
1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
46
o Não tentar inspeccionar ou
substituir o pré-tensor dos cintos de segurança. Este procedimentodeve ser realizado exclusivamente por um concessionário autorizado Hyundai.
o Não dar pancadas no conjunto do pré-tensor do cinto desegurança.
o Não tentar efectuar qualquer tipo de manutenção ou reparação dosistema de pré-tensores doscintos de segurança.
o O manuseamento incorrecto dos
conjuntos dos pré-tensores doscintos de segurança, e a não leitura dos avisos para não aplicar pancadas, modificar,inspeccionar, substituir ou reparar pode provocar uma utilização incorrecta ou activaçãoinadvertida com risco de ferimentos graves.
o Utilizar sempre os cintos de segurança quando conduz ouutiliza um veículo motorizado.
!
! CUIDADO:
o Como o sensor que activa o airbag do SRS está ligado ao sistema de pré-tensão dos cintos de segurança, a luz de aviso do airbag do SRS situada no painel deinstrumentos acende-se durante cerca de 6 segundos quando a chave de ignição é rodada para aposição "ON" devendo apagar-se em seguida.
o Se o sistema de pré-tensão dos cintos de segurança não estivera funcionar correctamente, esta luz de aviso acende-se mesmoque não exista qualquer avaria no airbag do SRS. Se a luz de aviso do airbag do SRS não seacender quando a chave de ignição é rodada para a posição "ON" ou se "piscar" durante umsegundo e se mantiver acesa após decorrido o período de 6 segundos, ou se se acenderquando o veículo está em movimento, leve o seu veículo a um concessionário Hyundaiautorizado para inspeccionar o AVISO:
o Os pré-tensores estão concebidos para funcionar apenas uma vez.Após a sua activação, os pré- tensores dos cintos de segurança devem ser substituídos. Todos os cintos de segurança, de qualquer tipo, e que tenham sido utilizadosdurante uma colisão, também devem ser substituídos.
o O conjunto do mecanismo do pré-tensor do cinto de segurançafica quente durante a sua activação. Não tocar nosconjuntos dos pré-tensores du- rante vários minutos após estes terem sido activados.
AIR
BAG
sistema de pré-tensão dos cintos de segurança ou o sistema dos airbags do SRS, assim que possível.

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
55
!AVISO:
o Os airbags de protecção contra impactos laterais são uma protecção adicional em relação aos cintos de segurança com trêspontos de ancoragem e não são um substituto para os cintos de segurança. Por isso, os cintosde segurança devem ser utilizados sempre que o veículo está em movimento. Os airbagssó deverão ser activados em certas condições em que ocorrem impactos suficientementeseveros para poderem causar ferimentos graves aos ocupantes do veículo. B990B01NF
Sensor do airbag lateral
o Para uma melhor protecção do
sistema de airbags laterais e para evitar ferimentos provocadospelo accionamento dos airbags, ambos os ocupantes dos bancos da frente deverão sentar-sedireitos e com o cinto de segurança correctamente colocado. As mãos do condutordeverão estar colocadas no volante nas posições de 9:00 e 3:00 horas. O passageiro deverácolocar as mãos ou braços sobre o seu colo.
o Não utilizar quaisquer capas de banco adicionais.
o A utilização de capas de banco
podem reduzir o efeito dosistema.
o Não instalar quaisquer
acessórios ao lado ou naproximidade do airbag.
o Não aplicar esforços excessivos
na parte lateral do banco.
o Não colocar quaisquer objectos
sobre o airbag ou entre o airbag e o seu corpo.
o Não colocar quaisquer objectos(um chapéu chuva, saco, etc.) entre a porta da frente e o bancoda frente. Tais objectos podem transformar-se em projécteis perigosos e provocar ferimentosno caso de accionamento dos airbags laterais.
o Para evitar o accionamento
acidental e inesperado do airbaglateral que poderá resultar em ferimentos, evitar quaisquerimpactos no sensor do airbag lateral quando a chave de ignição está na posição "ON".

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
80
HNF2094 B340G02NF
B340G01LZ-GPT Luzes Automática (Se instalados) Para activar as luzes automáticas, rodar o comando do interruptor multifunçõesaté ao fim. Se colocar o interruptor multifunções na posição "AUTO", as luzes exteriores (luzes de presença efaróis) acendem-se e apagam-se automaticamente em função da iluminação exterior. NOTA: Ligue manualmente as luzes do automóvel em situações denevoeiro, pouca luminosidade ou chuva. NOTA:
o Nunca coloque nada sobre o sen-
sor localizado no painel de instrumentos, para garantir um melhor controlo do sistema deiluminação do automóvel.
o Não limpe o sensor utilizando
um produto para limpeza dejanelas.
o Se o seu veículo tiver vidros
fumados nas janelas ou outrotipo de revestimento no pára- brisas, o sistema automático de controlo da luminosidade poderánão funcionar correctamente.
Sensor de luminosidade
INTERRUPTOR DA LUZ DE NEVOEIRO
B360B02Y-GPT Interruptor de Faróis de Nevoeiro Dianteiro (Se instalado) Para acender os faróis de nevoeiro, ligue o interruptor. Eles funcionarãoquando o interruptor das luzes da frente se encontrar na posição. B360B02NF

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
106PALAS DE SOL
B580A01NF-GPT O seu Hyundai está equipado com palas de sol para dar sombra frontal elateral ao condutor e passageiro dianteiro. As palas de sol estão montadas em ambos os lados emtodos os modelos. Para reduzir o encandeamento provocado pelo Sol, baixar as palas de sol para a posiçãomais conveniente. As palas de sol do condutor e do passageiro estão equipadas com umespelho de cortesia. B580A01NF
!
NOTA: O autocolante do Sistema de Retenção Suplementar (SRS) contendo informações úteis podeser encontrado na parte posterior de cada uma das palas de sol.
B500B01B-APT Porta-luvas iluminado Ao abrir o porta-luvas, a luz acende-se automaticamente se o comutador multi-funções estiver colocado naprimeira posição.
HNF2172
AVISO:
o Não colocar as palas de sol de tal forma que impeçam a visibilidadeda estrada, tráfego ou outros objectos.
o Não rode o pára-sol para fora, de
modo a cobrir a janela lateral, seaquele tiver qualquer sensor colado, designadamente umcontrolo remoto de abertura de porta de garagem, uma caneta, um desodorizante de ambiente,ou algo semelhante, pois estes objectos podem causar ferimentos se a cortina do airbag sedesdobrar.

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
126
B970C01NF-GPT Funcionamento Automático O sistema FATC (Controlo Temperatura Completamente Automático), controla automaticamente o aquecimento earrefecimento, do seguinte modo:
1. Carregue no botão "AUTO" e o
indicador luminoso acende, confirmando que os modos Face, Chão e/ou Nível Duplo bem como avelocidade da ventoinha e o ar condicionado são controlados automaticamente. 2. Rode o botão "TEMP" de modo a
seleccionar a temperatura desejada. A temperatura aumenta para o máximo 32°C (90°F) quando o botãoé rodado no sentido dos ponteiros do relógio. A temperatura diminui para o mínimo 17°C (62°F) quandoo botão é rodado no sentido contrário aos ponteiros do relógio.
NOTA: Se a bateria foi descarregada ou desligada, o modo temperatura será colocado automaticamente emgraus centigrados. Isto é normal e pode ser ajustar omodo temperatura de grauscentígrados para graus Fahrenheit como se segue; Prima simultaneamente os botões"OFF" e "AUTO " durante 3 segundos. O visor mostra que a unidade datemperatura foi alterada para graus Centígrados ou para graus Fahren- heit (°C
°F ou °F
°C).
HNF2135 HNF2137
B970C01NF
Sensor de Luminosidade
NOTA: Não deve colocar objectos sobre o sensor localizado dentro do carropara assegurar um melhor controle do sistema de aquecimento e refrigeração.

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
132FILTRO DE AR CONDICIONADO (PARA OEVAPORADOR E VENTILADOR)
B980G01NF-GPT Controlo de desumidificação automático (Se instalado) Trata-se de um sensor de humidade localizado no centro do tablier e queliga automaticamente o sistema de ar condicionado para desumidificar o ar se for detectado um teor de humidadedemasiado elevado no interior do veículo. B760A01NF-GPT (Se instalado) O filtro de ar condicionado está localizado do lado direito do tablier. A sua função é reduzir a entrada de poluentes e filtrar o ar.Para substituir o filtro do ar, consulte a página 6-21.
HNF2181
Ar exterior
Interior da viatura
Evaporador
Filtro Ventilador Ar interior
CUIDADO:
o Substituir o filtro cada 15,000 km (10,000 milhas) ou uma vez por ano. Se a viatura é utilizada emcondições severas, tais como, estradas poeirentas, ou piso em mau estado, serão necessáriasverificações e substituições mais frequentes.
o Quando o fluxo de ar diminui
subitamente, é necessáriaproceder a uma verificação por um concessionário autorizado Hyundai.
!

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
18
!
SISTEMA DE AVISO DE MARCHA-ATRÁS
C310D01JM-APT Indicadores e Avisos Os indicadores devem acender-se quando a chave de ignição é rodadapara a posição ON ou START mas devem apagar-se após decorridos três segundos.Se os indicadores não se acenderem, ou se o indicador ESP ou ESP-OFF não se apagar após 3 segundos,deverá levar o seu veículo a um concessionário Hyundai autorizado para ser verificado.Caso ocorra uma situação imprevista no dispositivo durante a condução, o indicador ESPOFF acende-se comoum aviso. Se o indicador ESP-OFF se acender, estacione o seu veículo num local seguro e desligue o motor.Em seguida, ponha novamente o mo- tor em funcionamento e verifique se o indicador ESP-OFF se apaga. Se oindicador se mantiver aceso mesmo depois do motor ter sido novamente posto em funcionamento, deverá levaro seu veículo a um concessionário Hyundai autorizado para ser verificado. C400A01P-GPT (Se instalado) O sistema de aviso de marcha-atrás ajuda o condutor a fazer manobras de marcha-atrás com o veículo, emitindo um sinal sonoro se detectar qualquer objecto a uma distância de 120 cm (47 pol) atrás do veículo. Este sistema é uma ajuda suplementar e não se destina a substituir, nem deve substituir, a necessidade de um extremo cuidado e atenção por parte do condutor. A distância de detecção e os objectos detectáveis pelos sensores de marcha- atrás é limitada. Ao fazer qualquer manobra de marcha-atrás, tome muita atenção a tudo o que se encontra atrás de si, de igual modo que o faria num veículo que não estivesse equipado com este sistema de aviso.
HNF2187
AVISO:
O Sistema de Aviso de Marcha-atrás deve ser sempre considerado apenas como uma função complementar. Aoperacionalidade do Sistema de Aviso de Marcha-atrás pode ser afectada por vários factores(incluindo condições ambientais). Durante as manobras de marcha- atrás, o condutor é responsável porverificar a área atrás do veículo. Funcionamento do sistema de aviso de marcha-atrás Condições de funcionamento
o Este sistema é activado ao fazer uma manobra de marcha-atrás com
a chave da ignição na posição ON. Se o veículo se deslocar a uma velocidade superior a 5 km/h (3 mph),o sistema poderá não ser activado correctamente.
o A distância de detecção ao fazer
uma manobra de marcha-atrás é decerca de 120 cm.
o Quando dois objectos são detectados
ao mesmo tempo, o que estiver maispróximo é reconhecido primeiro.
Sensor

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
19
Tipos de sons de aviso
o Quando um objecto está a uma distância de 120 cm a 81 cm do pára- choques traseiro: Besouro intermitente
o Quando um objecto está a uma distância de 80 cm a 41 cm do pára-choques traseiro: Besouro com bipsmais frequentes
o Quando um objecto está a uma
distância de 40 cm do pára-choquestraseiro: Besouro com som contínuo.
Situações de não Operacionalidade do Sistema de Aviso de Marcha-atrás O sistema de aviso de marcha-atrás poderá não funcionar correctamentequando:
1. A humidade tiver congelado o sen- sor. (Voltará a funcionar normalmente quando a humidade derreter.) 2. O sensor estiver coberto com
matérias estranhas, como porexemplo neve ou água, ou se a cobertura do sensor estiver bloqueada. (Voltará a funcionarnormalmente quando as matérias estranhas forem removidas ou o sensor deixar de estar bloqueado.)
3. Estiver a conduzir em estradas com superfícies irregulares (estradas nãopavimentadas, gravilha, piso irregu-lar, ladeiras).
4. Quando existirem nas proximidades
objectos que produzam ruídoexcessivo (buzinas de veículos, motores de motociclos ruidosos ou travões a ar de camiões) que possaminterferir com o funcionamento do sensor.
5. Durante chuvas fortes ou pulverização de água.
6. Existirem transmissores de rádio ou
telemóveis junto do sensor.
7. O sensor esteja coberto com neve.
8. Estiver a rebocar um atrelado. A distância de detecção pode ser reduzida quando:
1. O sensor estiver manchado com
matérias estranhas, tais como neveou água. (A sensibilidade voltará aonormal quando forem removidas essas matérias)
2. A temperatura do ar exterior estiver demasiado quente ou demasiado fria.
Os seguintes objectos poderão não ser reconhecidos pelo sensor:
1. Objectos afiados ou estreitos tais como cordas, correntes ou mastros de pequenas dimensões.
2. Objectos, que tenham tendência a
absorver as frequências emitidas pelosensor tais como vestuário e materiais esponjosos ou neve.
3. Objectos não detectáveis com tamanho inferior a 1 m e com umdiâmetro inferior a 14 cm.