Page 97 of 162

CONDUZINDO O SEU HYUNDAI 2-13
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para
um serviço mais cuidado de limpeza ou prevenção de materiais corrosivos, recorraao seu serviço HYUNDAI. É especialmenteimportante que resíduos como a lama, pó,gelo, etc. não se acumulem na parte inferiordo carro, pois este peso extra pode levar aum maior consumo de combustível e tambémpode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso possível. O peso é um inimigo para a economia decombustível.
o Não deixe o motor ao ralenti para além do tempo necessário. Se estiver parado ( semser no tráfego ), desligue o motor e volte aligar só quando se preparar para partir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita de um longo período de aquecimento.Assim que o motor esteja a trabalhar, podearrancar com o carro. Contudo, em climasmais frios, é aconselhável fazer umaquecimento prévio, durante algum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços em mudanças muitoaltas conduzindo, a baixa velocidade.Quando conduzir a uma velocidade maismoderada, deve utilizar uma mudança maisbaixa. Sobrecarregar o motor é pois, obrigá-lo a trabalhar em rotações mais baixasque as dos limites recomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha com a força do motor,a economia de combustível é reduzidaquando utilizado.
C190A01O-GPT DIFERENCIAL AUTOBLOCANTE (Se Instalado) O diferencial autoblocante, se equipado, é montado apenas no eixo traseiro. Ascaracterísticas deste diferencial autoblocantesão descritas a seguir: Tal como nos diferenciais convencionais, a roda de um dos lados pode rodar a umavelocidade diferente da roda do outro ladoquando o veículo descreve uma curva. Adiferença entre o diferencial autoblocante e odiferencial convencional é que se a roda traseirade um dos lados perde tracção, uma quantidademaior binário é aplicado à roda traseira do outrolado para melhorar a tracção.
o Conduza a uma velocidade moderada.
Quanto mais depressa conduzir, maiscombustível gasta. Conduzir a umavelocidade moderada, especialmente emauto-estradas, é uma das formas maiseficazes de economizar combustível.
o Nunca descanse o pé em cima dos pedais de embraiagem ou travão, pois para alémde os desgastar e de causar osobreaquecimento dos travões, também iráaumentar o consumo de combustível.Poderá, ainda, reduzir-lhes eficácia, levandoás mais sérias consequências.
o Tenha sempre a preocupação de verificar o estado dos seus pneus. Mantenha a pressãorecomendada, pois a pressão incorrecta,quer seja superior ou inferior, resulta numdesgaste prematuro dos pneus. Reveja apressão dos pneus pelo menos uma vez pormês.
o Certifique-se do correcto alinhamento da direcção do seu veículo. O alinhamentoincorrecto pode causar um desgasteprematuro dos pneus, para além do consumoexcessivo de combustível.
o Mantenha o seu automóvel em boas condições. Para uma maior economia decombustível e reduzidos custos demanutenção, mantenha o seu carro deacordo com o plano de manutenção descritono capítulo 5. Quanto mais severas foremas condições de condução, mais frequentedeve ser a manutenção do seu veículo. (Vêrcapítulo 5 para mais detalhes ).
ZC150A1-AP
CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA Pode economizar bastante combustível se
seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere moderadamente. Não faça grandes acelerações nem trave bruscamente, tente manter uma velocidadeconstante. Não acelere com semáforosvermelhos. Tente ajustar a velocidade àvelocidade do trânsito para assim nãoprecisar de fazer alterações de velocidadedesnecessárias. Evite, sempre que possível,tráfego congestionado. Mantenha-se semprea uma distância segura dos veículos que oprecedem, para evitar travar repentinamente,o que causará um desgaste nos travões.
Page 98 of 162

CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
2-14 ZC170B1-BP CONDIÇÕES DE GELO OU NEVE Para conduzir em neve profunda, é necessário utilizar pneus próprios para a neve ou protegê-los com correntes. Caso os pneus para a nevesejam necessários, é importante seleccionarpneus equivalentes em tamanho e tipo aosoriginais. A selecção errada dos pneus poderáafectar a segurança da viatura e a suamanutenção. Por outro lado, aceleraçõesrápidas, travagens, guinadas bruscas, tambémpoderão ser muito perigosas. Durante adesaceleração, trave com o motor. Travagensbruscas na neve ou no gelo podem levar ocarro a perder aderência, por isso,convém quemantenha uma distância suficientemente seguraem relação ao carro da frente, para além detravar muito suavemente. Lembre que ascorrentes dão mais força ao veículo mas nãoimpedem de perder a aderência. NOTA: O uso de correntes não é permitido em todos os locais. Antes de as utilizar, revejalegislação sobre o assunto.ZC170C1-AP UTILIZE ANTICONGELANTE DE ALTA QUALIDADE O seu HYUNDAI vem provido de fábrica com anticongelante de alta qualidade no sistema derefrigeração. É o único tipo de anticongelanteque deve ser utilizado porque previne a óxidaçãodos componentes do sistema de refrigeração,lubrifica a bomba de água e evita ocongelamento. Verifique sempre o nível doanticongelante, de acordo com as instruçõesdo Capítulo 5.Antes de começar o inverno, deve rever o níveldo anticongelante, de modo a prevenirantecipadamente as temperaturas do inverno.
ZC170A1-AP CONDUÇÃO DE INVERNONo inverno, as condições climatéricas mais severas podem trazer problemas para a suaviatura, para além de grande desgaste. Paraminimizar estes problemas da condução deinverno, siga os seguintes conselhos:
ZC170D1-AP CONTROLE DA BATERIA E DOS CABOS O inverno aumenta o consumo da sua bateria. Inspeccione visual-mente a bateria e os cabosconforme é indicado no Capítulo 6. O nível de carga da bateria deve ser verificado pelo seu serviço HYUNDAI. ZC170E1-AP MUDE O ÓLEO PARA UM ÓLEO DE INVERNO, SE NECESSÁRIO Em alguns climas, é recomendável, usar du- rante o inverno, um óleo com índice deviscosidade mais baixa. Para recomendaçõesconsulte o Capítulo 9. Caso não saiba que tipode óleo deve usar, consulte o seu representanteHYUNDAI.
YC140A1-FP TRAVAGEM EFICIENTEO desgaste dos travões depende dos seus
hábitos de condução. Um bom condutor antecipa o que se vai passar na estrada à suafrente, travando suave e progressivamente,evitando travagens de emergência, a não serque seja absolutamente necessário.
Ajude o esforço de travagem, seleccionando
uma mudança baixa, sempre que possível. Istoé particularmente importante nas desci-daslongas e muito pronunciadas, situação em queo material de fricção dos travões pode aquecerexcessivamente, originando um desgasteexcessivo.
o Durante o tempo de chuva, quando os travões se molham, a eficiência de travagem é afectada negativamente. Para provar essasituação, aplique os travões ligeiramente,onde seja seguro fazê-lo.
o Para que sequem rápidamente, aplique os travões ligeiramente, mantendo ao mesmotempo uma velocidade segura, até que ostravões voltem à sua perfomance normal.
ZC160A1-AP ADERÊNCIA NAS CURVASEvite travar ou engrenar mudanças nas curvas,
especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvascom uma aceleração moderada. Seguindo esteconselho, estará a prolongar a vida dos seuspneus.
Page 99 of 162

CONDUZINDO O SEU HYUNDAI 2-15
ZC170I1-AP NÃO DEIXE O TRAVÃO DE MÃO
CONGELAR ACCIONADO Sob certas condições, o travão de mão pode vir
a congelar, impedindo o mecanismo de trabalhar. Esta situação acontece facilmentequando há uma acumulação de neve ou geloperto dos tambores de travão traseiros ouquando o sistema está húmido/molhado. Se a-char que o travão de mão pode vir a congelar,utilize-o temporá-riamente, enquanto põe o se-lector de mudanças na posição “P” (caixaautomática) ou na 1ª ou em marcha atràs(caixa manual), bloqueando as rodas para queo carro não se mova. Pode então, inactivar otravão de mão. ZC170J1-AP NÃO DEIXE ACUMULAR GELO OU NEVE POR BAIXO DO CARRO Em algumas condições, pode acumular-se neve ou gelo por baixo dos guarda lamas, o quepoderá interferir no sistema da direcção. Épossível acontecer quando as condiçõesclimatéricas são muito se-veras, nesse caso,convém verificar periódicamente se não existenenhuma obstrução aos componentes dosistema de direcção. ZC170K1-AP EQUIPAMENTO DE EMERGÊNCIADependendo da severidade do clima, deve sempre levar equipamento de emergênciaadequado. Alguns dos elementosimprescindíveis são: correntes, cabos parareboque, lanterna, luzes de emergência, pá,limpa vidros, luvas, roupa de trabalho, quebra-neve, martelo, cobertor, etc.
C160G02A-APT PARA EVITAR O CONGELAMENTO DAS FECHADURAS Para evitar o congelamento as fechaduras, aplicar um fluido descongelante aprovado ouglicerina na ranhura da fechadura. Se afechadura estiver coberta de gelo, pulverizá-lacom um fluido descongelante aprovado pararemover o gelo. Se a fechadura estivercongelada internamente, poderá descongelá-lautilizando uma chave aquecida. Manobrar achave aquecida com cuidado para evitarqueimar ou dedos. NOTA: A temperatura de utilização da chave equipada com imobilizador é de -40°C a+80°C. Se aquecer a chave equipada comimobilizador a mais de +80 °C para abriruma fechadura congelada, poderá provocardanos no transmissor existente no seu inte-rior. ZC170H1-AP UTILIZE SÓ ANTICONGELANTES APROVADOS PARA OS LIMPA-
PARABRISAS Mantenha a água dos limpa-parabrisas com
anticongelantes aprovados, de acordo com as instruções de utilização. O anticongelante doslimpa-parabrisas encontra-se à sua disposiçãonos concessionários HYUNDAI e na maioriadas lojas de peças para automóveis. Não uti-lize anticongelante de motor, pois pode da-nificar os acabamentos.
ZC170F1-AP VERIFIQUE AS VELAS E O SISTEMA
DA IGNIÇÃO Verifique as velas como é indicado na Capítulo
6 e substitua-as se necessário. Verifique também, todos os cabos e componentes dosistema de ignição, para prevenir qualquer dano.
ZC180A1-AP VIAGENS EM AUTO-ESTRADASInspecção antes de uma viagem: 1. Pneus;Verifique a pressão dos pneus para viajar em auto-estrada. A baixa pressão dos pneusocasiona-lhes sobreaquecimento e a possibi-lidade de rebentamento. Evite a utilização depneus já gastos, pois podem perder a aderênciae até mesmo rebentar.
Page 100 of 162

CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
2-16 CUIDADO:
o Nunca conectar o sistema de travões do atrelado directamente ao sistema de travões de veículo.
o Quando rebocar um atrelado circulando por pisos inclinados (excedendo 12%)preste muita atenção no manómetro detemperautura de água no motor para secertificar de que o motor não aquecedemasiado. Se o ponteiro do manómetrode temperatura se maver em direcção a"H" (HOT), pare o carro e encosterápidamente e mantenha o motor emralentim até arrefecer. Poderá seguirviagem uma vez o motor suficientementearrefecido.
YC200D2-AP CORRENTES DE SEGURANÇASe o gancho de ligação entre o reboque e o automóvel falhar, o reboque irá certamentedesviar-se da sua faixa de rodagem pondo emperigo a circulação dos outros veículos. Para evitar esta perigosa situação é recomendável o uso de correntes de segurançaentre o automóvel e o reboque.
YC200B2-AP GANCHOS PARA REBOQUESelecione o gancho e a articulação de encaixe
certificando-se da compatibilidade entre ambas as peças, tanto no seu veículo como no reboque.Utilize um gancho não equalizador que tenha alingueta de carga centrada uniformemente, emrelação ao chassis de veículo.
O gancho deve ser encaixado no carro com
toda a segurança pelo que deve ser instaladopor um técnico qualificado. NÃO UTILIZEGANCHOS PARA INSTALAÇZÃOTEMPORÁRIA NEM DE FIXAÇÃO AO PÁRA-CHOQUES.
YC200C3-AP TRAVÕES DE REBOQUESe o seu reboque está equipado com um
sistema de travões certifique-se de que está em conformidade com as regulamentaçõeslocais e assegure-se de que está devidamenteinstalado e a funcionar correctamente.
NOTA:Se rebocar um atrelado ou um veículo, o
seu automóvel necessitará de um melhor emais frequente serviço de manutenção,devido ao peso adicional.
Refira-se ao capitulo "Manutenção em
condições de dificil utilizaçã", pág. 5-6.
NOTA: Nunca exceda a pressão do ar indicada para o pneu. 2. Combustível, refrigerante e óleo do motor; Conduzir a alta velocidade implica um consumo 1,5 vezes maior que o da condução urbana. 3. Correias de ventoinha; A correia solta ou danificada pode provocar o sobreaquecimento do motor. ZC190A1-AP USO DE LUZESVerifique regularmente todas as luzes do seu
automóvel, mantendo-as sempre limpas e reguladas. Em dias de pouca visibilidade,lembre-se de que deve vêr e ser visto.
YC200A1-AP REBOCAR UM ATRELADO OU UM
VEÍCULO Se tenciona rebocar com o seu veículo,
certifique-se primeiro de que o conjunto veículo e reboque cumprem os requisitos legais emvigor no país.
AVISO: Não realize nenhuma actividade de reboque
durante os primeiros 2,000 Kms. Se não respeitar este procedimento, poderáprovocar sérios danos no motor etransmissão de seu automóvel.
Page 101 of 162

CONDUZINDO O SEU HYUNDAI 2-17
Peso bruto da barra Peso bruto doveículoSSA2200D
3. O peso do eixo frontal ou traseiro nunca
deverá exceder a repartição do peso bruto sobre cada eixo (GAWR) indicado naplaca de identificação do veículo (verpág. 8-1). É possível que o peso da cargaa rebocar não exceda o GVWR masexceda o GAWR. Uma distribuiçãoimprópria da carga no interior do atreladoe/ou demasiada bagagem na bagageirapodem sobrecarregar o eixo traseiro.Redestribua a carga e verifiquenovamente o peso do eixo.
4. A máxima carga vertical estática no sistema de acoplamento é;
Motor Gasolina - 2.0/2.4: 80kg
2.7: 92kg
Motor Diesel - 4WD : 80kg 2WD : 92kg
C190E04O-APT LIMITE DE PESO DO ATRELADO
Lingueta de carga Peso total do
rebaqueSSA2200B
O peso nas linguetas pode ser aumentado ou
diminuído redistribuindo o peso da carga no reboque. Para isso verifique o peso total dacarga no reboque e o peso absorvido pelalingueta. NOTA:
1. Não deve carregar o atrelado com mais paso atrás do que à frente. Cerca de 60% da carga no atrelado deverá estar nametade da frente do atrelado e osrestantes 40% atrás.
2. O peso bruto total do veículo com o atrelado não deve exceder a repartiçãodo peso bruto do veículo (GVWR)indicado na placa de identificação doveículo (ver pág. 8-1). O peso bruto totalcarga, gancho, lingueta de carga e outroequipamento opcional. CUIDADO: As especificações a seguir indicadas são as
recomendadas para rebocar um atrelado. O peso de carga do atrelado não pode excederos valores no quadro abaixo.
5. Vão máximo permitido no ponto de engate : 1,092 mm.HSM411
Ponto de união
Page 102 of 162

CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
2-18 8. Quando estacionar, especialmente numa
colina, siga todas as precauções normais. Vire as rodas de frente para a periferia,accione o travão de mão firmemente eengate a 1
a velocidade ou marcha atrás.
Adicionalmente coloque calços nos pneus do atrelado.
9. Verifique os sitema eléctrico dos travões do atrelado.
10. Durante a viagem, venifique ocasionalmente se a carga está segura e se as luzes doatrelado funcionam.
11.Evite arranques e travagens bruscas.
12. Evite mudanças de direcção repentinas.
13. Evite manter o pedal de travão pressionado longamente ou frequentemente. Isto poderácausar sobreaquecimento dos travõesreduzindo a eficiência dos travões.
14. Use uma mudança baixa e utilize o efeito de redução do motor em descidas. Em subidasutilize uma mudança baixa e reduza avelocidade.
15. Se tiver de para numa subida, não mantenha o veículo no lugar pressionando o acelarador.Isto pode causar um sobreaquecimento dacaixa automática. Use o travão de mão ou opedal de travão.
YC200E2-AP CONSELHOS PARA REBOCAR
1. Antes de rebocar, verifique o estado do gancho e correntes de segurança bem como o bom funcionamento das luzes avisadoras(travões, mudança de direcção e depresença).
2. Conduza o veículo sempre a uma velocidade moderada (menos de 100 Kms/H).
3. Rebocar um atrelado requere mais combustível do que em condições normaisde condução.
4. A fim de manter a eficiência de redução do motor e o rendimento de carga eléctrica nãoutilize a 5
a velocidade (cx. velocidades man-
ual).
5. Mantenha os objectos dentro do atrelado devidamente arrumados para evitar que se desloquem durante a condução.
6. Verifique a condição e a pressão de ar dos pneus do atrelado e do carro. Verifiquetambém o pneu sobressalente.
7. A combinação veículo/atrelado é mais afectada por ventos cruzados ou laterais.Quando passar por um veículo de maioresdimensões, mantenha uma velocidadeconstante e a direcção a direito. Se existirdemasiado vento lateral abrande para sairda turbuléncia de ar provocada pelo outroveículo.
*: 225/70 R 16 PNEUS (Se instalado) - 1900kg AVISO: Uma distribuição imprópria da carga no in- terior do atrelado e do seu carro pode afectarsériamente a performance da direcção edos travões causando um grave acidente. kg
Atrelado 2000 1650 2000 1870 2200
700
/Com ABS:
750
Motor
2.0(2WD)* 2.4(4WD) 2.4(2WD)
Diesel (4WD)Diesel (2WD) 2.7(4WD) 2.0(2WD) 2.4(4WD)2.4(2WD)
Diesel (4WD)Diesel (2WD) 2.7(4WD)
Carga máxima rebocável
Com travões Sem travões Gancho
80 92 28
Page 103 of 162
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI 2-19
NOTA: Quando rebocar verifique o nível de óleo da
caixa de velocidades mais frequentement.
CUIDADO:Se houver sobreaquecimento do motor du-
rante o reboque (ponteiro do manómetro de temperatura próximo da zona vermelha),tomando as seguintes precauções poderáreduzir ou eliminar o problema.
1. Desligue o ar condicionado.
2. Reduza a velocidade.
3. Use mudança baixa quando em subidas.
4. Em tráfego congestionado e quando parado, coloque a caixa de velocidades em neutro e mantenha o motor ligeiramente acelerado.
Page 104 of 162

QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA 3-1
3. Tente arrancar com o motor. Se o carro nãotrabalhar veja as instruções "Se o motor não arrancar".
ZD010A1-AP
3. PROBLEMAS NA
ESTRADA
Que fazer numa
emergência
YD020A1-FP
SE O MOTOR NÃO ARRANCAR CUIDADO: Se o motor não arrancar, não puxe ou
empurre o carro para que este se mova, pois pode resultar numa colisão ou emqualquer outro tipo de dano. ZD020C1-AP
SE O MOTOR TRABALHA NORMALMENTE MAS O CARRO NÃO ARRANCA
1. Verifique o nível de combustível.
2. Verifique as ligações dos cabos do
distribuidor, velas e bobina, e fixe-as caso estejam soltas.
3. Se, mesmo assim, o motor se recusar a trabalhar, chame o serviço de assistênciaHYUNDAI ou outra assistência qualificada.
AD020D1-AP
SE O MOTOR FALHAR DURANTE A CONDUÇÃO
1. Reduza a velocidade gradualmente,
mantendo-se em linha recta. Saia da estrada com cuidado.
2. Ligue as luzes de emergência. YD030A1-FP
UTILIZAÇÃO DE BATERIA AUXILIAR PARA ARRANQUE DO MOTOR AVISO:
Utilizar uma bateria para auxiliar o arranque
do motor, pode ser perigoso!! Siga atentamente estas instruções, casocontrário, poderá ocorrer um acidente oualgum dano no veículo. Se não estiver seguro de como seguir estas
instruções, procure ajuda qualificada.
As baterias dos automóveis contêm ácido
sul-fúrico que, para além de ser venenoso, éaltamente corrosivo. Quando tiver que seservir de uma bateria para auxiliar o arranquedo motor, coloque uns óculos protectores etome cuidado para que não lhe caia ácidosobre a roupa nem sobre o veículo. Baterias em paralelo
Bateria descar-regada
3
D010B01Y
YD020B1-FP
Se o motor não arrancar, ou trabalhar muito lentamente 1. Se o carro tiver caixa de velocidades
automática, assegure-se de que o selector das mudanças está na posição “P” ou “N”,e o travão de mão accionado.
2. Verifique as ligações da bateria.
3. Acenda a luz interior. Se a luz se apagar quando ligar o motor, isso significará que a bateria está descarregada.
4. Não empurre o veículo para o pôr a trabalhar. Veja as instruções sobre “como fazer umaassociação de baterias em paralelo paraarranque do motor” nas páginas seguintes.
HSMJ401