3
O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
3
!
PARTIDA COM BATERIA AUXILIAR
o No caso de contato acidental do áci-do com a pele ou os olhos, remova imediatamente as roupas contami- nadas e lave a região com água limpa durante, pelo menos, 15 minutos. Emseguida, procure assistência médica
imediatamente. Se precisar ser trans- portado para um pronto-socorro, con-tinue aplicando água na região afeta- da com uma esponja ou pano.
o Os gases produzidos pela bateria durante a partida auxiliar são alta-mente explosivos. Não fume e nem permita faísca ou chama nas proxi-midades.
o A bateria usada para a partida auxi-
liar deve ser de 12-volts. Se não forpossível determinar se a bateria é de 12-volts, não tente usá-la para a partida auxiliar.
o Para dar partida em um veículo com a bateria descarregada, usando umabateria auxiliar, execute exatamen-te este procedimento:
1. Se a bateria auxiliar estiver instala- da em outro veículo, certifique-se de que não haja contato entre os dois veículos.
HTG4001
Bateria auxiliar
2. Desligue todas as luzes e acessó-
rios desnecessários nos dois veícu- los.
3. Instale as presilhas do cabo auxiliar
na posição exata mostrada na ilus-tração. Em primeiro lugar, instale uma presilha do cabo auxiliar ao terminal positivo (+) da bateria des-carregada. Então, instale a outra extremidade do mesmo cabo ao terminal positivo (+) da bateria auxi-liar. Em seguida, usando o outro cabo, instale uma presilha ao termi- nal negativo (–) da bateria auxiliar.Então, conecte a outra extremidade do mesmo cabo a uma parte metá- lica do motor, afastado da bateria.Não conecte o cabo em qualquer peça móvel.
4. Dê partida ao motor no veículo com a bateria auxiliar e deixe-o funcio-nar por alguns minutos. Isso ajuda a garantir que a bateria auxiliar estejatotalmente carregada. Durante a partida auxiliar, mantenha o motor a uma rotação de aproximadamente2000 rpm.
Bateria descarregada
D020A02A-AAT
ADVERTÊNCIA:
Os gases produzidos pela bateria durante a partida auxiliar são alta- mente explosivos. A não observa- ção destas instruções de forma cor- reta, pode resultar em ferimentos sérios e danos ao veículo! Se estiver em dúvida quanto à execução deste procedimento, procure assistência qualificada. As baterias dos auto- móveis contêm ácido sulfúrico, que é um gás venenoso e altamente cor- rosivo. Ao dar partida com uma bate- ria auxiliar, use óculos de segurança e tenha cuidado para não derramar ácido na pele, nas roupas ou no carro.
3 O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
4
!
SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR
5. Acione o motor no veículo com a bateria descarregada usando o pro- cedimento normal de partida. Após o funcionamento do motor, deixe os cabos auxiliares conectados e omotor funcionando em marcha len- ta, cerca de 2000 rpm, por vários minutos.
6. Remova cuidadosamente os cabos auxiliares na ordem inversa da ins-talação.
Se não souber o motivo da bateria terficado descarregada (devido às luzesterem ficado acesas etc.), procure um Revendedor Hyundai e mande verifi- car o sistema de carga. D030A01TG-AAT Se o medidor de temperatura indicar superaquecimento, você perceber per- da de potência ou ouvir uma batida de pino, o motor provavelmente estásuperaquecido. Caso isso ocorra, faça o seguinte:
1. Encoste o veículo logo que seja
possível fazê-lo com segurança.
2. Coloque a alavanca seletora de mar- chas em P (estacionamento) e apli-
que o freio de estacionamento. Se o ar condicionado estiver ligado, des- ligue-o.
3. Se o líquido de arrefecimento estiver
escorrendo embaixo do veículo ou estiver saindo vapor pelo capô, pare o motor. Não abra o capô até que o líquido de arrefecimento tenha para- do de escorrer ou o vapor tenha cessado. Se não existir perda visível de líquido de arrefecimento e ne- nhum vapor, deixe o motor funcio- nando e verifique se o vent ilador do
radiador está funcionando. Se o venti-
lador não estiver funcionando, desli- gue o motor. 4. Com o motor desligado, verifique se
a correia de acionamento da bomba d’água está ausente. Se não estiver ausente, verifique a tensão da cor- reia. Se a correia de acionamento estiver satisfatória, verifique se há vazamento de líquido de arrefeci- mento pelo radiador, mangueiras ou sob o veículo. (Se o ar condicionado estava emuso, é normal que esteja drenando água fria quando você parar).
ADVERTÊNCIA:
Enquanto o motor está em funciona-mento, mantenha as mãos e as rou- pas afastadas das peças móveis,como ventoinha e correias de acio- namento, para evitar ferimentos.
5. Se a correia de acionamento da bomba d’água estiver partida ou o líquido de arrefecimento estiver va-zando, pare imediatamente o motor e solicite assistência ao Revende- dor Hyundai mais próximo.
3
O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
5
!
ATENÇÃO:
A perda de líquido de arrefecimento indica vazamento no sistema, oque deve ser verificado o quanto antes por um Revendedor Hyundai.
PNEU RESERVA
Pressão do Pneu Reserva
D040A01TG-GAT Para pneus reserva iguais aos pneus rodantes, observe as seguintes instru- ções: Verifique a pressão dos pneus inclusi- ve o pneu reserva, e ajuste na pressão especificada. Verifique periodicamen-te a pressão do pneu reserva e mante- nha na calibração especificada en- quanto o pneu estiver armazenado.
6. Se não puder identificar a causa do
superaquecimento, aguarde até que a temperatura tenha voltado ao nor- mal. Em seguida, caso tenha perdi-do líquido de arrefecimento, adicio- ne líquido de arrefecimento ao reser- vatório para completar o nível até amarca intermediária.
7. Proceda com cuidado, mantendo-
se alerta quanto a sinais adicionaisde superaquecimento. Se o supera- quecimento se repetir, procure um Revendedor Hyundai para obterassistência.
!ADVERTÊNCIA:
Nunca remova a tampa do radiador com o motor quente. O líquido de arrefecimento pode projetar-se pelaabertura e causar queimaduras gra- ves. Triângulo de Segurança O triângulo de segurança encontra-se alojado no painel lateral esquerdo docompartimento de cargas.
Especificação do Pneu Tamanho Normal
Pressão de Calibração 210 kPa (30 psi)
3
O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
11
D080B01TG
1)
2)3)
rodas
auxiliares
D080B02TG
!
D080B01TG-GAT Reboque do Veículo O seu veículo pode ser rebocado por um guincho com equipamento de sus-pensão das rodas (1), (2) ou platafor- ma (3). ATENÇÃO:
o Ao rebocar o veículo, tenha cui- dado para não causar danos aopára-choque ou ao chassi.
o Não reboque com equipamento do tipo corrente de suspensão,pois isto pode causar danos ao pára-choque ou chassi do veícu-lo.
CASO SEJA NECESSÁRIO REBOCAR O VEÍCULO
! ATENÇÃO:
o Seu veículo pode ser danificado caso seja rebocado incorretamen- te!
o Certifique-se de que a transmis- são esteja em neutro.
o Nos casos em que o motor não dá
partida, destrave a direção colo- cando a chave na posição ACC (acessórios).
D080A01O-GAT Caso seja necessário rebocar o veícu- lo, faça-o por meio do seu RevendedorHyundai ou de um serviço profissional de guincho. Isso irá assegurar que o seu veículo não seja danificado ao serrebocado. Além disso, os profissio- nais geralmente conhecem as leis lo- cais sobre reboque de veículos. Emqualquer caso, para evitar danos ao seu veículo, sugere-se mostrar estas informações ao operador do guincho.Certifique-se de usar um sistema de correntes de segurança e que todas as leis locais sejam observadas.Recomenda-se que o veículo seja re- bocado com um elevador das rodas, ou em uma plataforma.
3
O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
13
ATENÇÃO:
Caixa de velocidades automática
o Se tiver as quatro rodas assentes no chão, o veículo pode ser rebocado a partir da dianteira.Certifique-se de que a caixa de velocidades está em ponto-morto e de que a direcção estádesbloqueada, colocando o interruptor da ignição na posição 'ACC'. Durante o reboque, o veículo deve ter um condutor para comandar a direcção e os travões.
o Para evitar danificar a caixa de velocidades automática, limite avelocidade do veículo a 15 km/h ea distância do reboque a menos de 1,5 km.
o Antes de rebocar, verifique se não há vazamento do fluido datransmissão automática embaixo do veículo. Se houver vazamento,utilize bases com rodízios sob as rodas ou a carroceria de um caminhão.
!
SE PERDER AS CHAVES DO VEÍCULO
D120A01A-GAT Se ocorrer de perder as chaves, mui- tos dos Revendedores Hyundai podem fazer uma chave nova mediante o fornecimento do número da chave. Setravar o veículo com as chaves dentro e não puder obter uma nova chave, muitos dos Revendedores H yundai po-
dem usar ferramentas especiais para abrir a porta do veículo. Informações sobre a chave com siste-ma imobilizador (Se equipado) podem ser encontradas na página 1-5.
Para rebocar o veículo em caso de emergência devido um serviço profis-sional de guincho não estar disponí- vel, instale um cabo de reboque a um dos ganchos sob a parte dianteira outraseira do seu veículo. Não tente rebocar o veículo dessa maneira em superfícies não pavimen-tadas, já que isto pode resultar em sérios danos ao veículo. Nem tente rebocar o veículo se asrodas, trem de força, eixos, direção ou freios estiverem danificados. Antes de rebocar, certifique-se de colocar atransmissão em neutro e a chave de ignição na posição “ACC” (com o mo- tor desligado) ou na posição ON (como motor em funcionamento). Um mo- torista deve estar no veículo guincha- do para controlar a direção e acionaros freios.
3 O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
14
ATENÇÃO:
A manutenção do extintor de incên- dio é responsabilidade do proprie- tário, devendo ser executada im- preterivelmente nos intervalos es-pecificados pelo fabricante confor- me as instruções impressas no ró- tulo do equipamento. A recargaanual não é obrigatória em extinto- res originais de fábrica desde que sua pressão interna ainda sejaindicada pela faixa verde do manô- metro, o lacre não estiver rompido ou as datas de validade de carga e do teste hidrostático (validade do cilindro) não estiverem expiradas.Atente que para extintores recon- dicionados (selo de manutenção ver- de e amarelo), o prazo de manuten-ção é anual.
! O extintor de incêndio está localizado na lateral dianteira, lado direito sob oporta-luvas. Para utilizar o extintor de incêndio:
1) Pare o veículo e desligue o motor
imediatamente.
2) Abra a cobertura de proteção do
extintor, solte a presilha e remova-o.
3) Acione o extintor conforme instru-
ções do fabricante impressas nopróprio extintor.
EXTINTOR DE INCÊNDIO
4
PREVENÇÃO CONTRA CORROSÃO E CUIDADOS COM A APARÊNCIA
55
E030B01A-AAT Limpeza de Manchas Nunca use gasolina, solventes fortes ou agentes de limpeza corrosivos. Taisprodutos podem danificar o acaba- mento do veículo. Para remover o asfalto da estrada, use um tecido macioe limpo ou um removedor apropriado disponível no mercado. Não esfregue com muita força.Para remover insetos mortos ou seiva de árvores, use água morna e sabão moderado ou solução para lavagemde veículo. Umedeça a mancha e não esfregue com muita força. Se a pintura tiver perdido o brilho, use um produtopara polimento disponível no merca- do. E030C01A-AAT Polimento e Aplicação de Cera Sempre lave e seque o veículo antes de fazer o polimento ou passar cera ou usar uma combinação de produto de limpeza e cera. Use um produto co-mercial de boa qualidade e siga as instruções do fabricante no rótulo. Faça o polimento e encere as partes bri-lhantes do acabamento, bem como a pintura.
! ATENÇÃO:
o As lavagens com água no interior
do compartimento do motor incluindo as lavagens com água aalta pressão podem provocar a avaria dos circuitos eléctricos situados no compartimento domotor.
o Não reboque o veículo utilizando
cabos nem correias pois podeprovocar danos no pára-choques ou na parte inferior da carroçaria do veículo.
OJB037800
! ATENÇÃO:
o Não utilize um sabão forte, detergentes químicos ou água quente, nem lave o veículo directamente exposto à luz solar ou com a carroçaria quente.
o Não se aproxime demasiado para lavar as janelas laterais com águasob pressão. A água pode infiltrar-se pelas juntas das janelas e molhar o interior do veículo.
o Para prevenir quaisquer danos nas peças em plástico, não as limpe com diluentes químicos oudetergentes fortes.
5REQUISITOS DE MANUTENÇÃO DO VEÍCULO
4
F030A01A-GAT Os seguintes serviços de manutenção devem ser realizados para garantir o bom controle e desempenho do veículo. Guarde os recibos de todos os serviços no veículo para proteger sua garantia. Os serviços de manutenção devem ser executados por tempo ou quilometragem, o que ocorrer primeiro. F030B05TG-GAT
S: Substituir I: Inspecionar e, após a inspeção, limpar, ajustar, reparar ou substituir, se necessário.MANUTENÇÃO PROGRAMADA
Nota: (1) Para deitar o líquido de refrigeração, utilize apenas água desionizada ou água doce no seu veículo. Nunca misture água dura com o líquido de refrigeração vindo de fábrica. Uma mistura de líquido de refrigeração incorrecta pode dar origem a uma avaria grave ou danificar o motor.
(2) Primeiramente, substituir os 200.000 km ou 10 anos. Depois disso, substituir todos os 40.000 km ou 24 meses.
MANUTENÇÃO PERIÓDICA – VEÍCULOS À GASOLINA
N
oDESCRIÇÃO QUILÔMETROS X 1000
O QUE OCORRER
PRIMEIRO 2,5102030405060708090100
MESES 6 12 24 36 48 60 72 84 96 108 120
1ÓLEO DO MOTOR SSSSSSSSSSS
2 FILTRO DE ÓLEO DO MOTOR E ANEL DE VEDAÇÃO DO BUJÃO DO
CARTER SSSSSSSSSSS
3ELEMENTO DO FILTRO DE AR I SSSSSSSSSS
4 SUBSTITUIR O FILTRO DE COMBU
STÍVEL, INSPECIONAR CONEXÕES,
TUBULAÇÕES E TODO O SISTEMA I I S/I I S/I I S/I I S/I I S/I
5 CORREIA (Correia acionamento) I IIIIIIIIIS
6 CORREIA DE DISTRIBUIÇÃO I IIIIIIIIIS
7 VELAS DE IGNIÇÃO IIS IIS
8 SUBSTITUIR O LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO, INSPECIONAR CONEXIES,
MANGUEIRAS E TODO O SISTEMA (Veja Nota 1)
9 ÓLEO DO DIFERENCIAL TRASEIRO E CAIXA DE TRANSFER NCIA
(Se equipado) IIISIISIISI
10 FLUIDO DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA 11 FLUIDO DE FREIO E FLUIDO DO ATUADOR HIDRÁULICO DA EMBREAGEM I I S I S I S I S I S
12 PASTILHAS, DISCOS E TUBULAÇÕES DE FREIO I I IIIIIIIII
Dispensa revisão ou assistência
IIIIIIIIIII
Veja Nota 2