2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
14
!AVISO:
o Evitar efectuar curvas a alta velocidade.
o Não efectuar movimentos rápidos com o volante, tais como mudanças bruscas de faixa ou curvas apertadas a altavelocidade.
o Utilizar sempre o cinto de
segurança.Em caso de colisão, uma pessoasem cinto de segurança tem consideravelmente maiores possibilidade de morrer que umapessoa que utiliza o cinto de segurança.
o O risco de capotamneto é grandemente aumentado seperder o controlo do veiculo a altas velocidades.
o A perda do controle do veiculo é comum quando duas ou maisrodas saem da estrada, e o condutor vira demais as rodas para reentrar na estrada. o No caso de uma saída de estrada,
não tente virar as rodasabruptamente para tentar voltar áestrada. Neste caso é mais aconselhável, primeiro abrandar de velocidade, e só então entrarna estrada.
o Nunca exceda os limites de velocidade estabelecidos.
o Se o seu veículo ficar enterrado na neve, lama, areia, etc., poderátentar libertá-lo balançando-o para a frente e para trás. Não tente executar este procedimento comobjectos ou pessoas demasiado próximas do veículo. Ao executar as manobras para balançar oveículo para a frente e para trás este poderá libertar-se bruscamente e causar ferimentosàs pessoas ou danos aos objectos que se encontrem nas proximidades. C120A03A-APT
(Se instalado)
O sistema de travagem anti-bloqueio(ABS) destina-se a evitar o bloqueio de uma roda durante uma travagem de emergência ou em pisos muitoirregulares. Um computador controla a velocidade das rodas e a pressão do óleo aplicada a cada uma das rodas.Nestas circunstências, numa situação de emergência, o ABS aumentará a segurança durante as travagens. NOTA:
o Durante a operação do ABS (ESP), poderá sentir pequenos impulsos no pedal do travão quando aplicar os travões. Poderá igualmenteouvir um ruído no compartimento do motor durante a travagem. Estas situações são normais eindicam que o sistema de travagem anti-bloqueio (Elec- tronic Stability Program –Programa Electrónico de Estabilidade) está a funcionar correctamente.
SISTEMA DE TRAVAGEM ANTIBLOQUEIO
2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
15
o Durante o funcionamento do
sistema ABS (ESP), poderá sentir- se um ligeiro pulsar ou vibração no pedal dos travões, durante travagens bruscas ou quando opiso da estrada é muito irregu- lar. Poderá também ouvir-se um ruido no compartimento do mo-tor. Estas situações são normais e indicam que o ABS (ESP) está a funcionar em condições. As distancias de travagem em veículos equipados com o sistema anti-bloqueio das rodas são maioresdo que em veículos sem este sistema nas seguintes condições:
o Condução em estradas em más
condições, estradas com terra ou estradas cobertas de neve.
o Condução com correntes para o gelo.
o Condução em estradas em que a superfície da estrada é picada oucom alturas diferentes no asfalto.
Nestas estradas a condução deve
ser feita em velocidades reduzidas.A segurança de um veiculoequipado com o sistema ABS (ESP) não deve ser testado em condução de alta velocidade ou em curvas.Este procedimento pode pôr em perigo a sua segurança bem como a de outros.
!AVISO:
O sistema de travões ABS (ESP) não evitaré acidentes devido a manobras de condução impróprias e perigosas. Mesmo que o controlodo veiculo seja melhorado com o sistema ABS (ESP) em travagens de emergência, mantenha sempreuma distancia segura para os veículos de frente. A velocidade do veiculo deve ser sempre moderadaem estradas de condições difíceis.
PROGRAMA ELECTRÓNICO DE ESTABILIDADE (ESP)
C310A01JM-APT
(Se instalado) O sistema do Programa Electrónico de Estabilidade (ESP) foi concebido para estabilizar o veículo nas curvas.O ESP verifica o caminho que quer seguir e o caminho que o veículo está realmente a seguir. O ESP aplica os travões a cada uma das rodas, como necessário, e intervém no sistema de gestão domotor para estabilizar o veículo.
B310A01MC
2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
16
O sistema do Programa Electrónico de Estabilidade (ESP) é um sistemaelectrónico concebido para ajudar o condutor a manter o veículo sob controlo em condições adversas. Nãodeve ser considerado como um substituto para uma condução em segurança. Diversos factores queincluem a velocidade, o estado da estrada e a forma como o condutor actua sobre o volante afecta apossibilidade do ESP ter uma acção eficaz sobre a perda de controlo do veículo. Continua a serresponsabilidade sua conduzir e fazer curvas a velocidades razoáveis e manter uma margem de segurançasuficiente.
!
CUIDADO:
Se conduzir com pneus com piso
diferente ou de dimensões diferentes pode fazer com que o sistema ESP não funcionecorrectamente. Ao substituir os pneus, certifique-se de que têm a mesma dimensão que os pneusoriginais.!
AVISO:
O programa electrónico de estabilidade é apenas uma ajuda à condução, devem ser observadas todas as habituais precauções aoconduzir com mau tempo e em estradas com pouca aderência. C310B01JM-APT
Modo ESP ON/OFF
Quando o ESP está ligado, o indicador
ESP no painel de instrumentos "pisca". Se desligar o sistema premindo o
interruptor ESP, o indicador ESP-OFF acende-se e mantém-se aceso. No modo ESP-OFF, o programa de controlo de estabilidade serádesactivado. Deverá ajustar o seu modo de condução adequadamente. Para voltar a ligar o sistema, primanovamente o interruptor. O indicador ESPOFF apaga-se.
NOTA: O modo ESP será automaticamente
ligado quando o motor é parado e novamente posto em funcionamento.
2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
17
C310D01JM-APT
Indicadores e Avisos
Os indicadores devem acender-se quando a chave de ignição é rodada para a posição ON ou START mas devem apagar-se após decorridos trêssegundos.Se os indicadores não se acenderem,ou se o indicador ESP ou ESP-OFFnão se apagar após 3 segundos, deverá levar o seu veículo a um concessionário Hyundai autorizadopara ser verificado.Caso ocorra uma situação imprevistano dispositivo durante a condução, o indicador ESP-OFF acende-se como um aviso. Se o indicador ESP-OFF seacender, estacione o seu veículo num local seguro e desligue o motor. Em seguida, ponha novamente o mo- tor em funcionamento e verifique se o indicador ESP-OFF se apaga. Se o indicador se mantiver aceso mesmodepois do motor ter sido novamente posto em funcionamento, deverá levar o seu veículo a um concessionárioHyundai autorizado para ser verificado.
!
SISTEMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTACIONAMENTO EMMARCHA-ATRÁS
C400A03P-GPT
(Se instalado)
O sistema de assistência ao estacionamento em marcha-atrás ajuda o condutor durante os movimentosefectuados pelo veículo em marcha-atrás ao emitir um aviso sonoro sempre que for detectado um objecto a uma distância de120 cm atrás do veículo. Este sistema é um sistema suplementar e não tem como objectivo nem evita que o condutor tenhamuito cuidado e preste muita atenção ao efectuar as manobras. O alcance de detecção e os objectos detectáveis pelossensores traseiros são limitados. Sempre que efectuar manobras em marcha-atrás, preste muita atenção ao que se encontraatrás de si da mesma forma que faria num veículo sem sistema de assistência ao estacionamento em marcha-atrás.
OMC025109 AVISO:
O Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás éapenas uma função complementar.
O funcionamento do Sistema deAssistência ao Estacionamento emMarcha-atrás pode ser afectado por diversos factores (incluindo condições ambientais). O condutoré sempre responsável pela verificação da área atrás do veículo antes de efectuar as manobras em marcha-atrás.
Funcionamento do sistema de assistência ao estacionamentoem marcha-atrás Condições de funcionamento
o Este sistema é activado ao fazer uma manobra de marcha-atrás com a chave da ignição na posição ON.Se o veículo se deslocar a umavelocidade superior a 5 km/h (3 mph), o sistema poderá não ser activado correctamente.
Sensor
2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
18
o Quando o Sistema de Assistênciaao Estacionamento em Marcha- atrás está activado a distância de detecção é de aproximadamente 120 cm.
o Quando dois objectos são detectados ao mesmo tempo, o queestiver mais próximo é reconhecidoprimeiro.
Tipos de sons de aviso
o Quando um objecto está a uma distância de 120 cm a 81 cm do pára-choques traseiro: Besouro intermitente
o Quando um objecto está a uma distância de 80 cm a 41 cm do pára-choques traseiro: Besouro com bipsmais frequentes
o Quando um objecto está a uma distância de 40 cm do pára-choques traseiro: Besouro com som contínuo. Situações em que o Sistema de Assistência ao Estacionamentoem Marcha-atrás não funciona.
O Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atráspoderá não funcionar correctamente nos casos em que:
1. A humidade tiver congelado o sen- sor. (Voltará a funcionarnormalmente quando a humidade derreter.)
2. O sensor estiver coberto com matérias estranhas, como porexemplo neve ou água, ou se a cobertura do sensor estiver bloqueada. (Voltará a funcionarnormalmente quando as matérias estranhas forem removidas ou o sensor deixar de estar bloqueado.)
3. Estiver a conduzir em estradas com superfícies irregulares (estradas nãopavimentadas, gravilha, piso irregu- lar, ladeiras).
4. Quando existirem nas proximidades objectos que produzam ruídoexcessivo (buzinas de veículos, motores de motociclos ruidosos outravões a ar de camiões) que possam interferir com o funcionamento do sensor. 5. Durante chuvas fortes ou
pulverização de água.
6. Existirem transmissores de rádio ou telemóveis junto do sensor.
7. O sensor esteja coberto com neve.
8. Estiver a rebocar um atrelado.
A distância de detecção pode ser
reduzida quando:
1. O sensor estiver manchado com matérias estranhas, tais como neveou água. (A sensibilidade voltará ao normal quando forem removidas essas matérias)
2. A temperatura do ar exterior estiver demasiado quente ou demasiadofria.
Os seguintes objectos poderão não
ser reconhecidos pelo sensor:
1. Objectos afiados ou estreitos tais como cordas, correntes ou mastros de pequenas dimensões.
2. Objectos, que tenham tendência a absorver as frequências emitidaspelo sensor tais como vestuário e materiais esponjosos ou neve.
3. Objectos não detectáveis com
tamanho inferior a 1 m e com umdiâmetro inferior a 14 cm.
2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
19
! CUIDADO:
1. O Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás poderá não emitir um som sequencial devido à velocidade e às formas dos objectos detectados.
2. O Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atráspoderá não funcionar correctamentese a altura dos pára-choques do veículo ou a instalação do sensor tiverem sido modificadas oudanificadas. Quaisquer equipamentos ou acessórios que não tenham sido instalados de fábricapoderão também interferir com o desempenho do sensor.
3. O sensor poderá não reconhecer objectos que estejam a uma distância inferior a 40 cm do sensor, ou osensor poderá detectar uma distância incorrecta. Tenha cuidado.
4. Quando o sensor estiver congelado ou coberto com neve, sujidade ouágua, o sensor poderá não funcionar até que essas matérias sejamremovidas devendo para isso utilizar um pano macio.
5. Não empurre, risque ou bata no sensor. Poderá danificar o sensor. CUIDADO:
Este sistema só consegue detectar objectos que se encontrem dentroda área de detecção dos sensores. O sistema não detecta os objectos que estejam fora da área de detecçãodos sensores. De igual modo, os objectos pequenos ou estreitos, tais como postes de sinalização ouobjectos situados entre os sensores poderão não ser detectados pelos mesmos. Quando efectuar umamanobra em marcha-atrás verifique sempre visualmente a área atrás do veículo. Certifique-se de que informaos condutores dos veículos que não estejam familiarizados com este sistema, sobre as respectivascapacidades e limitações.A garantia do seu novo veículo nãocobre quaisquer acidentes nemdanos que ocorram ao veículo ou aos seus ocupantes provocados por uma avaria no sistema de assistênciaao estacionamento em marcha- atrás. Conduza sempre com segurança e com cuidado. AVISO:
Preste grande atenção quandoconduzir o veículo junto a objectosna estrada, especialmente pedestres e particularmente crianças. Tenha em atenção que alguns objectospoderão não ser detectados pelos sensores, devido à distância a que se encontram, à sua dimensão ouaos materiais de que são feitos, que podem limitar a eficiência do sen- sor. Faça sempre uma inspecçãovisual para se certificar de que não existem obstruções antes de deslocar o veículo em qualquer direcção. NOTA: Se não ouvir nenhum som de aviso ou se o avisador sonoro emitir um som intermitente quando engrenara alavanca de velocidades na posição “R”, isto poderá indicar que o Sistema de Assistência aoEstacionamento em Marcha-atrás está avariado. Se isto acontecer, faça com que o seu veículo sejainspeccionado por um concessionário Hyundai autorizado, o mais rapidamente possível.!!
2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
21
o Nunca descanse o pé em cima dos pedais de embraiagem ou acelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque- cimento dos travões, também iráaumentar o consumo de combustível. Poderá, ainda, reduzir- lhes eficácia, levando ás maissérias consequências.
o Tenha sempre a preocupação de
verificar o estado dos seus pneus.Mantenha a pressão recomendada, pois a pressão incorrecta, quer seja superior ou inferior, resulta numdesgaste prematuro dos pneus.Reveja a pressão dos pneus pelomenos uma vez por mês.
o Certifique-se do alinhamento correcto do eixo das rodas.O alinhamento incorrecto podecausar um desgaste prematuro dos
pneus, para além do consumo excessivo de combustível. o Mantenha o seu automóvel em boas
condições. Para uma maior economia de combustível e reduzidos custos de manutenção, mantenha o seu carro de acordocom o plano de manuntenção descrito no capítulo 5. Quanto mais severas forem as condições decondução, mais frequente deve ser a manutenção do seu veículo. (Vêr capítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço maiscuidado de limpeza ou prevençãode materiais corrosivos, recorra ao seu serviço HYUNDAI. É especialmente importante queresíduos como a lama, pó, gelo, etc. não se acumulem na parte inferior do carro, pois este pesoextra pode levar a um maior consumo de combustível e também pode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso possível. O peso é um inimigopara a economia de combustível.
o Não deixe o motor ao ralenti para além do tempo necessário.CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA
SC150A1-FP Pode economizar bastante
combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere
moderadamente. Não faça grandes acelerações nem trave bruscamente, tente manter uma velocidade constante. Nãoacelere com semáforos vermelhos. Tente ajustar a velocidade à velocidade do trânsito para assimnão precisar de fazer alterações de velocidade desnecessárias. Evite, sempre que possível, tráfegocongestionado. Mantenha-se sempre a uma distância segura dos veículos que o precedem para evitartravar repentinamente, o que causará um desgaste nos travões.
o Conduza a uma velocidade moderada. Quanto mais depressa conduzir, mais combustível gasta.Conduzir a uma velocidade moderada, especialmente em auto- estradas, é uma das formas maiseficazes de economizar combustível.
2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
22CONDUÇÃO DE INVERNOADERÊNCIA NAS CURVAS
SC160A1-FP Evite travar ou engrenar mudanças
nas curvas, especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com umaaceleração moderada. Seguindo este conselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus. SC170A1-FP No inverno, as condições climatéricas mais severas podem trazer problemas para a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizarestes problemas da condução de inverno, siga os seguintes conselhos:
Se estiver parado (sem ser no tráfego), desligue o motor e volte aligar só quando se preparar para partir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita de um longo período deaquecimento. Assim que o motor esteja a trabalhar, pode arrancarcom o carro. Contudo, em climas mais frios, é aconselhável fazer um aquecimento prévio, durantealgum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços em mudanças muitos altas conduzindo a baixa velocidade. Quandoconduzir a uma velocidade mais moderada, deve utilizar uma mudança mais baixa.Sobrecarregar o motor é, pois, obrigálo a trabalhar em rotações mais baixas que as dos limitesrecomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha coma força do motor, a economia de combustível é reduzida quando utilizado.