Page 25 of 272

25
Acesso
2
Chave eletrónica com
comando remoto e chave
integrada
Chave do comando remoto
Desta forma pode trancar ou destrancar o veículo com o comando remoto.Para além disso também permite localizar o veículo, remover e voltar a colocar a tampa de acesso ao bocal de abastecimento do depósito de combustível, colocar o motor em funcionamento ou desligá-lo bem como proteger de roubos.
NOTIC E
As teclas do comando remoto não estão ativas quando ligar a ignição.
Estender / Dobrar a chave
► Pressione esta tecla para estender ou dobrar a chave.
WARNI NG
O comando remoto pode sofrer danos se não pressionar a tecla.
Entrada sem chave e
arranque
Desta forma pode trancar ou destrancar o veículo com o comando remoto.Também é utilizado para localizar e colocar o veículo em funcionamento, bem como para prevenir furtos.
Chave integral
Esta é utilizada para trancar e destrancar o veículo quando o comando remoto não estiver operacional:– pilha do comando remoto descarregada, bateria do veículo descarregada ou desconectada, etc.– o veículo está numa área sujeita a fortes
interferências eletromagnéticas.
► Continue a puxar esta tecla 1 para remover a chave 2 do dispositivo.
NOTIC E
Se o alarme estiver ativado, o sinal sonoro emitido quando abrir uma porta com a chave (integral com comando remoto) será interrompido quando ligar a ignição.
"Entrada sem chave e arranque"na
sua posse
Isto permite-lhe destrancar, trancar e
colocar o veículo em funcionamento com o comando remoto na sua posse na zona de reconhecimento "A".
Page 26 of 272

26
NOTIC E
Na posição "ignição ligada" (acessórios) , com a tecla "START/STOP" , a função mãos livres é desativada e não é possível abrir as portas.Para mais informações sobre Ligar/desligar o motor e, em particular a posição "ignição ligada", consulte a respetiva secção.
NOTIC E
Se uma das portas ou bagageira continuar aberta ou se a chave eletrónica do Acesso e arranque mãos livres sistema ficar dentro do veículo, o trancamento central será desativado.Contudo, se o veículo estiver equipado com alarme, este será ativado cerca de 45 segundos depois.
NOTIC E
Se destrancar o veículo mas as portas ou o taipal traseiro não abrirem subsequentemente, o veículo tranca automaticamente ao fim de, cerca de, 30 segundos. Se o veículo estiver equipado com alarme, este será reativado automaticamente.
NOTIC E
A função de dobrar e estender os espelhos automaticamente pode ser desativada pelo TOYOTA concessionário ou oficina devidamente qualificada.
WARNI NG
Como medida de segurança, nunca saia do veículo, ainda que por um curto espaço de tempo, sem levar Acesso e arranque mãos livres a chave eletrónica consigo.Tenha em consideração o risco de furto do veículo se a chave estiver dentro das áreas definidas com o veículo destrancado.
WARNI NG
Para preservar a pilha da chave eletrónica e a bateria do veículo, as funções mãos livres entram em modo de hibernação ao fim de um período de 21 dias sem serem utilizadas. Para restaurar estas funções, pressione uma das teclas do comando remoto ou coloque o motor em funcionamento com a chave eletrónica encostada ao leitor.Para mais informações sobre como ativar Acesso e arranque mãos livres o sistema, consulte a respetiva secção.
NOTIC E
Interferências elétricasA chave eletrónica pode não funcionar se estiver perto de determinados dispositivos eletrónicos: telemóvel (ligado ou sem "standby"), computador portátil, campos magnéticos fortes, etc.
Localizar o veículo
Esta função ajuda-o a detetar o seu veículo à distância mesmo estando trancado:– Os indicadores de direção piscam durante, cerca de, 10 segundos.– As luzes de cortesia acendem.► Pressione esta tecla.
Iluminação remota
Se pressionar brevemente esta tecla ativa remotamente a iluminação (médios, máximos e luzes da chapa de matrícula).
Se pressionar novamente esta tecla antes do fim do período determinado cancela a iluminação remota.
Page 27 of 272

27
Acesso
2
Conselho
WARNI NG
Comando remotoO comando remoto é um dispositivo sensível, de frequência elevada: evite transportá-lo no seu bolso, uma vez que pode, inadvertidamente, destrancar o veículo.Evite pressionar as teclas do comando
remoto enquanto estiver fora do alcance do veículo, uma vez que existe o risco do comando remoto ficar inoperacional. Nesse caso seria necessário redefinir o comando remoto.O comando remoto não funciona quando a chave estiver no interruptor da ignição, mesmo que a ignição esteja desligada.
WARNI NG
Proteção antirrouboNão altere o imobilizador eletrónico do veículo uma vez que isto pode provocar uma avaria.Para veículos com chave, não se esqueça de remover a chave do interruptor da ignição e de rodar o volante da direção para bloquear a coluna da direção.
WARNI NG
Trancar o veículoEm caso de emergência, se circular com as portas trancadas poderá ser mais difícil para que os serviços de emergência consigam aceder ao seu interior.Como medida de segurança, remova a chave da ignição ou leve a chave eletrónica consigo quando sair do veículo, ainda que seja por um curto espaço de tempo.
NOTIC E
Adquirir um veículo em segunda mãoOs códigos da chave têm de ser memorizados por um TOYOTA concessionário para garantir que as chaves que tem na sua posse são as únicas que podem abrir o veículo.
WARNI NG
Acumulações (água, poeiras, fuligem, sal, etc.) na superfície interior do manípulo da porta pode afetar a capacidade de deteção.Se a limpeza da superfície interior do manípulo da porta utilizando um pano não restaurar a capacidade de deteção, contacte um TOYOTA concessionário ou oficina devidamente qualificada.Se o veículo for atingido por uma determinada quantidade de água (fluxo de água, água da máquina de lavagem de elevada pressão, etc.) esta pode ser identificada pelo sistema como sendo necessário abrir o veículo.
Page 28 of 272

28
Destrancar
NOTIC E
O destrancamento é assinalado pelos indicadores de direção que piscam durante alguns segundos.Dependendo da versão, os espelhos estendem e o alarme é desativado.
Com a chave
► para completamente destranque o veículo, insira a chave no canhão e rode-a na direção da parte da frente do veículo.► De seguida, puxe o manípulo para abrir a porta.Se o seu veículo tiver este equipamento, o alarme não é desativado. Se abrir uma porta o alarme é ativado. Pode desativar o alarme ligando a ignição.
Utilizando o comando
remoto
► Pressione esta tecla para destrancar o veículo.
Com Entrada sem chave e
arranque "na sua posse"
► Para destrancar o veículo, com o comando remoto na sua posse na zona de reconhecimento A, passe a mão atrás de um dos manípulos das portas (portas da frente).► Puxe o manípulo para abrir a respetiva porta.
Com portas laterais/taipal traseiro
► Para destrancar o veículo com o comando remoto na zona de reconhecimento A, passe a mão atrás do manípulo da porta lateral ou pressione o controlo de destrancamento do taipal traseiro. ► Puxe o manípulo da porta de abertura lateral ou levante o taipal traseiro.
Page 29 of 272

29
Acesso
2
Com ecrã traseiro de abertura do
taipal traseiro
► Com Acesso e arranque mãos livres dispositivo na sua posse para destrancar o veículo, pressione o comando de destrancamento no ecrã traseiro de abertura do taipal traseiro. O ecrã abre parcialmente; levante-o para o abrir completamente.
Trancar
WARNI NG
Certifique-se que não está ninguém nem nenhum objeto a impedir o fecho dos vidros.Preste muita atenção quando as crianças moverem os vidros.
NOTIC E
Se o veículo não estiver equipado com alarme, o trancamento/destrancamento duplo é assinalado pela iluminação permanente dos indicadores de direção durante, cerca de, 2 segundos.Dependendo da versão, os espelhos das portas dobram ao mesmo tempo.
Com a chave
► Para trancar o veículo, insira a chave no
canhão e rode-a na direção da parte traseira do veículo.
Com comando remoto
► Para trancar o veículo, pressione esta tecla.
NOTIC E
Se o veículo tiver esse equipamento, se pressionar esta tecla e a mantiver pressionada fecha os vidros. O vidro para na posição quando libertar a tecla.
Com Acesso e arranque
mãos livres "na sua posse"
► Para trancar o veículo com o comando remoto na zona de reconhecimento A, pressione com o dedo ou polegar nas marcas de um ou mais manípulos das portas da frente ou traseiras.
Page 30 of 272

30
Portas laterais
► Para trancar o veículo com o comando remoto na zona de reconhecimento A, pressione o controlo de trancamento da porta do lado esquerdo.
NOTIC E
Se o seu veículo estiver equipado com alarme, se pressionar a tecla e a mantiver pressionada consegue fechar os vidros. O vidro para na posição quando libertar a tecla.
WARNI NG
Em caso de emergência, se circular com as portas trancadas poderá ser mais difícil para que os serviços de emergência consigam aceder ao seu interior.Como medida de segurança, nunca saia do veículo, ainda que por um curto espaço de tempo, sem levar o comando remoto consigo.
Se não fechar devidamente a porta (exceto porta do lado direito, com portas traseiras de abertura lateral):– quando o veículo estiver parado e com o motor em funcionamento, esta luz de aviso acende, sendo acompanhada por uma mensagem de aviso durante alguns segundos, – quando o veículo se mover (a velocidades superiores a 10 km/h (6 mph)), esta luz de aviso acende, sendo acompanhada por um sinal sonoro e uma mensagem de aviso durante alguns segundos.
Trancamento duplo
WARNI NG
O trancamento duplo desativa os comandos exteriores e interiores das portas.Para além disso, desativa a tecla de controlo central manual.Consequentemente, nunca deixe ninguém no interior do veículo quando ativar o trancamento duplo.
Com a chave
► Para ativar o trancamento duplo do veículo, rode a chave da porta do condutor na direção da parte traseira do veículo.► De seguida, no espaço de 5 segundos, volte a rodar a chave na direção da parte traseira do veículo.
Com comando remoto
► Pressione esta tecla para trancamento duplo do veículo.► De seguida, pressione novamente esta tecla no espaço de 5 segundos depois do trancamento.
NOTIC E
Ao mesmo tempo, dependendo da versão de equipamento, os espelhos elétricos das portas dobram.
NOTIC E
Se o seu veículo estiver equipado com alarme, se pressionar a tecla e a mantiver pressionada consegue fechar os vidros. O vidro para na posição quando libertar a tecla.
Page 31 of 272

31
Acesso
2
Com Acesso e arranque mãos livres
na sua posse
► Para trancar o veículo com o comando remoto na zona de reconhecimento A, pressione as marcas de um ou mais manípulos das portas da frente ou traseiras.► Para trancamento duplo, volte a pressionar as marcas no espaço de 5 segundos.
Portas laterais
► Para trancar o veículo com o comando remoto na zona de reconhecimento A, pressione o controlo de trancamento da porta do lado esquerdo.► Para trancamento duplo, volte a pressionar o
comando no espaço de 5 segundos.
Procedimentos quando
faz marcha-atrás
As chaves, comando remoto
e chave eletrónica perdidas
Vá para TOYOTA concessionário com o certificado de registo do veículo, o seu documento de identificação pessoal e, se possível a etiqueta com o código da chave.O TOYOTA o concessionário consegue recuperar o código da chave, consequentemente, será possível pedir uma chave nova.
Destrancamento/
trancamento completo do
veículo com a chave
Utilize este procedimento nas situações que se seguem:– A pilha do comando remoto está
descarregada.– Avaria do comando remoto.– A bateria do veículo está descarregada.– O veículo está numa área sujeita a fortes interferências eletromagnéticas. No primeiro caso, troque a pilha do comando remoto.No segundo caso, reinicialize o comando remoto.Consulte as respetivas secções.
► Insira a chave no canhão da porta.► Rode a chave na direção da parte da frente/traseira do veículo para destrancar/trancar o veículo.► Rode a chave novamente para trás no espaço de 5 segundos após o trancamento duplo do veículo.
NOTIC E
Se o veículo estiver equipado com alarme, este não será desativado quando trancar com a chave.Se o alarme estiver ativado, o mesmo soa quando abrir a porta; ligue a ignição para parar o alarme.
NOTIC E
Se destrancar o veículo com a chave depois de trancar com o comando remoto ou o Acesso e arranque mãos livres sistema, todas as portas e bagageira estão destrancadas.Se destrancar o veículo com a chave depois de trancar com a chave, apenas as portas (porta da frente e porta(s) lateral(is) deslizante(s)) são destrancadas. As portas laterais e o taipal traseiro não são destrancados. Não é possível destrancá-las depois de ligar a ignição.
Page 32 of 272

32
O trancamento central não
está a funcionar
Utilize estes procedimentos nos casos que se seguem:– Avaria no trancamento central.– A bateria foi desconectada ou está descarregada.
W ARNI NG
Em caso de avaria do sistema de trancamento central, a bateria tem de ser desconectada do veículo para garantir que este está completamente trancado.
Trancar parte do veículo (porta do
passageiro da frente/porta lateral
deslizante/portas de abertura lateral)
► Com Porta lateral deslizante ou Portas laterais, se o seu veículo tiver esse equipamento, confirme se os dispositivos elétricos de bloqueio das portas para proteção das crianças não estão ativados.► Abra a porta.
Porta do passageiro da frente
Porta lateral deslizante
Portas de abertura lateral► Remova o tampão que se encontra na extremidade da porta.► Insira a chave integral no trinco (sem forçar) e, de seguida, rode o conjunto.► Remova a chave e volte a aplicar o tampão. ► Feche a(s) porta(s) e confirme que o veículo está devidamente trancado a partir do exterior.
Destrancar parte do veículo (porta
do passageiro da frente/porta lateral
deslizante/portas de abertura lateral)
► Utilize o manípulo de abertura interior.ou► Com Portas laterais, insira a chave integral (lado esquerdo) no canhão da porta e, de seguida, rode-a.
NOTIC E
Para mais informações sobre Cadeirinha num Porta lateral deslizante ou Portas laterais, consulte a respetiva secção.
Destrancar o taipal traseiro
► A partir do interior do veículo, insira uma chave de fendas pequena no A canhão para destrancar o taipal traseiro.► Mova o engate para o lado esquerdo.
WARNI NG
Em caso de avaria ou se tiver dificuldades para abrir ou fechar o taipal traseiro, leve o veículo a um TOYOTA concessionário ou outra oficina devidamente qualificada, o mais rapidamente possível para evitar a deterioração e evitar o risco do taipal traseiro
cair e, eventualmente, provocar ferimentos graves.