
198
WARNI NG
TOYOTA não aceita nenhuma responsabilidade por custos decorrentes na reparação do veículo nem pela retificação de avarias resultantes da instalação de acessórios não fornecidos e não recomendados por TOYOTA e não instalados e acordo com as respetivas instruções, sobretudo quando o consumo combinado de todos os equipamentos adicionais conectados for superior a 10 miliamperes.
NOTIC E
Para mais informações sobre como instalar uma barra de reboque ou equipamento tipo TÁXI, contacte um TOYOTA concessionário.
Fusíveis do tablier
A caixa de fusíveis está por baixo do tablier (lado
esquerdo).
Acesso aos fusíveis
► Desengate a tampa puxando a parte superior esquerda e, de seguida, a direita.Os fusíveis descritos de seguida variam de acordo com o equipamento do veículo.
Fusível N.ºAmpera-gem (A)Funções
F110Carregador sem fios do smar-tphone, espelho retrovisor inte-rior eletrocro-mático.
F415Buzina.
F620Bomba do líquido lava vidros.
F710Tomada de 12 V (atrás).
F1030Módulo de tran-camento elé-trico.
Fusível N.ºAmpera-gem (A)Funções
F1310Comandos tele-máticos e do rádio.
F145Alarme, unidade telemática avan-çada.
F193Unidade da interface do reboque.
F235Unidade gené-rica da interface do reboque.
F275Aquecimento adicional.
F2920Sistema áudio, ecrã tátil
F3115Sistema áudio (como acessó-rio).
F3215Tomada de 12 V (frente).
F345Controlo do espelho.
F365Porta USB.

199
Em caso de avaria
8
Fusíveis do compartimento
do motor
A caixa de fusíveis está no compartimento do motor, perto da bateria.
Acesso aos fusíveis
► Solte os 2 engates A.► Retire a tampa.► Troque o fusível.► Quando terminar, feche a tampa com cuidado e, de seguida, prenda os 2 engates A,
para garantir que a caixa de fusíveis fica bem vedada.
Fusível N.ºAmpera-gem(A)
Funções
F1615Luz de nevoeiro à frente
F1810Farol principal do lado direito.
F1910Farol princi-pal do lado esquerdo.
F2940Limpa-para-bri-sas
Bateria de 12 V
Procedimento para colocar o motor em funcionamento utilizando outra bateria ou carregando uma bateria descarregada.
Baterias de arranque de
chumbo-ácido
EC O
A bateria contém substâncias nocivas, tais como ácido sulfúrico e chumbo.Desfaça-se da bateria de acordo com as normas e nunca a coloque no lixo doméstico.Coloque as pilhas do comando remoto e a bateria do veículo num ponto de recolha específico para o efeito.
WARNI NG
Proteja os olhos e mãos antes de manusear a bateria.Deve trabalhar na bateria apenas numa área bem ventilada e afastada de chamas livres ou de outras fontes de ignição para evitar o risco de explosão o incêndio.De seguida, lave as mãos.

200
WARNI NG
Versões equipadas com Stop & Start estão equipadas com uma bateria de 12 V de chumbo-ácido de especificação e tecnologia específicas.A sua substituição deve ser feita apenas por um TOYOTA concessionário ou oficina autorizada.
Acesso à bateria
A bateria está por baixo do capot.► Abra o capot utilizando a alavanca interior de destrancamento e de seguida o trinco auxiliar exterior.► Prenda o capot.
O terminal (-) da bateria não está acessível.Existe um ponto terra perto da bateria.
NOTIC E
Para mais informações sobre Capot e Motor, consulte as respetivas secções.
Arrancar com outra bateria
Quando a bateria do veículo estiver descarregada pode colocar o motor em funcionamento utilizando a bateria auxiliar (bateria de outro veículo) e ligue os cabos ou utilize um booster.
WARNI NG
Nunca coloque o motor em funcionamento ligando um carregador de bateria.Nunca utilize um booster de 24 V ou superior.Em primeiro lugar, verifique se a bateria auxiliar tem a voltagem de 12 V e uma capacidade, no mínimo, igual à da bateria descarregada.Os 2 veículos têm de estar em contacto um com o outro.Desligue todos componentes elétricos dos 2 veículos (sistema áudio, escovas, iluminação, etc.).Certifique-se que os cabos não estão perto de componentes do motor em movimento (ventoinha, correias, etc.).Não desconecte o terminal (+) com o motor em funcionamento.
► Ligue o cabo vermelho positivo (+) ao terminal da bateria A (na área metálica) e, de seguida, ao terminal (+) da bateria auxiliar B ou booster.► Ligue uma das extremidades do cabo verde ou preto ao terminal (-) da bateria auxiliar B ou booster (ou ponto terra do veículo que está a ser assistido).► Ligue a outra extremidade do cabo verde ou preto ao ponto terra C no veículo que está a ser assistido.► Coloque o motor do veículo que está a ser assistido em funcionamento e deixe-o em funcionamento durante alguns minutos.► Dê ao motor de arranque do veículo que está a ser assistido e deixe o motor em funcionamento.Se o motor não entrar logo em funcionamento, desligue a ignição e aguarde alguns momentos antes de tentar novamente.► Aguarde até retomar o ralenti.► Desligue os cabos pela ordem inversa.

202
WARNI NG
Nunca tente carregar uma bateria congelada - rico de explosão!Se a bateria estiver congelada, deve ser verificada por um TOYOTA concessionário ou oficina devidamente qualificada que vai confirmar se os componentes internos não estão danificados e se a caixa não está danificada, o que pode significar risco de fuga de ácido tóxico e corrosivo.
Desconectar a bateria
Para manter um nível de carga que permita colocar o motor em funcionamento, recomendamos que desconecte a bateria se não pretender utilizar o veículo durante um longo período de tempo.Antes de desconectar a bateria:► feche todas as portas, vidros, taipal traseiro e teto de abrir,► desligue todos os dispositivos que
consumam eletricidade (sistema áudio, escovas limpa-vidros, faróis, etc.),► desligue a ignição e aguarde 4 minutos.Na bateria só é necessário desconectar o terminal (+).
Grampo do terminal destacável
Desconectar o terminal (+)
► Levante a alavanca A completamente para desbloquear o grampo B.► Remova o grampo B levantando-o.Volte a conectar o terminal (+)
► Levante a alavanca A completamente.► Substitua o grampo aberto B no (+) terminal.► Pressione o grampo B completamente para baixo.► Baixe a alavanca A para bloquear o grampo B.
WARNI NG
Não force a alavanca, uma vez que não é possível bloquear o grampo se este não estiver devidamente posicionado; reinicie o procedimento.
Recomendação seguinte
Depois de voltar a conectar a bateria, ligue a ignição e aguarde 1 minuto antes de colocar o motor em funcionamento, para que os sistemas eletrónicos iniciem.Contudo, se o problema persistir, contacte um TOYOTA concessionário ou oficina autorizada.Consulte a secção respetiva e reinicie determinados sistemas, tais como:– comando remoto ou chave eletrónica (dependendo da versão),– vidros elétricos,– portas elétricas, – data e a hora,– estações de rádio predefinidas.

204
NOTIC E
Em caso de falha da bateria ou do travão de estacionamento elétrico, é fundamental chamar um profissional com um camião tipo caixa plana para rebocar o veículos (excluindo caixa de velocidades manual).
Acesso ao olhal
NOTIC E
Para mais informações sobre Kit de ferramentas, consulte a respetiva secção.
WARNI NG
Com caixa de velocidades manual, mova a alavanca para a posição neutra.Na caixa de velocidades automática, coloque o seletor na posição N.O não cumprimento desta medida pode resultar em danos nos componentes do sistema de travagem, bem como na falha da assistência à travagem quando voltar a colocar o motor em funcionamento.
Rebocar o seu veículo
► No para-choques da frente, deslize o dedo desde o o centro da chapa até ao canto superior (tal como na ilustração acima) para desengatar.► Aperte completamente o olhal de reboque. ► Instale a barra de reboque.► Ligue os sinais de perigo do veículo rebocado.► Move com cuidado e conduza lentamente durante uma curta distância.
Rebocar outro veículo
► No para-choques traseiro, coloque a chave no encaixe por baixo da aba.► Rode a chave e, de seguida, abra a aba.► Aperte completamente o olhal de reboque.► Instale a barra de reboque.► Ligue os sinais de perigo do veículo rebocado.► Move com cuidado e conduza lentamente durante uma curta distância.

205
Características técnicas
9
Dimensões (mm)
Estas dimensões têm de ser medidas com o veículo sem carga.O veículo está disponível em 2 comprimentos (L1 e L2).A altura pode variar, dependendo dos diâmetros das rodas.
Comprimento do veículo
L1L2
AComprimento total4,4034,753
BAltura totalSem barras no tejadilho1,800 a 1,8071,812 a 1,818
Com barras no tejadilho1,837 a 1,8441,843 a 1,849
CDistância entre eixos2,7852,975
DProjeção dianteira892
EProjeção traseira726886
FLargura incl. espelhosDobrados1,921
Estendidos2,107
GLargura da calha à frente1,553
HLargura da calha traseira1,567

206
Dados técnicos do motor
e cargas que podem ser
rebocadas
Motores
As características do motor estão indicadas no documento de registo do veículo, bem como nas brochuras de venda.
NOTIC E
A potência máxima corresponde ao valor aprovado em testes de acordo com as condições definidas pela legislação europeia (Diretiva 1999/99/EC).
Para mais informações, contacte um TOYOTA concessionário ou oficina autorizada.
Pesos e cargas rebocadas
Os pesos e cargas rebocadas relacionadas com o seu veículo estão indicadas no documento de registo do veículo, bem como nas brochuras de venda.Estes valores também estão indicados na chapa ou etiqueta do fabricante.Para mais informações, contacte um TOYOTA concessionário ou oficina autorizada.O GTW (Peso bruto) e os valores de carga rebocada são válidos para uma altitude máxima de 1000 metros (3,280 ft). Os valores de carga rebocada têm de ser reduzidos, cerca de 10% para cada 1000 metros (3,280 ft) de altitude adicional.O peso máximo autorizado à parte da frente do veículo corresponde ao peso permitido à esfera de reboque.
WARNI NG
Quando a temperatura exterior estiver elevada, o desempenho do veículo pode estar limitado para proteger o motor. Quando a temperatura exterior for superior a 37°C, limita o peso rebocado.
WARNI NG
O reboque mesmo com um veículo pouco carregado pode afetar de forma negativa a sua capacidade de aderência à estrada. As distâncias de travagem aumentam quando rebocar um atrelado.Quando utilizar um veículo para reboque, nunca exceda a velocidade de 100 km/h (62 mph) (cumpra com a legislação local em vigor).
NOTIC E
Se a temperatura exterior estiver elevada, recomendamos que deixe o motor ao ralenti durante 1 a 2 minutos depois do veículo parar para ajudar ao arrefecimento.

209
Características técnicas
9
Marcas de identificação
Existem várias marcas para identificação do seu veículo.
A. Número de identificação do veículo (VIN), por baixo do capot. Gravado no chassis, perto da cava da roda do lado direito.B. Número de identificação do veículo (VIN), no tablier.Numa etiqueta visível através do para-brisas.C. Etiqueta do fabricante.Colada no pilar central, do lado esquerdo ou lado direito.Contém a seguinte informação: – Nome do fabricante.
– N.º de homologação europeia– Número de identificação do veículo (VIN)– Peso bruto do veículo (GVW).
– Peso bruto combinado (GTW).– Peso máximo no eixo da frente.– Peso máximo no eixo traseiro.D. Etiqueta com pneus / código de tinta.
Preso na porta do lado do condutor.Contém a seguinte informação relativa aos pneus:– pressão dos pneus, descarregado e carregado.– especificação do pneu que é composta pela medida e tipo bem como pelos índices de carga e velocidade.– pressão do pneu de reserva. Para além disso, indica o código da cor.
NOTIC E
O veículo pode estar originalmente equipado com pneus com um índice de carga e velocidade superiores aos indicados na etiqueta sem afetar a pressão dos pneus (pneus frios).