Page 57 of 307

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
45
A instalação e utilização de uma cadeira para crianças deve ser feita deacordo com o manual de instalação, que é fornecido juntamente com a cadeira ISOFIX. NOTA: O assento de criança ISOFIX só pode ser instalado se possuir a aprovação específica do veículo ECE-R44. Antes de utilizar umassento de criança ISOFIX, que tenha sido comprado para outro automóvel, pergunte ao seu agenteHyundai se esse tipo de assento é recomendado ou aprovado para o seu Hyundai. 1. Para fixar o assento de criança no
fixador ISOFIX, insira o trinco doassento de criança no encaixeISOFIX. Certifique-se que ouve um "clique".
2. Ligue o gancho da correia dentada ao suporte do assento de criança e aperte até fixar. Consulte "Fixarassento de criança com o sistema de correia dentada " página 1-42.
B230D03MC
Para fixar o assento de criança
!AVISO:
o Não deve instalar uma cadeira de segurança para crianças no lugar central do banco traseiro utilizando as ligações ISOFIX.Estas destinam-se apenas aos lugares esquerdo e direito. Não dê uma utilização incorrecta aospontos de fixação ISOFIX tentando instalar uma cadeira no lugar central. Em caso de choque,as ligações ISOFIX podem não ter a força suficiente para suster a cadeira instalada na referida posição e há a possibilidade de rotura, provocando ferimentosgraves ou mesmo a morte.
Page 58 of 307

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
46
B180B01MC-GPT Cinto de Segurança com Pré- tensor (Se instalado) O seu veículo Hyundai está equipado com pré-tensores dos cintos de segurança nos bancos do condutor e passageiro dianteiro.A finalidade do pré-tensor é garantirque os cintos de segurança ficamjustos em relação ao corpo dos ocupantes em certas colisões frontais.
Os cintos de segurança com pré- tensores podem ser activados com os airbags.
o Quando utilizar o sistema "ISOFIX" do veículo para instalar uma cadeira especial para crianças no banco de trás, todosos grampos metálicos dos cintos de segurança traseiros que não estiverem a ser utilizados deverãoser encaixados nas respectivas fivelas e os cintos de segurança devem ser recolhidos por trás dacadeira para criança, para evitar que esta os possa agarrar. Os cintos soltos e as fivelas desapertadas podem permitir que a criança puxe os cintos desegurança, o que poderá resultar num estrangulamento e ferimentos graves que podemmesmo causar a morte da criança.
o Não deve montar mais do que uma cadeira num ponto de fixação. O aumento indevido de carga pode provocar a rotura dacorrente ou do ponto de fixação, tendo como resultado ferimentos graves ou mesmo a morte. o As cadeiras de segurança ISOFIX
ou compatíveis apenas devem sermontadas nos locais indicados.
o Siga sempre as instruções do
fabricante para a instalação dascadeiras de segurança.
OMG035300
Page 59 of 307

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
47
O pré-tensor dos cintos de segurança
funciona da mesma forma que o Bloqueio de Emergência do Enrolador (ELR) do cinto de segurança. Quando o veículo pára bruscamente, ou se oocupante tenta deslocar-se para a frente muito rapidamente, o enrolador do cinto de segurança fica bloqueado.
No entanto, em certas colisões
frontais, o pré-tensor é activado,puxando o cinto de segurança, paraobter um melhor contacto deste com o corpo de ocupante. O sistema de pré-tensor do cinto de segurança é composto basicamente pelos seguintes componentes. A sua localização é ilustrada na imagem.
Airbag do lado do passageiro
B180D01MC
Airbag do lado do condutor1
2 3
1. Luz de aviso do SRS airbag
2. Conjunto do pré-tensor do cinto de
segurança
3. Módulo de comando SRS
!AVISO:
Para obter o máximo de benefícios do pré-tensor do cinto de segurança:
1. O cinto de segurança deve ser utilizado correctamente.
2. O cinto de segurança deve ser ajustado na posição correcta. NOTA:
o Ambos os pré-tensores dos cintos
de segurança do condutor e do passageiro dianteiro podem ser activados em certas colisões frontais. Os cintos de segurançacom pré-tensores podem ser activados com os airbags. Os pré- tensores serão activados nestascondições mesmo nos casos em que os cintos de segurança não estiverem a ser utilizados nomomento da colisão.
o Quando os pré-tensores dos
cintos de segurança sãoactivados, será ouvido um ruído forte e um pó fino, que pode assemelhar-se a fumo, será visívelno habitáculo. Estas são condições normais de funcionamento e não representamqualquer perigo.
o Embora inofensivo, o pó fino pode causar irritações de pele e não deve ser respirado durante longos períodos. Lavar as mãos e a facecuidadosamente após um acidente no qual os pré-tensores tenham sido activados.
Page 60 of 307

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
48
!AVISO:
o Os pré-tensores estão concebidos para funcionar apenas uma vez. Após a sua activação, os pré- tensores dos cintos de segurança devem ser substituídos. Todosos cintos de segurança, de qualquer tipo, e que tenham sido utilizados durante uma colisão,também devem ser substituídos.
o O conjunto do mecanismo do pré-tensor do cinto de segurança fica quente durante a sua activação. Não tocar nosconjuntos dos pré-tensores du- rante vários minutos após estes
terem sido activados.
o Não tentar inspeccionar ou substituir o pré-tensor dos cintosde segurança. Este procedimentodeve ser realizado exclusivamente por um concessionário autorizado Hyundai.
o Não dar pancadas no conjunto
do pré-tensor do cinto desegurança. o Não tentar efectuar qualquer tipo
de manutenção ou reparação dosistema de pré-tensores dos cintos de segurança.
o O manuseamento incorrecto dos conjuntos dos pré-tensores dos cintos de segurança, e a nãoleitura dos avisos para não aplicar pancadas, modificar, inspeccionar, substituir oureparar pode provocar uma utilização incorrecta ou activação inadvertida com risco deferimentos graves.
o Utilizar sempre os cintos de
segurança quando conduz ou utiliza um veículo motorizado.
AIR
BAG
!
CUIDADO:
o Uma vez que o sensor que activa o airbag do SRS está ligado ao pré-tensor dos cintos de
segurança, a luz de aviso d o airbag do SRS acende-se no painel de instrumentos durante cerca de6 segundos depois de ter sido ligada a ignição, devendo em seguida apagar-se.
o Se o pré-tensor dos cintos de segurança não estiver a funcionarcorrectamente, esta luz de aviso acende-se mesmo que não haja qualquer avaria no sistema doairbag do SRS. Se a luz de aviso do airbag do SRS não se acender quando a ignição é ligada, ou sepiscar durante um segundo e se mantém acesa depois de decorridos os 6 segundos iniciais,ou se a luz se acender com o veículo em marcha, deverá levar assim que possível o seu veículoa um concessionário Hyundai autorizado para verificar o pré- tensor dos cintos de segurançaou o sistema do airbag do SRS.
Page 61 of 307
1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
49
B240D01MC-GPT (Se instalado)
SISTEMA DE RETENÇÃO SUPLEMENTAR (AIRBAG)
1. Airbag frontal do condutor 2. Airbag frontal do passageiro 3. Airbag de protecção contra impactoslaterais
4. Airbag do tipo cortina
B240D01MC
Page 62 of 307

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
50
!
A finalidade do SRS é dar ao condutor
do veículo e ao passageiro da frente uma protecção adicional à conferida apenas pelo sistema de cintos de segurança, no caso de uma colisãofrontal violenta.
NOTA: Certifique-se de que lê as
informações sobre o SRS nas etiquetas colocadas sobre a pala deprotecção contra o sol e no interior do porta luvas. AVISO:
o Tal como o nome implica, o SRS foi concebido para funcionar com, e em suplemento do sistema decinto de segurança de três pontos do condutor e não em sua substituição. Além disso, só sesxpande em determinadas condições de impacto frontal suficientemente severas paracausar ferimentos significativos dos ocupantes do veículo.
o O SRS não expando o air bag quando o ângulo de impacto for maior que 30º relativamente ao eixo longitudal frontal do veículo tais como em impactos laterais, por trás ou capotamento.Os airbags dianteiros não disparam em caso de colisões ligeiras, em que basta a protecção dos cintos de segurança.
B240A01NF-APTAirbag Frontal do Condutor e
do Passageiro (Se instalado)
O seu Hyundai está equipado com um
Sistema Suplementar de Limitação (Suplemental Restraint System-SRS). A indicação de que o sistema estáinstalado são as letras "SRS AIR BAG" gravadas no painel de protecção do airbag no centro do volante e no paineldo passageiro por cima do porta luvas. O SRS da Hyundai é composto por
airbags instalados por baixo de tampasde protecção no centro do volante e no painel do passageiro por cima do porta luvas. B240A01MC
Airbag dianteiro do condutor
Page 63 of 307

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
51
o Não deverão ser colocados
quaisquer objectos sobre os módulos do airbag ou próximodestes módulos instalados no volante, no painel de instrumentos e no painel frontal do passageirosobre o porta-luvas, porque em caso de colisão que faça disparar os airbags esses objectospoderão provocar ferimentos.
o Se os airbags dispararem, devem ser substituídos por um concessionário Hyundai autorizado.
o Não interfira com, nem desligue, a cablagem do sistema SRS ouquaisquer outros componentes dosistema SRS. Se o fizer, isso poderá provocar ferimentos devido ao um disparo acidentaldos airbags ou poderá fazer com que o SRS fique inoperativo. o Não instale uma cadeira para
crianças no banco do passageiro da frente. Uma cadeira para crianças nunca deve ser instalada no banco do passageiro da frente. O bebé ou criança poderá sofrer ferimentos graves ou mesmo morrer se o airbag disparar em caso de acidente.
o Não deixe que as crianças ocupem
o banco do passageiro da frente. Se tiver de transportar crianças mais crescidas (adolescentes ou mais velhos) no banco da frente,certifique-se de que utilizam o cinto de segurança de forma adequada e que o banco é deslocado para a sua posição mais recuada possível.
o Para a máxima protecção de segurança em todos os tipos de acidentes, todos os ocupantes incluindo o condutor deverão sempre utilizar os respectivos cintos de segurança quer seja ou não fornecido air bag naquele lugar para minimizar o risco de ferimentos graves ou morte em caso de acidente. Não se sente ou incline desnecessáriamente perto do air bag.
B240A02MC
Impacto Traseiro
o Os airbags dianteiros não estão concebidos para serem accionados quando de impactos laterais, impacto traseiros ou em caso decapotamento. Em adição, os airbags não serão accionados em impactos frontais abaixo davelocidade limite de accionamento.
o O condutor deve recuar o seu banco o mais possível, mantendo sempre o controlo do veículo. Se estiver sentado demasiadopróximo do airbag, o seu enchimento poderá causar-lhe ferimentos graves ou mesmo amorte.Impacto Lateral
Capotamento
Page 64 of 307

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
52
B240B02L
O indicador de necessidade de assistência (SRI), do SRS, no painel deinstrumentos, acende durante cerca de 6 segundos após a chave da ignição ser rodada para a posição “ON”, ou apósligar o motor. Em seguida, o SRI apaga.
B240B01MC-APT Componentes SRS e suas
Funções
O SRS consiste nos seguintes
componentes:
- Módulo Air Bag do Condutor
- Módulo Air Bag do Passageiro
- Indicador do funcionamento do SRS (SRI)
- Módulo de comando SRS (SRSCM)
O SRSCM monitoriza continuamente
todos os elementos enquanto a ignição está ligada (ON) para determinar se um impacto frontal ou quase frontal ésuficiente severo para accionar os air bag. B240B01L
Os módulos dos airbags estão ambos localizados no centro do volante e emfrente do passageiro, no painel, acima do porta-luvas. Quando o SRSCM detecta um impacto significativo nafrente do veículo, faz disparar automaticamente os airbags.
o O sistema de airbag do SRS deveencher-se muito rapidamente para proporcionar uma protecção adequada em caso de colisão. Se um ocupante não estiver na posiçãoprevista por não estar a utilizar o cinto de segurança, o airbag poderá fazer um contacto com forçaexagerada que poderá causar ferimentos graves ou mesmo fatais.