96
O conforto
308_pt_Chap03_confort_ed02-2013
Para que estes sistemas sejam plenamente eficazes, respeite as regras de utilização e de manutenção seguintes: Para obter uma distribuição de ar homogénea, procure não obstruir as grelhas de entrada de ar exterior situadas na base do pára-brisas, os insufladores, os ventiladores e as saídas de ar, bem como a extracção de ar situada na mala. Não tape o sensor de raios solares, situado no painel de bordo; este serve para a regularização do sistema de ar condicionado automático. Coloque o sistema de ar condicionado em funcionamento durante pelo menos 5 a 10 minutos, uma a duas vezes por mês, para o manter em per feitas condições de funcionamento. Procure o bom estado do filtro do habitáculo e solicite periodicamente a substituição dos elementos filtrantes. Recomendamos que opte por um filtro de habitáculo combinado. Graças ao seu aditivo activo específico, contribui para a purificação do ar respirado pelos ocupantes e para a limpeza do habitáculo (redução dos sintomas alérgicos, dos maus odores e depósitos de gordura). Para assegurar o bom funcionamento do sistema de ar condicionado, recomendamos igualmente que solicite a sua verificação de acordo com as preconizações livro de manutenção e de garantias. Se o sistema não produzir frio, desactive-o e consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Conselhos para a ventilação e o ar condicionado
Se após uma paragem prolongada ao sol, a temperatura interior permanecer demasiado elevada, não hesite em ventilar o habitáculo durante alguns instantes. Coloque o comando de débito de ar num nível suficiente para assegurar uma renovação de ar ideal no habitáculo. O sistema de ar condicionado não contém cloro e não representa perigo para a camada de ozono.
A condensação criada pelo ar condicionado provoca, quando parado, um escorrimento de água normal sob o veículo.
Em caso de reboque de carga máxima numa forte inclinação, com temperaturas elevadas, o corte do ar condicionado permite recuperar potência do motor, melhorando, assim, a capacidade de reboque.
Stop & Start
Os sistemas de aquecimento e de ar condicionado só funcionam com
o motor a trabalhar. Para manter o conforto térmico dentro do habitáculo, pode neutralizar temporariamente a função Stop & Start (ver a rubrica correspondente).
149
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
PictogramaMensagem associadaComentários
"SISTEMA INACTIVO: Velocidade inadequada" Se a velocidade do seu veículo estiver fora do intervalo de funcionamento. Em caso de velocidade inadequada, é apresentada uma mensagem enquanto a velocidade não estiver em conformidade (abaixo de 70 km/h ou acima de 150 km/h, aproximadamente. No entanto, em fase de desaceleração, a função desactiva-se abaixo de 45 km/h).
" Sistema desactivado " Aquando da desactivação da função, em modo de visualização "CONDUÇÃO".
SISTEMA INACTIVO: Visibilidade reduzida O sistema fica em modo de vigilância automaticamente se o sensor não detectar correctamente o veículo precedente (condições meteorológicas muito difíceis, sensor desregulado,...).
150
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
O veículo da frente pode, em determinadas condições, não ser detectado, como por exemplo: - num cruzamento, - ao mudar de faixa, - se o veículo à sua frente estiver fora do alcance do sensor (alcance máximo: aproximadamente 100 m).
Limites de funcionamento
Em caso de anomalia do sistema, este avisador é apresentado acompanhado por uma mensagem.
Anomalia de funcionamento
Solicite a verificação do sistema pela rede
PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Aquando da primeira utilização após reparação do sistema, pode ser apresentada uma mensagem para lhe indicar que o sistema está em fase de inicialização. A função fica, então, indisponível. Assim que a mensagem deixar de ser apresentada, o sistema fica novamente operacional. Se a mensagem não deixar de ser apresentada, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
O funcionamento do radar situado no pára-choques dianteiro pode ser perturbado em determinadas condições climáticas, por exemplo, acumulação de neve, de gelo, de lama, etc. Limpe o pára-choques dianteiro removendo a neve, a lama, ...
156
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Controlo dos ângulos mortos
Funcionamento
Um avisador luminoso fixo é apresentado no retrovisor do lado em questão: - de uma forma imediata, quando o veículo for ultrapassado, - após cerca de um segundo, quando for efectuada uma ultrapassagem lenta a um veículo.
Este sistema de ajuda à condução informa o condutor relativamente à presença de outro veículo nas zonas de ângulo morto do seu veículo (zonas ocultas do campo de visão do condutor), sempre que este apresentar um potencial perigo.
Este avisador acende-se no quadro de bordo. Sensores, colocados no pára-choques dianteiro e traseiro, controlam as zonas de ângulo morto.
Este sistema foi concebido para melhorar a segurança de condução e não deverá, em caso algum, substituir a utilização dos retrovisores exteriores e interiores. É da responsabilidade do condutor controlar permanentemente o estado da circulação, avaliar a distância e a velocidade relativa dos outros veículos, antecipar as suas manobras antes de decidir mudar de via. O sistema de controlo dos ângulos mortos nunca deverá substituir a vigilância e a responsabilidade do condutor.
A activação da função é efectuada passando pelo menu [ Ajuda à condução]passando pelo menu [ Ajuda à condução]passando pelo menu [ de [o ecrã táctil | a tablete táctil]
Pressione este botão para activar a função; o avisador associado acende-se.
158
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Para neutralizar a função, pressione novamente este botão; o respectivo avisador apaga-se, assim como o avisador associado no quadro de bordo.
Em caso de problema de funcionamento, este avisador acende-se de forma intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apaga-se.
Anomalia de funcionamento
Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
O sistema será neutralizado automaticamente em caso de reboque com um dispositivo de reboque homologado pela PEUGEOT.
O sistema pode ser perturbado temporariamente aquando de determinadas condições climáticas (chuva, granizo...). Em particular, circular numa estrada molhada ou passar de uma zona seca para uma zona molhada poderá dar origem a falsos alertas (por exemplo, presença de uma nuvem de gotículas de água no ângulo morto interpretado como um veículo). Com mau tempo ou no Inverno, assegure-se que os sensores não ficam cobertos de lama, gelo ou neve. Procure não tapar a zona de aviso, situada nos retrovisores exteriores, assim como as zonas de detecção situadas nos pára-choques dianteiro e traseiro, com etiquetas adesivas ou outros objectos; esta situação poderá perturbar o funcionamento correcto do sistema.
O estado do sistema permanece memorizado ao desligar a ignição.
Lavagem de alta pressão Durante a lavagem do seu veículo, não direccione a pistola de lavagem a menos de 30 cm dos sensores.
159
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Com a ajuda dos sensores situados no pára-choques, esta função assinala a proximidade de obstáculos (pessoas, veículos, árvores, barreiras...) que entrem no respectivo campo de detecção. Certos tipos de obstáculo (estacas, balizas de obras...) detectados no início, deixarão de ser detectados no final da manobra devida à presença de ângulos mortos.
Ajuda ao estacionamento
Esta função não pode, em caso algum, substituir a vigilância e a responsabilidade do condutor.
A colocação em funcionamento é obtida através da engrenagem da marcha-atrás, sendo acompanhada de um sinal sonoro. A função é desactivada quando se desengrena a marcha-atrás.
Ajuda sonora
A informação de proximidade é fornecida por um sinal sonoro descontínuo, cuja frequência se torna mais rápida à medida que o veículo se aproxima do obstáculo. O som difundido pelo altifalante (direito ou esquerdo) permite distinguir de que lado se encontra o obstáculo. Quando a distância entre "veículo/obstáculo" é inferior a trinta centímetros, o sinal sonoro
torna-se contínuo.
Ajuda ao estacionamento
traseiro
A j u d a g r á fi c a
Esta ajuda completa o sinal sonoro através da apresentação de segmentos, no ecrã ou no quadro de bordo, cada vez mais próximos do veículo. Já muito próximo do obstáculo, é apresentado o símbolo "Danger".
160
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Ajuda ao estacionamento
dianteiro
O som difundido pelo altifalante (dianteiro ou traseiro) permite determinar se o obstáculo se encontra na dianteira ou na traseira.
A função será neutralizada automaticamente em caso de engate de um reboque ou de montagem de um suporte de bicicletas (veículo equipado com um atrelado ou um suporte de bicicletas recomendado pela PEUGEOT).
Com mau tempo ou no Inverno, assegure-se que os sensores não se encontram cobertos de lama, gelo ou neve. Ao engrenar a marcha-atrás, um sinal sonoro (bip longo) indica que os sensores podem estar sujos. Determinadas fontes sonoras (motorizada, camião, martelo pneumático...) podem desencadear os sinais sonoros de ajuda ao estacionamento.
Como complemento da ajuda ao estacionamento traseiro, a ajuda ao estacionamento dianteiro activa-se quando um obstáculo é detectado na dianteira e a velocidade do veículo permanece inferior a 10 km/h. A ajuda ao estacionamento dianteira é interrompida se o veículo parar durante mais de três segundos em marcha para a frente, se não existirem obstáculos detectados ou se a velocidade do veículo ultrapassar os 10 km/h.
Neutralização / Activação da ajuda ao estacionamento dianteira e traseira
Anomalia de funcionamento
Em caso de problema de funcionamento do sistema, ao engrenar a marcha-atrás, este avisador acende-se no quadro de bordo e/ou é apresentada uma mensagem, acompanhada de um sinal sonoro (bip curto).
Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
A neutralização da função é efectuada através do menu " Ajuda à condução ", de o ecrã táctil.
Prima este botão. O visor do botão acende-se.
Uma nova pressão neste botão reactiva a função. O visor do botão apaga-se.
162
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Park Assist
Este sistema proporciona uma assistência activa ao estacionamento que detecta um espaço de estacionamento e, em seguida, pilota o sistema de direcção para estacionar nesse espaço. Comanda a direcção enquanto o condutor gere a aceleração, a travagem, as relações da caixa de velocidades e a embraiagem (caixa de velocidades manual). Durante as fases de entrada e saída de estacionamento, o sistema apresenta informações visuais e sonoras ao condutor, para garantir a segurança das manobras. Podem ser necessárias várias manobras para a frente ou para trás.
Durante as fases de manobra, o volante efectua rotações rápidas: não segure no volante, não coloque as mãos entre os raios do volante e tenha cuidado com peças de vestuário largas, lenços, malas... Existem riscos de lesão.
Quando o Park Assist se encontra activado, impede a passagem para o modo STOP do Stop & Start. No modo STOP, a activação do Park Assist efectua novamente o arranque do motor. O sistema Park Assist não pode, em caso algum, substituir a vigilância e a responsabilidade do condutor. O condutor deverá continuar a controlar o seu veículo, assegurando-se que o espaço permanece desimpedido durante toda a manobra. Em determinadas situações, os sensores podem não detectar pequenos obstáculos situados nos ângulos mortos.
A qualquer instante, o condutor pode retomar o comando da direcção, segurando o volante.
A função Park Assist proporciona uma assistência às seguintes manobras:
- estacionamento longitudinal
- saída de estacionamento longitudinal
- estacionamento perpendicular
O Park Assist assume a assistência para 4 ciclos de manobra, no máximo. A função é desactivada no fim destes 4 ciclos. Se estimar que o seu veículo não se encontra correctamente posicionado, deverá retomar o controlo da direcção para concluir a manobra.
A função Park Assist não funciona com o motor desligado.