12
Travão de estacionamentoPreso.O travão de estacionamento está aplicado ou não foi devidamente libertado.
Temperatura máxima do líquido de refrigeração do motor
90°CFixo (luz de aviso ou LED), com o ponteiro na zona vermelha (dependendo da versão).A temperatura do sistema de refrigeração está demasiado elevada.Proceda a (1) e, de seguida, deixe o motor arrefecer antes de atestar até ao nível, caso seja necessário. Se o problema persistir, proceda a (2).
Carga da bateriaPreso.O circuito de carga da bateria está com problemas (sujidade ou terminais soltos, folga ou corte da correia do alternador, etc.).Limpe e volte a apertar os terminais. Se a luz de aviso não apagar quando o motor entrar em
funcionamento, proceda a (2).
Direção assistida elétricaPreso.A direção assistida elétrica está com problemas.Conduza com cuidado a uma velocidade moderada e proceda a (3).
Cintos de segurança não colocados / desapertadosPermanentemente acesa ou a piscar, sendo acompanhado de um sinal sonoro que aumenta continuamente de volume.Um cinto de segurança não foi colocado ou foi desapertado (dependendo da versão).
Porta abertaFixo, juntamente com uma mensagem que identifica o acesso.Soa um sinal sonoro para completar o aviso se a velocidade for superior a 10 km/h (6 mph).Uma porta, bagageira, taipal traseiro ou ecrã do taipal traseiro ainda está aberta (dependendo da versão).Feche o acesso.Se o seu veículo estiver equipado com porta do lado direito de abertura lateral, a sua abertura não é sinalizada por esta luz de aviso.
Travão de estacionamento elétricoPreso.
O travão de estacionamento elétrico está aplicado.
Luzes de aviso/indicadores laranja
Funções automáticas (com travão de estacionamento elétrico)Preso.As funções "aplicação automática" (desligar o motor) e "libertação automática" estão desativadas.
Volte a ativar as funções.
Avaria (com travão de estacionamento elétrico)Preso, juntamente com a mensagem "Parking brake fault" ("Problema no travão de estacionamento").O travão de estacionamento deixou de ser eficaz para estacionar o veículo em segurança em todas as circunstâncias.Para segurança:► Estacione numa superfície nivelada.► Com a caixa de velocidades manual, engrene uma velocidade.► Com caixa de velocidades automática, com P selecionado, coloque os calços nas rodas.De seguida, proceda a (2).A piscar, quando o veículo arrancar.O travão de estacionamento não foi devidamente libertadoProceda a (1) e tente libertar por completo o travão de estacionamento utilizando a alavanca
de controlo com o pé no pedal do travão.Se o problema persistir, proceda a (2).Preso, juntamente com a mensagem "Parking brake fault" ("Problema no travão de estacionamento").O travão de estacionamento está com problemas: as funções manual e automática podem não estar a funcionar.
13
Instrumentos
1
Quando o veículo estiver parado, imobilize-o:► Puxe a alavanca de controlo e mantenha-a nessa posição durante, cerca de, 7 a 15 segundos até que o indicador acenda no painel de instrumentos.Se este procedimento não for eficaz, imobilize o veículo:► Estacione numa superfície nivelada.► Com a caixa de velocidades manual, engrene uma velocidade.► Com caixa de velocidades automática, selecione Pe, de seguida, coloque os calços nas rodas.De seguida, proceda a (2).Preso, juntamente com a mensagem "Parking brake fault" ("Problema no travão de estacionamento").Não é possível imobilizar o veículo com o motor em funcionamento.Se a aplicação manual e os comandos de destrancamento não estiverem a funcionar, a alavanca de controlo do travão de estacionamento elétrico está com problemas.
As funções automáticas têm de ser utilizadas sempre e são reativas automaticamente quando a alavanca de controlo falhar.Proceda a (2).
Nível baixo de combustível
/2
1 1Fixo (luz de aviso ou LED) e ponteiro na zona vermelha (dependendo da versão), acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem.O sinal sonoro e a mensagem serão repetidos com aumento progressivo de frequência à medida que o nível de combustível desce na direção de zero. Quando acender pela primeira vez, restam menos de 6 litros no depósito de combustível.Reabasteça o mais rapidamente possível para evitar ficar sem combustível.Nunca circule até ficar com o depósito completamente vazio, uma vez que , pode danificar o sistema de controlo de emissões e o sistema de injeção.
Presença de água no filtro dieselFixo (Com painel de instrumentos com símbolos LCD)O filtro diesel tem água.Risco de danos no sistema de injeção : proceda a (2) sem mais demoras.
Sistema de auto-diagnóstico do motorPiscar.O sistema de gestão do motor está com problemas.Existe o risco de destruir o catalizador.Proceda a (2) sem falhas.
Preso.O sistema de controlo de emissões tem um problema.Esta luz de aviso deve apagar quando o motor entrar em funcionamento.Proceda rapidamente a (3).Preso.Foi detetado um pequeno problema no motor.Proceda a (3).Preso.Foi detetado um problema grave no motor.Proceda a (1) e, de seguida, (2).
Pré-aquecimento do motor dieselPreso.O período de iluminação depende das condições climáticas.A ignição está ligada.Aguarde até que a luz de aviso apague para colocar o motor em funcionamento.Se o motor não entrar em funcionamento, desligue a ignição e volte a ligá-la, aguarde até
que a luz do indicador apague novamente e, de seguida, coloque o motor em funcionamento.
15
Instrumentos
1
Controlo dinâmico de estabilidade (DSC) e Regulação anti-derrapagem (ASR)Preso.O sistema foi desativado.Pressione a tecla para o voltar a ativar.O sistema DSC/ASR é ativado automaticamente quando o veículo entrar em funcionamento e a uma velocidade de, aproximadamente, 50 km/h (30 mph).Piscar.A regulação DSC/ASR é ativada em caso de perda de aderência ou trajetória.Preso.O sistema DSC/ASR tem um problema.Proceda a (3).
Controlo de assistência ao arranque em subidasFixo, acompanhado da mensagem "Anti roll-back system fault".O sistema tem um problema.Proceda a (3).
Avaria no travão de emergência (com
travão de estacionamento elétrico)Preso, juntamente com a mensagem "Parking brake fault" ("Problema no travão de estacionamento").A travagem de emergência não tem um desempenho otimizado.Se o modo automático não estiver disponível, utilize o desbloqueio manual e proceda a (3).
Sistema de alerta ativo de transposição involuntária da faixa de rodagemPreso.O sistema foi automaticamente desativado ou colocado em standby.O indicador está a piscar.Está prestes a atravessar uma linha delimitadora da faixa de rodagem descontínua sem acionar os indicadores de direção.O sistema é ativado e, de seguida, corrige a trajetória do lado em que foi detetada a linha delimitadora.Preso.O sistema tem um problema.Proceda a (3).
AdBlue® (com Euro 6.2/ 6.3)Ligado durante cerca de 30 segundos quando colocar o veículo em funcionamento, sendo acompanhado de uma mensagem que informa a autonomia de condução.A autonomia de condução está entre 2400 e 800 km (1,500 e 500 milhas).
Encha até AdBlue®.Fixo, quando ligar a ignição, acompanhado de um sinal sonoro e de uma mensagem que indica a autonomia de condução.A autonomia de condução está entre 800 e 100 km (500 e 62 milhas).Prontamente encha até AdBlue®, ou proceda a (3).
A piscar, acompanhado de um sinal sonoro e de uma mensagem que indica a autonomia de condução.A autonomia de condução é inferior a 100 km (62 milhas).Deve evitar encha até AdBlue® para que o sistema imobilizador do motor, ou proceda a (3).A piscar, acompanhado de um sinal sonoro e de uma mensagem que indica que o arranque está a ser impedido.O AdBlue® depósito está vazio; o sistema imobilizador do motor que é exigido por lei evita que o motor entre em funcionamento.Para voltar a colocar o motor em funcionamento, ateste AdBlue® ou proceda a (2).É fundamental que acrescente, no mínimo 5 litros de AdBlue® ao depósito
SCR sistema de controlo de emissões (Diesel)Fixo, quando ligar a ignição, acompanhado de um sinal sonoro e de uma mensagem.
Foi detetada uma avaria SCR no sistema de controlo de emissões.Este aviso desaparece assim que o sistema de controlo de emissões retomar os valores normais.
16
Piscar AdBlue® luz de aviso quando ligar a ignição, com luzes de aviso de serviço e autodiagnóstico do motor permanentemente acesas, acompanhadas de um sinal sonoro e de uma mensagem que indica a autonomia de condução.Dependendo da mensagem exibida, é possível percorrer até 1100 km (685 milhas) antes do sistema imobilizador do motor ser ativado.Proceda a (3) sem mais delongas para evitar o que o motor entre em funcionamento.Piscar AdBlue® luz de aviso quando ligar a ignição, com luzes de aviso de serviço e autodiagnóstico do motor permanentemente acesas, acompanhadas de um sinal sonoro e de uma mensagem que indica que o sistema impediu o motor de entrar em funcionamento.O sistema imobilizador do motor evita que este volte a entrar em funcionamento (sobreposto ao limite de velocidade autorizado após confirmação de avaria no sistema de controlo das emissões).
Para colocar o motor em funcionamento, proceda a (2).
ServiçoPermanentemente aceso, sendo acompanhado de uma mensagem.Foi detetado um ou mais problemas pequenos para os quais não existe uma luz de aviso específica.Identifique a causa do problema através da
mensagem exibida no painel de instrumentos.
Pode, por si só, resolver determinados problemas, tais como uma porta aberta ou início de saturação do filtro de partículas.Para qualquer outro problema, tal como falha no sistema de deteção de pressão baixa dos pneus, proceda a (3).Fixo, sendo acompanhado da apresentação de uma mensagem.Foi detetado um ou mais problemas importantes para os quais não existe uma luz de aviso específica.Identifique a causa da anomalia através da mensagem exibida no painel de instrumentos e, de seguida, proceda a (3).Fixo, juntamente com a mensagem "Parking brake fault" ("Problema no travão de estacionamento").O desbloqueio automático do travão de estacionamento elétrico não está disponível.Proceda a (2).Luz de aviso de serviço permanentemente acesa e luz de aviso de serviço (chave de porcas) a piscar e
depois permanentemente acesa.Os intervalos entre os serviços de manutenção foram ultrapassados.Leve o seu veículo à manutenção o mais rapidamente possível.Apenas com motores diesel.
Luz de nevoeiro traseiraPreso.A luz acende
Luzes de aviso/indicadores verdes
Stop & StartPreso.Quando o veículo parar Stop & Start coloca o motor no modo STOP.A piscar temporariamente.O modo STOP está temporariamente indisponível ou o modo START é ativado automaticamente
Hill Assist Descent ControlPreso.O sistema foi ativado mas as condições de regulação não estão reunidas (declive, velocidade demasiado elevada, velocidade engrenada).O indicador está a piscar.A função é iniciar a regulação.O veículo está a travar; as luzes dos travões acendem durante a descida.
Modo EcoPreso.O modo ECO está ativado.
Determinados parâmetros são ajustados por forma a reduzir o consumo de combustível.
Funcionamento automáticoPreso.O funcionamento automático do limpa-para-brisas foi ativado.
11 5
Condução
6
Casos especiais
Imobilização do veículo com o motor
em funcionamento
Para imobilizar o veículo com o motor em funcionamento, puxe a alavanca de controlo.A aplicação do travão de estacionamento é confirmada pela luz do indicador de travagem e P o indicador na alavanca de controlo, sendo acompanhado da mensagem "Travão de estacionamento engrenado".
Estacionar o veículo com o travão
liberto
WARNI NG
Quando estiver muito frio (gelo), não é recomendável a aplicação do travão de estacionamento.Para imobilizar o veículo, engrene uma velocidade ou calce as rodas.
NOTIC E
Com caixa de velocidades automática, modo P é selecionado automaticamente quando ligar a ignição. As rodas estão bloqueadas.
Para mais informações sobre rodas a girarem livremente, consulte a respetiva secção.
NOTIC E
Com caixa de velocidades automática, enquanto o modo N estiver selecionado, se abrir a porta do condutor soa um sinal sonoro. Este é interrompido quando voltar a fechar a porta do condutor.
Desativação automática
Em algumas situações, por exemplo quando está muito frio ou quando rebocar (por ex. caravana, avaria), é necessário desativar o funcionamento automático do sistema.► Coloque o motor em funcionamento.► Aplique o travão de estacionamento com a alavanca de controlo se estiver não estiver aplicado.► Pressione completamente o pedal do travão com o pé.► Pressione a alavanca de controlo na direção de desbloqueio e mantenha-a nessa posição durante, cerca de, 10 segundos e nunca mais do
que 15 segundos.► Liberte a alavanca de controlo.► Pressione o pedal do travão e mantenha-o pressionado.► Puxe a alavanca de controlo na direção de aplicação durante 2 segundos.A desativação das funções automáticas é confirmada pela iluminação do indicador no painel de instrumentos.
► Liberte a alavanca de controlo e o pedal do travão.A partir deste momento, o travão de estacionamento só pode ser aplicado e libertado manualmente utilizando a alavanca de controlo.Repita este procedimento para reativar o funcionamento automático (confirmado pelo indicador no painel de instrumentos que apaga).
Travão de emergência
Em caso de falha com o pedal do travão ou numa situação excecional (por ex. se o condutor se sentir mal), se puxar a alavanca de controlo do travão de estacionamento elétrico, o veículo trava. O veículo fica travado enquanto estiver a puxar a alavanca de controlo; a travagem é interrompida quando libertar a alavanca de controlo.Os sistemas ABS e DSC garantem a estabilidade do veículo durante uma travagem de emergência.Se a travagem de emergência não funcionar, é apresentada a mensagem "Parking brake
control faulty" ("Falha no controlo do travão de estacionamento") no painel de instrumentos.
Se o sistemas ABS e DSC avariarem, uma ou ambas as luzes de aviso acendem no painel de instrumentos. A estabilidade do veículo deixa de estar garantida.