Page 185 of 400

183
5
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Nível mínimo do líquido de lava-vidros / lava-faróis
Para os veículos equipados com lava-faróis, quando o nível mínimo do depósito é alcançado, este avisador acende-se no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem.
Funcionamento automático das escovas dianteiras
Activação
Efectue uma impulsão breve no comando para baixo. Um ciclo de limpeza confirma a aceitação do pedido. Este avisador acende-se no quadro de bordo e é apresentada uma mensagem.
Efectue uma nova impulsão breve no comando para baixo ou coloque o
comando noutra posição (Int, 1 ou 2). Este avisador apaga-se no quadro de bordo e é apresentada uma mensagem.
Desligar
É necessário reactivar o funcionamento automático das escovas, após cada corte da ignição superior a um minuto, dando uma impulsão para baixo no comando.
A luz avisadora acende-se ao ligar a ignição ou sempre que efectuar uma acção no comando, enquanto não abastecer o depósito. Na próxima paragem encher ou mandar encher o depósito do lava-vidros/lava-faróis.
O funcionamento das escovas do limpa-vidros dianteiro ocorre automaticamente, sem acção do condutor, em caso de detecção de chuva (sensor por trás do retrovisor interior) adaptando a sua velocidade à intensidade da precipitação.
Page 186 of 400

184
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Não tape o sensor de chuva, acoplado ao sensor de luminosidade e situado no centro do pára-brisas por trás do retrovisor interior. Aquando da lavagem numa estação automática, neutralize o funcionamento automático das escovas. No Inverno, aconselhamos que aguarde pelo descongelamento completo do pára-brisas antes de accionar o funcionamento automático das escovas.
Anomalia de funcionamento
Em caso de anomalia do funcionamento automático das escovas, o limpa-vidros funciona em forma intermitente. Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Posição específica do
limpa-vidros dianteiro
Esta posição permite soltar as escovas do limpa-vidros dianteiro. Permite limpar as lâminas ou proceder à substituição das escovas. Pode ser igualmente útil, durante o Inverno, para soltar as lâminas do pára-brisas.
Para conservar a eficácia do limpa-vidros de escovas planas, tipo "flat-blade", é aconselhável: - utilizá-las com cuidado, - limpá-las regularmente com água e sabão, - não as utilizar para segurar uma placa de cartão contra o pára-brisas. - substituí-las quando surgirem os primeiros sinais de desgaste.
No minuto seguinte à ignição ser desligada, qualquer acção no comando do limpa-vidros posiciona as escovas na vertical. Para colocar as escovas na posição inicial após a intervenção, ligue a ignição e desloque o comando.
Page 187 of 400

185
5
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Luzes de tecto
1. Luz de tecto dianteira.2. Luzes de leitura de mapas dianteiras.3. Luz de tecto traseira4. Luzes de leitura de mapas traseiras.
Luzes de tecto dianteiras - traseiras
Com a ignição ligada, accione o interruptor correspondente.
Luzes de leitura de mapas
dianteira - traseira
Com o modo "iluminação permanente", a duração do acendimento varia, consoante o contexto: - com a ignição desligada, cerca de dez minutos, - em modo economia de energia, cerca de trinta segundos, - com o motor ligado, sem limite.
Nesta posição, a luz de tecto acende-se progressivamente:
Apagado em permanência.
Iluminação permanente.
- ao destrancar o veículo, - ao retirar a chave electrónica do leitor, - ao abrir uma porta,
- ao activar o botão de trancamento do telecomando, de modo a localizar o seu veículo. Apaga-se progressivamente: - ao trancar o veículo, - ao ligar a ignição, - 30 segundos após o fecho da última porta.
Tenha o cuidado de não colocar nada
em contacto com as luzes de tecto.
Consoante a versão, pode igualmente acender ou apagar a luz de tecto pressionando esta tecla.
Page 188 of 400
186
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Iluminação ambiente
A iluminação difusa das luzes do habitáculo facilita a visibilidade no veículo em caso de fraca luminosidade.
A intensidade da iluminação ambiente pode ser regulada a partir da página secundária do menu "Ajuda à condução". Seleccione o menu " Parametrização do veículo ". Marque a linha " Iluminação ambiente ".
De noite, as luzes do tecto e dos comandos de abertura interior das portas dianteiras acendem-se automaticamente, desde que as luzes de presença estejam acesas. A iluminação ambiente desliga-se automaticamente quando se apagam as luzes de presença.
Accionamento
Iluminação do
espaço para os pés
O seu funcionamento é idêntico ao das luzes de tecto. As lâmpadas acendem-se aquando da abertura de uma das portas.
Accionamento
Prima a "lupa" para regular a
intensidade luminosa.
Page 189 of 400

187
6
Segurança
308_pt_Chap06_securite_ed02-2013
Acendimento automático
das luzes de perigo
Indicadores de
direcção
Esquerda: baixar o comando de iluminação passando pelo ponto de resistência. Direita: levantar o comando de iluminação passando pelo ponto de resistência.
Três acendimentos intermitentes
Luzes de perigo
Sistema de aviso visual através das luzes de mudança de direcção para prevenir os outros utentes da estrada no caso de avaria, reboque ou de acidente de um veículo. Premindo este botão, todas as luzes de mudança de direcção piscam. Podem funcionar com a ignição desligada.
Dê um simples impulso para cima ou para baixo, sem passar o ponto de resistência; as luzes de mudança de direcção acender-se-ão três vezes.
Numa travagem de emergência e em função da desaceleração, bem como aquando da regulação do ABS ou de uma colisão, as luzes de perigo acendem-se automaticamente. Apagam-se automaticamente à primeira aceleração. Pode também apagá-las ao premir o botão.
Page 190 of 400
188
Segurança
308_pt_Chap06_securite_ed02-2013
Avisador sonoro
Pressione a parte central do volante de comandos integrados.
Sistema de alerta sonoro para prevenir os outros utentes da estrada relativamente a um perigo iminente.
Utilize apenas e moderadamente o avisador sonoro nos seguintes casos: - perigo imediato, - ultrapassagem de um ciclista ou peão, - aproximação de um local sem
visibilidade.
Chamada de urgência
ou de assistência
Este dispositivo permite efectuar uma chamada de urgência ou de assistência para os serviços de socorro ou para a plataforma PEUGEOT dedicada.
Para mais informações sobre a utilização deste equipamento, consulte a rubrica "O áudio e a telemática".
Page 191 of 400

189
6
Segurança
308_pt_Chap06_securite_ed02-2013
Detecção de pressão baixa dos pneus
O sistema controla permanentemente a pressão dos quatro pneus, a partir do momento em que o veículo entra em movimento. Este sistema compara as informações fornecidas pelos sensores de velocidade das rodas em valores de referência que devem ser reinicializados após cada reajuste da pressão dos pneus ou da substituição de uma roda. O sistema acciona um alerta a partir do momento em que detecta a diminuição da pressão de enchimento de um ou vários pneus.
O sistema de detecção de pressão baixa dos pneus não substitui nem a vigilância, nem a responsabilidade do condutor. Este sistema não dispensa o controlo mensal da pressão de enchimento dos pneus (incluindo da roda sobresselente), assim como antes de um longo trajecto. Colocar o veículo em movimento numa situação de pressão baixa dos pneus degrada o comportamento em estrada, aumenta as distâncias de travagem, provoca o desgaste prematuro dos pneus, nomeadamente em condições severas (forte carga, velocidade elevada, longos trajectos).
Sistema que assegura o controlo automático da pressão dos pneus com o veículo em movimento.
Os valores da pressão de enchimento prescritos para o seu veículo encontram-se indicados na etiqueta de pressão dos pneus. Ver rubrica "Elementos de identificação". O controlo da pressão dos pneus deverá ser efectuada "a frio" (veículo parado após 1h ou após um trajecto inferior a 10km efectuado a uma velocidade moderada). Caso contrário, adicione 0,3 bar aos valores indicados na etiqueta.
Colocar o veículo em movimento numa situação de baixa pressão dos pneus aumenta o consumo de combustível.
Page 192 of 400

190
Segurança
308_pt_Chap06_securite_ed02-2013
Alerta de pressão baixa dos
pneus
Reinicialização
Antes de reinicializar o sistema, assegure-se de que a pressão dos quatro pneus se encontra adaptada às condições de utilização do veículo e em conformidade com as preconizações inseridas na etiqueta de pressão dos pneus. O sistema de detecção de pressão baixa dos pneus não informa se a pressão está errada aquando da reinicialização.
Traduz-se pelo acendimento fixo deste avisador, acompanhado por um sinal sonoro e, consoante o
equipamento, pela apresentação de uma mensagem. É necessário inicializar o sistema após cada ajuste da pressão de um ou vários pneus e após a substituição de uma ou várias rodas. Uma etiqueta colada no pilar central, do lado do condutor, lembra-o desta operação.
Reduza imediatamente a velocidade, evite as guinadas do volante e as travagens bruscas. Pare assim que possível, quando as condições de circulação o permitirem.
Em caso de furo, utilize o kit de desempanagem rápida de pneus ou a roda sobresselente (consoante equipamento), ou se dispuser de um compressor, o de um kit de desempanagem provisória de pneus por exemplo, controle a frio a pressão dos quatro pneus, ou se não lhe for possível efectuar este controlo imediatamente, circule com cuidado e a uma velocidade reduzida. A perda de pressão detectada nem sempre origina uma deformação visível do pneu. Não se baseie apenas num controlo visual. O alerta mantém-se até à reinicialização do sistema.