Page 185 of 233
FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO 6- 13
G080A02A-APT ESCOVAS LIMPA-PARABRISAS As escovas do limpapára-brisas devem
ser inspeccionadas de tempo a tempo e limpas para retirar a película de pó esujidade acumuladas. Para limpá-las, deverá usar uma esponja com água limpa e sabão.
Se as escovas deixam sulcos ou
marcas no vidro, deverá substitui-las por peças originais HYUNDAI ou equivalentes.
HEF119 CUIDADO:
o Não ponha a funcionar as escovas limpapára-brisas com o pára- brisas seco, encurtará a vida dasescovas e pode riscar o vidro.
o Evitar o contacto da borracha com quaisquer produtos derivados de petróleo, como óleo de motor, gasolina, etc.
! G080B01HR-GPT Substituir as Escovas do Limpa Pára-Brisas Para substituir as escovas do limpa pára-brisas, coloque-as na posição levantada. Para retirar a escova do limpa pára-brisas
HHR5048
1. Empurre a escova do limpa pára- brisas para baixo com o grampo de travamento (1) premido para a soltar do respectivo braço de suporte.
Page 186 of 233
6- 14 FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO
2. Levante levemente a escova do
limpa pára-brisas e puxe-a para cima. Para instalar a escova do limpa pára-brisas
HHR5050
1. Instale uma nova escova no braço do limpa pára-brisas e faça-a deslizar para baixo até ao nível dobraço como mostrado na figura.
HHR5049HHR5051
2. Puxe a escova do limpa pára-brisas para cima até ouvir um “clique”, momento em que fica encaixada na extremidade do braço do limpa pára- brisas.
NOTA: Não deixe que o braço do suporte da escova do limpa pára-brisas fique de encontro ao pára-brisas.
Page 187 of 233

FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO 6- 15
G090A02A-GPT
ABASTECIMENTO DO DEPÓSITO LAVA-PARABRISAS
O depósito lavapára-brisas proporciona
água para lavar o párabrisas. Liquido de boa qualidade deverá ser usado no depósito. O nível de líquido deve ser verificadomais frequentemente em condições desfavoráveis de tempo, ou quandousar com maior frequência o sistema de lavagem. A capacidade do depósito de lavagem é de (3,2 U.S. quartos) 3,0litros.
HTB173
!
AVISO:
o Os agentes do líquido de lavagem do pára-brisas contém algum teor de álcool, pelo que o líquido pode tornar-se inflamável em certassituações.Não faça faíscas nem chamaspassíveis de entrar em contacto com o líquido de lavagem ou o seu depósito. Pode danificar oveículo ou ferir os seus ocupantes.
o líquido de lavagem do pára-brisas
é venenoso para pessoas eanimais. Não o beba e evite o contacto directo com o líquido. Risco de lesões graves ou morte.
!
Motor Gasolina
HTB173A
Motor Diesel CUIDADO:
o O anti-congelante do radiador (refrigerante do motor) não deverá ser usado no sistema delavagem do limpapára-brisas, pois isso danificará a pintura do veículo.
o O alavanca do esguicho não deve ser accionado, quando o depósito se encontrar vazio. Isso poderá danificar a bomba do limpapára-brisas.
Page 188 of 233

6- 16 FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO
G110A01E-APT
VERIFICAR O ÓLEO DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA
O óleo da transmissão automática
deve ser substituído aos intervalos especificados nos quadros de manutenção programada no capitulo n° 5.
NOTA: Normalmente o fluído da
transmissão automática é encarnado. À medida que os quilómetros vão aumentando, ofluído adquire gradualmente um tom encarnado escuro.
Esta mudança de cor é normal e
não deve ser utilizada como critériopara a mudança do fluído da transmissão. Deve substituir o fluído da
transmissão automática de acordocom os intervalos especificados no plano de manutenção do veículo na secção 5.
ÓLEO RECOMENDADO
Use só HYUNDAI GENUINE PARTS
MTF 75W/85 (API GL-4) na caixa mecânica. CAPACIDADE DE ÓLEO NA CAIXA MECÂNICA
A capacidade de óleo de uma
transmissão manual é de 2,15 litros no caso dos motores a gasolina e de 2,0 litros para os motores diesel.
!AVISO:
É sempre melhor verificar o nível do óleo da caixa mecânica quando o motor está frio ou morno. Se omotor estiver quente, deverá ter grande precaução, pois poderá queimar-se no motor ou nas peçasdo sistema de escape. NOTA: Recomenda-se que o fluido da transmissão seja verificado por um concessionário Hyundai autorizado.
G100A03TB-GPT
VERIFICAÇÃO DO ÓLEO DA CAIXA (MANUAL) O lubrificante da caixa manual/mecânica deverá ser substituido a intervalosespecificados no esquema de manutenção do veículo na Secção 5.
HXGS506
Tampão de enchimento
Bujão de enchimento
Page 189 of 233

FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO 6- 17
G110C01TB-GPT
CAPACIDADE DA CAIXA DE VELOCIDADES
A capacidade do óleo da caixa
automática é de 6,1 litros.
AVISO:
O nível do oleo da caixa deverá serverificado quando o motor se encontra na temperatura normal de funcionamento. Isto significaque o motor, o radiador, o sistema de escape, etc. estão muito quentes, pelo que deverá tomar asmaiores precauções, para não se queimar.
!
G110B04A-APT
Fluído Recomendado
A caixa de velocidades automática do
seu Hyundai foi especialmente concebida para funcionar com o fluído Genuíno da Hyundai ATF SP-III, DIA- MOND ATF SP-III, SK ATF SP-III ououtras marcas aprovadas pela Hyundai Motor Co. Os danos causados por um fluído não especificado não estãocobertos pela garantia limitada do seu novo veículo. G110D03A-GPT
Verificar o nível do fluido da transmissão automática
Deve verificar com regularidade o nível
do fluido da transmissão automática.
Mantenha o veículo ao nível do chão
com o travão de mão aplicado e verifique o nível do fluido seguindo osprocedimentos descritos abaixo. 1. Coloque a alavanca selectora de
velocidades na posição N (Neutral –Ponto morto) e certifique-se de queo motor está a trabalhar à velocidade de ralenti normal.
2. Depois da transmissão estar suficientemente quente (temperaturado fluido de 70~80°C, por exemplo após 10 minutos de condução nor-mal), desloque a alavanca de velocidades por todas as posições e, em seguida, coloque a alavancaselectora de velocidades na posição “N (Neutral – Ponto morto) ou na posição P (Park - Estacionamento)”.
HTB164
Page 190 of 233

6- 18 FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO
AVISO:
A ventoinha do radiador é controlada
pela temperatura do refrigerante do motor e pode algumas vezesfuncionar mesmo despois de desligada a chave na ignição. Use de extremo cuidado quandotrabalhar junto das pás da ventoínha, para não ser ferido por uma das lâminas das pás da ventoínha.Quando a temperatura diminui, a ventoínha desliga automáticamente, o que é normal.!!AVISO: (Apenas motores Diesel)
Nunca trabalhe no sistema de injecção quando o motor estiver a trabalhar ou durante os primeiros30 segundos depois de ter parado o motor. A bomba de alta pressão, a rampa de injecção, os injectorese as tubagens de alta pressão contêm combustível a alta pressão mesmo depois do motor terparado. O jacto de combustível originado por uma fuga de combustível pode provocarferimentos graves, se entrar em contacto com o corpo. Pessoas que utilizem pacemakers não sedevem aproximar a menos de 30cm da ECU ou da cablagem do motor quando o motor está a trabalhar,uma vez que as correntes no sistema de Common Rail produzem campos magnéticos de intensidadeconsiderável.O nível de óleo deverá estar entre esta marca
C090A03FC
3. Certifique-se de que o nível do fluido está no intervalo “HOT” noindicador de nível. Se o nível do fluido estiver abaixo deste intervalo, acrescente o fluido especificadoatravés do orifício de enchimento. Se o nível do fluido estiver acima deste intervalo, drene o fluidoatravés do orifício de drenagem.
4. Se o nível do fluido for verificado a frio (temperatura do fluido de20~30°C acrescente o fluido até à linha com a indicação “COLD” e, em seguida, verifique novamente o níveldo fluido tendo em conta o passo 2 acima.
Page 191 of 233

FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO 6- 19
SG120A1-FP
VERIFICAÇÃO DOS TRAVÕES G120B01A-APT
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DO ÓLEO DOS TRAVÕES
G120C02A-APT
ÓLEO DE TRAVÕES RECOMENDADO
Use apenas óleo hidráulico de travões, que satisfaça as especificações DOT 3 ou DOT 4. Siga as instruções impressas na embalagem.
CUIDADO:
Porque os travões são essenciaispara o funcionamento seguro da viatura, sugerimos que estes sejam verificados e inspeccionados peloServiço de Assistência HYUNDAI. Os travões deverão ser verificados e inspeccionados quanto adesgaste nos intervalos especificados no programa de manutenção do veículo - Secção 5.
!
CUIDADO:
Use precaução quando manejar o
óleo de travões. Este ao entrar em contacto com os olhos podecausar graves problemas. Danificará também a pintura do seu carro se não for removidoimediatamente.! G120D02A-APT PARA VERIFICAR O NÍVEL DO ÓLEO O nível de óleo de travões deverá ser verificado periodicamente. O níveldeverá estar entre as marcas "MIN" e "MAX" inscrita de lado no reservatório. Se o nível estiver no "MIN" ou abaixodessa marca, ateste cuidadosamente até atingir a marca "MAX". Não encha demasiado. NOTA: Se o nível estiver abaixo da indicação “MIN”, o fluido deverá ser mudado por um concessionário Hyundai autorizado.
HTB166
Page 192 of 233

6- 20 FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO
G120E02TB-GPT ATESTAR O OLEO DOS TRAVÕES
AVISO:
Manuseie cuidadosamente o óleo dos travões. Pode afectar a suavisão se este atingir os olhos. Use só óleo DOT 3 ou DOT 4 em embalagem selada. Não deixe oreservatório aberto mais do que o tempo suficiente para o encher. Isso evitará que caia sujidade ouhumidade que poderá danificar o sistema de travões e causar o mau funcionamento dos mesmos.
!
G140A01A-APT
CUIDADOS A TER COM O AR CONDICIONADO Mantenha o condensador limpo
O condensador do Ar Condicionado (e o radiador do motor) deverão ser verificados periodicamente, por causada acumulação da sujidade, insectos mortos, folhas, etc. Isso pode interferir com a eficiência da refrigeração. Alimpeza deve fazer-se com uma escova e depois aplicar água com uma mangueira, tudo com o maiorcuidado para evitar danos nas lâminas.
Para adicionar líquido de travões
1) Retire a tampa do filtro de ar, se necessário.
2) Limpe a sujidade acumulada. Re- tire a tampa do depósito do líquidode travões.
3) Deite com cuidado o fluido recomendado no depósito utilizando um funil. Antes de utilizar, verifiqueo estado de limpeza do funil para evitar a contaminação com substâncias estranhas.
4) Coloque de novo com cuidado a tampa no depósito apertando-adevidamente.