1
107
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
!ADVERTÊNCIA:
o Não mantenha objetos pontiagu- dos ou inadequados dentro do porta-óculos. Tais objetos podem ser arremessados no caso de uma parada repentina ou um acidentee, possivelmente, ferir os passa- geiros no veículo.
o Não abra o porta-óculos com o veículo em movimento. A tampapode bloquear a visão do espelho retrovisor interno.
!
CAIXAS DE ARMAZENAMENTO
ADVERTÊNCIA:
Para evitar a possibilidade de feri- mento no caso de um acidente ouparada repentina, mantenha a tam- pa do porta-luvas fechada quando o veículo está em movimento.
HTG2178
B500A01TG-AAT PORTA-LUVAS
o Para abrir o porta-luvas, puxe a
alavanca de liberação da tampa.
o A tampa do porta-luvas pode ser travada (e destravada) com uma chave mestra. B500B01NF-GAT Iluminação do Porta-luvas A luz acende ao abrir o porta-luvas quando o interruptor multifunção está na posição lanterna ou farol.
B541A01TG
NOTA: Para informações sobre o uso do botão de controle da tampa do por- ta-malas, localizado dentro do por-ta-luvas, consulte tampa do porta- malas, nesta seção.
1
131
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
2. Tecla de Procura(SEEK/PRESET) ( / )
o Ao pressionar a tecla por mais de 0,8 seg. seleciona os seguintes modos:
Modo RÁDIO Tecla para busca automática de emissoras. Modo CD A tecla opera para avanço e retrocesso rápido (FF/REW). NOTA: Não acione simultaneamente os in- terruptores de controle remoto dos sistemas de áudio.
1. Interruptor de MODO (MODE) Pressione o interruptor MODE (de modo) para selecionar entre as funções Rádio, Fita, CD e Disqueteira de CD. Cada pressionamento do interruptor altera ovisor da seguinte maneira:
RADIO (FM1 FM2 AM) CD CDC
4. Tecla MUTE (mudo)
o Pressione a tecla MUTE para emu-
decer o som.
o Pressione a tecla MUTEpara repro- duzir o som.
Para informações mais detalhadas so- bre as teclas de controle estão descirtas na em Sistema de Áudio nesta seção.Modo CDC A tecla avança ou retorna o disco.
o Ao pressionar a tecla por menos de 0,8 seg. seleciona os seguintes modos:
Modo RÁDIO A tecla seleciona as emissoras pré- selecionadas. Modo CDP A tecla avança ou retorna a música. Modo CDC A tecla avança ou retorna a música. 3. Tecla VOL ( / )
o Pressione a tecla VOL ( ) para aumentar o volume.
o Pressione a tecla VOL ( ) para diminuir o volume.
2 DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
16
o Não mantenha constantemente o péno freio ou na embreagem; fazer isso pode aumentar o consumo de combustível e também o desgaste destes componentes. Além disso, conduzir o veículo com o pé no pedal do freio pode causar superaqueci- mento dos freios, o que reduz a eficiência dos mesmos, podendo le- var a conseqüências mais graves.
o Cuide dos pneus do seu veículo.
Mantenha-os calibrados na pres- são recomendada. Um pneu muito cheio ou muito vazio resulta em desgaste desnecessário. Verifiquea pressão dos pneus ao menos uma vez por mês.
o Certifique-se do alinhamento corre-
to das rodas. O alinhamento incor-reto pode resultar de impactos com o meio-fio ou de condução muitorápida em superfícies irregulares. O alinhamento inadequado causa desgaste mais rápido dos pneus,podendo resultar em outros proble- mas, assim como em maior consu- mo de combustível. o Mantenha o seu veículo em boas
condições. Para maior economiade combustível e custos menores de manutenção, faça a manuten- ção do seu veículo de acordo com oprograma de manutenção na Se- ção 5. Se o veículo for conduzido em condições severas, manuten-ções mais freqüentes poderão ser necessárias (veja a Seção 5 quanto aos detalhes).
o Mantenha o seu carro limpo. Para máximo desempenho, mantenha oseu Hyundai limpo e livre de mate-riais corrosivos. É especialmente importante não deixar lama, sujeira, gelo etc. se acumular na parte debaixo do veículo. Esse peso extra pode resultar em maior consumo de combustível e também contribuirpara corrosão.
o Conduza com pouco peso. Não car-
regue peso desnecessário em seuveículo. O peso influencia na eco- nomia de combustível. o Não deixe o veículo em marcha
lenta mais do que o necessário. Se estiver aguardando (e não no trân- sito), desligue o motor e ligue-o novamente apenas quando estiverpronto para ir embora.
o Lembre-se, o seu Hyundai não re-
quer aquecimento prolongado. Logoque o motor esteja funcionando re- gularmente, você pode sair. Contu- do, em climas muito frios, deixe omotor aquecer por mais tempo.
o Não acelere excessivamente o mo-
tor. Também não dirija muito lenta-mente em uma marcha muito alta. Caso isso ocorra, mude para uma marcha reduzida. Acelerar excessi-vamente o motor além do seu limite seguro. Isso pode ser evitado fa- zendo mudanças nas marchas re-comendadas.
o Use o ar condicionado conforme a
necessidade. O sistema de ar con-dicionado é acionado pela potência do motor, de maneira que a econo- mia de combustível é reduzida aousá-lo.
2
DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
17CURVAS SUAVES
C150A01A-AAT Evite frenagens ou mudanças de mar- cha nas curvas, especialmente quan- do a pista está molhada. De maneira ideal, as curvas devem ser feitas comaceleração moderada. Se você obser- var essas instruções, o desgaste dos pneus será mínimo.CONDUÇÃO NO INVERNO
C160A01A-AAT As condições climáticas mais severas do inverno resultam em maior desgas- te e outros problemas. Para minimizar os problemas de condução no inver-no, observe estas sugestões: C160B01A-GAT Condições de Neve ou Gelo Para conduzir o veículo em neve pro- funda, poderá ser necessário usar pneus para neve ou instalar correntesnos pneus. Caso sejam necessários pneus para neve, selecione pneus de tamanho e tipo equivalentes aos pneusoriginais equipados. A não observa- ção dessas instruções poderá afetar adversamente a segurança e o manu-seio do seu veículo. Além disso, a velocidade, aceleração rápida, aplica- ções bruscas do freio, e curvas acen-tuadas são práticas potencialmente muito perigosas. Durante a desaceleração, use o freiomotor na extensão máxima. Aplica- ções repentinas do freio em pistas cobertas de neve ou gelo podem cau-sar derrapagens. É necessário manter uma distância suficiente entre o veícu- lo que trafega à sua frente e o seu veículo. Além disso, aplique suave-mente os freios. Observe que a insta-lação de correntes nos pneus propor- cionará maior força de tração, porém não evitará o deslizamento para oslados. C160C01A-AAT Use Aditivo para Radiadores a Base de Etileno Glicol noLíquido de Arrefecimento O seu Hyundai utiliza aditivo à base de etileno glicol no sistema de arrefeci-mento. Utilize somente uma mistura de água e aditivo para radiador, pois ajuda a prevenir corrosão no sistemade arrefecimento, lubrifica a bomba d’água e previne congelamento. Subs- titua ou complete o líquido de arrefeci-mento de acordo com o programa de manutenção contido na Seção 5. An- tes do inverno, mande verificar o líqui-do de arrefecimento para assegurar que o ponto de congelamento é sufi- ciente para as temperaturas previstasdurante o inverno.
2 DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
18
C160G01A-GAT Para Impedir o Congelamento das Fechaduras Para impedir o congelamento das fe- chaduras, coloque um fluido de degeloaprovado ou glicerina na abertura da chave. Se a fechadura estiver coberta de gelo, ou estiver congelada interna-mente, é possível descongelá-la usan- do uma chave aquecida. Manuseie a chave com cuidado para evitar quei-maduras nos dedos. NOTA: A temperatura apropriada para usar a chave com sistema imobilizador éde -40°C a 80°C. Aquecer a chave acima de 80°C para abrir a fechadu- ra congelada, poderá causar danosao transponder.
C160D01A-AAT Verifique a Bateria e os Cabos O inverno acarreta cargas adicionais sobre o sistema de partida. Inspecio-ne visualmente a bateria e os cabos conforme descrito na Seção 6. O nível de carga na bateria do seu veículopode ser verificado por seu Revende- dor Hyundai ou um posto de serviço. C160F02A-AAT Verifique as Velas e o Sistema de ignição Inspecione as velas e substitua-as, se necessário. Verifique também os ca- bos de velas e as conexões para cer-tificar-se de que não estejam partidos, desgastados ou danificados.
C160E01A-AAT Se Necessário, Troque o Óleo por Outro de Menor Viscosidade Em climas muito frio, recomenda-se o uso de óleo de menor viscosidade,especial para o inverno. Veja a Seção 9 quanto às recomendações. Se não tiver certeza sobre a viscosidade doóleo que deve usar, consulte o seu Revendedor Hyundai. C160H01A-AAT Use Anticongelante Aprovado no Sistema do Lavador dos Vidros Para impedir o congelamento da água no sistema do lavador dos vidros, adi-cione uma solução anticongelante aprovada de acordo com as instru- ções contidas no recipiente. Anticon-gelante para o lavador dos vidros pode ser adquirido junto aos Revendedores Hyundai e na maioria das lojas deautopeças. Não use aditivo para ra- diadores ou outros tipos de anticonge- lante, já que estes podem danificar apintura.
44PREVENÇÃO CONTRA CORROSÃO E CUIDADOS COM A APARÊNCIA
4LAVAGEM E APLICAÇÃO DE CERA
E030A02A-AAT Lavagem do seu Hyundai Nunca lave o veículo quando a super- fície está quente após ter ficado ao sol. Sempre lave o seu veículo na sombra. Lave o seu veículo com freqüência. A sujeira é abrasiva e, se não for remo- vida, pode arranhar a pintura. O ar poluído ou a chuva ácida podem dani- ficar a pintura e o acabamento pela ação de agentes químicos, caso os poluentes permaneçam em contato com a superfície. Se você mora próxi- mo ao oceano ou numa área em que são utilizados agentes químicos e salna estrada, dê especial atenção à parte debaixo do veículo. Comece por levantar o veículo para remover poeira ou sujeira solta. No inverno, ou se tiver trafegando em locais com lama, limpe também profundamente a parte de- baixo. Use vapor ou água sob pressão para remover acúmulos de lama ou materiais corrosivos. Use uma solu- ção de lavagem de boa qualidade e siga as instruções do fabricante conti- das na embalagem. Esses produtos podem ser encontrados em seu Re- vendedor Hyundai ou nas lojas de autopeças. Não use detergentes do- mésticos fortes, gasolina, solventes fortes ou produtos de limpeza abrasi- vos, para não danificar o acabamento. Use uma esponja ou pano limpo, lave- a com freqüência e não danifique o acabamento esfregando muito forte. Em pontos de difícil limpeza, umede- ça-os com freqüência e remova-os aos poucos. Para limpar pneus com tarja branca, use uma escova dura ou palha de aço com sabão. Para limpar as calotas das rodas, use uma esponja ou pano macio e água. Para limpar as rodas de liga leve (alu- mínio fundido), use sabão moderado ou detergente neutro. Não use produ- tos de limpeza abrasivos. Proteja as superfícies metálicas expostas limpan- do, polindo e encerando-as. Devido ao alumínio estar sujeito a corrosão, dê especial atenção às rodas de liga leve durante o inverno. Se conduzir o veí- culo em estradas com sal, limpe muito bem as rodas em seguida. Após lavar, enxágüe muito bem. Com tempo quente e umidade baixa, poderá ser conveniente enxaguar cadaseção imediatamente após a lavagem a fim de evitar manchas.
Após enxaguar, seque o carro com uma camurça ou pano macio absor- vente. O motivo para tanto é remover a água do veículo, de maneira que fique seco e sem manchas. Não esfre- gue, pois pode danificar a pintura. Se encontrar trincos ou riscos na pin- tura, repare-os para evitar corrosão. Para proteger a pintura do veículo contra corrosão, limpe o seu Hyundai (pelo menos uma vez por mês). Dê especial atenção à remoção de sal, lama e outras substância embaixo dos pára-lamas do veículo. Certifique-se de que as saídas e a parte debaixo das portas estejam desobstruídas. Danos à pintura podem ser causados por pequenos acúmulos de asfalto, polui- ção industrial, resinas de árvores, in- setos e excrementos de passarinhos, quando não removidos imediatamen- te. Se a água por si só não for suficien- temente forte para remover a sujeira acumulada, use uma solução de lava- gem moderada. Não deixe de enxa- guar a superfície após a lavagem, para remover a solução. Nunca deixe a solução secar nas superfícies pinta-das.
5
REQUISITOS DE MANUTENÇÃO DO VEÍCULO
3REQUISITOS DE MANUTEN- ÇÃO PROGRAMADA
F010E01A-AAT Faça Você Mesmo Se tiver inclinação para mecânica, pos- suir algumas ferramentas necessá-rias e quiser reservar um tempo para isso, você mesmo pode inspecionar e fazer a manutenção de vários itens.Para obter mais informações sobre como fazer você mesmo a manuten- ção, consulte a Seção 6. F010F01A-GAT Algumas Dicas Sempre que solicitar algum reparo no seu Hyundai, mantenha cópias dosregistros de manutenção no porta- luvas. Isso possibilita manter um re- gistro de todos os procedimentos quejá foram executados, a fim de manter as garantias em vigor. F020A01Y-GAT Deve-se solicitar que seja realizada uma inspeção no veículo sempre que suspeitar da ocorrência de uma falha. Guarde os recibos de todos os servi-ços no sistema de controle de emis- sões para demonstrar a conformidade com as condições da garantia do sis-tema de emissões. Quanto aos requisitos de manutenção para condições de uso severo, consul-te a página 5-6 desta seção.
6 MANUTENÇÃO QUE VOCÊ MESMO PODE FAZER
4PRECAUÇÕES PARA MANUTENÇÃO
!
G020D01TG-GAT Serviço incorreto ou incompleto pode resultar em problemas. Esta seção fornece instruções apenas para os itens de manutenção de fácil execu-ção. Vários procedimentos devem ser rea- lizados por um Revendedor Hyundai. NOTA: A manutenção incorreta durante o período de garantia poderá afetar a cobertura da garantia. ADVERTÊNCIA:
o A realização de serviços de ma- nutenção em um veículo pode ser perigosa. Você pode sofrer feri- mentos sérios durante a realiza-ção de alguns procedimentos de manutenção. Se não possuir co- nhecimento e experiência sufi-cientes ou as ferramentas e equi- pamentos apropriados, não faça você mesmo, procure um Reven-dedor Hyundai para fazer a manu- tenção.
o Trabalhar com o capô aberto com
o motor em funcionamento é pe-rigoso. Se torna mais perigoso ainda quando se está usandojóias ou roupas soltas. Elas po- dem ficar presas nas peças mó- veis e resultar em ferimentos.Portanto, caso seja necessário acionar o motor, remova todas as jóias (principalmente anéis, pul-seiras, relógios e colares) e gra- vatas, cachecóis e roupas soltas similares antes de se aproximardo motor ou dos ventiladores.
VERIFICAÇÃO DO ÓLEO DO MOTOR
G030B01JM
G030A02O-GAT Óleo Recomendado O óleo do motor é essencial ao desem- penho e funcionamento do motor. Su-gere-se que o nível do óleo seja verifi- cado ao menos uma vez por semana em condições de uso normal ou commaior freqüência se estiver viajando ou conduzindo em condições severas. A qualidade do óleo do motor deveatender à seguinte classificação:
o API Service SM*
1
ou superior
o ILSAC GF-4 ou superior *1 : Se não houver óleo do motor API SM
disponível no seu país, pode utilizar óleo API SL.