1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
167CUIDADOS COM OS DISCOS
Arrumação Os discos devem ser colocados nas respectivas caixas e guardados emlocal fresco, ao abrigo do sol, calor e poeira, quando não estiverem a ser utilizados.Não agarre nem puxe o disco para fora quando este estiver entrar no aparelho por acção do mecanismo decarregamento automático.
B850A02F-APT Como manuseá-los Segure no disco como mostra a figura. Não deixe cair o disco. Segure-o de forma a não deixar dedadas. Se asuperfície estiver riscada, o leitor poderá saltar as faixas. Não fixar fita cola, papéis ou etiquetas autocolantes.Não escreva no disco. Discos Danificados Não tente tocar discos danificados, deformados ou rachados, pois pode danificar o mecanismo de leitura. B850A01L
B850A02L
Mantenha os Discos Limpos Dedadas, poeira ou qualquer sujidade na superfície do disco provocamgeralmente o saltar de faixas. Limpe a superfície do disco com um pano limpo e macio. Se a superfície se apresentarmuito suja, utilize um pano embebido numa solução de detergente neutro e suave. Ver desenho.
1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
168CUIDADOS A TER COM O LEITOR DE CASSETES
B860A01NF
o Tenha a certeza que a etiqueta lateral da cassete não está descolada ou rasgada, pois esse facto poderá dificultar a expulsão da cassete.
o Não suje ou toque nas fitas das cassetes.
o Nunca deixar uma cassete dentro
do leitor, quando não estiver a serouvida, poderá dar origem a danos tanto no aparelho como na cassete.
o É desaconselhável o uso de
cassetes de duração superior a 60minutos. As de 120 ou 180 minutos, não oferecem as condições ideiaisde audição, no automóvel. o Mantenha objectos magnetizados,
como motores electricos, altifalantesou transformadores, afastados do sistema au dio.
o Guarde as cassetes em lugar fresco e seco, com a abertura voltada parabaixo, evitando assim que as poeiras entrem no corpo das cassetes.
o Evite rebobinar repetidamente uma musica especifica ou uma secçãoda fita da cassete. Pode dar origema alteração da qualidade de magnetização ou pressão interior excessiva. Se isto acontecer, podenalgumas vezes ser corrigido pela acção de rebobinar em sentido contrário àquele que foi feito, doprincipio para o fim daquela cassete, algumas vezes seguidas. Se este estratagema não derresultado, não volte a usar a cassete no equipamento audio do seu carro.
SR040B1-FP Se tiver um cuidado apropriado com o seu leitor de cassetes, as suascassetes durarão mais tempo e aumentará o seu prazer de audição. Proteja sempre as suas cassetes e ascaixas destas, da luz solar directa, temperatura excessivamente baixa ou poeiras. Quando não estiverem a serutilizadas, as cassetes devem ser sempre arrumadas na caixa protectora que as acompanham.Quando a temperatura do veiculo for muito alta ou muito baixa, espere até esta estar normalizada, antes de ligaro equipamento audio. B860A01L
1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
169
o A cabeça do leitor e respectivos encaixes, irão acumular residuos, que podem resultar na deterioração da qualidade sonora, tal como redução de velocidade de leitura.Devem, portanto, ser limpos de mês a mês, usando liquidos existentes no mercado, próprios para o efeito.Seguir correctamente as instruções do fabricante e nunca olear qualquer parte do aparelho audio.
o Verificar se a cassete está em perfeitas condições antes de acolocar no aparelho. Fazer rodar afita da cassete com um lápis, se esta estiver laça.
B860A03L
ANTENA
B870D02Y-GPT Antena de Vidro Quando o interruptor do rádio é ligado quando a chave de ignição está na posição "ON" ou "ACC", a sua viaturarecebe ambos os sinais de difusão AM e FM através da antena existente no vidro traseiro. HNF2189
Cabeça
CotoneteB860A02L
NOTA: Antes de inserir a cassete verifique a fita. Se a fita estiver solta aperte-agirando um dos eixos com a ajuda de um lápis ou de um dedo. Se a etiqueta estiver a cair não ponha acassete a tocar, a fita poderá embaraçar-se no mecanismo de rotação quando tentar ejectá-la.Não deixe a cassete deitada exposta ao sol ou à humidade, tal como no tablier ou no toca cassetes.
2
QUE FAZER NUMA EMERGÉNCIA
2
Antes de ligar o motor ................................................... 2-3
Combinação interruptor da ignição ................................ 2-3
Posições da chave na ignição ...................................... 2-4
Arranque ........................................................................ 2-5
Operação de uma caixa de velocidades manual .......... 2-7Transmissão automática (4 A/T, 5A/T).......................2-10
Sistema de travagem antibloqueio .............................. 2-15
Programa electrónico de estabilidade (ESP) ...............2-16
Sistema de assistência ao estacionamento em marcha-atrás ........................................................... 2-18
Práticas para uma boa travagem ................................ 2-21
Conduzir na forma economica.................................... 2-22
Aderência nas curvas ................................................. 2-23
Condução de inverno .................................................. 2-23
Viagens em auto-estradas .......................................... 2-26
Uso de l uzes ............................................................... 2-26
Rebocar um atrelado ou um veículo ............................2-27
2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
3ANTES DE LIGAR O MOTOR
C020A02O-GPT Antes de ligar o motor deve sempre:
1. Verificar se à volta do seu automóvel não existem manchas de óleo ou água, pneu furado ou qualquer outra indicação de possível problema.
2. Ao entrar no carro, verifique se o
travão de mão está accionado.
3. Verificar se todas os vidros e luzes
estão limpos.
4. Verificar se os espelhos interiores e exteriores estão limpos e na posição correcta.
5. Verificar se o seu banco, costas do banco e apoio da cabeça, estão naposição correcta.
6. Fechar todas as portas.
7. Colocar o cinto de segurança e
certificar-se de que todos os passageiros também o colocaram.
8. Apague as luzes e outros acessórios
que não vai utilizar.
9. Quando ligar a ignição para "ON", verifique se todas as luzes de avisoestão a operar correctamente e setem combustível suficiente. C030A01A-GPT Para pôr o motor em funcionamento Antes de pôr o motor em funcionamento.
o Se o seu Hyundai estiver equipado
com uma caixa de velocidades manual, coloque a alavanca dasmudanças na posição neutral (ponto morto) e carregue o pedal da embraiagem até ao fundo.
o Se o seu Hyundai estiver equipado com uma caixa de velocidadesautomática, coloque a alavanca dasmudanças na posição "P" (PARK).
o Para pôr o motor em funcionamento,
insira a chave da ignição, girando-aaté à posição "START" e largue-a logo que se aperceba que o motor está em funcionamento. Nãomantenha a chave de ignição mais do que 15 segundos na posição "START".
NOTA: Para sua segurança, o motor só arranca se a alavanca das mudanças estiver nas posições "P" ou "N" (Seestiver equipado com transmissão automática).
10. Verificar o correcto funcionamento
das luzes de aviso e lâmpadas com a chave na ignição na posição "ON". COMBINAÇÃO INTERRUPTOR DA IGNIÇÃO
!
!
AVISO (MOTOR DIESEL):
Para garantir que existe vácuo suficiente no sistema de travagem durante o arranque do motor em condições de tempo frio, énecessário deixar o motor funcionar ao ralenti durante alguns segundos após este entrar em funcionamento.
AVISO:
Utilize sempre sapatos adequados para conduzir o seu veículo.O calçado desadequado (como sapatos de saltos altos, botas de esqui, etc.) podem prejudicar a suacapacidade de utilizar os pedais do travão e do acelerador, e da embraiagem (se instalada).
2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
5
!
ARRANQUE
C050A01A-APT ARRANQUE (GASOLINA)
AVISO:
Nunca deixe o motor a trabalhar dentro de uma área fechada oupouco ventilada durante mais tempo que o necessário para retirar a viatura. A libertação de monóxidode carbono é inodora e por isso pode ser fatal. C050A01E
LOCK
ON
START C051A01O-APT ARRANQUE (MOTOR DIESEL) MOTOR FRIO
o Mova a chave para a posição "ON" e
espere que a luz de pré-aquecimento se apague.
o Mova a chave para a posição "START" para ligar o motor até estecomeçar a funcionar.
MOTOR QUENTEMova a chave para a posição "START". Se o motor não pegar à primeiratentativa, espere uns segundos e tente de novo utilizando a luz de pré- aquecimento. C050B02S-GPT CONDIÇÕES NORMAIS Processo de arranque:
1. Introduza a chave e coloque o cinto
de segurança.
2. Coloque a alavanca das mudanças
em ponto morto ( caixa de velocidades manual) ou na posição "P" ( Park ) ( caixa de velocidades automática ).
3. Depois de pôr a chave da ignição na posição "ON", certifique-se de quetodas as luzes de aviso emanómetros estão a funcionar correctamente, antes de ligar o mo- tor.
4. Nos veículos com motor diesel, rodar a chave da ignição para a posiçãoON. A âmbar indicadora de pré-incandescência iluminar-se-á a vermelho e, passados alguns segundos, passará a verde,indicando que o pré-aquecimento se encontra concluído.
2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
9
!
o Certifique-se que o veículo está
completamente imobilizado antes de engrenar a marcha atràs. A caixa de velocidades poderá sofrer danos caso não tome estaprecaução. Para engrenar a marcha atrás, carregue no pedal da embraiagem, ponha a alavanca dasmudanças em ponto morto, espere um momento e engrene, então, a marcha atrás.
o Conduza com muito cuidado em superfícies escorregadias. Tenhaespecial atenção quando travar,acelerar ou engrenar mudanças. Numa superfície escorregadia, a alteração brusca de uma mudançaou da velocidade pode ocasionar a perda de tracção, e com isto, a perda do controlo do veículo. AVISO:
o Evitar efectuar curvas a alta velocidade.
o Não efectuar movimentos rápidos com o volante, tais comomudanças bruscas de faixa oucurvas apertadas a alta velocidade.
o Utilizar sempre o cinto de
segurança.
o O risco de capotamento é
grandemente aumentado se perder o controlo do veiculo a altas velocidades.
o A perda do controle do veiculo é
comum quando duas ou maisrodas saem da estrada, e o condutor vira demais as rodaspara reentrar na estrada.
o No caso de uma saída de estrada,
não tente virar as rodasabruptamente para tentar voltar á estrada. Neste caso é mais aconselhável, primeiro abrandarde velocidade, e só então entrar na estrada.
o Nunca exceda os limites de
velocidade estabelecidos. C070E01GK-GPT PONTOS RECOMENDADOS Os pontos de engrenagem das mudanças que aparecem acima sãoos recomendados para a maior economia de combustível e melhor performance. 5 velocidades
Mude
de-para 1-2 2-3 3-4 4-5 Recomendada
km/h(mph) 20(15)40(25)55(35) 75(45)
6 velocidades
Mude
de-para
1-2 2-3 3-4 4-55-6 Recomendada
km/h(mph) 15(10)35(20)50(30) 70(45) 95(60)
2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
10TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA (4 A/T, 5A/T)
C090A01NF-GPT (Se instalado) A transmissão automática da Hyundai de elevada eficácia tem quatro/cinco velocidades para a frente e umavelocidade de marcha-atrás. Cada uma das relações de caixa é seleccionada automaticamente, consoante aposição da alavanca selectora da caixa de velocidades. A alavanca selectora pode ser operada no modo principal(caixa automática) ou modo manual. NOTA: Para mais informação sobre a zona de funcionamento manual, ver asecção "Modo Desportivo". C090A01NF
NOTA:
Pressione o pedal do travão para mover a alavanca selectora. A alavanca selectora pode serdeslocada livremente.
! CUIDADO:
Nunca mova a alavanca para as posições "R" ou "P" com o carro em andamento. Quando a chave de ignição está na posição "ON", as luzes indicadoras no painel de instrumentos indicam emque posição se encontra a alavanca selectora. Quando a caixa de velocidades éutilizada no modo desportivo, a relação de caixa seleccionada é mostrada no indicador numérico.
C090A02NF
Na zona principal, a alavanca selectoratem 4/5 posições, e está equipadacom um botão para evitar selecções incorrectas inadvertidamente.
As primeiras passagem de relação (velocidade) de um veículo novo,ou se a bateria foi desligada ou desmontada, podem ser de alguma forma abruptas. Isto é normal, e asequência de passagem das velocidades ficará normal após alguns ciclos de passagem dasvelocidades efectuadas pelo T.C.M. (Módulo de Comando da Transmissão).