
196
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Conselhos de condução
Respeite o código da estrada e seja vigilante independentemente das condições de circulação.Mantenha a sua atenção à circulação e as suas mãos no volante para estar preparado para reagir a qualquer momento e em qualquer eventualidades.Aquando de um longo trajecto, é recomendado que efectue uma pausa a cada duas horas.Em caso de intempéries, adopte uma condução suave, antecipe as travagens e aumente as distâncias de segurança.
Nunca circule com o travão de estacionamento engrenado - Risco de aquecimento excessivo e danos so sistema de travagem!Risco de incêndio!Uma vez que o sistema de escape do
seu veículo fica muito quente, mesmo vários minutos após a paragem do motor, não estacione ou deixe o motor em funcionamento em locais onde, por cima dos materiais inflamáveis, estejam presentes: er vas, folhas, etc...
Nunca deixe um veículo sem vigilância, com o motor em funcionamento. Se necessitar de sair do veículo, com o motor em funcionamento, engrene o travão de estacionamento e coloque a caixa de velocidades em ponto morto ou na posição N ou P, consoante o tipo de caixa de velocidades.
Condução em solo
inundado
É fortemente recomendado que não conduza em solo inundado uma vez que poderá danificar gravemente o motor, a caixa de velocidades e os sistemas eléctricos do seu veículo.
Importante!Se tiver, imperativamente, de passar num local inundado:
- verifique que a profundidade de água não excede 15 cm, tendo em consideração as ondulações que possam ser causadas por outros utilizadores,- desactive a função Stop & Start,- circule lentamente sem parar. Não ultrapasse, em caso algum, a velocidade de 10 km/h,- não pare nem desligue o motor.À saída de um local com solo inundado, assim que as condições de segurança o permitirem, trave ligeiramente algumas vezes para secar os discos e as pastilhas de travão.Em caso de dúvida acerca do estado do veículo, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro
profissional devidamente qualificado e equipado.
Condução

197
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Para garantir a durabilidade do seu veículo e para sua segurança, lembre-se de que o seu veículo é conduzido com alguns cuidados, descritos em seguida:
Carregue o veículo
correctamente
O peso da carga deverá respeitar o Peso Total Rolante Autorizado.Para não desequilibrar o veículo, a carga deverá estar centrada e a parte mais pesada
deverá situar-se na super fície inferior, à frente das rodas traseiras.
Manobre com cuidado,
a baixa velocidade
As dimensões do seu veículo são muito diferentes das de um veículo de passageiros em termos de largura, altura mas também de comprimento e alguns obstáculos continuam a ser difíceis de identificar.Manobre com cuidado.Antes de virar, verifique a aus^ncia de obstáculos a meia altura na parte lateral.Antes de recuar, verifique a ausência de obstáculos na parte superior traseira.Atenção às dimensões exteriores com a montagem de escadas.
É desaconselhado o posicionamento das cargas pesadas na galeria exterior.O carregamento implica, também, respeitar a carga máxima das fixações da galeria. Respeite o peso máximo admissível, comunicado pela Toyota.A carga deverá ficar fortemente fixa.Uma carga que não esteja correctamente fixa no interior do veículo pode perturbar o comportamento do mesmo e criar um risco de acidente.Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa de carga, a altura e a largura da carga do veículo devem respeitar as dimensões (totais) do veículo.
Conduza o veículo com
cuidado e de forma eficaz
Efectue as cur vas com suavemente.Antecipe a travagem porque a distância de paragem é aumentada, principalmete em estradas molhadas e com gelo.Tenha atenção às entradas de vento nas partes laterais do veículo.Uma boa eco-condução permite economizar litros de combustível; efectue uma aceleração progressiva, antecipe os abrandamentos e adapte a sua velocidade consoante as situações.Indique com uma antecipação suficiente as suas alterações de direcção para ser visto pelos outros utilizadores.
Seja cuidadoso
Os pneus devem apresentar o nível mínimo da pressão indicada na etiqueta, ou mesmo com um enchimento superior em 0,2 a 0,3 bars para os trajectos mais longos.Após se ter assegurado de que não existe nenhum obstáculo que possa perturbar o fecho, acompanhe o seu movimento a uma velocidade adequada até ao fecho das portas.
6
Condução

198
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Em caso de reboque
Distribuição das cargas
F Distribua a carga no reboque para que os objectos mais pesados fiquem o mais perto possível do eixo e o peso sobre a lança se aproxime do máximo autorizado, sem o ultrapassar.A densidade do ar diminui com a altitude, reduzindo dessa forma o desempenho do motor. É preciso reduzir a carga máxima rebocável 10 % por cada 1 000 m de altitude.
Vento lateral
F Tenha em consideração o aumento da sensibilidade ao vento.
Arrefecimento
Rebocar numa inclinação aumenta a temperatura do líquido de arrefecimento.Uma vez que o ventilador é accionado electricamente, a sua capacidade de arrefecimento não depende do regime do motor.F Para diminuir o regime do motor, reduza a velocidade.A carga máxima rebocável numa inclinação prolongada depende da inclinação e da temperatura exterior.Em qualquer caso, preste atenção à temperatura do líquido de arrefecimento.
F Se a luz de alerta e a luz avisadora STOP se acenderem, pare o veículo e desligue o motor assim que possível.
Tr a v õ e s
Durante o reboque a distância de travagem aumenta.Para limitar o aquecimento dos travões, é recomendada a utilização do travão motor.
Pneus
F Verifique a pressão dos pneus do veículo tractor e do reboque respeitando as pressões recomendadas.
Iluminação
F Verifique a sinalização eléctrica do reboque e a regulação da altura das luzes do veículo.
Para mais informações sobre os Pesos, consulte a rubrica correspondente.
Em caso de utilização de um reboque de origem Toyota e para evitar o sinal sonoro, a ajuda ao estacionamento traseiro será neutralizada automaticamente.
Quando a temperatura exterior for elevada, é aconselhável que deixe o motor em funcionamento durante 1 a 2 minutos após a paragem do veículo para facilitar o seu arrefecimento.
Para mais informações sobre a Regulação manual da altura das luzes, consulte a rubrica correspondente.
Condução

200
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
F Rode a chave para a posição 2, ligue a ignição, para ativar o dispositivo de pré-aquecimento do motor.
F Espere que a luz avisadora do painel de comandos se apague e depois accione o motor de arranque rodando a chave para a posição 3 até ao arranque do motor, sem acelerar. Logo que o motor arranque, largue a chave.
A luz avisadora não se acende se o motor já estiver quente. Em determinadas condições climáticas, é recomendado que siga estas preconizações:- Em condições temperadas, não aqueça o motor com o veículo parado mas efectue o arranque imediatamente e circule em regime moderado.- Em condições de Inverno, ao ligar a ignição a duração de acendimento da luz avisadora de pré-aquecimento é prolongada, aguarde que esta se apague antes de efectuar o arranque.- Em condições de Inverno muito severas (com temperaturas inferiores a -23°C), para garantir o bom funcionamento e longevidade dos elementos mecânicos do seu veículo, motor e caixa de velocidades, deixe o motor em funcionamento durante
4 minutos antes de efectuar o arranque do veículo.Nunca deixe rodar o motor num local fechado sem arejamento suficiente: os motores térmicos emitem gases de escape tóxicos, tal como o monóxido de carbono. Perigo de intoxicação e de morte.
Se o arranque do motor não for efectuado imediatamente, desligue a ignição.Espere alguns instantes antes de voltar a arrancar. Se ao fim de algumas tentativas não for possível efectuar o arranque do motor, não insista: arrisca-se a danificar o motor de arranque e o motor.Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Condução

201
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Evite pendurar um objecto pesado à chave, tornando-a pesada sobre o seu eixo no contactor o que poderá provocar um problema de funcionamento.
Quando se desliga o motor perde-se a assistência à travagem.
Esquecimento da chave
Em caso de esquecimento da chave no contactor na posição 2 (Contacto), o corte de ignição ocorre automaticamente ao fim de uma hora.Para ligar novamente a ignição, rode a chave para a posição 1 (Stop) e, de seguida, novamente para a posição 2 (Contacto).Nunca desligue a ignição antes da imobilização completa do veículo.
F Rode a chave a fundo para si na posição 1 (Stop).F Retire a chave da ignição.F Para travar a coluna de direcção, manobre o volante até este bloquear.
Paragem com a chave
F Imobilize o veículo.
Para facilitar o desbloqueamento da coluna de direcção, é aconselhável colocar as rodas dianteiras no eixo do veículo antes de desligar o motor.
F Verifique se o travão de estacionamento está correctamente engrenado, nomeadamente num terreno inclinado.
Quando sair do veículo, conser ve a chave e tranque as portas.Por medida de segurança (crianças a bordo), nunca saia do veículo sem o seu telecomando, mesmo que por um curto espaço de tempo.
Para evitar qualquer risco de bloqueio dos pedais:- utilize apenas tapetes adaptados às fixações já presentes no veículo; a sua utilização é imperativa,- nunca sobreponha vários tapetes.A utilização de tapetes não homologados pela Toyota pode impedir o acesso aos pedais e prejudicar o funcionamento do regulador/limitador de velocidade.Os tapetes homologados pela Toyota têm duas fixações situadas por baixo do assento.
6
Condução

206
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Hill start assist control (HAC)
Sistema que mantém o veículo imobilizado por um curto espaço de tempo (cerca de 2 segundos) aquando de um arranque numa zona inclinada, o tempo suficiente para passar do pedal de travão para o pedal do acelerador.Só está activo quando:- o veículo está completamente imobilizado com o pé no pedal de travão,- a porta do condutor se encontra fechada.O sistema de controlo de assistência ao arranque em subidas não pode ser desativado.
Em descidas, com o veículo imobilizado e marcha-atrás engrenada, este é mantido durante um cur to período de tempo, aquando da liber tação do pedal de travão.
Em subidas, com o veículo imobilizado, este é mantido durante um cur to período de tempo aquando da liber tação do pedal de travão.
Anomalia de
funcionamento
F Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa manual, coloque a alavanca na primeira velocidade ou em ponto morto.
F Se o seu veículo estiver equipado com
uma caixa de velocidades automática, coloque o selector na posição D ou escolha o funcionamento manual M.
F Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa de velocidades pilotada coloque o selector na posição A ou M.
Quando ocorrer uma anomalia no sistema, o avisador acende-se acompanhado por uma mensagem. Para efetuar a verificação do sistema, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Não saia do veículo enquanto este estiver a utilizar o controlo de assistência ao arranque em subidas.Se necessitar de sair do veículo com o motor em funcionamento, engrene manualmente o travão de estacionamento e, em seguida, certifique-se de que o avisador do travão de estacionamento se encontra aceso.
Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa de velocidades automática e for necessário efectuar o arranque a partir de uma forte inclinação (subida ou descida), com um veículo carregado, pressione o pedal de travão, seleccione a posição D, desengrene o travão de estacionamento e, em seguida, liberte o pedal de travão.
Condução

210
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Ao deslocar o seletor ou pressionar o botão M, acende-se o respectivo indicador no quadro de bordo.P. Parking (estacionamento)R. Reverse (marcha atrás)N. Neutral (ponto morto)D. Drive (funcionamento automática)M. Manual (funcionamento manual)1 a 6/8. Relação da caixa de velocidades engrenada- Valor inválido
Indicações no quadro de bordo
F Com o pé no travão, seleccione a posição P.Quando o motor se encontrar em funcionamento ao ralenti, se for seleccionada a posição R, D ou M, o veículo desloca-se, mesmo que não pressione o acelerador.Nunca deixe as crianças sem vigilância no interior do veículo.Como medida de segurança, nunca abandone o veículo sem a sua chave ou telecomando, mesmo que por um
curto espaço de tempo.Com o motor em funcionamento, em caso de operações de manutenção, engrene o travão de estacionamento e seleccione a posição P.
Se efectuar o arranque a partir de uma forte inclinação, com um veículo carregado, pressione o pedal de travão, seleccione a posição D, desengrene o travão de estacionamento e, em seguida, liberte o pedal de travão.
F Efectue o arranque do motor.Se as condições não estiverem reunidas, será emitido um sinal sonoro, acompanhado por uma mensagem no visor do painel de bordo.F Desengrene o travão de estacionamento.F Seleccione a posição R, N ou D.
F Liberte progressivamente o pedal do travão.O veículo começa a deslocar-se.
F Se a mensagem "Pé no travão" se apresentar no quadro de bordo, deverá pressionar a fundo o pedal de travão.
Arranque do veículo
Se P for apresentado no quadro de bordo enquanto o selector estiver noutra posição, coloque o selector na posição P para poder efectuar o arranque.Se, com o veículo em movimento, a posição N for seleccionada inadvertidamente, deixe o motor diminuir de rotações e, em seguida, seleccione a posição D para acelerar.
Condução

215
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Funcionamento
automático
F Após o arranque do veículo, selecione a posição A para o engrenamento automático das velocidades.
A caixa de velocidades funciona em modo auto-activo, sem intervenção do condutor. Selecciona permanentemente a velocidade que melhor se adaptar aos seguintes parâmetros:- estilo de condução,- per fil da estrada.
AUTO e a velocidade engrenada são visualizados no quadro de bordo.
Para uma aceleração otimizada, como quando ultrapassa outro veículo, prima o pedal do acelerador a fundo.
Indicações no quadro de bordo
Quando deslocar o selector alavanca, a luz avisadora correspondente à sua posição é apresentada no quadro de bordo.
Arranque do veículo
Se o avisador Pé no travão se acender no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem "Pé no travão", pressione com força o pedal do travão.
R. Reverse (marcha-atrás)N. Neutral (ponto morto)AUTO ou A. Funcionamento automático.M. (Manual) (funcionamento manual).1 a 6/8. Velocidade engrenada- Valor inválido
Se não for possível efectuar o arranque do motor:Se N ficar intermitente no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem, desloque o selector de velocidades para a posição A e, em seguida, para a posição N.
F Seleccione o funcionamento automático (posição A) ou o funcionamento manual (posição M) ou marcha-atrás (posição R).F Desengrene o travão de estacionamento.F Liberte progressivamente o pedal do travão, o veículos desloca-se imediatamente.
N aparece no ecrã do quadro de bordo.
F Seleccione a posição N.F Pressione a fundo o pedal do travão.F Efectue o arranque do motor.
6
Condução