Page 57 of 378

1
O controlo de funcionamento55
Avisadores de alerta
Com o sistema híbrido activo ou veículo em movimento, o acendimento de um dos avisadores seguintes indica o aparecimento de uma anomalia que necessita da intervenção do condutor. Qualquer anomalia, que provoque o acendimento de um avisador de alerta, deve ser alvo de um diagnóstico complementar lendo a mensagem no ecrã multifunções. Em caso de problema, não hesite em consultar a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
AvisadorAcendimento CausaAcções / Observações
STOP fixo, associado a um outro avisador de alerta, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem no ecrã.
Está associado à travagem à direcção assistida, à pressão de óleo motor ou à temperatura do líquido de arrefecimento ou o sistema híbrido.
A paragem é imperativa nas melhores condições de segurança. Estacione, desligue a ignição e entre em contacto com a rede PEUGEOT.
Service temporariamente. Anomalias menores, sem um avisador específico. Identifique a anomalia através da mensagem que surge no ecrã como, por exemplo: - o sistema híbrido, - o fecho das portas, da mala ou do capot, - o nível do óleo motor, - o nível do líquido do lava-vidros, - a pilha do telecomando, - a saturação do filtro de partículas (Diesel). Para as outras anomalias, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada .
fixo. São apresentadas as anomalias maiores, sem avisador específico. Identifique a anomalia através da mensagem apresentada no ecrã e consulte imperativamente a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada .
FAP: filtro de partículas, Diesel
fixo, associado temporariamente à mensagem de risco de entupimento do FAP.
Isso indica um início de saturação do filtro de partículas. Desde que as condições de circulação o permitam, regenere o filtro circulando a uma velocidade de, no mínimo, 60 km/h até à extinção do avisador de serviço.
fixo. Isso indica um nível mínimo do depósito de aditivo gasóleo. Mande efectuar o abastecimento na rede PEUGEOT ou numa oficina qualificada .
Page 58 of 378

O controlo de funcionamento
56
AvisadorAcendimento CausaAcções / Observações
Tr a v a g e m fixo, associado ao avisador STOP. A descida do nível do líquido de travões no circuito de travagem é significativa.
A paragem é imperativa, nas melhores condições de segurança. Reponha o nível com um líquido de travões referenciado pela PEUGEOT. Se o problema persistir, solicite a verificação do circuito pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
+ fixo, associado ao avisador de anomalia do travão de estacionamento eléctrico, se este estiver desactivado.
O circuito de travagem está avariado. A paragem é imperativa, nas melhores condições de segurança. Estacione, desligue a ignição e consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
+ fixo, associado aos avisadores STOP e ABS.
O repartidor electrónico de travagem (REF) encontra-se avariado. A paragem é imperativa, nas melhores condições de segurança. Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Tr a v ã o deestacionamentoeléctrico
intermitente. O travão de estacionamento eléctrico não se engrena automaticamente. O engrenamento/desengrenamento apresenta um defeito.
É imperativa a paragem nas melhores condições de segurança. Estacione numa zona plana (na horizontal), desligue a ignição e consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Anomaliado travão deestacionamentoeléctrico
fixo. O travão de estacionamento eléctrico apresenta um defeito. Consulte rapidamente a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
O travão pode ser desengrenado manualmente, utilizando o processo de destrancamento de socorro.
Para mais informações sobre o travão de estacionamento eléctrico, consulte a rubrica correspondente.
Page 59 of 378

1
O controlo de funcionamento57
AvisadorAcendimento CausaAcções / Observações
Sistema de autodiagnóstico do motordo motor do motor
intermitente. O sistema do controlo motor encontra-se avariado. Risco de destruição do catalisador. Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada. oficina qualificada.
fixo. O sistema de antipoluição encontra-se avariado. O avisador deve apagar-se aquando do arranque do motor. Se não se apagar, consulte rapidamente a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Nível mínimo de
combustível
fixo com a agulha na zona vermelha. Aquando do primeiro acendimento, restam cerca de
6 l i t r o s de combustível no depósito. Neste momento, entra-se na reserva de combustível.
Repor obrigatoriamente o nível de combustível para evitar a avaria. Esta luz avisadora acende-se novamente de cada vez que ligar a ignição, enquanto não for efectuado um complemento de combustível suficiente. Capacidade do depósito: cerca de 56,5 litros . Nunca conduzir até que o combustível termine totalmente, uma vez que existe o risco de danificar os sistemas de antipoluição e injecção.
Temperatura máxima do líquido de arrefecimento
fixo com a agulha na zona vermelha. A temperatura do circuito de arrefecimento é demasiado elevada. A paragem é imperativa nas melhores condições de segurança. Aguarde o arrefecimento do motor para completar o nível, se necessário. Se o problema persistir, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Controlo dinâmico de estabilidade (CDS/ASR)
intermitente. A regulação do CDS/ASR activa-se. O sistema optimiza a motricidade e permite melhorar a estabilidade direccional do veículo, em caso de perda de aderência ou de trajetória
fixo. O sistema CDS/ASR encontra-se avariado. Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Antibloqueio das rodas (ABS) fixo. O sistema de antibloqueio das rodas encontra-se avariado. O veículo conserva uma travagem clássica. Circule com cuidado a uma velocidade moderada e consulte rapidamente a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Page 60 of 378

O controlo de funcionamento
58
AvisadorAcendimento CausaAcções / Observações
Por ta(s) aber ta(s) fixo se a velocidade for inferior a 10 km/h. Uma porta, a mala, a porta traseira inferior ou o capot (apenas com alarme) permanecem abertos.
Feche a porta em questão.
fixo e acompanhado por um sinal sonoro se a velocidade for superior a 10 km/h.
Cinto de segurança não colocado / retirado
fixo e, em seguida, intermitente acompanhado por um sinal sonoro crescente.
O condutor e/ou o passageiro dianteiro não colocaram ou retiraram o cinto de segurança.
Puxe o cinto e, em seguida, introduza a lingueta no fecho do cinto de segurança.
Airbags temporariamente. Acende-se alguns segundos e apaga-se quando a ignição é ligada. Deve apagar-se aquando do arranque do motor. Se não se apagar, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
fixo. Um dos sistemas de airbags ou dos pré-tensores pirotécnicos dos cintos de segurança encontra-se avariado.
Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Presença de água no gasóleo
fixo. O filtro de gasóleo contém água. Risco de deterioração do sistema de injecção nos motores Diesel. Consulte rapidamente a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Pressão do óleo motor fixo. O circuito de lubrificação do motor encontra-se avariado. A paragem é imperativa, nas melhores condições de segurança. Estacione, desligue a ignição e consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Carga da bateria * fixo. O circuito de carga da bateria está avariado (terminais sujos ou desapertados, correia do alternador
não tensionada ou seccionada...).
O avisador deve apagar-se aquando do arranque do motor. Se não se apagar, consulte a rede
PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
* Conforme o destino.
Page 61 of 378
1
O controlo de funcionamento59
AvisadorAcendimento CausaAcções / Observações
Pressão baixa dos pneus fixo. A pressão é insuficiente numa ou mais rodas. Controlar a pressão dos pneus o mais rapidamente possível. Este controlo deve ser efectuado de preferência a frio.
+ intermitente e, em seguida, fixo, acompanhado pelo
avisador de Service.
O sistema de controlo da pressão dos pneus está avariado ou uma das rodas não possui nenhum sensor
detetado.
A detecção de pressão baixa dos pneus deixa de ser assegurada. Solicite a verificação do sistema pela rede PEUGEOT
ou por uma oficina qualificada.
Page 62 of 378
O controlo de funcionamento
60
Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento
Com o sistema híbrido activo, quando o ponteiro se encontra: - na zona A , a temperatura está correcta, - na zona B , a temperatura é demasiado elevada; o avisador da temperatura máxima 1 e o avisador de aviso centralizado STOP
acendem-se, acompanhados por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã.
Após alguns minutos de condução, a temperatura e a pressão aumentam no circuito de arrefecimento. Para completar o nível: esperar o arrefecimento do motor, desaparafusar o tampão com duas voltas para fazer baixar a pressão, quando a pressão tiver baixado, retirar o tampão, completar o nível até à marca "MA XI".
Parar imperativamente o seu veículo nas melhores condições de segurança. Aguardar alguns minutos antes de desligar o motor. Consultar a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Page 63 of 378

1
O controlo de funcionamento61
Indicador de revisão
Sistema que informa o condutor do prazo para a próxima revisão a efectuar, conforme o plano de manutenção do construtor. Este prazo é calculado a partir da quilometragem percorrida depois da última reposição a zeros do indicador.
Prazo de revisão entre 1000 km e 3000 km
Ao ligar a ignição e durante 5 segundos, a chave simbolizando as operações de revisão acende. A linha de visualização do totalizador quilométrico indica-lhe o número de quilómetros restantes antes da próxima revisão. Exemplo: restam-lhe 2800 km a percorrer antes da próxima revisão. Ao ligar a ignição e durante 5 segundos, o ecrã indica:
5 segundos após ter ligado a ignição, a chave apaga-se ; o totalizador quilométrico retoma o seu funcionamento normal. O ecrã indica então as quilometragens totais e diária.
Prazo de revisão inferior a 1000 km
Exemplo: restam-lhe 900 km a percorrer antes da próxima revisão. Ao ligar a ignição e durante 5 segundos, o ecrã indica:
5 segundos após ter ligado a ignição, o totalizador quilométrico retoma o seu funcionamento normal. A chave permanece acesa para lhe assinalar que uma revisão deverá ser efectuada proximamente.
Prazo de revisão superior a 3000 km
Quando a ignição é ligada não aparece qualquer informação de manutenção no ecrã.
Page 64 of 378

O controlo de funcionamento
62
Reposição a zeros do indicador de revisão
Após cada revisão, o indicador de revisão deve ser reposicionado a zeros. Para o fazer, eis o procedimento: desligar a ignição, premir o botão de reposicionamento a zeros do conta-quilómetros diário e mantê-lo premido, ligar a ignição; o visor quilométrico inicia uma contagem inversa, quando o visor indicar "=0" , libertar o botão; a chave desaparece.
Prazo de revisão ultrapassado
Sempre que ligar a ignição e durante 5 segundos, a chave acende-se de forma intermitente para lhe assinalar que a revisão deverá ser efectuada muito rapidamente. Exemplo: ultrapassou o prazo de revisão de 300 km. Ao ligar a ignição e durante 5 segundos, o ecrã indica:
5 segundos após ter ligado a ignição, o totalizador quilométrico retoma o seu funcionamento normal. A chave permanece sempre acesa .
Informações de manutenção
A qualquer momento, é possível aceder às informações de manutenção. Premir o botão de reposição a zeros do contador de quilómetros diário. As informações de manutenção são apresentadas durante alguns segundos, desaparecendo de seguida.
Após esta operação, se quiser desligar a bateria, trancar o veículo e esperar pelo menos cinco minutos, para que a reposição a zeros seja tomada em conta.