Page 225 of 378

11
Informações práticas223
Recarregar a bateria com
um carregador de bateria
Desligue a bateria do veículo. Respeite as instruções de utilização fornecidas pelo fabricante do carregador. Ligue novamente a bateria começando pelo borne (-). Verifique a limpeza dos bornes e dos terminais. Se estiverem cobertos com sulfato (resíduo esbranquiçado ou esverdeado), devem ser desmontados e limpos
Não recarregar a bateria de alta tensão.
Aconselhamos, aquando de uma paragem prolongada superior a um mês, a desligar a bateria.
As baterias possuem substâncias nocivas, tais como o ácido sulfúrico e o chumbo. Devem ser eliminadas consoante os requisitos legais e não devem ser, em caso algum, eliminadas juntamente com o lixo doméstico. Entregue as pilhas e as baterias usadas
num ponto de recolha especial.
Antes de manusear a bateria, proteja os seus olhos e cara. Qualquer operação na bateria deverá ser efectuada num local arejado e longe de chamas ou de fontes de faíscas, para evitar riscos de explosão e de incêndio. Não tente recarregar uma bateria congelada; deverá, em primeiro lugar, descongelá-la para evitar riscos de explosão. Se esta tiver congelado, solicite verificação da bateria antes da recarga pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada que verificará se os componentes internos não foram danificados e se o contentor não se encontra fissurado, o que provocaria um risco de fuga de ácido tóxico e corrosivo. Não inverta as polaridades e utilize apenas um carregador de 12 V. Não desligue os terminais com o motor em funcionamento. Não recarregue as baterias sem ter desligado os terminais. Lave as mãos no fim da operação.
Não empurre o veículo para ligar o motor.
Page 226 of 378

Informações práticas
224
Antes de desligar
Antes de desligar a bateria, deve aguardar 2 minutos após o corte da ignição. Feche os vidros e as portas antes de desligar a bateria.
Após voltar a ligar
Após qualquer nova ligação da bateria, ligue a ignição e aguarde 1 minuto antes de efectuar o arranque, para permitir a inicialização dos sistemas electrónicos. No entanto, se após esta operação subsistirem ligeiras perturbações, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada. Com base na rubrica correspondente, deverá efectuar a reinicialização (consoante a versão): - da chave de telecomando, - da(s) cortina(s) eléctrica(s) de ocultação, - ...
Modo de corte de energia
Sistema que gere a utilização de determinadas funções em relação ao nível de energia restante na bateria. Com o veículo em movimento, o corte de energia neutraliza temporariamente algumas funções, tais como o ar condicionado, a descongelação do óculo traseiro... As funções neutralizadas são reactivadas automaticamente assim que as condições o permitirem.
Page 227 of 378

11
Informações práticas225
Saída do modo
Essas funções serão reactivadas automaticamente na próxima utilização do veículo. Para retornar o uso imediato destas funções, coloque o motor em funcionamento e deixe-o a funcionar durante, pelo menos, 5 minutos.
Modo economia de energia
Entrada no modo
Uma vez passado esse tempo, uma mensagem de entrada em modo economia de energia aparece no ecrã e as funções activas são postas em suspenso.
Se uma comunicação telefónica tiver sido iniciada ao mesmo tempo: - esta poderá ser mantida durante 5 minutos com o kit de mãos livres do seu WIP Sound ou do seu WIP N av, - esta poderá, todavia, ser terminada normalmente com o WIP Com 3D.
Respeitar os tempos de arranque do motor para garantir um carregamento correcto da bateria. Não utilizar de forma repetida e continuar o novo arranque do motor para recarregar a bateria. Uma bateria descarregada não permite o arranque do motor (ver parágrafo "Bateria").
Sistema que gere a duração de certas funções para preservar uma carga suficiente da bateria. Depois da paragem do motor, são ainda utilizáveis, por um período acumulado máximo de cerca de trinta minutos, funções como o sistema áudio e a telemática, os limpa-vidros, as luzes de cruzamento, as luzes de tecto... Este tempo pode ser fortemente reduzido se a carga da bateria estiver fraca.
Page 228 of 378
Informações práticas
226
Substituir uma escova do limpa-vidros
Desmontagem
Eleve o braço correspondente. Desencaixe a escova e retire-a.
Montagem
Instale a nova escova correspondente e fixe-a. Rebata o braço com precaução.
Antes de proceder à
desmontagem de uma
escova dianteira
No minuto após desligar a ignição, accione o comando do limpa-vidros para posicionar as escovas no centro do pára-brisas.
Após a montagem de uma
escova dianteira
Ligue a ignição. Accione novamente o comando do limpa-vidros para arrumar as escovas.
Page 232 of 378

Informações práticas
230
Arrefecimento
Rebocar numa inclinação aumenta a temperatura do líquido de arrefecimento. Uma vez que o ventilador é accionado electricamente, a sua capacidade de arrefecimento não depende do regime do motor. Para diminuir o regime do motor, reduza a velocidade. A carga máxima rebocável numa inclinação prolongada depende da inclinação e da temperatura exterior. Em todos os casos, preste atenção à temperatura do líquido de arrefecimento.
Vento lateral
Tenha em consideração o aumento da sensibilidade ao vento.
Pneus
Verifique a pressão dos pneus do veículo tractor e do reboque respeitando as pressões recomendadas.
Tr a v õ e s
Com um engate de reboque a distância de travagem aumenta.
Se a luz de alerta e a luz avisadora STOP se acenderem, pare o veículo e desligue o motor assim que possível.
Iluminação
Verifique a sinalização eléctrica do reboque.
A ajuda ao estacionamento em marcha-atrás será neutralizada automaticamente em caso de utilização
de um reboque de origem PEUGEOT.
Page 233 of 378
11
Informações práticas231
Instalação das barras de tejadilho
Para instalar barras de tejadilho transversais, utilize as quatro fixações rápidas previstas para o efeito: levante as tampas de ocultação, abra as tampas de fixação em cada barra utilizando a chave, coloque cada fixação na respectiva posição e aparafuse-as uma por uma ao tejadilho, assegure-se de que as barras de tejadilho
estão fixadas correctamente (abanando-a s), feche as tampas de fixação de cada barra utilizando a chave.
Peso máximo autorizado na galeria de tejadilho, para uma altura de carregamento não ultrapassando os 40 cm (excepto para o suporte de bicicletas): 65 kg. Se a altura ultrapassar os 40 cm, adaptar a velocidade do veículo em função do per fil da estrada, no sentido de não provocar danos nas barras do tejadilho e nas fixações do mesmo. Queira informar-se acerca das legislações nacionais para poder respeitar a regulamentação do transporte de objectos mais longos que o veículo.
Page 236 of 378

Informações práticas
234
"Multimédia"
Sistema portátil de ajuda à navegação, cartografia actualizada, kit mãos livres, leitor DVD, USB Box, auricular sem fios Bluetooth adicional, carregador eléctrico para auricular de áudio Bluetooth, suporte multimédia...
A instalação de um equipamento ou de um acessório eléctrico não referenciado pela PEUGEOT pode originar uma avaria no sistema electrónico do seu veículo e um consumo excessivo. Agradecemos que tenha esta precaução em atenção e aconselhamo-lo a contactar um representante da marca PEUGEOT para que lhe apresente a gama dos equipamentos ou acessórios referenciados.
Pode igualmente obter produtos de limpeza e manutenção (exterior e interior) produtos de reposição do nível (líquido de lava-vidros...) e de recargas (cartucho para kit de reparação provisória dos pneus...) a partir da Rede P E U G E O T.
Instalação de emissores de rádio-comunicação
Antes da instalação de emissores de rádio-comunicação como pós-equipamento, com antena exterior no seu veículo, poderá consultar a rede PEUGEOT que lhe apresentará as características dos emissores (banda de frequência, potência de saída máxima, posição da antena,
condições específicas de instalação) que podem ser montadas, de acordo com a Directiva de Compatibilidade Electromagnética Automóvel (2004/104/CE).
Consoante a legislação em vigor nos países, determinados equipamentos de segurança podem ser obrigatórios: os coletes de segurança de alta visibilidade, os triângulos de pré-sinalização, os testes de alcoolemia, as lâmpadas, os fusíveis de substituição, um extintor, um estojo de socorro e os pára-lamas traseiros do veículo.
Page 237 of 378
12
Características técnicas235
A autonomia varia em função das condições climáticas exteriores, dos hábitos de circulação do condutor, da utilização dos equipamentos e do envelhecimento da bateria.
Motorização eléctrica e bateria
Motor eléctrico-
Tecnologia Síncrona de ímanes permanentes.
Potência máxima: norma CEE (kW) * 27
Regime de potência máxima (rpm) 2 500
Binário máximo: norma CEE (Nm) 200
Regime de binário máximo (rpm) 1 250
Rendimento (%) 80 a 90
Bateria de alta tensãoNi-MH (Níquel-Hidreto Metálico )
Tensão (V~) 200
Capacidade energética (kWh/Ah) 1,1 / 5,5
Autonomia (km) 2 (aproximadamente)
* A potência máxima corresponde ao valor homologado no banco do motor segundo as condições definidas pela regulamentação europeia (Directiva 1999/99/CE).