169
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
O sistema desactiva-se automaticamente: - ao desligar a ignição, - se o motor for abaixo, - se não for efectuada nenhuma manobra nos 5 minutos seguintes à selecção do tipo de manobra, - após uma imobilização prolongada do veículo durante a manobra, - se a função de antipatinagem das rodas (ASR) for accionada, - se a velocidade do veículo ultrapassar o limite autorizado, - quando o condutor interromper a rotação do volante, - se o condutor pressionar o comando do Park Assist. - para além de 4 ciclos de manobra, - ao abrir a porta do condutor, - se uma das rodas dianteiras encontrar um
obstáculo. O avisador de funcionamento apaga-se no quadro de bordo e é apresentada uma mensagem acompanhada por um sinal sonoro. O condutor deverá retomar o controlo do volante do veículo.
Desactivação
Se o sistema for desactivado durante uma manobra, o condutor deverá reactivá-lo manualmente para reiniciar a medição em curso.
O sistema é neutralizado automaticamente: - em caso de engate de reboque, - se a porta do condutor estiver aberta, - se a velocidade do veículo for superior a 70 km/h. Para uma neutralização prolongada do sistema, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Em caso de problema de funcionamento do sistema, este avisador é apresentado no quadro de bordo e é apresentada uma mensagem, acompanhada por um sinal sonoro.
Anomalias de
funcionamento
Em caso de problema de funcionamento da direcção assistida, este avisador é apresentado no quadro de bordo acompanhado por uma mensagem de alerta.
Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina
qualificada.
Neutralização
Se a distância lateral, entre o seu veículo e o lugar de estacionamento for demasiada, o sistema poderá não conseguir medir o lugar. Qualquer objecto que ultrapasse o gabarito do veículo não é levado em consideração pelo Park Assist durante uma manobra.
Com mau tempo e no Inverno, assegure-se de que os sensores não se encontram tapados por sujidade, gelo ou neve. Em caso de problema de funcionamento, solicite a verificação do sistema pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
O avisador da função acende-se de forma intermitente durante alguns segundos. Se o problema de funcionamento ocorrer durante a utilização do sistema, o avisador apaga-se.
172
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Retrovisor interior
Espelho regulável que permite visualizar a zona traseira central. Engloba um dispositivo antiencandeamento que escurece o espelho do retrovisor e reduz a perturbação do condutor devido ao sol, às luzes dos outros veículos...
Modelo dia/noite manual
Regulação
Regule o retrovisor para orientar correctamente o espelho na posição "dia".
Por medida de segurança, os retrovisores deverão ser regulados para reduzir "o ângulo morto".
Para garantir uma visibilidade óptima nas manobras, o retrovisor fica mais claro automaticamente quando a marcha-atrás é engrenada.
Posição dia/noite
Puxe a alavanca para passar à posição antiencandeamento "noite". Empurre a alavanca para passar à posição normal "dia".
Modelo dia/noite automático
Graças a um sensor, que mede a luminosidade proveniente da traseira do veículo, este sistema garante de forma automática e progressiva a passagem entre as utilizações de dia e de noite.
176
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Em tempo claro ou de chuva, tanto de dia como de noite, é proibido ligar as
luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras. Nestas situações, a potência destas luzes poderia perturbar os outros condutores. Devem ser utilizadas apenas em tempo de nevoeiro ou de queda de neve. Nestas condições climatéricas, deverá acender manualmente as luzes de nevoeiro e as luzes de cruzamento, uma vez que o sensor de luminosidade pode detectar luz suficiente. Não se esqueça de apagar as luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras quando as mesmas deixarem de ser necessárias.
Quando se esquecer de desligar as luzes
A emissão de um sinal sonoro, aquando da abertura de uma porta dianteira, avisa o condutor de que se esqueceu de desligar as luzes do veículo, com ignição desligada, em modo de iluminação manual das luzes. Neste caso, a extinção das luzes silencia o sinal sonoro. Com a ignição desligada, se as luzes de cruzamento permanecerem acesas, o veículo passa para o modo "ECO".
Em determinadas condições climáticas (baixa temperatura, humidade) o embaciamento da super fície interna do vidro das luzes dianteiras e traseiras é normal; este embaciamento desaparece alguns minutos após o acendimento das luzes.
As luzes apagam-se quando desligar a ignição mas tem sempre a possibilidade de as reactivar accionando o comando de iluminação.
178
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Acendimento automático
das luzes
Accionamento
Rode o anel para a posição "AUTO" . A activação da função é acompanhada pela apresentação de uma mensagem.
Através de um sensor de luminosidade, em caso de detecção de uma luminosidade externa fraca, as luzes da chapa de matrícula, de presença e de cruzamento acendem-se automaticamente, sem acção do condutor. Podem, igualmente, acender-se em caso de
detecção de chuva, em simultâneo com o funcionamento automático dos limpa-vidros dianteiros. Assim que a luminosidade se tornar suficiente ou após a paragem dos limpa-vidros, as luzes apagam-se automaticamente.
Paragem
Rode o anel para outra posição. A neutralização da função é acompanhada pela apresentação de uma mensagem.
Anomalia de funcionamento
Em caso de problema de funcionamento do sensor de luminosidade, as luzes acendem-se, este avisador acende-se
Em condições de nevoeiro ou neve, o sensor de luminosidade pode detectar uma luz suficiente. As luzes não se acenderão, assim, automaticamente. Não tape o sensor de luminosidade, acoplado ao sensor de chuva e situado a meio do limpa-vidros por trás do retrovisor interior; as funções associadas deixariam de ser comandadas.
Luz de acompanhamento
automática
Quando a função de acendimento automático das luzes estiver activada, em caso de fraca luminosidade, as luzes de cruzamento
acendem-se automaticamente ao desligar a ignição.
A activação ou neutralização, assim como a duração da iluminação de acompanhamento, podem ser parametrizadas através do menu "Ajuda à condução" e, em seguida, "Parametrização veículo" da página secundária. Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem.
179
5
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Para facilitar a aproximação do veículo, iluminam: - as zonas situadas em frente às portas do condutor e passageiro, - as zonas à frente do retrovisor e atrás das portas dianteiras.
Focos dos
retrovisores
Activação
Estes focos iluminam-se: - aquando do destrancamento, - quando a ignição é desligada, - aquando da abertura de uma porta, - com um pedido de localização do veículo através do telecomando.
Desactivação
Apagam-se após uma temporização.
Iluminação de acolhimento exterior
O acendimento à distância das luzes facilita a aproximação do veículo em caso de fraca iluminação. Esta função activa-se quando o comando de iluminação se encontrar na posição " AUTO " e a intensidade luminosa detectada pelo sensor de luminosidade for fraca.
Accionamento
Pressione o cadeado aberto do telecomando ou o puxador de uma das portas dianteiras com o sistema "Acesso e arranque mãos livres". As luzes de cruzamento e as luzes de presença acendem-se; o veículo é igualmente destrancado.
Paragem
A iluminação de acolhimento exterior desliga-se automaticamente passado um determinado tempo, ao ligar a ignição ou ao trancar o veículo.
Programação
As operações de activação, desactivação e selecção da duração da iluminação de acolhimento são efectuadas através do menu " Ajuda à condução " e, em seguida, "Parametrização veículo".
183
5
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Nível mínimo do líquido de lava-vidros / lava-faróis
Para os veículos equipados com lava-faróis, quando o nível mínimo do depósito é alcançado, este avisador acende-se no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem.
Funcionamento automático das escovas dianteiras
Activação
Efectue uma impulsão breve no comando para baixo. Um ciclo de limpeza confirma a aceitação do pedido. Este avisador acende-se no quadro de bordo e é apresentada uma mensagem.
Efectue uma nova impulsão breve no comando para baixo ou coloque o
comando noutra posição (Int, 1 ou 2). Este avisador apaga-se no quadro de bordo e é apresentada uma mensagem.
Desligar
É necessário reactivar o funcionamento automático das escovas, após cada corte da ignição superior a um minuto, dando uma impulsão para baixo no comando.
A luz avisadora acende-se ao ligar a ignição ou sempre que efectuar uma acção no comando, enquanto não abastecer o depósito. Na próxima paragem encher ou mandar encher o depósito do lava-vidros/lava-faróis.
O funcionamento das escovas do limpa-vidros dianteiro ocorre automaticamente, sem acção do condutor, em caso de detecção de chuva (sensor por trás do retrovisor interior) adaptando a sua velocidade à intensidade da precipitação.
184
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Não tape o sensor de chuva, acoplado ao sensor de luminosidade e situado no centro do pára-brisas por trás do retrovisor interior. Aquando da lavagem numa estação automática, neutralize o funcionamento automático das escovas. No Inverno, aconselhamos que aguarde pelo descongelamento completo do pára-brisas antes de accionar o funcionamento automático das escovas.
Anomalia de funcionamento
Em caso de anomalia do funcionamento automático das escovas, o limpa-vidros funciona em forma intermitente. Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Posição específica do
limpa-vidros dianteiro
Esta posição permite soltar as escovas do limpa-vidros dianteiro. Permite limpar as lâminas ou proceder à substituição das escovas. Pode ser igualmente útil, durante o Inverno, para soltar as lâminas do pára-brisas.
Para conservar a eficácia do limpa-vidros de escovas planas, tipo "flat-blade", é aconselhável: - utilizá-las com cuidado, - limpá-las regularmente com água e sabão, - não as utilizar para segurar uma placa de cartão contra o pára-brisas. - substituí-las quando surgirem os primeiros sinais de desgaste.
No minuto seguinte à ignição ser desligada, qualquer acção no comando do limpa-vidros posiciona as escovas na vertical. Para colocar as escovas na posição inicial após a intervenção, ligue a ignição e desloque o comando.
189
6
Segurança
308_pt_Chap06_securite_ed02-2013
Detecção de pressão baixa dos pneus
O sistema controla permanentemente a pressão dos quatro pneus, a partir do momento em que o veículo entra em movimento. Este sistema compara as informações fornecidas pelos sensores de velocidade das rodas em valores de referência que devem ser reinicializados após cada reajuste da pressão dos pneus ou da substituição de uma roda. O sistema acciona um alerta a partir do momento em que detecta a diminuição da pressão de enchimento de um ou vários pneus.
O sistema de detecção de pressão baixa dos pneus não substitui nem a vigilância, nem a responsabilidade do condutor. Este sistema não dispensa o controlo mensal da pressão de enchimento dos pneus (incluindo da roda sobresselente), assim como antes de um longo trajecto. Colocar o veículo em movimento numa situação de pressão baixa dos pneus degrada o comportamento em estrada, aumenta as distâncias de travagem, provoca o desgaste prematuro dos pneus, nomeadamente em condições severas (forte carga, velocidade elevada, longos trajectos).
Sistema que assegura o controlo automático da pressão dos pneus com o veículo em movimento.
Os valores da pressão de enchimento prescritos para o seu veículo encontram-se indicados na etiqueta de pressão dos pneus. Ver rubrica "Elementos de identificação". O controlo da pressão dos pneus deverá ser efectuada "a frio" (veículo parado após 1h ou após um trajecto inferior a 10km efectuado a uma velocidade moderada). Caso contrário, adicione 0,3 bar aos valores indicados na etiqueta.
Colocar o veículo em movimento numa situação de baixa pressão dos pneus aumenta o consumo de combustível.