Page 9 of 360

9
Condução Eco
Com motor Diesel, se o sistema SCR falhar, o veículo irá emitir poluição. Verifique num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou qualquer reparador da sua confiança o mais rapidamente possível para repor as emissões de óxido de azoto nos níveis legais.A fim de evitar que transborde, ao atestar o depósito de combustível, não continue após o
terceiro corte do injetor.O consumo de combustível do seu veículo só estabiliza após uma condução consistente de 3000 quilómetros (1,900 milhas).
Otimizar a autonomia de condução (Elétrico)
O consumo elétrico do veículo depende muito do itinerário, da velocidade do veículo e do seu estilo de condução.Tente permanecer na zona "ECO" do indicador de potência, conduzindo suavemente e mantendo uma velocidade constante.Antecipe a necessidade de abrandar e travar suavemente, sempre que possível utilizando a travagem com o motor com a função de travagem regenerativa, o que irá mover o indicador de potência para a zona "CHARGE" .Use o ar condicionado em vez do aquecimento para desembaciar o habitáculo.
Page 10 of 360
10
Painel de instrumentos
Velocímetro
Velocímetro analógico (km/h ou mph).
Indicadores e mostradores
Com mostrador de texto em LCD ou matrix
1.Indicador de combustível
2.Indicador da temperatura do líquido de
refrigeração do motor.
Com mostrador matrix (elétrico)
1.Indicador de consumo de conforto térmico
2.Indicador do nível de carga
Com mostrador LCD
Com mostrador de texto em LCD
Com mostrador matrix
Com mostrador matrix (elétrico)
NOTIC E
Quando viajar para o estrangeiro, pode ser necessário alterar as unidades da distância: a velocidade tem de ser exibida na unidade oficial do país onde estiver (km ou milhas). A
unidade é alterada no menu de configuração do ecrã com o veículo parado.
Page 11 of 360

11
Instrumentos
1
1.Configurações do controlo da velocidade de cruzeiro ou limitador de velocidade.Apresenta os sinais de limite de velocidade
2.Indicador da velocidade engrenada (Diesel)Engrenar com a caixa de velocidades automática (Diesel) ou com seletor de condução (Elétrico)
3.Velocímetro digital (km/h ou mph) com LCD e painel de instrumentos com texto LCD (Diesel)Área de visualização com painel de instrumentos matrix: alerta ou mensagem do estado da função, computador de viagem, velocímetro digital (km/h ou mph), fluxo de energia/estado de carga do veículo (Elétrico), etc.
4.Indicador de serviço, depois regista a distância total (milhas ou km)Registo da distância das viagens (milhas ou km) (Diesel)Gama restante/modo de condução selecionado (Elétrico)Área de visualização com painel de instrumentos com texto LCD: alerta ou mensagem do estado da função, computador de viagem, etc.
5.Indicador da temperatura do líquido de refrigeração do motor.
6.Indicador do nível de óleo do motor
7.Indicador de combustível
Teclas de comando
Com mostrador LCD
Com mostrador de texto em LCD
Com mostrador matrix
Com mostrador matrix (elétrico)
A.Redefinir o indicador de serviçoAviso temporário de informação de manutençãoAviso de autonomia de condução via sistema AdBlue®
Dependendo da versão: retroceder um nível ou cancelar a operação atual.
B.Iluminação geral com reguladorDependendo da versão: procurar um menu ou lista ou alterar um valor.
C.Redefinir o registo da distância de viagemDependendo da versão: aceda ao menu de configuração (pressionar e manter) e confirme uma escolha (pressionar).
D.Aviso de informações de manutenção ou de autonomia com o sistema SCR e o AdBlue®.Redefinir a função selecionada (indicador de serviço ou registo da distância de viagem).Dependendo da versão: aceda ao menu de configuração (pressionar e manter) e confirme uma escolha (pressionar).
Com o ecrã tátil também é possível ajustar regular a iluminação.
Page 12 of 360

12
Conta-rotações
Conta-rotações (x 1000 rpm).
Indicador da alimentação
(Elétrico)
Indicador de energia CHARGE, ECO, POWER ou NEUTRA.
NOTIC E
Para obter mais informações relativamente aos Indicadores, consulte a respetiva secção.
Luzes de aviso e
indicadores
Exibidos como símbolos, as luzes de aviso e indicadores informam o condutor que existe uma avaria (luzes de aviso) ou sobre o estado de funcionamento de um sistema (indicadores de funcionamento ou desativação). Determinadas luzes acendem de duas formas
(permanentemente ou a piscar) e/ou em várias cores.
Avisos associados
A iluminação de uma luz pode ser acompanhada por um sinal sonoro e/ou uma mensagem no ecrã. Se associar o tipo de alerta ao estado de funcionamento do veículo consegue determinar se a situação é normal ou se ocorreu uma falha: para mais informações consulte a descrição relativa a cada luz.
Quando ligar a ignição
Determinadas luzes de aviso vermelhas ou cor de laranja acendem durante alguns segundos quando ligar a ignição. Estas luzes de aviso devem apagar assim que o motor entrar em funcionamento.Para obter mais informações relativamente a um sistema ou função, consulte a respetiva secção.
Luz de aviso contínua
Se uma luz de aviso vermelha ou laranja se acender, pode haver uma falha que necessite de mais investigação.
Se a luz de aviso permanecer acesa
As referências (1), (2) e (3) na luz de aviso e no indicador informam se deve contactar um profissional devidamente qualificado para
além de tomar imediatamente as medidas recomendadas.(1):Deve parar o veículo.Assim que for seguro, pare e desligue a ignição.(2):Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou qualquer reparador da sua confiança.(3):Dirija-se um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou qualquer reparador da sua confiança.
Lista de luzes de aviso e
indicadores
Luzes de aviso/indicadores vermelhos
STOPFixo, associado a outras luzes de aviso, sendo acompanhado por uma mensagem e sinal sonoro.É possível detetar um problema grave do motor, sistema de travagem, direção elétrica, caixa de velocidades automática ou falha elétrica grave.Proceda a (1) e, de seguida, (2).
Page 13 of 360

13
Instrumentos
1
Temperatura máxima do líquido de refrigeração do motorou Fixo (luz de aviso ou LED), com o ponteiro na zona vermelha (dependendo da versão).A temperatura do sistema de refrigeração está demasiado elevada.Proceda a (1) e, de seguida, deixe o motor arrefecer antes de atestar até ao nível, caso seja
necessário. Se o problema persistir, proceda a (2).
Pressão do óleo do motorPreso.Isto é uma avaria no sistema de lubrificação do motor.Proceda a (1) e, de seguida, (2).
Avaria do sistema (Elétrico)Preso.Foi detetada uma falha envolvendo o motor elétrico ou a bateria de tração.Proceda a (1) e, de seguida, (2).
Cabo conectado (Elétrico)Fixo quando ligar a ignição.O cabo de carregamento é conectado à ficha no veículo.Fixo, quando ligar a ignição, acompanhado de uma mensagem.Não é possível ligar o veículo enquanto o cabo de carregamento estiver ligado à ficha do veículo.Retire o cabo de carregamento e feche a tampa.
Carga da bateriaPreso.O circuito de carga da bateria está com problemas (sujidade ou terminais soltos, folga ou corte da correia do alternador, etc.).Limpe e volte a apertar os terminais. Se a luz de aviso não apagar quando o motor entrar em funcionamento, proceda a (2).
Cintos de segurança não colocados /
desapertadosPermanentemente acesa ou a piscar, sendo acompanhado de um sinal sonoro que aumenta continuamente de volume.Um cinto de segurança não foi colocado ou foi desapertado (dependendo da versão).
Porta abertaFixo, juntamente com uma mensagem que identifica o acesso.Soa um sinal sonoro para completar o aviso se a velocidade for superior a 10 km/h (6 mph).Uma porta, bagageira, taipal traseiro ou ecrã do taipal traseiro ainda está aberta (dependendo da versão).Feche o acesso.Se o veículo estiver equipado com porta abertura lateral do lado direito, a respetiva abertura não será indicada por esta luz de aviso.
Travão de estacionamento elétricoPreso.O travão de estacionamento elétrico está aplicado.Piscar.A aplicação/libertação está com anomalia.Efetue (1): estacione em piso nivelado (sobre uma superfície plana). Com a caixa de velocidades manual, engrene
uma velocidade.Com caixa de velocidades automática ou seletor de condução selecione o modo P.Desligue a ignição e proceda a (2).
Travão de estacionamento manualPreso.O travão de estacionamento está aplicado ou não foi devidamente libertado.
TravagemPreso.O nível do fluido dos travões desceu significativamente.Proceda a (1), de seguida, ateste com o fluido dos travões que cumpre com as recomendações do fabricante. Se o problema persistir, proceda a (2).Preso.O sistema de distribuição eletrónica da força de travagem (EBFD) está com problemas.Proceda a (1) e, de seguida, (2).
Page 14 of 360

14
Luzes de aviso/indicadores laranja
ServiçoPermanentemente aceso, sendo acompanhado de uma mensagem.Foi detetado um ou mais problemas pequenos para os quais não existe uma luz de aviso específica.Identifique a causa do problema através da mensagem exibida no painel de instrumentos.
Poderá ter de resolver alguns problemas, tais como substituir a pilha do comando remoto.Para qualquer outro problema, tal como falha no sistema de deteção de pressão baixa dos pneus, proceda a (3).Fixo, sendo acompanhado da apresentação de uma mensagem.Foi detetado um ou mais problemas importantes para os quais não existe uma luz de aviso específica.Identifique a causa da anomalia através da mensagem exibida no painel de instrumentos e, de seguida, proceda a (3).Fixo, juntamente com a mensagem "Parking brake fault" ("Problema no travão de estacionamento").O desbloqueio automático do travão de estacionamento elétrico não está disponível.Proceda a (2).Luz de aviso de serviço permanentemente acesa e luz de
aviso de serviço (chave de porcas) a piscar e depois permanentemente acesa.Os intervalos entre os serviços de manutenção foram ultrapassados.Leve o seu veículo à manutenção o mais rapidamente possível.Apenas com motores diesel.
Sistema antibloqueio dos travões (ABS)Preso.
O sistema antibloqueio dos travões está avariado.O veículo mantém a travagem convencional.Conduza com cuidado a uma velocidade moderada e proceda a (3).
AdBlue® (com Euro 6.3)Ligado durante cerca de 30 segundos quando colocar o veículo em funcionamento, sendo acompanhado de uma mensagem que informa a autonomia de condução.A autonomia de condução está entre 2400 e 800 km (1,500 e 500 milhas).Ateste o AdBlue®.Fixo, quando ligar a ignição, acompanhado de um sinal sonoro e de uma mensagem que indica a autonomia de condução.A autonomia de condução está entre 800 e 100 km (500 e 62 milhas).Ateste rapidamente o AdBlue®, ou proceda a (3).
A piscar, acompanhado de um sinal sonoro e de uma mensagem que indica a autonomia de condução.A autonomia de condução é inferior a 100 km (62 milhas).Deve atestar o AdBlue® para evitar que o motor seja impedido de arrancar , ou proceda a (3).A piscar, acompanhado de um sinal
sonoro e de uma mensagem que indica que o arranque está a ser impedido.O depósito AdBlue® está vazio; o sistema imobilizador do motor que é exigido por lei evita que o motor entre em funcionamento.Para voltar a colocar o motor em funcionamento, ateste o AdBlue® ou proceda a (2).É obrigatórioatestar, no mínimo 5 litros de AdBlue® ao respetivo depósito.
SCR sistema de controlo de emissões (Diesel)Fixo, quando ligar a ignição, acompanhado de um sinal sonoro e de uma mensagem.Foi detetada uma avaria envolvendo o sistema de controlo de emissões SCR.Este aviso desaparece assim que o sistema de controlo de emissões retomar os valores normais.A luz de aviso AdBlue® pisca quando ligar a ignição, com luzes de aviso de serviço e autodiagnóstico do motor permanentemente acesas, acompanhadas de um sinal sonoro e de
Page 15 of 360

15
Instrumentos
1
uma mensagem que indica a autonomia de condução.Dependendo da mensagem exibida, é possível percorrer até 1100 km (685 milhas) antes do sistema imobilizador do motor ser ativado.Proceda a (3) sem demora, para o impedimento de arranque.A luz de aviso AdBlue® pisca quando ligar a
ignição, com luzes de aviso de serviço e autodiagnóstico do motor permanentemente acesas, acompanhadas de um sinal sonoro e de uma mensagem que indica que o sistema impediu o motor de entrar em funcionamento.O sistema imobilizador do motor evita que este volte a entrar em funcionamento (sobreposto ao limite de velocidade autorizado após confirmação de avaria no sistema de controlo das emissões).Para colocar o motor em funcionamento, proceda a (2).
Sistema de auto-diagnóstico do motorPiscar.O sistema de gestão do motor está com problemas.Existe o risco de destruir o catalizador.Proceda a (2) sem falhas.Preso.O sistema de controlo de emissões tem um problema.Esta luz de aviso deve apagar quando o motor entrar em funcionamento.Proceda rapidamente a (3).
Preso.Foi detetado um pequeno problema no motor.Proceda a (3).Preso.Foi detetado um problema grave no motor.Proceda a (1) e, de seguida, (2).
Desativação das funções automáticas
(com travão de estacionamento elétrico)Preso.As funções "aplicação automática" (desligar o motor) e "libertação automática" (em aceleração) estão desativadas.Se a aplicação/libertação automática já não for possível:► Coloque o motor em funcionamento.► Utilize a respetiva alavanca para aplicar o travão de estacionamento.► Pressione completamente o pedal do travão com o pé.► Mantenha a alavanca pressionada na direção de libertação durante 10 a 15 segundos.► Liberte a alavanca de controlo.► Pressione o pedal do travão e mantenha-o pressionado.► Mantenha a alavanca na direção de "aplicação" durante 2 segundos.► Liberte a alavanca de controlo e o pedal do travão.
Avaria (com travão de estacionamento elétrico)Preso, juntamente com a mensagem "Parking brake fault" ("Problema no travão de estacionamento").Não é possível imobilizar o veículo com o motor em funcionamento.Se a aplicação manual e os comandos de destrancamento não estiverem a funcionar,
a alavanca de controlo do travão de estacionamento elétrico está com problemas.As funções automáticas têm de ser utilizadas sempre e são reativas automaticamente quando a alavanca de controlo falhar.Proceda a (2).Preso, juntamente com a mensagem "Parking brake fault" ("Problema no travão de estacionamento").O travão de estacionamento está com problemas: as funções manual e automática podem não estar a funcionar.Quando o veículo estiver parado, imobilize-o:► Puxe a alavanca e mantenha-a nessa posição durante, cerca de, 7 a 15 segundos até que o indicador acenda no painel de instrumentos.Se este procedimento não for eficaz, imobilize o veículo:► Estacione numa superfície nivelada.► Com a caixa de velocidades manual, engrene uma velocidade.
Page 16 of 360

16
► Com caixa de velocidades automática ou seletor de condução, selecione Pe, de seguida, coloque o calço numa das rodas.De seguida, proceda a (2).
TravagemPreso.Foi detetada uma pequena falha no sistema de travagem.Conduza o veículo com cuidado.
Proceda a (3).
Alerta de risco de colisão/Active Safety BrakePiscar.O sistema ativa e trava momentaneamente o veículo para reduzir a velocidade da colisão com o veículo da frente.Fixo, juntamente com uma mensagem e um sinal sonoro.O sistema tem um problema.Proceda a (3).Fixo, sendo acompanhado da apresentação de uma mensagem.O sistema foi desativado através do menu de configuração do veículo.Para mais informações, consulte a secção Condução .
Controlo dinâmico de estabilidade (DSC) e Regulação anti-derrapagem (ASR)Piscar.A regulação DSC/ASR é ativada em caso de perda de aderência ou trajetória.
Preso.O sistema DSC/ASR tem um problema.Proceda a (3).
Avaria no travão de emergência (com travão de estacionamento elétrico)Preso, juntamente com a mensagem "Parking brake fault" ("Problema no travão de estacionamento").A travagem de emergência não tem um
desempenho otimizado.Se o modo automático não estiver disponível, utilize o desbloqueio manual e proceda a (3).
Controlo de assistência ao arranque em subidasFixo, acompanhado da mensagem "Anti roll-back system fault".O sistema tem um problema.Proceda a (3).
Controlo dinâmico de estabilidade (DSC) e Regulação anti-derrapagem (ASR)Preso.O sistema foi desativado.Pressione a tecla para o voltar a ativar.O sistema DSC/ASR é ativado automaticamente quando o veículo entrar em funcionamento e a uma velocidade de, aproximadamente, 50 km/h (30 mph).
Deteção de pressão abaixo do nível especificadoFixo, juntamente com um sinal sonoro e uma mensagem.A pressão de um ou mais pneus está demasiado baixa.Verifique a pressão dos pneus o mais rapidamente possível.Inicialize o sistema de deteção depois de ajustar
a pressão.A luz de aviso de pressão baixa pisca e, de seguida, permanece acesa e a luz de aviso de manutenção fica permanentemente acesa.O sistema de monitorização da pressão dos pneus tem um problema.A deteção de pressão baixa deixa de ser monitorizada.Verifique a pressão dos pneus o mais rapidamente possível e proceda a (3).
Pré-aquecimento do motor (Diesel)temporariamente ligado(até aproximadamente 30 segundos em condições meteorológicas severas).Ao ligar a ignição, se as condições meteorológicas e a temperatura do motor o tornarem necessário.Aguarde até que a luz de aviso apague para colocar o motor em funcionamento.Quando a luz de aviso apagar, o arranque ocorrerá imediatamente se pressionar e mantiver premido: