
8
Segurança163
Para que os airbags frontais sejam totalmente efi cazes, respeite as seguintes regras de segurança:
Adopte uma posição sentada normal e ver tical. Coloque o cinto de segurança do seu banco e posicione-o correctamente. Não coloque nada entre os ocupantes frontais e os airbags (criança, animal, objecto, ...). Isso poderia impedir o funcionamento dos airbags ou ferir os ocupantes. Depois de um acidente ou do roubo do veículo, solicite a verificação dos sistemas dos airbags. Qualquer intervenção nos sistemas dos airbags deverá ser efectuada exclusivamente na Rede PEUGEOT ou numa oficina qualificada. Mesmo cumprindo todas as precauções indicadas, não fica excluído o risco de ferimentos ou ligeiras queimaduras na cabeça, no peito ou nos braços, aquando do accionamento de um airbag. Com efeito, o saco enche-se de forma quase instantânea (alguns milisegundos) e, em seguida, esvazia-se no mesmo espaço de tempo, evacuando os gases quentes através dos orifícios previstos para o efeito.
Airbags laterais
Proteja os bancos apenas com coberturas homologadas, compatíveis com o accionamento dos airbags laterais. Para conhecer a gama de coberturas adaptadas ao seu veículo, poderá consultar a rede P E U G E O T. Consulte a rubrica "Acessórios". Não fixe nem cole nada nas costas dos bancos (vestuário...), pois essa situação poderia resultar em ferimentos no tórax ou nos braços ao accionar o airbag lateral. Não aproxime demasiado o tronco da porta.
Airbags frontais
Não conduza agarrando o volante pelos seus raios ou deixando as mãos sobre a caixa central do volante. Não coloque os pés no painel de bordo, no lado do passageiro. Na medida do possível, não fume, porque o enchimento dos airbags pode provocar queimaduras ou riscos de ferimentos devido ao cigarro ou ao cachimbo. Nunca desmonte, fure ou submeta o volante a impactos violentos.
Airbags tipo cortina
Não fixe nem cole nada no tejadilho, pois isso poderia resultar em ferimentos na cabeça ao accionar o airbag tipo cortina. Se presentes no seu veículo, não desmonte as pegas de fixação implantadas no tejadilho, pois estes elementos auxiliam a fixação dos airbags de cortina.

168Condução
Ajuda ao arranque em zona inclinada
Em subidas, com o veículo imobilizado, este é mantido durante um cur to período de tempo aquando da liber tação do pedal de travão, se o selector de velocidades estiver naposição A ou M.
Em descidas, com o veículo imobilizado e marcha-atrás engrenada, este é mantido durante um cur to período de tempo, aquando da liber tação do pedal de travão.
Anomalia de funcionamento
Quando ocorre uma anomalia no sistema, os avisadores acendem-se. Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Sistema que mantém o veículo imobilizado por um curto espaço de tempo (cerca de 2 segundos) aquando de um arranque numa zona inclinada, o tempo suficiente para passar do pedal de travão para o pedal do acelerador. Esta função só está activa quando: - o veículo está completamente imobilizado com o pé no pedal de travão. - em certas condições de inclinação. - a porta do condutor se encontra fechada. A função de ajuda ao arranque em zona inclinada não é desactivável.
Não saia do veículo durante a fase de
manutenção temporária de ajuda ao arranque em zona inclinada. Se necessitar de sair do veículo com o sistema híbrido activado, accione manualmente o travão de estacionamento. Depois certifique-se de que o avisador do travão de estacionamento e o avisador P no manípulo (do travão eléctrico) se encontram acesos de forma fixa.

9
173
Condução
Limitador de velocidade
Os comandos deste sistema estão reunidos na alavanca A . 1. Comando de selecção do modo limitador 2. Tecla de diminuição do valor programado 3. Tecla de aumento do valor programado 4. Tecla de ligar/desligar a limitação
As informações programadas estão agrupadas no ecrã do quadro de bordo. 5. Indicação de ligar/desligar a limitação 6. Indicação de selecção do modo limitador 7. Valor da velocidade programada
Comandos no volante Visualizações no quadro de
bordo
O ligar do limitador é manual: ele necessita de ligar do limitador é manual: ele necessita de ligaruma velocidade programada de pelo menos 30 km/h.
O anular do limitador é obtido por acção anular do limitador é obtido por acção anularmanual no comando.
O valor da velocidade programada permanece em memória após desligar a ignição.
Sistema que impede a ultrapassagem da velocidade do veículo ao valor programado pelo condutor. Velocidade limite atingida, o pedal do acelerador não produz qualquer efeito, ao pressionar com força o pedal do acelerador, é então possível ultrapassar momentaneamente a velocidade programada. Para voltar à velocidade programada, basta diminuir a uma velocidade inferior à programada soltando o acelerador.
O limitador não pode, em caso algum,
substituir o respeito pelas limitações de velocidade, nem a vigilância, nem a responsabilidade do condutor.
Estas informações são igualmente apresentadas no dispositivo de informações visuais centradas no horizonte visual. Para obter mais informações, consulte a rubrica "Dispositivo de informações visuais centradas no horizonte visual".

176Condução
Regulador de velocidade
Os comandos deste sistema estão reunidos no manípulo A . 1. Comando de selecção do modo regulador 2. Tecla de programação de uma velocidade/de diminuição do valor programado 3. Tecla de programação de uma velocidade/de aumento do valor programado 4. Tecla de desligar/recuperar a regulação
As informações programadas estão agrupadas no ecrã do quadro de bordo. 5. Indicação de desligar/recuperar a regulação 6. Indicação de selecção do modo regulador 7. Valor da velocidade programada
Comandos no volante Visualizações no quadro de
bordo
O accionamento do regulador é manual: necessita de uma velocidade mínima do veículo de 40 km/h, bem como do engrenamento da segunda velocidade em condução sequencial (posição M ).
A desactivação do regulador é obtida por acção manual no comando ou por acção nos pedais de travão ou em caso de início do sistema de "controlo dinâmico de estabilidade" por motivos de segurança.
Pressionando fortemente o pedal do acelerador, é possível ultrapassar momentaneamente a velocidade programada. Para voltar à velocidade programada, basta então diminuir a pressão no pedal do acelerador.
Desligar a ignição anula qualquer valor de velocidade programado.
Sistema que mantém automaticamente a velocidade do veículo no valor programado pelo condutor, sem acção no pedal do acelerador.
O limitador não pode, em caso algum, substituir o respeito pelas limitações de velocidade, nem a vigilância, nem a responsabilidade do condutor.
Estas informações são igualmente apresentadas no dispositivo de informações visuais centradas no horizonte visual. Para obter mais informações, consulte a rubrica "Dispositivo de informações visuais centradas no horizonte visual".

184Condução
A desactivação da ajuda ao estacionamento é obtida: - quando é desengrenada a marcha-atrás, - quando a velocidade é superior a 10 km/h para a frente, - quando o veículo está parado durante mais de três segundos com marcha para a frente.
Neutralização
Prima o botão A , a luz avisadora acende-se, o sistema é totalmente neutralizado.
Anomalia de
funcionamento
Em caso de defeito no funcionamento, ao engrenar a marcha-atrás, este avisador surge no painel e/ou é apresentada uma mensagem no ecrã multifunções, acompanhada por um sinal sonoro (bip curto). Consultar a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
O sistema será neutralizado automaticamente em caso de presença de um engate de reboque ou de montagem de um suporte para bicicletas (veículo equipado com um reboque ou um suporte para bicicletas recomendado pela PEUGEOT).
Com mau tempo ou no Inverno, assegure-se de que os sensores não estão cobertos por lama, gelo ou neve. Ao engrenar a marcha- atrás, um sinal sonoro (bip longo) indica que os sensores podem estar sujos. Quando o veículo se desloca a uma velocidade inferior a 10 km/h, determinadas fontes sonoras (motos, camiões, martelos pneumáticos, ...) podem fazer disparar os sinais sonoros de ajuda ao estacionamento.
O sistema de ajuda ao estacionamento não pode, em caso algum, substituir a vigilância e a responsabilidade do condutor.
Reactivação
Prima novamente o botão A , a luz avisadora apaga-se, o sistema é reactivado.

9
185
Condução
Câmara de marcha-atrás
Limpe periodicamente a câmara de marcha-atrás com uma esponja ou um pano macio. Em caso de lavagem num estação de lavagem a alta pressão, mantenha a agulheta a 30 cm da câmara.
Este sistema é uma ajuda à condução, mas não substitui a vigilância nem a responsabilidade do condutor, que deve conservar sempre o controlo do veículo.
Uma câmara de marcha-atrás é activada automaticamente ao passar para marcha-atrás. O retorno visual a cores da traseira do veículo
é efectuado no ecrã de navegação.
Consoante a versão, são exibidos igualmente traços de cor no ecrã: - Os traços verdes representam a direcção geral do veículo. - Os traços vermelhos representam a distância de aproximadamente 30 cm após o limite do pára-choques traseiro do seu veículo. O sinal sonoro torna-se contínuo a
partir deste limite. - Os traços azuis representam o raio de viragem máximo.

186Condução
Medição de lugar disponível
Após a medição do lugar de estacionamento disponível entre dois veículos ou obstáculos este sistema apresenta informações sobre: - a possibilidade de estacionamento num lugar livre, em função das dimensões do seu veículo e das distâncias necessárias para efectuar as manobras, - o nível de dificuldade da manobra a efectuar. O sistema não mede os lugares cujo espaço é nitidamente inferior ou superior ao tamanho do veículo.
Visualização no quadro de bordo
O avisador de medição de espaço disponível pode apresentar três estados diferentes:
- apagado: a função não está seleccionada. - aceso fixo: a função está seleccionada mas as condições de medição ainda não estão reunidas (indicador de mudança de direcção desligado, velocidade demasiado elevada) ou a medição já terminou. - intermitente: a medição está em curso ou a mensagem é apresentada.
Pode activar a função de medição de espaço disponível através do comando A . O acendimento fixo do avisador indica a selecção da função.

9
187
Condução
Funcionamento:
Identificou um lugar disponível: Prima o comando A para activar a função. Ligue o indicador de mudança de direcção do lado do lugar que pretende medir. Durante a medição, avance ao longo do lugar, a uma velocidade inferior a 20 km/h, para se preparar para efectuar a manobra. O sistema mede então o tamanho do lugar. O sistema indica o grau de dificuldade da manobra, através de uma mensagem no ecrã multifunções, acompanhada por um sinal sonoro.
A função apresenta as seguintes mensagens:
Estacionamento possível
Estacionamento difícil
Estacionamento não aconselhado
A função desactiva-se automaticamente: - a passagem da marcha-atrás, - quando a ignição é desligada, - ao fim de um espaço de cinco minutos após a activação da função ou após a última operação de medição, - se a velocidade do veículo ultrapassar o limite de 70 km/h durante um minuto.
- A função permanece disponível após cada medição, podendo assim medir vários lugares sucessivamente. - Em condições atmosféricas adversas e no Inverno, certifique-se de que os sensores não estão cobertos por sujidade, gelo ou neve. - A função de medição de espaço disponível desactiva a ajuda ao estacionamento à frente, durante a medição em marcha à frente.
Em caso de problema de funcionamento, solicite a verificação do sistema pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Se a distância lateral entre o veículo e o lugar for demasiado grande, o sistema pode ficar inoperante.