Page 201 of 312

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
14
C090N04O-APT Práticas para uma boa condução
o Nunca mude a alavanca selectorada posição "P" ou "N" para qualquer outra posição, estando com o pé no acelerador.
o Quando o veículo estiver em movimento, nunca mude a alavancapara a posição "P".
o Certifique-se de que o veículo está completamente parado antes deutilizar a posição "R".
o Nunca desça um piso inclinado com a caixa de velocidades em pontomorto, pois pode ser extremamente perigoso. Movimente o carrosempre com uma mudança engrenada.
o Não esforce demasiado os travões, pois pode causar-lhesobreaquecimento e mau funcionamento. Ao descer um pisoinclinado engrene uma mudança mais baixa. Ao fazê-lo, o próprio motor irá ajudar a travar o carro.
o Quando passar para uma mudança mais baixa, abrande, pois casocontrário, esta não engrenará bem.
o Utilize sempre o travão de mão, não utilize a posição "P" como suasubstituta.
desloque a alavanca selectora para aposição desejada. O botão delibertação da alavanca selectora volta automaticamente à sua posição origi- nal quando a alavanca selectora éretirada da posição "P" (Estacionamento). Volte a colocar a tampa da consola.Se necessitar de utilizar o botão de libertação da alavanca selectora, isso poderá indicar que o seu veículo temum problema. Leve o seu veículo ao seu concessionário Hyundai para ser verificado.
C090J01NF-GPT LIBERTAÇÃO DA ALAVANCA SELECTORA (Se instalada) Se não conseguir mover a alavanca selectora da posição "P" (Park - Estacionamento) para qualquer outra posição ao mesmo tempo quepressiona a fundo o pedal do travão e com a chave de ignição na posição "ON", remova a tampa da consola ecom um objecto fino, como por exemplo uma chave de fendas, empurre para baixo o botão de libertação da alavancaselectora. Em seguida, e ao mesmo tempo que pressiona o pedal do travão,
C090J01NF
Page 202 of 312

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
15
!AVISO:
o Evitar efectuar curvas a alta velocidade.
o Não efectuar movimentos rápidos
com o volante, tais como mudanças bruscas de faixa ou curvas apertadas a alta velocidade.
o Utilizar sempre o cinto de segurança.
o O risco de capotamento é grandemente aumentado se perder o controlo do veiculo a altas velocidades.
o Aumente as precauções quando
conduzir sobre pavimentoescorregadio. Tome especial aviso quando acelerar, travar ou engrenar mudanças. Num piso escorregadio,uma mudança engrenada bruscamente pode conduzir à perda de tracção e, con-sequentemente, àperda do controlo do veículo.
o Poderá obter um melhor desempenho
do veículo e uma maior economia decombustível se premir e libertar sempre o pedal do acelerador de uma forma suave. o A perda do controle do veiculo é
comum quando duas ou mais rodas saem da estrada, e o condutor vira demais as rodaspara reentrar na estrada.
o No caso de uma saída de estrada,
não tente virar as rodasabruptamente para tentar voltar à estrada. Neste caso é mais aconselhável, primeiro abrandarde velocidade, e só então entrar na estrada.
o Nunca exceda os limites de
velocidade estabelecidos.
o Se o seu veículo ficar enterrado na
neve, lama, areia, etc., poderá tentar libertá-lo balançando-o para a frente e para trás. Não tente executar este procedimento comobjectos ou pessoas demasiado próximas do veículo. Ao executar as manobras para balançar oveículo para a frente e para trás este poderá libertar-se bruscamente e causar ferimentosàs pessoas ou danos aos objectos que se encontrem nas proximidades.
SISTEMA DE TRAVAGEM ANTIBLOQUEIO
C120A01FC-GPT (Se instalado) O sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) destina-se a evitar o bloqueiode uma roda durante uma travagem de emergência ou em pisos muito irregulares. Um computador controlaa velocidade das rodas e a pressão do óleo aplicada a cada uma das rodas. Nestas circunstâncias, numa situaçãode emergência, o ABS aumentará a segurança durante as travagens.
Page 203 of 312

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
16PROGRAMA ELECTRÓNICO DE ESTABILIDADE (ESP)
C310A01JM-APT (Se instalado)
B310A01NF
O sistema do Programa Electrónico de Estabilidade (ESP) foi concebido
para estabilizar o veículo nas curvas.
B310A01NF-E
Tipo volante à esquerda
Tipo volante à direita
!
NOTA:
o Durante a operação do ABS (ESP),
poderá sentir pequenos impulsos no pedal do travão quando aplicaros travões. Poderá igualmente ouvir um ruído no compartimento do motor durante a travagem. Estassituações são normais e indicam que o sistema de travagem anti- bloqueio (Electronic Stability Pro-gram – Programa Electrónico de Estabilidade) está a funcionar correctamente.
o Durante o funcionamento do sistema ABS(ESP), poderá sentir-se um ligeiro pulsar ou vibraçãono pedal dos travões, durante travagens bruscas ou quando o piso da estrada é muito irregular.Poderá também ouvir-se um ruído no compartimento do motor. Estas situações são normais e indicamque o ABS(ESP) está a funcionar em condições. AVISO:
O seu ABS(ESP) não evitará acidentescausados por manobras perigosas. Mesmo que o controlo do veículo tenhamelhorado durante situações de travagem de emergência, mantenha sempre uma distancia segura entre oseu veículo e outros objectos. A velocidade deve ser sempre reduzida quando as condições daestrada são precárias. As distâncias de travagem dos veículos equipados com ABS(ESP)podem ser maiores nas seguintes condições:
o Conduzir em piso irregular, arenoso ou neve.
o Conduzir com correntes de neve.
o Conduzir em estradas onde o
pavimento está escorregadio ou existam desníveis no pavimento.
As condições de segurança oferecidas pelo sistema ABS(ESP) nunca devem ser ensaiadas numa condução a alta velocidade ou emcurvas. Com esses ensaios apenas estaria a pôr em risco a sua segurança e a de terceiros.
Page 204 of 312

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
17
!
CUIDADO:
Se conduzir com pneus com piso diferente ou de dimensões diferentes pode fazer com que o sistema EPS não funcionecorrectamente. Ao substituir os pneus, certifique-se de que têm a mesma dimensão que os pneusoriginais.
AVISO:
O programa electrónico deestabilidade é apenas uma ajuda àcondução, devem ser observadas todas as habituais precauções ao conduzir com mau tempo e emestradas com pouca aderência.!
O ESP verifica o caminho que quer seguir e o caminho que o veículo estárealmente a seguir. O ESP aplica os travões a cada uma das rodas, como necessário, eintervém no sistema de gestão do motor para estabilizar o veículo. O sistema do Programa Electrónico de Estabilidade (ESP) é um sistema electrónico concebido para ajudar ocondutor a manter o veículo sob controlo em condições adversas. Não deve ser considerado como umsubstituto para uma condução em segurança. Diversos factores que incluem a velocidade, o estado daestrada e a forma como o condutor actua sobre o volante afecta a possibilidade do ESP ter uma acçãoeficaz sobre a perda de controlo do veículo. Continua a ser responsabilidade sua conduzir e fazercurvas a velocidades razoáveis e manter uma margem de segurança suficiente. C310B01JM-APT Modo ESP ON/OFF Quando o ESP está ligado, o indicador ESP no painel de instrumentos "pisca".Se desligar o sistema premindo o interruptor ESP, o indicador ESP-OFF acende-se e mantém-se aceso. Nomodo ESP-OFF, o programa de controlo de estabilidade será desactivado. Deverá ajustar o seumodo de condução adequadamente. Para voltar a ligar o sistema, prima novamente o interruptor. O indicadorESPOFF apaga-se. NOTA: O modo ESP será automaticamente ligado quando o motor é parado e novamente posto em funcionamento.
Page 205 of 312

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
18
!
SISTEMA DE AVISO DE MARCHA-ATRÁS
C310D01JM-APT Indicadores e Avisos Os indicadores devem acender-se quando a chave de ignição é rodadapara a posição ON ou START mas devem apagar-se após decorridos três segundos.Se os indicadores não se acenderem, ou se o indicador ESP ou ESP-OFF não se apagar após 3 segundos,deverá levar o seu veículo a um concessionário Hyundai autorizado para ser verificado.Caso ocorra uma situação imprevista no dispositivo durante a condução, o indicador ESPOFF acende-se comoum aviso. Se o indicador ESP-OFF se acender, estacione o seu veículo num local seguro e desligue o motor.Em seguida, ponha novamente o mo- tor em funcionamento e verifique se o indicador ESP-OFF se apaga. Se oindicador se mantiver aceso mesmo depois do motor ter sido novamente posto em funcionamento, deverá levaro seu veículo a um concessionário Hyundai autorizado para ser verificado. C400A01P-GPT (Se instalado) O sistema de aviso de marcha-atrás ajuda o condutor a fazer manobras de marcha-atrás com o veículo, emitindo um sinal sonoro se detectar qualquer objecto a uma distância de 120 cm (47 pol) atrás do veículo. Este sistema é uma ajuda suplementar e não se destina a substituir, nem deve substituir, a necessidade de um extremo cuidado e atenção por parte do condutor. A distância de detecção e os objectos detectáveis pelos sensores de marcha- atrás é limitada. Ao fazer qualquer manobra de marcha-atrás, tome muita atenção a tudo o que se encontra atrás de si, de igual modo que o faria num veículo que não estivesse equipado com este sistema de aviso.
HNF2187
AVISO:
O Sistema de Aviso de Marcha-atrás deve ser sempre considerado apenas como uma função complementar. Aoperacionalidade do Sistema de Aviso de Marcha-atrás pode ser afectada por vários factores(incluindo condições ambientais). Durante as manobras de marcha- atrás, o condutor é responsável porverificar a área atrás do veículo. Funcionamento do sistema de aviso de marcha-atrás Condições de funcionamento
o Este sistema é activado ao fazer uma manobra de marcha-atrás com
a chave da ignição na posição ON. Se o veículo se deslocar a uma velocidade superior a 5 km/h (3 mph),o sistema poderá não ser activado correctamente.
o A distância de detecção ao fazer
uma manobra de marcha-atrás é decerca de 120 cm.
o Quando dois objectos são detectados
ao mesmo tempo, o que estiver maispróximo é reconhecido primeiro.
Sensor
Page 206 of 312

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
19
Tipos de sons de aviso
o Quando um objecto está a uma distância de 120 cm a 81 cm do pára- choques traseiro: Besouro intermitente
o Quando um objecto está a uma distância de 80 cm a 41 cm do pára-choques traseiro: Besouro com bipsmais frequentes
o Quando um objecto está a uma
distância de 40 cm do pára-choquestraseiro: Besouro com som contínuo.
Situações de não Operacionalidade do Sistema de Aviso de Marcha-atrás O sistema de aviso de marcha-atrás poderá não funcionar correctamentequando:
1. A humidade tiver congelado o sen- sor. (Voltará a funcionar normalmente quando a humidade derreter.) 2. O sensor estiver coberto com
matérias estranhas, como porexemplo neve ou água, ou se a cobertura do sensor estiver bloqueada. (Voltará a funcionarnormalmente quando as matérias estranhas forem removidas ou o sensor deixar de estar bloqueado.)
3. Estiver a conduzir em estradas com superfícies irregulares (estradas nãopavimentadas, gravilha, piso irregu-lar, ladeiras).
4. Quando existirem nas proximidades
objectos que produzam ruídoexcessivo (buzinas de veículos, motores de motociclos ruidosos ou travões a ar de camiões) que possaminterferir com o funcionamento do sensor.
5. Durante chuvas fortes ou pulverização de água.
6. Existirem transmissores de rádio ou
telemóveis junto do sensor.
7. O sensor esteja coberto com neve.
8. Estiver a rebocar um atrelado. A distância de detecção pode ser reduzida quando:
1. O sensor estiver manchado com
matérias estranhas, tais como neveou água. (A sensibilidade voltará aonormal quando forem removidas essas matérias)
2. A temperatura do ar exterior estiver demasiado quente ou demasiado fria.
Os seguintes objectos poderão não ser reconhecidos pelo sensor:
1. Objectos afiados ou estreitos tais como cordas, correntes ou mastros de pequenas dimensões.
2. Objectos, que tenham tendência a
absorver as frequências emitidas pelosensor tais como vestuário e materiais esponjosos ou neve.
3. Objectos não detectáveis com tamanho inferior a 1 m e com umdiâmetro inferior a 14 cm.
Page 207 of 312

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
20
!CUIDADO:
1. O aviso de marcha-atrás poderá não soar de forma sequencial consoante a velocidade e formados objectos detectados.
2. O sistema de aviso de marcha-
atrás poderá não funcionarcorrectamente se a altura do pára- choques ou a instalação do sen- sor tiverem sido alteradas oudanificadas. Qualquer equipamento ou acessório não instalado na fábrica poderá interferir com ofuncionamento do sensor.
3. O sensor poderá não reconhecer
objectos que estejam a umadistância inferior a 40 cm do sen- sor, ou o sensor poderá detectar uma distância incorrecta. Tenhacuidado.
4. Quando o sensor estiver congelado
ou coberto com neve, sujidade ouágua, o sensor poderá não funcionar até que essas matérias sejam removidas devendo paraisso utilizar um pano macio.
5. Não empurre, risque ou bata no
sensor. Poderá danificar o sensor. CUIDADO:
Este sistema só pode detectar objectos que estejam dentro da sua área de detecção. Não pode detectarobjectos localizados noutras áreas não cobertas pelos sensores. Igualmente, os objectos pequenosou estreitos, tais como mastros ou objectos localizados entre os sensores poderão não ser detectadospelos sensores. Verifique sempre o espaço atrás do veículo ao fazer uma manobra demarcha-atrás. Certifique-se de que informa outros condutores do veículo que possamnão estar familiarizados com o sistema sobre as suas capacidades e limitações.A garantia do seu novo veículo não cobre quaisquer acidentes ou danos ao veículo ou aos seus ocupantesdevidos a qualquer avaria do sistema de aviso de marcha-atrás. Conduza sempre em segurança e comcuidado. AVISO:
Preste grande atenção quando conduzir o veículo junto a objectos na estrada, especialmente pedestrese particularmente crianças. Tenha em atenção que alguns objectos poderão não ser detectados pelos sensores,devido à distância a que se encontram, à sua dimensão ou aos materiais de que são feitos, que podem limitar aeficiência do sensor. Faça sempre uma inspecção visual para se certificar de que não existem obstruções antesde deslocar o veículo em qualquer direcção. NOTA: Se não ouvir nenhum som de aviso ou se o besouro estiver a emitir um som intermitente quando estiver a fazer uma passagem de caixa para aposição "R" (marcha-atrás), isto poderá indicar uma avaria no sistema de aviso de marcha-atrás. Se estasituação ocorrer, solicite a verificação do seu veículo por um concessionário autorizado Hyundai,o mais rapidamente possível.!!
Page 208 of 312

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
21
tendo o cuidado, durante esta operação, de manter o carro sobcontrol. Se, depois desta operação, os travões não voltarem ao normal, pare assim que puder, como medidade segurança, chame o seu serviço HYUNDAI para lhe resolver o problema.
o Não desça um piso muito inclinado sem ter uma mudança engrenada,pois pode ser perigoso. Use ostravões para diminuir a velocidade e meta uma mudança mais baixa para que, desta forma, possa utilizar acapacidade de travagem do motor.
o Não conduza com o pé "em cima"
do pedal do travão. Descansar opé em cima do pedal do travão pode ser perigoso pois pode resultar num sobreaquecimento dos travões e,consequentemente, na perda de eficiência. Além disso, faz com que o tempo de duração doscomponentes seja encurtado. o Se tiver um furo enquanto fôr a
conduzir, carregue suavemente notravão e mantenha o carro alinhado enquanto abranda. Quando a velocidade já fôr suficientementelenta para uma total parar em segurança, encoste á berma e estacione o carro num local seguro.
o Se o carro estiver equipado com caixa de velocidades automática,não o deixe deslizar lentamente
quando parar, trave-o.
o Quando parar num piso inclinado,
tenha cuidado. Engrene a mudançana posição "P" ( para caixas automáticas ) ou em 1ª, se a caixa fôr manual e utilize o travão de mão.Se fôr numa curva a descer, vire as rodas para o lado de fora da estrada de modo a manter oveículo fora da via de rodagem e pará-lo. Na mesma situação, mas numa recta, deve pôr um calço nasrodas para as bloquear.
!
PRÁTICAS PARA UMA BOA TRAVAGEM
C130A01A-APT
AVISO:
Não deverá transportar nada na tampa da bagageira, por tràs dobanco traseiro, pois caso haja um acidente ou uma travagem brusca, os objectos podem ser projectadospara a frente do veículo e causar sérias lesões aos ocupantes.
o Depois de ter estado parado, certifique-se de que o travão de mão não ficou accionado e que a luzdo indicador do travão de mão se apagou, antes de iniciar a condução.
o Conduzir por cima da água pode humedecer os travões. Tambémpodem ficar húmidos quando o carro é lavado. Os travões húmidos nãosão fiáveis!! Com os travões molhados, o seu carro não travará tão bem quanto o desejável e, alémdisso, podem bloquear. Para secar os travões, deve pressionar o pedal suavemente, repetidas vezes, atéque os travões voltem ao normal,