Page 73 of 400

71
2
Os acessos
308_pt_Chap02_ouvertures_ed02-2013
Tecto panorâmico
Abrir
Prima a parte de trás do comando sem ultrapassar o ponto de resistência. A cortina pára quando deixa de carregar no comando.
Cortina de ocultação eléctrica
Fechar
Prima a parte da frente do comando sem ultrapassar o ponto de resistência. A cortina pára quando deixa de carregar no comando.
Anti-entalamento
Em caso de entalamento durante o manuseamento da cortina, deverá inverter o movimento. Para isso utilize o comando.
Dispositivo composto por uma super fície panorâmica em vidro para aumentar a luminosidade e a visão no habitáculo. A sua cortina de ocultação eléctrica melhora o conforto térmico e acústico.
Pode também carregar no comando para além do ponto de resistência: a cortina abre-se ou fecha completamente logo que deixa de
carregar no comando. Uma nova pressão pára o movimento da cortina.
Pense sempre em desligar a ignição quando sai do veículo, mesmo por um curto instante. Quando o condutor acciona o comando da cortina, deve verificar se algum objecto pode impedir uma boa realização da manobra. O condutor deve assegurar-se de que os passageiros utilizam correctamente a cortina. Preste atenção às crianças quando manobra a cortina.
Page 74 of 400

72
Os acessos
308_pt_Chap02_ouvertures_ed02-2013
Depósito de combustível
O enchimento de combustível deverá ser superior a 10 litros para ser tido em conta pela sonda de combustível. A abertura do tampão poderá dar origem a um ruído de aspiração de ar. Esta depressão, totalmente normal, é provocada pela estanqueidade do circuito de combustível.
Abertura
Com o Stop & Start, nunca efectue um enchimento de combustível quando o motor se encontrar no modo STOP; desligue imperativamente a ignição
com a chave ou com o botão "START/STOP" se estiver equipado com Acesso e arranque mãos livres.
- Se estiver equipado com Acesso e arranque mãos livres, destranque o veículo. - Prima a abertura (do lado traseiro do veículo) e retire-a.
Enchimento
Retire o tampão e coloque-o no respectivo suporte (na abertura). Introduza a pistola até chegar ao batente (ao mesmo tempo que empurra a válvula metálica A ). A ). A Efectue a operação de enchimento. Não insista para lá do terceiro corte da pistola, uma vez que poderia provocar problemas de funcionamento. Volte a colocar o tampão no respectivo local e feche-o rodando-o para a direita. Empurre a abertura de combustível para a voltar a fechar (o veículo deve estar destrancado).
Seleccione a bomba correspondente ao combustível de acordo com a motorização do seu veículo (indicado pela etiqueta colada na abertura). Introduza a chave no tampão, se este estiver equipado com uma chave simples. Rode o tampão para a esquerda.
Capacidade do depósito: cerca de 53 litros (ou 45 litros consoante a versão).
Page 75 of 400

73
2
Os acessos
308_pt_Chap02_ouvertures_ed02-2013
Nível mínimo de combustível
Quando é atingido o nível mínimo do depósito, este avisador acende-se no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem.
Corte de alimentação de
combustível
O seu veículo encontra-se equipado com um dispositivo de segurança que corta a alimentação de combustível em caso de colisão.
A utilização de um bidão permanece possível para encher lentamente o depósito. Para assegurar um escoamento adequado do combustível, aproxime a ponteira do bidão sem a colocar directamente contra a tampa do bloqueador.
Bloqueador de combustível Diesel
Dispositivo mecânico para impedir o enchimento de combustível gasolina num depósito de um veículo que funciona a gasóleo. Evita, assim, a degradação do motor associada a este tipo de incidente. Situado à entrada do depósito, o bloqueador surge quando o tampão é retirado.
Aquando da sua introdução no depósito Diesel, a pistola de gasolina é bloqueada na tampa. O sistema permanece bloqueado e impede o
respectivo enchimento. Não insista e introduza uma pistola de tipo Diesel.
Funcionamento
Deslocações ao estrangeiro
As pistolas de Diesel podem ser diferentes conforme os países. A presença de um bloqueador pode tornar impossível o abastecimento do reservatório. Antes de uma deslocação ao estrangeiro, aconselhamos que verifique junto de um agente PEUGEOT se o seu veículo está adaptado ao material de abastecimento de combustível existente no país para onde pretende ir.
Aquando do primeiro acendimento, restam-lhe menos de 10 litros no depósito. Reponha, imperativamente, o nível de combustível para evitar que o veículo pare.
No caso de abastecer combustível que não seja adequado à motorização do seu veículo, é indispensável drenar o depósito antes de colocar o motor em funcionamento.
O seu veículo encontra-se equipado com um catalisador que reduz as substâncias nocivas dos gases de escape. Para os motores a gasolina, é obrigatória a utilização de gasolina sem chumbo. O bocal de abastecimento tem uma abertura mais estreita, que permite apenas a utilização da pistola para gasolina.
Page 76 of 400

74
Os acessos
308_pt_Chap02_ouvertures_ed02-2013
Qualidade do combustível
utilizado pelos motores a gasolina
Os motores a gasolina são per feitamente compatíveis com os biocombustíveis a gasolina do tipo E10 ou E24 (com 10% ou 24% de etanol), em conformidade com as normas europeias EN 228 e EN 15376. Os combustíveis do tipo E85 (com até 85% de etanol) são exclusivamente reservados aos veículos comercializados para a utilização deste tipo de combustível (veículos BioFlex). A qualidade do etanol deve respeitar a norma europeia EN 15293. Apenas para o Brasil, os veículos especificados são comercializados para funcionar com os combustíveis com até 100% de etanol (tipo E100).
Qualidade do combustível
utilizado para os motores Diesel
Os motores Diesel são per feitamente compatíveis com os biocombustíveis em conformidade com as normas europeias, actuais e futuras (gasóleo em conformidade com a norma EN 590 misturado com um biocombustível em conformidade com a norma EN 14214) podendo ser distribuídos na bomba (incorporação possível de 0 a 7% de Éster Metílico de Ácidos Gordos). A utilização de biocombustível B30 é possível em determinados motores a Diesel; no entanto, esta utilização é condicionada pela aplicação rigorosa das condições de manutenção específicas. Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada. A utilização de um outro tipo de (bio)combustível (óleos vegetais ou animais puros ou diluídos, combustível doméstico...) é formalmente proibida (risco de danos do motor e do circuito de combustível).
Page 77 of 400

75
3
O conforto
308_pt_Chap03_confort_ed02-2013
Ajuste do volante
Com o veículo parado , baixe o comando para destrancar o volante. Ajuste a altura e a profundidade para adaptar a sua posição de condução. Puxe o comando para trancar o volante.
Por medida de segurança, estas manobras devem ser imperativamente efectuadas, com o veículo parado.
PEUGEOT i-Cockpit
Antes de colocar o veículo em movimento e para tirar proveito da ergonomia específica do PEUGEOT i- Cockpit, regule na ordem que segue: - a altura do apoio de cabeça, - a inclinação das costas do banco, - o comprimento e a altura do assento, - a posição longitudinal do assento, - a profundidade e depois a altura do volante, - os retrovisores exteriores e interior.
Terminadas estas regulações, verifique, na sua posição de condutor, se tem uma boa visibilidade do quadro de bordo "elevado", por cima do volante de diâmetro reduzido.
Antes de proceder a uma manobra de recuo do banco, verifique que nenhum objecto ou pessoa impede o curso do banco para trás, para evitar riscos de entalamento ou de bloqueio do banco associados à presença de objectos situados na super fície inferior, por trás do banco , ou de passageiros traseiros. Em caso de bloqueio, interrompa imediatamente a manobra.
Page 78 of 400
76
O conforto
308_pt_Chap03_confort_ed02-2013
Bancos dianteiros com regulações manuais
Eleve o comando e faça deslizar o banco para a frente ou para trás. Puxe o comando para cima para subir ou empurre-o para baixo para descer, as vezes necessárias até obter a posição pretendida.
Rode o botão rotativo para regular as costas do banco.
Longitudinal Altura Inclinação das costas do banco
Por medida de segurança, as regulações dos bancos devem ser imperativamente efectuadas com o veículo parado.
Rode o botão manualmente para obter o apoio lombar pretendido.
Lombar
Page 79 of 400
77
3
O conforto
308_pt_Chap03_confort_ed02-2013
Banco do condutor com regulações eléctricas
Longitudinal Inclinação das costas do
banco
A altura e inclinação do
assento
Para evitar a descarga da bateria, efectue estas regulações com o motor a funcionar.
Empurre o comando para a frente ou para trás para fazer deslizar o banco. Incline o comando para a frente ou para trás para regular a inclinação das costas. Incline a parte traseira do comando para cima ou para baixo para obter a altura desejada. Incline a parte dianteira do comando para cima ou para baixo para obter a inclinação desejada.
Page 80 of 400

78
O conforto
308_pt_Chap03_confort_ed02-2013
Sistema que tem em conta as regulações eléctricas do banco do condutor e dos retrovisores exteriores. Permite memorizar e utilizar duas posições através das teclas no lado do condutor.
Memorização das posições
de condução
Memorização de uma posição
Com as teclas M/1/2
Ligue a ignição. Regule o banco e os retrovisores exteriores. Prima a tecla M , e no espaço de quatro segundos, prima a tecla 1 ou 2 . É emitido um sinal sonoro que indica a memorização. A memorização de uma nova posição anula a anterior.
Utilizar uma posição memorizada
Ignição ligada ou motor em funcionamento
Prima a tecla 1 ou 2 para obter a posição correspondente. É emitido um sinal sonoro que indica o fim da regulação. Pode interromper o movimento em curso através da tecla M , 1 ou 2 ou utilizando um comando de regulação do banco. A utilização da memória de posição é impossível com o veículo em movimento. A utilização da memória de posição é neutralizada cerca de 45 segundos após a ignição ser desligada.