Combustível utilizado pelos
motores a gasolina
Os motores a gasolina são compatíveis com os biocombustíveis, em conformidade com as normas europeias atuais e futuras, podendo ser vendidas na bomba:
Combustível utilizado pelos
motores a Diesel
Os motores a Diesel são compatíveis com os biocombustíveis em conformidade com as normas europeias, actuais e futuras, podendo ser distribuídos na bomba.
A utilização de combustível B20 ou B30 que cumpram a norma EN16709 é possível com o seu motor Diesel. No entanto, esta utilização, mesmo que ocasional, necessita da aplicação rigorosa das condições de manutenção específicas, denominadas de "Deslocações Severas".
A utilização de um outro tipo de (bio)combustível (óleos vegetais ou animais puros ou diluídos, combustível doméstico...) é formalmente proibida (risco de danos do motor e do circuito de combustível).
Apenas é autorizada a utlização de aditivos combustíveis Diesel que cumpram a norma B715000.
Apenas é autorizada a utilização de aditivos combustíveis de gasolina que respeitem a norma B715001.
Gasolina em conformidade com a norma EN228 misturada com um biocombustível em conformidade com a norma EN15376.
Deslocação no estrangeiro Alguns combustíveis podem danificar o motor. Em alguns países, pode ser exigida a utilização de um tipo par ticular de combustível (índice de octanas específico, denominação comercial específica...) para garantir
o bom funcionamento do motor. Para mais informações, consulte o Ponto de Venda.
Gasóleo em conformidade com a norma EN590 misturado com um biocombustível em conformidade com a norma EN14214 (incorporação possível de 0 a 7% de Éster Metílico de Ácido G o r d o).
Gasóleo em conformidade com a norma EN16734 misturado com um biocombustível em conformidade com a norma EN14214 (incorporação possível de 0 a 10% de Éster Metílico de Ácido Gordo).
Gasóleo parafínico em conformidade com a norma EN15940 misturado com um biocombutível em conformidade com a norma EN14214 (incorporação possível de 0 a 7% de Éster Metílico de Ácido Gordo).
Para mais informações, consulte a rede da marca ou uma oficina qualificada.
Compatibilidade dos
combustíveis
Gasóleo a baixa temperatura
Com temperaturas inferiores a 0°C (+32°F), a formação de parafinas nos gasóleos de tipo verão pode dar origem a um funcionamento anormal do circuito de alimentação de combustível. Para o evitar, é aconselhada a
utilização de gasóleos de tipo inverno e que seja mantida no reservatório uma quantidade de combustível superior a 50 % da sua capacidade. Se, apesar desta operação, em temperaturas inferiores a -15°C (+5°F) o motor apresentar problemas de arranque, bastará deixar o veículo durante algum tempo numa garagem ou oficina aquecida.
16CAR.A080*16CAR.A080*