
2- 14 Conduzindo o seu HYUNDAI
C120A03A-APT
SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI- BLOQUEIO (Se instalado)
O sistema de travagem anti-bloqueio
(ABS) destina-se a evitar o bloqueio de uma roda durante uma travagem de emergência ou em pisos muito irregulares. Um computador controlaa velocidade das rodas e a pressão do óleo aplicada a cada uma das rodas. Nestas circunstâncias, numasituação de emergência, o ABS aumentará a segurança durante as travagens.
NOTA:
o Durante a operação do ABS (ESP), poderá sentir pequenos impulsos no pedal do travão quando aplicar os travões. Poderá igualmenteouvir um ruído no compartimento do motor durante a travagem. Estas situações são normais eindicam que o sistema de travagem anti-bloqueio (Elec- tronic Stability Program –Programa Electrónico de Estabilidade) está a funcionar correctamente.
o Conduzir por cima da água pode
humedecer os travões. Tambémpodem ficar húmidos quando ocarro é lavado. Os travões húmidos não são fiáveis!! Com os travões molhados, o seu carro não travarátão bem quanto o desejável e, além disso, podem bloquear. Para secar os travões, deve pressionaro pedal suavemente, repetidas vezes, até que os travões voltem ao normal, tendo o cuidado,durante esta operação, de manter o carro sob controlo. Se, depois desta operação, os travões nãovoltarem ao normal, pare assim que puder, como medida de segurança, chame o seu serviçoHYUNDAI para lhe resolver o problema.
o Não desça um piso muito inclinado sem ter uma mudança engrenada, pois pode ser perigoso. Use ostravões para diminuir a ve- locidade e meta uma mudança mais baixa para que, desta forma, possautilizar a capacidade de travagem do motor.
o Não conduza com o pé "em cima" do pedal do travão. Descansar opé em cima do pedal do travão pode ser perigoso pois poderesultar num sobreaquecimento dos travões e, consequentemente, naperda de eficiência. Além disso, faz com que o tempo de duração dos componentes seja encurtado.
o Se tiver um furo enquanto for a
conduzir, carregue suavementeno travão e mantenha o carro alinhado enquanto abranda. Quando a velocidade já fôrsuficientemente lenta para uma total paragem segurança, encoste á berma e estacione o carro numlocal seguro.
o Se o carro estiver equipado com caixa de velocidades automática,não o deixe deslizar lentamente
quando parar, trave-o.
o Quando parar num piso inclinado, tenha cuidado. Engrene a mudançana posição "P" ( para caixasautomáticas ) ou em 1ª, se a caixa for manual e utilize o travão de mão. Se for numa curva a descer,vire as rodas para o lado de fora da estrada de modo a manter o veículo fora da via de rodagem epará-lo. Na mesma situação, mas numa recta, deve pôr um calço nas rodas para as bloquear.

Conduzindo o seu HYUNDAI 2- 15
!
o Durante o funcionamento do
sistema ABS (ESP), poderá sentir- se um ligeiro pulsar ou vibraçãono pedal dos travões, durante travagens bruscas ou quando o piso da estrada é muito irregu-lar. Poderá também ouvir-se um ruído no compartimento do mo- tor. Estas situações são normaise indicam que o ABS está a funcionar em condições. AVISO:
O seu ABS não evitará acidentes
causados por manobras perigosas. Mesmo que o controlo do veículotenha melhorado durante situações de travagem de emergência, mantenha sempre uma distânciasegura entre o seu veículo e outros objectos.
A velocidade deve ser sempre
reduzida quando as condições daestrada são precárias.
As distâncias de travagem dos
veículos equipados com ABS (ESP) podem ser maiores nas seguintescondições:
o Conduzir em piso irregular, arenoso ou neve.
o Conduzir com correntes de neve.
o Conduzir em estradas onde o pavimento está escorregadio ouexistam desníveis no pavimento. As condições de segurança oferecidas pelo sistema ABS (ESP) nunca devem ser ensaiadas numacondução a alta velocidade ou em curvas. Com esses ensaios apenas estaria a pôr em risco a suasegurança e a de terceiros.

2- 16 Conduzindo o seu HYUNDAI
C130A01LZ-APT
PROGRAMA ELECTRÓNICO DE ESTABILIDADE (ESP) (Se instalado)
Ao conduzir em estradas com pouca aderência, o programa electrónico deestabilidade (ESP) evita que as rodas patinem excessivamente, ajudando assim o veículo a acelerar. Permitetambém um melhor controlo da aderência e da direcção ao fazer curvas. C310A01TBControlo de Deslizamento (SLIP)
Evita que as rodas patinem
excessivamente no arranque ou aofazer curvas em aceleração em pisos com pouca aderência, de modo a não perder a aderência ao solo das rodasda frente. Conselhos para a Condução
O ESP não aplica os travões de forma
activa. Certifique-se de que reduz suficientemente a velocidade antes de entrar numa curva.
!
CUIDADO:
Quando o indicador do ESP começa
a "piscar" isso indica que o controlo de deslizamento (SLIP) foi desactivado. Indica também que a estrada está escorregadia ou que oveículo está a acelerar excessivamente. Nesta situação, reduza a pressão no acelerador emantenha uma velocidade moderada.! AVISO:
O programa electrónico de
estabilidade é apenas um auxiliar para a condução; devem sempre ser observadas todas as precauçõesnormais ao conduzir com condições climatéricas adversas e em estradas com pouca aderência.
C130B01LZ-APT
Ligar e desligar o modo ESP
Quando o ESP está activado, o
indicador do ESP no painel deinstrumentos "pisca".
Se desactivar o sistema premindo o
interruptor ESP, o indicador ESP-OFF,acende-se e mantém-se acesso.Quando o ESP está desactivado, o controlo de deslizamento (SLIP) também está desactivado. Ajuste asua condução de forma adequada. Para voltar a ligar o sistema, prima novamente o interruptor. O indicadorESP-OFF apaga-se.

Conduzindo o seu HYUNDAI 2- 17
NOTA:
1) O modo ESP é ligado automaticamente quando o mo- tor é desligado e, em seguida,novamente posto em funcionamento.
2) Quando o programa electrónico de estabilidade está a funcionar correctamente, poderá sentir umaligeira pulsação no veículo, que resulta unicamente do controlo dos travões, não indicando porisso nada de anormal.
3) Quando o motor é posto em
funcionamento, é ouvido um"clique" no compartimento do motor; que é apenas provocado pela verificação do sistema decontrolo de tracção.
4) Se premir o acelerador ao sair de uma zona com lama ou neve, a velocidade do motor poderá não aumentar imediatamente, devidoà acção do ESP. C310D01LZ-APT
Indicadores e Avisos
Os indicadores devem acender-se
quando a ignição é ligada (ON) ou omotor posto em marcha (START) e devem apagar-se após decorridos 3 segundos. Se os indicadores não se acenderem,
ou se o indicador ESP ou ESP-OFFnão se apagar ao fim de 3 segundos, o sistema deverá ser verificado por um concessionário autorizado.
Caso ocorra qualquer situação anormal
no sistema durante a condução, o indicador ESP-OFF acende-se como aviso.
Se o indicador ESP-OFF se acender,
conduza o veículo até um lugar seguro,estacione e desligue o motor.
Em seguida, ponha o motor novamente
em funcionamento e verifique se oindicador ESP-OFF se apaga.
Se o indicador se mantiver aceso
mesmo depois do motor ser novamenteposto em funcionamento, o veículodeverá ser verificado por um concessionário Hyundai autorizado. NOTA:
1) Quando o indicador ESP-OFF se
acende, o programa electrónico de estabilidade éautomaticamente desactivado por razões de segurança.
2) Esta função de segurança não funciona quando o condutor selecciona o modo ESP-OFF.
C140A01A-GPT CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA Pode economizar bastante combustível se seguir estasindicações:
o Conduza devagar. Acelere moderadamente. Não faça grandes acelerações nem travebruscamente, tente manter uma velocidade constante. Não acelere com semáforos vermelhos. Tenteajustar a velocidade à velocidade do trânsito para assim não precisar de fazer alterações de velocidadedesnecessárias. Evite, sempre que possível, tráfego congestionado.

2- 18 Conduzindo o seu HYUNDAI
para a economia de combustível.
o Não deixe o motor ao ralenti para
além do tempo necessário. Se estiver parado (sem ser notráfego), desligue o motor e voltea ligar só quando se preparar para partir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita de um longo período de aquecimento. Assim que o motoresteja a trabalhar, pode arrancar com o carro. Contudo, em climas mais frios, é aconselhável fazerum aquecimento prévio, durante algum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços emmudanças muitos altas conduzindo a baixa velocidade. Quandoconduzir a uma velocidade mais moderada, deve utilizar uma mudança mais baixa.Sobrecarregar o motor é, pois, obrigá-lo a trabalhar em rotações mais baixas que as dos limitesrecomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha com a força do motor, a economia de combustível é reduzida quandoutilizado.
o Certifique-se do alinhamento correcto
do eixo das rodas. O alinhamento incorrecto pode causar um desgaste prematuro dos
pneus, para além do consumoexcessivo de combustível.
o Mantenha o seu automóvel em boas condições. Para uma maioreconomia de combustível e reduzidos custos de manutenção, mantenha o seu carro de acordocom o plano de manuntenção descrito no capítulo 5. Quanto mais severas forem as condições decondução, mais frequente deve ser a manutenção do seu veículo. (Ver capítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço maiscuidado de limpeza ou prevenção de materiais corrosivos, recorra ao seu serviço HYUNDAI. Éespecialmente importante que resíduos como a lama, pó, gelo, etc. não se acumulem na parteinferior do car- ro, pois este peso extra pode levar a um maior consumo de combustível e tambémpode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso possível. O peso é um inimigo
Mantenha-se sempre a uma distância segura dos veículos que o precedem para evitar travarrepentinamente, o que causará um desgaste nos travões.
o Conduza a uma velocidade moderada. Quanto mais depressa conduzir, mais combustível gasta.Conduzir a uma velocidade moderada, especialmente em auto- estradas, é uma das formas maiseficazes de economizar combustível.
o Nunca descanse o pé em cima dos pedais de embraiagem ouacelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque-cimento dos travões, também irá aumentar o consumo de combustível. Poderá, ainda,reduzir-lhes eficácia, levando ás mais sérias consequências.
o Tenha sempre a preocupação de verificar o estado dos seus pneus. Mantenha a pressão recomendada,pois a pressão incorrecta, quer seja superior ou inferior, resulta num desgaste prematuro dos pneus. Reveja a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.

Conduzindo o seu HYUNDAI 2- 19
C150A01A-APT
ADERÊNCIA NAS CURVAS
Evite travar ou engrenar mudanças
nas curvas, especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com uma aceleração moderada. Seguindo esteconselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus.
C160A01A-APT
CONDUÇÃO DE INVERNO
No Inverno, as condições climatéricas
mais severas podem trazer problemaspara a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizarestes problemas da condução de Inverno, siga os seguintes conselhos: C160B01A-GPT
CONDIÇÕES DE GELO OU NEVE
Para conduzir em neve profunda, é
necessário utilizar pneus próprios para a neve ou protegê-los com correntes. Caso os pneus para a neve sejam necessários, é importante seleccionarpneus equivalentes em tamanho e tipo aos originais. A selecção errada dos pneus poderá afectar a segurançada viatura e a sua manutenção. Por outro lado, acelerações rápidas, travagens, guinadas bruscas, tambémpoderão ser muito perigosas. Durante a desaceleração, tra-ve com o motor. Travagens bruscas na neve ou nogelo podem levar o carro a perder aderência, por isso,convém que mantenha uma distânciasuficientemente segura em relação ao carro da frente, para além de travar muito suavemente. Lembre queas correntes dão mais força ao veículo mas não impedem de perder a aderência.
NOTA: O uso de correntes não é permitido
em todos os locais. Antes de as utilizar, reveja a legislação de cada localidade sobre o assunto. C160C01A-APT UTILIZE ANTICONGELANTE DE ALTA QUALIDADE O seu HYUNDAI vem provido de fábrica com anticongelante de altaqualidade no sistema de refrigeração. É o único tipo de anticongelante que deve ser utilizado porque previne aóxidação dos componentes do sistema de refrigeração, lubrifica a bomba de água e evita ocongelamento. Verifique sempre o nível do anticongelante, de acordo com as instruções do Capítulo 5. Antes de começar o Inverno, deve rever o nível do anticongelante, de modo a prevenir antecipadamente astemperaturas do Inverno. C160D01A-APT CONTROLE DA BATERIA E DOS CABOS O Inverno aumenta o consumo da sua bateria. Inspeccione visual-mente abateria e os cabos conforme é indicado no Capítulo 6. O nível de carga da bateria deve ser verificado pelo seuserviço HYUNDAI.

2- 22 Conduzindo o seu HYUNDAI
C190A01A-GPT
REBOCAR UM ATRELADO OU UM VEÍCULO
Se tenciona rebocar com o seu
veículo, certifique-se primeiro de que o conjunto veículo e reboque cumprem os requisitos legais em vigor no país. C190B01S-APT
GANCHOS PARA REBOQUE
Seleccione o gancho e a articulaçãode encaixe certificando-se dacompatibilidade entre ambas as peças, tanto no seu veículo como no reboque. Utilize um gancho nãoequalizador que tenha a lingueta de carga centrada uniformemente, em relação ao chassis de veículo.O gancho deve ser encaixado nocarro com toda a segurança pelo quedeve ser instalado por um técnico qualificado. NÃO UTILIZE GANCHOS PARA INSTALAÇZÃOTEMPORÁRIA UEM DE FIXAÇÃO AO PÁRA-CHOQUES. NOTA: Se rebocar um atrelado ou um veículo, o seu automóvel necessitará de um melhor e maisfrequente serviço de manutenção, devido ao peso adicional. Refira-se ao capítulo "Manutenção em condições de difícil utilização", pág. 5-7.
CUIDADO:
Não realize nenhuma actividade de reboque durante os primeiros 2,000 Kms. Se não respeitar esteprocedimento, poderá provocar sérios danos no motor e transmissão de seu automóvel.
!
C190C02F-GPT
TRAVÕES DE REBOQUE
Se o seu reboque está equipado com
um sistema de travões certifique-se de que está em conformidade com as regulamentações locais e assegure- se de que está devidamente instaladoe a funcionar correctamente. AVISO:
o Nunca conectar o sistema de travões do atrelado directamenteao sistema de travões de veículo.
o Quando rebocar um atrelado circulando por pisos inclinados(excedendo 6%) preste muitaAVISO no manómetro de temperautura de água no motor para se certificar de que o motornão aquece demasiado. Se o ponteiro do manómetro de temperatura se mover em direcçãoa "H" (HOT), pare o carro e encoste rapidamente e mantenha o motor em ralentim até arrefecer.Poderá seguir viagem uma vez o motor suficientemente arrefecido.!

2- 24 Conduzindo o seu HYUNDAI
CUIDADO:
As especificações a seguir
indicadas são as recomendadas para rebocar um atrelado. O pesode carga do atrelado não pode exceder os valores no quadro abaixo.
5. Vão máximo permitido no ponto de engate : 690 mm. C190F02A-GPT
CONSELHOS PARA REBOCAR
1. Antes de rebocar, verifique o estado
do gancho e correntes de segurança bem como o bom funcionamento das luzes avisadoras (travões, mudança dedirecção e de presença).
2. Conduza o veículo sempre a uma
velocidade moderada (menos de100 Kms/H).
3. Rebocar um atrelado requer mais
combustível do que em condições normais de condução.
4. A fim de manter a eficiência de redução do motor e o rendimentode carga eléctrica não utilize a 5 a
velocidade (ca. velocidades manu- al) ou "overdrive" (caixa automática).
HTB312
C190E02L
Peso bruto da
barra Peso bruto do
veículo
Ponto de união Gancho
44
(97)
Sem travões Atrelado
700 (1.543)
1000 (2.204)
1.100 (2.425)
1.100 (2.425) 900(1.984)
1.100 (2.425) 450(992)
Transmissão
manual
Transmissão automática
1,1L 1,4L 1,6L
Diesel
1,4L1,6L
Com
tra- vões kg. (Lbs)
Carga máxima
rebocável
AVISO:
Uma distribuição imprópria da carga no interior do atrelado e do seu carro pode afectar seriamente a per-formance da direcção e dos travões causando um grave acidente.!!