alta tensão. O intervalo de tensão é entre 150 e 270 volts. O conversor garante a conversão dos 200 V da bateria em 12 V, para alimentar a rede do veículo.
O alternador-motor - 5 assegura a função Stop & Start que permite a suspensão do motor Diesel aquando das fases de paragem (por exemplo, num semáforo, stop ou num engarrafamento) ou aquando das fases de circulação no modo eléctrico. A paragem e o rearranque do motor Diesel são, deste modo, garantidos de forma instantânea e transparente para o condutor. Assegura igualmente o carregamento complementar das baterias (modo 4x4 por exemplo ou bateria de alta tensão fraca).
A caixa de velocidades pilotada - 6 permite, no modo automático, ganhos substanciais de consumo em relação a uma caixa de velocidades clássica, graças à sua gestão electrónica. Oferece igualmente uma facilidade de condução graças à possibilidade de escolher, a qualquer momento, o modo de passagem das velocidades: automático ou manual com a ajuda das patilhas, situadas atrás do volante.
Page 29 of 378

.Sistema híbrido27
Como arrancar o veículo
- Certifique-se de que o selector de velocidades está na posição N . - Ligue a ignição rodando a chave para a posição 2 . Se a luz avisadora de pré-aquecimento Diesel estiver acesa (com temperatura exterior negativa), espere que ela se apague antes de arrancar.
- Pressione o pedal do travão, rode a chave de ignição para a posição 3 para lançar o sistema híbrido, de seguida, solte a chave.
- O quadrante e o avisador Ready iluminam-se. O ponteiro do contador de potência efectua um movimento de varrimento que indica que o sistema híbrido está activo, confirmado por uma mensagem; o botão rotativo da consola central está em modo AUTO (modo predefinido no arranque). - O sistema híbrido determina se é necessário arrancar o motor Diesel.
- Com o pedal do travão pressionado, desloque o selector de velocidades para a posição A para avançar ou R (levantando ligeiramente a alavanca) para recuar. - Retire o pé do pedal do travão, pode acelerar. - O travão de estacionamento desactiva-se automaticamente aquando da aceleração, se estiver configurado (caso contrário, desactive manualmente o travão de estacionamento).
Page 30 of 378

Sistema híbrido
28
Pressione o pedal do travão com o selector de velocidades na posição N e active o sistema híbrido. Este avisador acende-se quando o veículo está pronto para circular (o modo "Auto" acende-se por defeito) e, por isso, o condutor pode pressionar o pedal do acelerador. O acendimento da luz avisadora é praticamente imediato mas pode demorar alguns segundos, em certos casos (o tempo necessário para pré-aquecer o motor Diesel no tempo frio ou, por exemplo, em modo de economia de energia, etc.).
Avisador Ready
Como parar o veículo e
desligar o sistema híbrido
- Pressione o pedal do travão até à imobilização total do veículo. - Coloque a alavanca de selecção na posição N . - Rode a chave de ignição para a posição 1 , o travão de estacionamento activa-se automaticamente se estiver configurado. - Caso contrário, accione manualmente o travão de estacionamento; o avisador Pdeve estar bem iluminado.
Quando o seu veículo arranca em modo andamento eléctrico não faz nenhum ruído. Preste, por isso, muito atenção aos peões, que não o conseguem ouvir a aproximar-se.
Com o veículo parado, desligue a ignição e verifique se o avisador Readyestá apagado quando sair do veículo. Caso contrário, o sistema híbrido continuará activado.
Para mais informações, consulte a rubrica "Precauções / advertências sob o capot".
Veículo parado, pare o sistema híbrido e verifique se o avisador Ready está apagado, senão o sistema híbrido permanecerá activo.
Para mais informações, consulte a rubrica "Precauções / aviso sob o c ap ot ".
Page 31 of 378
.Sistema híbrido29
Selector de modo HYbrid4
O selector proporciona a possibilidade de o utilizador escolher entre quatro modos de motricidade do veículo. Rode o botão para a direita ou para a esquerda, o modo seleccionado é sinalizado pelo acendimento da luz avisadora correspondente.
Modo ZEV , para forçar a circulação com o ZEV , para forçar a circulação com o ZEVsistema eléctrico.
Modo Sport , para tirar partido dos desempenhos máximos do veículo.
Modo 4WD , para forçar a motricidade 4x4.
Modo AUTO , para uma utilização normal e um consumo optimizado.
Page 32 of 378

Sistema híbrido
30
Modo ZEV *
(completamente
eléctrico)
O funcionamento zero emissões do veículo é garantido a 100 % através da propulsão eléctrica. Este modo permite forçar uma circulação silenciosa a velocidade moderada.
* ZEV: Zero Emission Vehicle.
No modo ZEV: - A autonomia e a capacidade de aceleração são limitadas. A velocidade máxima possível é de cerca de 60 km/h. - Em caso de grande solicitação ou de necessidade prioritária, que exija o arranque do motor Diesel, o sistema passa automaticamente para o modo AUTO.
É possível activar quando as condições necessárias estiverem presentes, nomeadamente, se o estado de carga da bateria de alta tensão for suficiente (a partir de 4 barras).
Se as condições não permitirem este modo, aparece no ecrã a mensagem "Modo eléctrico actualmente indisponível". A luz avisadora ZEV apaga-se após alguns segundos de intermitência e a luz avisadora do selector acende-se em AUTO.
Modo Auto
Gera automaticamente o funcionamento dos motores Diesel e eléctrico em função dos parâmetros inerentes ao veículo, das condições de circulação e do modo de condução para optimizar o consumo de combustível do veículo . Este modo irá activar, em particular, uma circulação eléctrica "zero emissões"quando as condições forem requeridas. No modo auto, o motor eléctrico : - pode garantir apenas a mobilidade do veículo até cerca de 60 km/h em circulação eléctrica "zero emissões", em função do estado de carga da bateria, se as condições próprias do veículo forem requeridas e se as necessidades de aceleração forem moderadas, - auxilia o motor Diesel aquando dos arranques e das passagens de velocidades, aquando das acelerações e em caso de motricidade insuficiente do eixo dianteiro (intervém automaticamente nas 4 rodas motrizes ), - deixa de estar activo acima dos 120 km/h.
Este modo padrão a privilegiar é padrão a privilegiar é padrão a privilegiarautomaticamente activado aquando do arranque do sistema híbrido.
Para mais informações sobre o "Arranque automático do motor Diesel ou NÃO acesso ao modo ZEV ", consulte a rubrica correspondente.