Page 177 of 378

9
175
Condução
Ultrapassagem da
velocidade programada
Regresso à condução
normal
Anomalia de
funcionamento
No caso de descida acentuada ou em caso de forte aceleração, o limitador de velocidade não poderá impedir o veículo de ultrapassar a velocidade programada. Para evitar qualquer risco de bloqueio dos pedais: - zelar pelo bom posicionamento do tapete, - nunca sobrepor vários tapetes.
Rodar o botão 1 para a posição "0" : o modo limitador deixa de estar seleccionado. A visualização volta ao totalizador quilométrico.
Em caso de mau funcionamento do limitador, a velocidade apaga-se aparecendo a visualização dos segmentos.
Faça verificar por uma oficina qualificada ou pela rede PEUGEOT.
Uma pressão no pedal do acelerador para ultrapassar a velocidade programada será sem efeito, excepto se pressionar fortemente no pedal e ultrapassar o ponto de resistência . O limitador neutraliza-se momentaneamente e a velocidade programada que permanece visualizada, de forma intermitente. O regresso à velocidade programada, por uma menor aceleração voluntária ou não do veículo, anula automaticamente a intermitência.
Page 178 of 378

176Condução
Regulador de velocidade
Os comandos deste sistema estão reunidos no manípulo A . 1. Comando de selecção do modo regulador 2. Tecla de programação de uma velocidade/de diminuição do valor programado 3. Tecla de programação de uma velocidade/de aumento do valor programado 4. Tecla de desligar/recuperar a regulação
As informações programadas estão agrupadas no ecrã do quadro de bordo. 5. Indicação de desligar/recuperar a regulação 6. Indicação de selecção do modo regulador 7. Valor da velocidade programada
Comandos no volante Visualizações no quadro de
bordo
O accionamento do regulador é manual: necessita de uma velocidade mínima do veículo de 40 km/h, bem como do engrenamento da segunda velocidade em condução sequencial (posição M ).
A desactivação do regulador é obtida por acção manual no comando ou por acção nos pedais de travão ou em caso de início do sistema de "controlo dinâmico de estabilidade" por motivos de segurança.
Pressionando fortemente o pedal do acelerador, é possível ultrapassar momentaneamente a velocidade programada. Para voltar à velocidade programada, basta então diminuir a pressão no pedal do acelerador.
Desligar a ignição anula qualquer valor de velocidade programado.
Sistema que mantém automaticamente a velocidade do veículo no valor programado pelo condutor, sem acção no pedal do acelerador.
O limitador não pode, em caso algum, substituir o respeito pelas limitações de velocidade, nem a vigilância, nem a responsabilidade do condutor.
Estas informações são igualmente apresentadas no dispositivo de informações visuais centradas no horizonte visual. Para obter mais informações, consulte a rubrica "Dispositivo de informações visuais centradas no horizonte visual".
Page 179 of 378
9
177
Condução
Programação
Regular a velocidade programada acelerando até à velocidade pretendida, premindo em seguida a tecla 2 ou 3 (ex: 110 km/h).
Parar o regulador premindo a tecla 4 : o ecrã confirma a paragem (OFF/Pausa).
Voltar a ligar o regulador premindo de novo a tecla 4 .
Em seguida, é possível modificar a velocidade programada através das teclas 2 e 3. - De + ou - 1 km/h = pressão breve. - De + ou - 5 km/h = pressão longa. - Por etapas de + ou - 5 km/h = pressão contínua.
Rodar o botão 1 para a posição "CRUISE" : a selecção do modo regulador é realizada, sem que ele se tenha colocado em funcionamento (OFF/Pausa).
Page 180 of 378

178Condução
Anomalia de
funcionamento
Ultrapassagem da
velocidade programada
Regresso à condução
normal
A ultrapassagem voluntária ou não da velocidade programada provoca o acendimento intermitente da mesma no ecrã. O regresso à velocidade programada, por uma menor aceleração voluntária ou não do veículo, anula automaticamente o acendimento intermitente.
Rodar o botão 1 para a posição "0" : o modo limitador deixa de estar seleccionado. A visualização volta ao totalizador quilométrico.
Em caso de mau funcionamento do limitador, a velocidade apaga-se, aparecendo a
visualização dos segmen. Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Quando a regulação se encontrar accionada, tenha atenção se mantiver pressionada uma das teclas de modificação da velocidade programada: poderá resultar numa mudança muito
rápida da velocidade do seu veículo. Não utilize o regulador de velocidade em estradas escorregadias ou com tráfego denso. Em caso de descida acentuada, o regulador de velocidade não poderá impedir o veículo de ultrapassar a velocidade programada. Para evitar qualquer risco de bloqueio dos pedais: - procure posicionar os tapetes correctamente, - nunca sobreponha vários tapetes.
Page 181 of 378

9
179
Condução
Caixa de velocidades pilotada 6 velocidades
Selector de velocidades
Eleve o selector de velocidades para o deslocar para a posição R ou M . R. Marcha-atrás Com o pé no pedal do travão, desloque o selector para a frente para seleccionar esta posição. N. Ponto-morto. Com o pé no pedal do travão, seleccione esta posição para arrancar. A. Modo automático. Desloque o selector para trás para seleccionar este modo. M. Modo sequencial com passagem manual das velocidades no volante.
Comandos sob o volante
"+". Comando de aumento da relação à direita do volante. Prima atrás do comando sob o volante "+"para aumentar a relação. " -". Comando de redução da relação à esquerda do volante. Premir atrás do comando sob o volante "-"para reduzir a relação.
Caixa de velocidades pilotada de seis velocidades oferecendo, à escolha, o conforto do automatismo ou o prazer da passagem manual das velocidades. São propostos três modos de condução: - o modo automático para a gestão automática das velocidades pela caixa, - o modo sequencial para a passagem manual das velocidades pelo condutor, - o modo auto-sequencial para efectuar uma ultrapassagem, por exemplo, permanecendo no modo automático utilizando as funcionalidades do modo sequencial.
Os comandos sob o volante não permitem seleccionar o ponto-morto e passar ou deixar a marcha-atrás.
Page 182 of 378

180Condução
Indicações no quadro de bordo
Posições do selector de velocidades
N. Neutral (ponto-morto) R. Reverse (marcha-atrás) 1, 2, 3, 4, 5, 6. Velocidades em modo sequencial AUTO. Acende-se quando se selecciona o
modo automático. Apaga-se quando se passa ao modo sequencial.
Arranque do veículo
Pousar o pé sobre o travãoquando o avisador ficar intermitente (por exemplo: arranque do sistema híbrido).
Seleccionar a posição N . Seleccionar a primeira velocidade (posição M ou A ) ou marcha-atrás (posição A ) ou marcha-atrás (posição AR ). R ). R Levantar o pé do pedal do travão e acelerar. Desactivar o travão de estacionamento,
excepto se este estiver programado no modo automático.
AUTO ou R aparecem no ecrã do quadro de bordo.
N aparece no ecrã do quadro de bordo.
Carregar a fundo no pedal do travão. Ligar o sistema híbrido.
Se sair do veículo, coloque o selector de velocidades na posição N e desligue imediatamente o sistema híbrido desligando a ignição (luz avisadora Ready apagada).
Ao engrenar a marcha-atrás é emitido um sinal sonoro.
N fica intermitente no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã multifunções, se o selector de velocidades não se encontrar na posição N aquando do arranque. Pé no travão fica intermitente no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã multifunções, se o pedal do travão não estiver pressionado no arranque.
Page 183 of 378

9
181
Condução
Modo sequencial
Após o arranque do veículo, seleccione a posição M para passar ao modo sequencial.
AUTO desaparece e as velocidades engrenadas aparecem sucessivamente no ecrã do quadro de bordo.
Os pedidos de alteração da velocidade apenas se efectuam se o regime do motor o permitir. Não é necessário soltar o acelerador durante alterações de relação. Aquando de uma travagem ou ao abrandar, a caixa de velocidades regride automaticamente para permitir colocar o veículo na velocidade adequada.
A uma baixa velocidade, se a marcha-atrás for solicitada, esta apenas será tomada em conta quando o veículo se encontrar imobilizado. A indicação Pé no travão pode ficar intermitente no
quadro de bordo para incitar a travar. A alta velocidade, se a marcha-atrás for solicitada, a indicação Nfica intermitente e a caixa passa automaticamente a ponto-morto. Para reengrenar uma velocidade, coloque o selector na posição A ou M .
Em caso de forte aceleração, a velocidade superior não passa sem acção do condutor no selector de velocidades ou nos comandos sob o volante. Com o veículo em circulação nunca seleccionar o ponto-morto N . Engrenar apenas a marcha-atrás Rcom o veículo imobilizado e o pé no pedal do travão.
A caixa de velocidades funciona em modo auto-activo, sem intervenção do condutor. Ela selecciona permanentemente a velocidade que melhor se adapte aos seguintes parâmetros: - estilo de condução, - per fil da estrada.
AUTO e a velocidade engrenada aparecem no ecrã do quadro de
bordo.
Modo automático
Após utilização do modo sequencial, seleccionar a posição A para voltar ao modo automático.
Para obter uma aceleração óptima, por exemplo ao ultrapassar outro veículo, premir a fundo o pedal do acelerador e passar o ponto de resistência.
Page 184 of 378

182Condução
Paragem do veículo
Antes de desligar o sistema híbrido, é possível optar por: - passe para a posição N para ficar em ponto-morto, - deixe a velocidade engrenada; neste caso,
o veículo não poderá ser deslocado. Nos dois casos, é essencial accionar o travão de estacionamento para imobilizar o veículo excepto se este estiver programado no modo
automático.
Modo "auto-sequencial"
Este modo permite efectuar uma ultrapassagem, por exemplo, permanecendo no modo automático utilizando as funcionalidades do modo sequencial. Accione as posições + ou - dos comandos sob o volante. A caixa de velocidades engrena a velocidade solicitada se o regime do motor o permitir. AUTO permanece indicado no quadro de bordo. Após alguns momentos sem acção nos comandos, a caixa de velocidades gera novamente as velocidades automaticamente.
Em caso de imobilização do veículo, com o sistema híbrido activo, coloque sempre a alavanca de velocidades em ponto-morto N . Antes de qualquer intervenção no compartimento do motor, verifique se o selector de velocidades se encontra em ponto-morto N e se o travão de estacionamento está accionado, se a ignição está desligada e se a luz avisadora Ready está apagada.
Arrancar e andar, sem
acelerar
- passe para a posição N para colocar em ponto morto, - carregue no travão, - coloque o selector na posição A , R ou M e solte o travão. O veículo arranca
e desloca-se a cerca de 10 km/h sem acelerar.
Premir obrigatoriamente o pedal do travão durante o arranque do sistema híbrido. Em todos os casos de estacionamento, accionar sempre o travão de estacionamento para imobilizar o veículo.
Esta função não se activa com uma inclinação superior a cerca de 5 %. Esta função é desactivada se o posto do condutor for aberto. Para a reactivar, feche a porta e carregue no pedal de travação ou no acelerador.