2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
22CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA
C140A02A-APT Pode economizar bastante combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere
moderadamente. Não faça grandes acelerações nem trave bruscamente,tente manter uma velocidade constante. Não acelere com semáforos vermelhos. Tente ajustara velocidade à velocidade do trânsito para assim não precisar de fazer alterações de velocidadedesnecessárias. Evite, sempre que possível, tráfego congestionado. Mantenha-se sempre a umadistância segura dos veículos que o precedem para evitar travar repentinamente, o que causará umdesgaste nos travões.
o Conduza a uma velocidade
moderada. Quanto mais depressaconduzir, mais combustível gasta. Conduzir a uma velocidade moderada, especialmente em auto-estradas, é uma das formas mais eficazes de economizar combustível. o Nunca descanse o pé em cima dos
pedais de embraiagem ou acelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque- cimento dos travões, também irá aumentar oconsumo de combustível. Poderá, ainda, reduzir-lhes eficácia, levando ás mais sérias consequências.
o Tenha sempre a preocupação de verificar o estado dos seus pneus.Mantenha a pressão recomendada,pois a pressão incorrecta, quer seja superior ou inferior, resulta num desgaste prematuro dos pneus.Reveja a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.
o Certifique-se do alinhamento correcto do eixo das rodas.O alinhamento incorrecto pode causar um desgaste prematuro dospneus, para além do consumo excessivo de combustível. o Mantenha o seu automóvel em boas
condições. Para uma maior economia de combustível e reduzidos custos de manutenção, mantenha o seu carro de acordo com o plano demanuntenção descrito no capítulo 5. Quanto mais severas forem as condições de condução, maisfrequente deve ser a manutenção do seu veículo (Ver capítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço mais cuidado delimpeza ou prevenção de materiaiscorrosivos, recorra ao seu serviço HYUNDAI. É especialmente importante que resíduos como alama, pó, gelo, etc. não se acumulem na parte inferior do car- ro, pois este peso extra pode levar a um maiorconsumo de combustível e também pode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso possível.
O peso é um inimigo para a economiade combustível.
2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
23ADERÊNCIA NAS CURVAS
C150A01A-APT Evite travar ou engrenar mudanças nas curvas, especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com umaaceleração moderada. Seguindo este conselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus.CONDUÇÃO DE INVERNO
C160A01A-APT No Inverno, as condições climatéricas mais severas podem trazer problemas para a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizar estesproblemas da condução de Inverno, siga os seguintes conselhos:
o Não deixe o motor ao ralenti para
além do tempo necessário. Se estiver parado (sem ser no tráfego), desligue o motor e volte a ligar só quando se preparar parapartir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não
necessita de um longo período deaquecimento. Depois de pôr o motor em funcionamento, deixe-o trabalhar durante 10 a 20 segundos antes deengrenar qualquer velocidade. Contudo, em climas mais frios, é aconselhável fazer um aquecimentoprévio, durante algum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja,
não o obrigue a esforços emmudanças muitos altas conduzindo a baixa velocidade. Quando conduzir a uma velocidade maismoderada, deve utilizar uma mudança mais baixa. Sobrecarregar o motor é, pois, obrigá-lo a trabalharem rotações mais baixas que as dos limites recomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha coma força do motor, a economia de combustível é reduzida quandoutilizado.
2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
27
C190A01A-GPT Se tenciona rebocar com o seu veículo, certifique-se primeiro de que o conjunto veículo e reboque cumprem os requisitos legais em vigor no país. REBOCAR UM ATRELADO OU UM VEÍCULO
!
CUIDADO:
Não realize nenhuma actividade de reboque durante os primeiros 2,000 Kms. Se não respeitar este procedimento, poderá provocarsérios danos no motor e transmissão de seu automóvel. C190B01S-APT Ganchos para reboque Seleccione o gancho e a articulação de encaixe certificando-se dacompatibilidade entre ambas as peças, tanto no seu veículo como no reboque. Utilize um gancho não equalizadorque tenha a lingueta de carga centrada uniformemente, em relação ao chas- sis de veículo. O gancho deve ser encaixado no carro com toda a segurança pelo que deveser instalado por um técnico qualificado. NÃO UTILIZE GANCHOS PARA INSTALAÇZÃO TEMPORÁRIANEM DE FIXAÇÃO AO PÁRA- CHOQUES.C190C03Y-GPT Travões de reboque Se o seu reboque está equipado com um sistema de travões certifique-sede que está em conformidade com as regulamentações locais e assegure- se de que está devidamente instaladoe a funcionar correctamente. NOTA: Se rebocar um atrelado ou um veículo, o seu automóvel necessitará de um melhor e mais frequente serviço de manutenção,devido ao peso adícional. Refira-se ao capítulo "Manutenção em condições de difícil utilização",pág. 5-7.
2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
29
C190E02JM
2. O peso bruto total do veículo com o atrelado não deve exceder a repartição do peso bruto do veículo(GVWR) indicado na placa de identificação do veículo (ver pág. 8-2). O peso bruto total carga,gancho, lingueta de carga e outro equipamento opcional.
3. O peso do eixo frontal ou traseiro
nunca deverá exceder arepartição do peso bruto sobre cada eixo (GAWR) indicado naplaca de identificação do veículo (ver pág. 8-2). É possível que o peso da carga a rebocar nãoexceda o GVWR mas exceda o GAWR.
Peso bruto da barra Peso bruto do
veículo
Uma distribuição imprópria da carga no interior do atrelado e/oudemasiada bagagem na bagageira podem sobrecarregar o eixo traseiro. Re-destribua a carga everifique novamente o peso do eixo.
4. A máxima carga vertical estática no sistema de acoplamento é80Kg.
C190E01NFCUIDADO:
As especificações a seguir indicadas são as recomendadaspara rebocar um atrelado. O peso de carga do atrelado não pode exceder os valores no quadroabaixo.
!
5. Vão máximo permitido no ponto de engate : 1,210 mm. Ponto de
união kg. (Lbs)
Com
travões
Sem
travões
Carga máxima rebocável
Gancho
80
(176)
60
(132)
_
Motor
2.0 2.43.3
2.0 Diesel M/T
2.0 Diesel A/T 2.02.43.3
2.0 Diesel Atrelado
1700
(3748)
1100
(2425)
750
(1653)
2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
30
7. A combinação veículo/atrelado émais afectada por ventos cruzados ou laterais. Quando passar por um veículo de maiores dimensões, mantenha uma velocidadeconstante e a direcção a direito. Se existir demasiado vento lateral abrande para sair da turbulência dear provocada pelo outro veículo.
8. Quando estacionar, especialmente
numa colina, siga todas asprecauções normais. Vire as rodas de frente para a periferia, accione o travão de mão firmemente e engatea 1a velocidade ou marcha atrás. Adicionalmente coloque calços nos pneus do atrelado.
9. Verifique os sitema eléctrico dos travões do atrelado.
10.Durante a viagem, verifique ocasionalmente se a carga está segura e se as luzes do atrelado funcionam.
11.Evite arranques e travagens bruscas.
12.Evite mudanças de direcção repentinas.
C090F01Y-GPT Conselhos para rebocar
1. Antes de rebocar, verifique o estado
do gancho e correntes de segurança bem como o bom funcionamento das luzes avisadoras (travões, mudança de direcção e depresença).
2. Conduza o veículo sempre a uma
velocidade moderada (menos de100 Kms/H).
3. Rebocar um atrelado requere mais
combustível do que em condiçõesnormais de condução.
4. A fim de manter a eficiência de
redução do motor e o rendimento decarga eléctrica não utilize a 5a velocidade (cx. velocidades manual).
5. Mantenha os objectos dentro do atrelado devidamente arrumadospara evitar que se desloquem du-rante a condução.
6. Verifique a condição e a pressão de
ar dos pneus do atrelado e do carro.Verifique também o pneu sobressalente.
!AVISO:
Uma distribuição imprópria da carga no interior do atrelado e do seu carro pode afectar seriamente a performance da direcção e dostravões causando um grave acidente.
3
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
3
!
UTILIZAÇÃO DE BATERIA AUXILIAR PARA ARRANQUE DO MOTOR
D020A02A-APT
AVISO:
Utilizar uma bateria para auxiliar o arranque do motor, pode serperigoso!! Siga atentamente estas instruções, caso contrário, poderá ocorrer um acidente ou algum danono veículo. Se não estiver seguro de como seguir estas instruções, procureajuda qualificada. HNF4001
Baterias em paralelo
o A bateria a ser utilizada nesta
operação, será de 12 Volts. Se não puder assegurarse da voltagem da bateria, não a utilize nesta operação.
o Para fazer uma associação em
paralelo de baterias para arranquede motor, siga exactamente as seguintes instruções:
1. Se a bateria de apoio fôr de outro veículo, certifique-se de que os 2veículos não tocam um no outro.
2. Desligue todas as luzes e acessórios desnecessários de ambos osveículos.
3. Ligue os cabos das baterias exactamente como mostra a figurada página anterior. Em primeirolugar, ligue um dos terminais do cabo à bateria descarregada, no borne positivo da bateria.Depois, ligue o outro terminal do mesmo cabo ao borne positivo da bateria de apoio. Em seguida,usando outro cabo, ligue-o ao borne negativo da bateria de apoio, e depois ligue a outra extremidadedeste cabo ao borne negativo da bateria descarregada.
Bateria descar-regada
As baterias dos automóveis contêm ácido sulfúrico que, para além deser venenoso, é altamente corrosivo. Quando tiver que se servir de uma bateria para auxiliar o arranque do motor, coloque uns óculos protectores e tome cuidadopara que não lhe caia ácido sobre a roupa nem sobre o veículo.
o Se, acidentalmente, lhe cair ácido
numa vista ou sobre a pele, tire imediatamente a roupa que possa conter o ácido e lave a zona afectadacom bastante água durante 15 minutos, aproximadamente. Consulte de imediato o médico. Seprecisar de ser transportado de emergência para um centro médico, continue a aplicar água na zonaafectada com uma esponja ou pano.
o O gás libertado pela bateria durante
a operação de utilização de bateriaauxiliar é altamente explosivo. Não fume, nem faça lume nas suas proximidades.
3
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
5
!
5. Se a correia da ventoinha se partir ou
o refrigerante estiver a derramar, pare o motor imediatamente e chame o serviço de assistênciaHYUNDAI mais próximo. AVISO:
Não abra a tampa do radiadorenquanto o motor estiver quente.Isso pode produzir a expulsão da água quente e ocasionar sérias queimaduras.
6. Se não conseguir detectar a causa do sobreaquecimento, espere até que a temperatura volte ao normal. Abra, então, cuidadosamente atampa do radiador e adicione água ao radiador até alcançar o meio da marca de nível.
7. Proceda com cuidado, e esteja atento
a qualquer sinal de aquecimento. Seo motor sobreaquecer de novo, chameo Serviço de Assistência HYUNDAI mais próximo.
! CUIDADO:
Uma grande perca de líquido refrigerante, significa que existe uma fuga dentro do sistema de refrigeração que deverá ser veri-ficado urgentemente pelo Serviço de Assistência HYUNDAI.
PNEU SOBRESSELENTE
D040A01NF-GPT As seguintes instruções deverão ser observadas para uma roda normal: Verifique a pressão logo que possa, depois de ter colocado a roda sobressalente, ajustando-a à pressão adequada. A referida pressão deveráser verificada periódicamente enquanto a roda permanecer armazenada. Pressão da roda sobressalente Medida do pneu Pressão Medida Grande220 kPa (32 psi)
!AVISO: (Apenas motores Diesel)
Nunca trabalhe no sistema de injecção quando o motor estiver a trabalhar ou durante os primeiros 30 segundos depois de ter parado omotor. A bomba de alta pressão, a rampa de injecção, os injectores e as tubagens de alta pressão contêmcombustível a alta pressão mesmo depois do motor ter parado. O jacto de combustível originado por umafuga de combustível pode provocar ferimentos graves, se entrar em contacto com o corpo. Pessoas queutilizem pacemakers não se devem aproximar a menos de 30cm da ECU ou da cablagem do motor quando omotor está a trabalhar, uma vez que as correntes no sistema de Common Rail produzem campos magnéticosde intensidade considerável.
3 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
6MUDANÇA DE UMA RODASE TIVER UM FURO
D060A01A-APT O procedimento que se descreve nas próximas páginas, pode utilizar-se tanto para trocar as rodas, como para mudá-las quando estão furadas.Quando se preparar para mudar uma roda furada, verifique se a alavanca das mudanças está em "P" (aut) oumarcha atrás (mecânica) e o travão de mão accionado, então:
D050A01A-APT Se um pneu se fura enquanto conduz:
1. Tire o pé do acelerador e deixe que
a viatura continue em frente. Não carregue no travão, nem tente sair da estrada, pois isto poderá causar perca de controlo do veículo.Quando o veículo alcançar uma velocidade prudente, trave cuidadosamente e saia da estrada.Afaste-se da estrada tanto quanto possível e pare num solo nivelado e firme. Se segue numa auto-estradaestacione na berma e aguarde auxílio.
2. Quando o veículo parar, acenda os sinalizadores de emergência(hazzard), accione o travão de mão/ estacionamento ou coloque o se-lector em"P"(aut) ou engrene a marchaatrás(caixa-mecânica).
3. Faça com que todos os passageiros saiam do veículo. Assegure-se dasua saída pelo lado oposto ao do trânsito.
4. Troque a roda de acordo com as seguintes instruções. D060A01NF
D040B01NF-APT Preparar o Pneu Sobressalente
Para retirar o pneu sobressalente do seu local de arrumação, remova acaixa do kit de ferramentas e retire o parafuso de fixação rodando-o no sentido contrário aos ponteiros dorelógio. Para recolocar a roda sobressalente no respectivo compartimento, apertefirmemente com os dedos a porca de fixação até que não sinta folga. HNF4008