Page 161 of 269

CONDUZINDO O SEU HYUNDAI 2- 11
SC110E2-FP
o "D" ( Condução )
É usada para a condução normal. O carro deverá estar completamenteparado, antes de colocar a alavancana posição "D". A caixa passa pelas 4 velocidades de forma sequencial, dando melhor economia e força.Nunca reduza manualmente para "2"ou para "1" quando o veículo for a umavelocidade superior a 95Km/h ( 60mph). SC110F1-FP
o "2" (Segunda)
Utiliza-se em pisos escorregadios,
subidas ou descidas. "2" é uma velocidade que
automaticamente muda entre a 1ª e a2ª, isto quer dizer que nunca atingirá a terceira. De qualquer forma, deve passar-se à terceira (D) manualmente,quando o veículo exceder a velocidade prevista para as mudanças anteriores, afim de que o motor nãofique sobre-esforçado e volte às condições normais.
SC110C1-FP
o "R" ( Marcha atrás )
Serve para fazer recuar o veículo. O carro deverá estar completamenteparado, antes de colocar a alavanca na posição "R".
SC110D1-FP
o "N" ( Ponto Morto/Neutro )
Na posição "N" a caixa de velocidades
estará em ponto morto, o que significaque a caixa não está engrenada. Pode arrancar nesta posição, embora nãoseja aconselhável, salvo se o motor for abaixo com o carro em movimento. C090H01A-GPTNOTA:
o Para um funcionamento suave,
carregar no pedal do travão quando mudar de "N" ou "P" para uma relação para a frente ou a marcha-atrás.
o A chave da ignição deve estar na posição "ON" e o pedal do travãocompletamente carregado paradeslocar a alavanca da posição "P" para qualquer uma das outras posições. (se montado)
o É sempre possível passar das
posições "R", "N", "D", "2" ou"L" para a posição "P".
SC110G1-FP
o "L" ( Mudança Baixa )
Usada só para subidas muito
íngremes ou muito inclinadas, comofreio do motor. Quando usar a posição"L", a caixa deve passar anteriormente pela posição "2", de forma a reduzir a velocidade do automóvel. Nãoultrapasse os 50Km/h (31mph) na posição "L", assim, a passagem para a 2ª faz-se quando o carro excede avelo-cidade indicada e, à medida que a velocidade aumenta, deve engre- nar a 3ª afim de evitar sobrecarga domotor.
Page 162 of 269

2- 12 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
C090I03A-GPT
C090N04A-APT
PRÁTICAS PARA UMA BOA CONDUÇÃO
o Nunca mude a alavanca selectora
da posição "P" ou "N" para qualquer outra posição, estando com o pé no acelerador.
o Quando o veículo estiver em movimento, nunca mude a alavancapara a posição "P".
o Certifique-se de que o veículo está
completamente parado antes deutilizar a posição "R" ou "D".
o Nunca desça um piso inclinado com a
caixa de velocidades em ponto morto,pois pode ser extremamente perigoso. Movimente o carro sempre com uma mudança engrenada.
o Não esforce demasiado os travões, pois pode causar-lhesobreaquecimento e mau funcionamento. Ao descer um piso inclinado engrene uma mudançamais baixa. Ao fazê-lo, o próprio motor irá ajudar a travar o carro. o Quando passar para uma mudança
mais baixa, abrande, pois caso contrário, esta não engrenará bem.
o Utilize sempre o travão de mão, não utilize a posição "P" como sua substituta. Aumente as precauções quando conduzir sobre pavimentoescorregadio. Tome especial AVISO quando acelerar, travar ou engrenar mudanças. Num piso escorregadio,uma mudança engrenada bruscamente pode conduzir à perda de tracção e, consequentemente, àperda do controlo do veículo.
o Ligue o "overdrive" para obter uma
maior economia de combusível e uma condução suave. Mas, se for necessário utilizar a posição "D"devido à inclinação do piso e suas curvas e contracurvas, necessitando, assim de reduzirconstantemente de 4ª para 3ª, é recomendável que utilize o botão do overdrive, ligando e desligandoconforme a necessidade.
CUIDADO:
o Coloque “R” , “D” y “P”, sólo con automóvil completamentedetenido.
o Não acelere em marcha atrás ou
marcha em frente com o automóvel travado.
o Utilize sempre o pedal do travão quando mudar da posição "P"ou "N", para a posição "R", "D", "2" ou "L".
o Não utilize a posição "P" (Park)
em vez do travão de mão. Traveo carro com o travão de mão, leve a manete das mudanças à posição "P" (Park) e, caso saiado veículo, ainda que por momentos, desligue a ignição. Nunca deixe o seu veículo como motor a trabalhar sem condutor.
o Ao arrancar numa subida
íngreme, o veículo poderá quererrolar para trás. A colocação da alavanca das mudanças em 2ª (segunda velocidade), ajudará aimpedir o veículo de rolar para trás.
!
o Verifique, regularmente, o níveldo fluído d a caixa de
velocidades automática e reponha-o, caso seja necessário.
!AVISO:
o Evitar efectuar curvas a alta velocidade.
Page 163 of 269

CONDUZINDO O SEU HYUNDAI 2- 13
!
C090P01A-GPT
BOTÃO DE OVERDRIVE
Quando o botão de overdrive é ligado,
a caixa de velocidades passa, automaticamente, de 2ª para 3ª e depois para overdrive.
Quando o interruptor de overdrive
estiver desligado, a caixa só chegaráà 3ª, não atingindo o overdrive.
Para uma utilização normal, o selector
da mudança deverá estar em "D" e ointerruptor de overdrive, ligado. Para movimentar a alavanca de velocidades para outra posição, o botão do "over-drive" deve ser accionado em primeiro lugar.
HTB217 Caso precise de acelerar rapidamente, carregue no acelerador a fundo. A caixa baixará automaticamente a umavelocidade inferior, dependendo da velocidade. SC140A1-FP PRÁTICAS PARA UMA BOA TRAVAGEM
AVISO:
Não deverá transportar nada na tampa da bagageira, por trás do banco traseiro, pois caso haja um acidente ou uma travagem brusca,os objectos podem ser projectados para a frente do veículo e causar sérias lesões aos ocupantes.
o Depois de ter estado parado, certifique-se de que o travão de mão não ficou accionado e que a luz do indicador do travão de mãose apagou, antes de iniciar a condução.
o Não efectuar movimentos rápidos
com o volante, tais como mudanças bruscas de faixa ou curvas apertadas a alta velocidade.
o Utilizar sempre o cinto de segurança.
o O risco de capotamneto é
grandemente aumentado se perder o controlo do veiculo aaltas velocidades.
o A perda do controle do veiculo é comum quando duas ou maisrodas saem da estrada, e o condutor vira demais as rodas para reentrar na estrada.
o No caso de uma saída de estrada, não tente virar as rodas abruptamente para tentar voltar á estrada. Neste caso é maisaconselhável, primeiro abrandar de velocidade, e só então entrar na estrada.
o Nunca exceda os limites de velocidade estabelecidos.
o Uma aceleração excessiva em condições de pouca aderênciados pneus, como por exemplo ao tentar sair de um atoleiro de lama ou conduzir sobre a neve, poderádanificar seriamente a transmissão. Neste casos, e se o veículo ficar imobilizado, tenteoutras soluções, como, por exemplo, um reboque.
Page 164 of 269

2- 14 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
C120A03A-APT
SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI- BLOQUEIO (Se instalado)
O sistema de travagem anti-bloqueio
(ABS) destina-se a evitar o bloqueio de uma roda durante uma travagem de emergência ou em pisos muito irregulares. Um computador controlaa velocidade das rodas e a pressão do óleo aplicada a cada uma das rodas. Nestas circunstâncias, numasituação de emergência, o ABS aumentará a segurança durante as travagens.
NOTA:
o Durante a operação do ABS (ESP), poderá sentir pequenos impulsos no pedal do travão quando aplicar os travões. Poderá igualmenteouvir um ruído no compartimento do motor durante a travagem. Estas situações são normais eindicam que o sistema de travagem anti-bloqueio (Elec- tronic Stability Program –Programa Electrónico de Estabilidade) está a funcionar correctamente.
o Conduzir por cima da água pode
humedecer os travões. Tambémpodem ficar húmidos quando ocarro é lavado. Os travões húmidos não são fiáveis!! Com os travões molhados, o seu carro não travarátão bem quanto o desejável e, além disso, podem bloquear. Para secar os travões, deve pressionaro pedal suavemente, repetidas vezes, até que os travões voltem ao normal, tendo o cuidado,durante esta operação, de manter o carro sob controlo. Se, depois desta operação, os travões nãovoltarem ao normal, pare assim que puder, como medida de segurança, chame o seu serviçoHYUNDAI para lhe resolver o problema.
o Não desça um piso muito inclinado sem ter uma mudança engrenada, pois pode ser perigoso. Use ostravões para diminuir a ve- locidade e meta uma mudança mais baixa para que, desta forma, possautilizar a capacidade de travagem do motor.
o Não conduza com o pé "em cima" do pedal do travão. Descansar opé em cima do pedal do travão pode ser perigoso pois poderesultar num sobreaquecimento dos travões e, consequentemente, naperda de eficiência. Além disso, faz com que o tempo de duração dos componentes seja encurtado.
o Se tiver um furo enquanto for a
conduzir, carregue suavementeno travão e mantenha o carro alinhado enquanto abranda. Quando a velocidade já fôrsuficientemente lenta para uma total paragem segurança, encoste á berma e estacione o carro numlocal seguro.
o Se o carro estiver equipado com caixa de velocidades automática,não o deixe deslizar lentamente
quando parar, trave-o.
o Quando parar num piso inclinado, tenha cuidado. Engrene a mudançana posição "P" ( para caixasautomáticas ) ou em 1ª, se a caixa for manual e utilize o travão de mão. Se for numa curva a descer,vire as rodas para o lado de fora da estrada de modo a manter o veículo fora da via de rodagem epará-lo. Na mesma situação, mas numa recta, deve pôr um calço nas rodas para as bloquear.
Page 165 of 269

CONDUZINDO O SEU HYUNDAI 2- 15
!
o Durante o funcionamento do
sistema ABS (ESP), poderá sentir- se um ligeiro pulsar ou vibraçãono pedal dos travões, durante travagens bruscas ou quando o piso da estrada é muito irregu-lar. Poderá também ouvir-se um ruído no compartimento do mo- tor. Estas situações são normaise indicam que o ABS está a funcionar em condições. AVISO:
O seu ABS não evitará acidentes
causados por manobras perigosas. Mesmo que o controlo do veículotenha melhorado durante situações de travagem de emergência, mantenha sempre uma distânciasegura entre o seu veículo e outros objectos.
A velocidade deve ser sempre
reduzida quando as condições daestrada são precárias.
As distâncias de travagem dos
veículos equipados com ABS (ESP) podem ser maiores nas seguintescondições:
o Conduzir em piso irregular, arenoso ou neve.
o Conduzir com correntes de neve.
o Conduzir em estradas onde o pavimento está escorregadio ouexistam desníveis no pavimento. As condições de segurança oferecidas pelo sistema ABS (ESP) nunca devem ser ensaiadas numacondução a alta velocidade ou em curvas. Com esses ensaios apenas estaria a pôr em risco a suasegurança e a de terceiros.
Page 166 of 269

2- 16 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
C130A01LZ-APT
PROGRAMA ELECTRÓNICO DE ESTABILIDADE (ESP) (Se instalado)
Ao conduzir em estradas com pouca aderência, o programa electrónico deestabilidade (ESP) evita que as rodas patinem excessivamente, ajudando assim o veículo a acelerar. Permitetambém um melhor controlo da aderência e da direcção ao fazer curvas. C310A01TBControlo de Deslizamento (SLIP)
Evita que as rodas patinem
excessivamente no arranque ou aofazer curvas em aceleração em pisos com pouca aderência, de modo a não perder a aderência ao solo das rodasda frente. Conselhos para a Condução
O ESP não aplica os travões de forma
activa. Certifique-se de que reduz suficientemente a velocidade antes de entrar numa curva.
!
CUIDADO:
Quando o indicador do ESP começa
a "piscar" isso indica que o controlo de deslizamento (SLIP) foi desactivado. Indica também que a estrada está escorregadia ou que oveículo está a acelerar excessivamente. Nesta situação, reduza a pressão no acelerador emantenha uma velocidade moderada.! AVISO:
O programa electrónico de
estabilidade é apenas um auxiliar para a condução; devem sempre ser observadas todas as precauçõesnormais ao conduzir com condições climatéricas adversas e em estradas com pouca aderência.
C130B01LZ-APT
Ligar e desligar o modo ESP
Quando o ESP está activado, o
indicador do ESP no painel deinstrumentos "pisca".
Se desactivar o sistema premindo o
interruptor ESP, o indicador ESP-OFF,acende-se e mantém-se acesso.Quando o ESP está desactivado, o controlo de deslizamento (SLIP) também está desactivado. Ajuste asua condução de forma adequada. Para voltar a ligar o sistema, prima novamente o interruptor. O indicadorESP-OFF apaga-se.
Page 167 of 269

CONDUZINDO O SEU HYUNDAI 2- 17
NOTA:
1) O modo ESP é ligado automaticamente quando o mo- tor é desligado e, em seguida,novamente posto em funcionamento.
2) Quando o programa electrónico de estabilidade está a funcionar correctamente, poderá sentir umaligeira pulsação no veículo, que resulta unicamente do controlo dos travões, não indicando porisso nada de anormal.
3) Quando o motor é posto em
funcionamento, é ouvido um"clique" no compartimento do motor; que é apenas provocado pela verificação do sistema decontrolo de tracção.
4) Se premir o acelerador ao sair de uma zona com lama ou neve, a velocidade do motor poderá não aumentar imediatamente, devidoà acção do ESP. C310D01LZ-APT
Indicadores e Avisos
Os indicadores devem acender-se
quando a ignição é ligada (ON) ou omotor posto em marcha (START) e devem apagar-se após decorridos 3 segundos. Se os indicadores não se acenderem,
ou se o indicador ESP ou ESP-OFFnão se apagar ao fim de 3 segundos, o sistema deverá ser verificado por um concessionário autorizado.
Caso ocorra qualquer situação anormal
no sistema durante a condução, o indicador ESP-OFF acende-se como aviso.
Se o indicador ESP-OFF se acender,
conduza o veículo até um lugar seguro,estacione e desligue o motor.
Em seguida, ponha o motor novamente
em funcionamento e verifique se oindicador ESP-OFF se apaga.
Se o indicador se mantiver aceso
mesmo depois do motor ser novamenteposto em funcionamento, o veículodeverá ser verificado por um concessionário Hyundai autorizado. NOTA:
1) Quando o indicador ESP-OFF se
acende, o programa electrónico de estabilidade éautomaticamente desactivado por razões de segurança.
2) Esta função de segurança não funciona quando o condutor selecciona o modo ESP-OFF.
C140A01A-GPT CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA Pode economizar bastante combustível se seguir estasindicações:
o Conduza devagar. Acelere moderadamente. Não faça grandes acelerações nem travebruscamente, tente manter uma velocidade constante. Não acelere com semáforos vermelhos. Tenteajustar a velocidade à velocidade do trânsito para assim não precisar de fazer alterações de velocidadedesnecessárias. Evite, sempre que possível, tráfego congestionado.
Page 168 of 269

2- 18 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
para a economia de combustível.
o Não deixe o motor ao ralenti para
além do tempo necessário. Se estiver parado (sem ser notráfego), desligue o motor e voltea ligar só quando se preparar para partir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita de um longo período de aquecimento. Assim que o motoresteja a trabalhar, pode arrancar com o carro. Contudo, em climas mais frios, é aconselhável fazerum aquecimento prévio, durante algum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços emmudanças muitos altas conduzindo a baixa velocidade. Quandoconduzir a uma velocidade mais moderada, deve utilizar uma mudança mais baixa.Sobrecarregar o motor é, pois, obrigá-lo a trabalhar em rotações mais baixas que as dos limitesrecomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha com a força do motor, a economia de combustível é reduzida quandoutilizado.
o Certifique-se do alinhamento correcto
do eixo das rodas. O alinhamento incorrecto pode causar um desgaste prematuro dos
pneus, para além do consumoexcessivo de combustível.
o Mantenha o seu automóvel em boas condições. Para uma maioreconomia de combustível e reduzidos custos de manutenção, mantenha o seu carro de acordocom o plano de manuntenção descrito no capítulo 5. Quanto mais severas forem as condições decondução, mais frequente deve ser a manutenção do seu veículo. (Ver capítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço maiscuidado de limpeza ou prevenção de materiais corrosivos, recorra ao seu serviço HYUNDAI. Éespecialmente importante que resíduos como a lama, pó, gelo, etc. não se acumulem na parteinferior do car- ro, pois este peso extra pode levar a um maior consumo de combustível e tambémpode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso possível. O peso é um inimigo
Mantenha-se sempre a uma distância segura dos veículos que o precedem para evitar travarrepentinamente, o que causará um desgaste nos travões.
o Conduza a uma velocidade moderada. Quanto mais depressa conduzir, mais combustível gasta.Conduzir a uma velocidade moderada, especialmente em auto- estradas, é uma das formas maiseficazes de economizar combustível.
o Nunca descanse o pé em cima dos pedais de embraiagem ouacelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque-cimento dos travões, também irá aumentar o consumo de combustível. Poderá, ainda,reduzir-lhes eficácia, levando ás mais sérias consequências.
o Tenha sempre a preocupação de verificar o estado dos seus pneus. Mantenha a pressão recomendada,pois a pressão incorrecta, quer seja superior ou inferior, resulta num desgaste prematuro dos pneus. Reveja a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.