Page 57 of 354

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
44
!AVISO:
Recomendamos que a cadeira para crianças seja sempre instalada no banco traseiro, mesmo que o airbag do passageiro da frente estejadesactivado (OFF). Para garantir a segurança da criança, o airbag do passageiro da frente deve serdesactivado sempre que seja necessário instalar uma cadeira para crianças no banco do passageiro dafrente, o que só deverá ocorrer em circunstâncias excepcionais.
L2 : Adequado para PegPerego primo Viaggio (E13 030010) aprovado para a utilização neste grupo
L4 : Adequado para GRACO Autobaby (E11 03.44.160) aprovado para a utilização neste grupo
L5 : Adequado para Romer Lord Plus (E1 03301136) aprovado para a utilização neste grupo
L6 : Adequado para Euro Kids Star (E1 03301127/E1 03301129) aprovado para a utilização neste grupo
L7 : Adequado para BeSafe iZi COMFORT (E4 03443206) aprovado para a utilização neste grupo
L9 : Adequado para Bebe HiPSOS (E2 031011) aprovado para a utilização neste grupo L10 : Adequado para "ROMER ISOFIX GR1" aprovado para utilização neste grupo de idades. Aprovação Nº (E1 R44-03301133)
U : Conveniente para a categoria de sistema de retenção "universal" aprovados para utilização com este grupo de peso
UF: Conveniente para a categoria de sistema de retenção "universal" virados para a frente aprovados para utilização com este
grupo de peso
X: Posição sentada não conveniente para crianças neste grupo de peso B230H01CM-GPT Adequação das cadeiras para crianças para serem utilizadas sobre o banco com o cinto de segurança Utilize bancos de segurança para crianças que tenham sido aprovados oficialmente e que sejam apropriados para a criança. Quando utilizar bancos de seguranças, consultar a tabela seguinte.
Grupo de Idade
Posição SentadaPassageiro
dianteiro
X
L2, L4
L5, L6, L7 L6, L9
0 : Até 10 kg (0 ~ 9 meses)0+ : Até 13 kg (0 ~ 2 anos) I : 9kg a 18kg(9 meses ~ 4 anos)II & III : 15kg a 36kg(4 ~ 12 anos)2º Exterior
U U
U, L10 UF 2º Central
UUU
UF 3º Exterior
XX
L5, L6, L7 L6, L9
Page 58 of 354

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
45
B180B01CM-GPT Cinto de Segurança com Pré- tensor (Se instalado) O seu veículo Hyundai está equipado com pré-tensores dos cintos desegurança nos bancos do condutor e passageiro dianteiro. A finalidade do pré-tensor é garantirque os cintos de segurança ficam justos em relação ao corpo dos ocupantes em certas colisões frontais. Os cintosde segurança com pré-tensores podem ser activados com os airbags. Quando o veículo pára bruscamente, ou se o ocupante tenta deslocar-separa a frente muito rapidamente, o enrolador do cinto de segurança fica bloqueado.No entanto, em certas colisões frontais, o pré-tensor é activado, puxando o cinto de segurança, para obter ummelhor contacto deste com o corpo de ocupante. Quando o sistema de pré-tensão éactivado, se o sistema detectar uma tensão excessiva do cinto de segurança do lado do condutor ou dopassageiro, o limitador de carga no interior do sistema de pré-tensão alivia parte da tensão dos cintos desegurança afectados.
OMG035300
B180B01O
1
2 3
Airbag do lado do condutor
Airbag do lado do passageiro
!AVISO:
Para obter o máximo de benefícios do pré-tensor do cinto de segurança:
1. O cinto de segurança deve ser utilizado correctamente.
2. O cinto de segurança deve ser ajustado na posição correcta.
O sistema de pré-tensor do cinto de segurança é composto basicamentepelos seguintes componentes. A sua localização é ilustrada na imagem.
1. Luz de aviso do SRS airbag
2. Conjunto do pré-tensor do cinto de
segurança
3. Módulo de comando SRS
Page 59 of 354

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
46
Hyundai e mande efectuar uma verificação do sistema de pré- tensores dos cintos de segurança e do SRS "airbag".
NOTA:
o Ambos os pré-tensores dos cintos
de segurança do condutor e do passageiro dianteiro podem seractivados em certas colisões frontais. Os cintos de segurança com pré-tensores podem seractivados com os airbags. Os pré- tensores serão activados nestas condições mesmo nos casos emque os cintos de segurança não estiverem a ser utilizados no momento da colisão.
o Quando os pré-tensores dos cintos de segurança sãoactivados, será ouvido um ruídoforte e um pó fino, que pode assemelhar-se a fumo, será visível no habitáculo. Estas sãocondições normais de funcionamento e não representam qualquer perigo.
o Embora inofensivo, o pó fino pode causar irritações de pele e nãodeve ser respirado durante longosperíodos. Lavar as mãos e a face cuidadosamente após um acidente no qual os pré-tensorestenham sido activados. CUIDADO:
o Pelo motivo de o sensor que activa o SRS "airbag" estar ligado ao pré-tensor do cinto de segurança, a luz de aviso do SRS "airbag",localizada no painel de instrumentos, acende-se e apaga- se durante aproximadamente 6segundos após a chave de ignição ter sido rodada para a posição "ON", e depois deverá apagar-se.
o Se os pré-tensores dos cintos de segurança não estiverem afuncionar correctamente, esta luzde aviso acende-se, mesmo que não exista qualquer avaria no sistema SRS "airbag".Se a luz de aviso do SRS "airbag" não se acende quando a chave de ignição é rodada para a posição"ON" ou se fica acesa após se ter acendido e apagado durante cerca de 6 segundos, ou se acendeenquanto conduz o veículo, por favor dirija-se com a maior brevidade possível a umconcessionário autorizado
!
AIR
BAG
Page 60 of 354

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
47
!AVISO:
o Os pré-tensores estão concebidos para funcionar apenas uma vez. Após a sua activação, os pré-tensores doscintos de segurança devem ser substituídos. Todos os cintos de segurança, de qualquer tipo, eque tenham sido utilizados du- rante uma colisão, também devem ser substituídos.
o O conjunto do mecanismo do pré-tensor do cinto de segurançafica quente durante a sua activação. Não tocar nos conjuntos dos pré-tensores du-rante vários minutos após estes terem sido activados.
o Não tentar inspeccionar ou substituir o pré-tensor dos cintosde segurança. Este procedimento deve ser realizado exclusivamentepor um concessionário autorizado Hyundai. o Não dar pancadas no conjunto do
pré-tensor do cinto de segurança.
o Não tentar efectuar qualquer tipo de manutenção ou reparação do sistema de pré-tensores doscintos de segurança.
o O manuseamento incorrecto dos
conjuntos dos pré-tensores doscintos de segurança, e a não leitura
dos avisos para não aplicar
pancadas, modificar,inspeccionar, substituir ou reparar pode provocar uma utilização incorrecta ou activaçãoinadvertida com risco de ferimentos graves.
o Utilizar sempre os cintos de segurança quando conduz ouutiliza um veículo motorizado.
Page 61 of 354
1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
48
B240D01MC-GPT (Se instalado)
SISTEMA DE RETENÇÃO SUPLEMENTAR (AIRBAG)
1. Airbag frontal do condutor 2. Airbag frontal do passageiro3. Airbag de protecção contraimpactos laterais
4. Airbag do tipo cortina
OCM052146
Page 62 of 354

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
49
!
NOTA: Leia a informação relativa ao SRS nas etiquetas fornecidas na parte de trás da pala de sol e no porta-luvas.
AVISO:
o Tal como o nome implica, o SRS foi concebido para funcionar com,e em suplemento do sistema de cinto de segurança de três pontos do condutor e não em suasubstituição. Além disso, só se sxpande em determinadas condições de impacto frontalsuficientemente severas para causar ferimentos significativos dos ocupantes do veículo.
o O SRS não expando o air bag quando o ângulo de impacto formaior que 90º relativamente aoeixo longitudal frontal do veículo tais como em impactos laterais, por trás ou capotamento.Os airbags dianteiros não disparam em caso de colisões ligeiras, em que basta a protecçãodos cintos de segurança.
B240A01NF-APT Airbag Frontal do Condutor e do Passageiro (Se instalado) O seu Hyundai está equipado com um Sistema Suplementar de Limitação(Suplemental Restraint System-SRS). A indicação da presença do sistema é dada pelas letras "SRS Air Bag" emrelevo na almofada do volante. O SRS da Hyundai é constituido por um air bag montado por baixo do forro da almofada no centro do volante. A finalidade do SRS é fornecer aocondutor do veículo maior protecção do que o cinto de segurança por si oferece, no caso de um impacto frontalsuficientemente severo.
OCM051008L
B240A02CM
Impacto Traseiro
o Os airbags dianteiros não estão concebidos para serem accionados quando de impactos laterais, impacto traseiros ou emcaso de capotamento. Em adição, os airbags não serão accionados em impactos frontais abaixo davelocidade limite de accionamento.
o O condutor deve recuar o seu
banco o mais possível, mantendosempre o controlo do veículo. Se estiver sentado demasiadopróximo do airbag, o seu enchimento poderá causar-lhe ferimentos graves ou mesmo amorte.Impacto Lateral
Capotamento
Airbag dianteiro do condutor
Page 63 of 354

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
50
o Não deverão ser colocados
quaisquer objectos sobre os módulos do airbag ou próximodestes módulos instalados no volante, no painel de instrumentos e no painel frontal do passageirosobre o porta-luvas, porque em caso de colisão que faça disparar os airbags esses objectos poderãoprovocar ferimentos.
o Se os airbags dispararem, devem
ser substituídos por umconcessionário Hyundai autorizado.
o Não interfira com, nem desligue, a cablagem do sistema SRS ouquaisquer outros componentes do sistema SRS. Se o fizer, issopoderá provocar ferimentos devido ao um disparo acidental dos airbags ou poderá fazer comque o SRS fique inoperativo.
o Não instale uma cadeira para
crianças no banco do passageiroda frente. Uma cadeira para crianças nunca deve ser instalada no banco do passageiro da frente. O bebé oucriança poderá sofrer ferimentos graves ou mesmo morrer se o airbag disparar em caso de acidente. o Não deixe que as crianças ocupem
o banco do passageiro da frente.Se tiver de transportar crianças mais crescidas (adolescentes ou mais velhos) no banco da frente,certifique-se de que utilizam o cinto de segurança de forma adequada e que o banco édeslocado para a sua posição mais recuada possível.
o Para a máxima protecção de segurança em todos os tipos deacidentes, todos os ocupantes incluindo o condutor deverão sempre utilizar os respectivos cintos de segurança quer seja ounão fornecido air bag naquele lugar para minimizar o risco de ferimentos graves ou morte emcaso de acidente. Não se sente ou incline desnecessáriamente perto do air bag.
o O sistema de airbag do SRS deve encher-se muito rapidamente paraproporcionar uma protecçãoadequada em caso de colisão. Se um ocupante não estiver na posição prevista por não estar autilizar o cinto de segurança, o airbag poderá fazer um contactocom força exagerada que poderácausar ferimentos graves ou mesmo fatais.
B240B01MC-APT Componentes SRS e suas Funções O SRS consiste nos seguintes componentes:
- Módulo Air Bag do Condutor
- Módulo Air Bag do Passageiro
- Indicador do funcionamento do SRS
(SRI)
- Módulo de comando SRS (SRSCM) B240B01L
Page 64 of 354

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
51
Abertos os airbags, as costuras de ruptura moldadas directamente nas coberturas da almofada de amortecimento abrem-se sob a pressãoda expansão dos airbags. As coberturas, ao continuarem a abrir, levam os airbags a atingir a insuflaçãocompleta.
B240B02L
B240B03L
Airbag lado do passageiro
Os módulos dos airbags estão ambos localizados no centro do volante e emfrente do passageiro, no painel, acima do porta-luvas. Quando o SRSCM detecta um impacto significativo nafrente do veículo, faz disparar automaticamente os airbags.
OCM051009L
Airbag lado do passageiro
O SRSCM monitoriza continuamente todos os elementos enquanto a igniçãoestá ligada (ON) para determinar se um impacto frontal ou quase frontal é suficiente severo para accionar os airbag. O indicador de necessidade de assistência (SRI), do SRS, no painel deinstrumentos, acende durante cerca de 6 segundos após a chave da ignição ser rodada para a posição “ON”, ou após ligaro motor. Em seguida, o SRI apaga.
Um airbag totalmente insuflado, aliadoa um cinto de segurança correctamentecolocado, diminui a velocidade do movimento de projecção frontal do condutor ou do passageiro, reduzindodesse modo o risco de ferimento na cabeça ou no peito. Após insuflação completa, o airbag começa de imediato a despejar, o que permite ao condutor manter avisibilidade para a frente.