196
Usando a memorização da função Recomendação e reconhecimento de limite de velocidade ou do sinal de limite de velocidade para modificar a definição de velocidade.
► Pressione 5 para aceitar a configuração de velocidade proposta pelo sistema no painel de instrumentos ou no ecrã tátil, de seguida, pressione novamente para confirmar.
WARNI NG
Para evitar a aceleração ou desaceleração súbitas, selecione uma velocidade próxima da velocidade à qual o seu veículo está a circular.
Alterar a distância entre veículos
► Pressione 6 para exibir os limites de definição da distância ("Distante", "Normal" ou "Fechado"), de seguida, pressione novamente para selecionar o limite.Ao fim de alguns segundos, a opção é aceite e memorizada quando desligar a ignição.
Excede temporariamente a velocidade definida
► Pressione o pedal do acelerador. A monitorização da distância e o controlo da
velocidade de cruzeiro continuam desativados enquanto mantiver a aceleração. A velocidade pisca no painel de instrumentos.
Desativar o sistema
► Acione o interruptor 1 para cima para a posição 0 (OFF).
Informação exibida no
painel de instrumentos
Mostrador projetado
7.Indicação de pausa/retomar o controlo da velocidade de cruzeiro.
8.Indicação da seleção do modo de controlo da velocidade de cruzeiro, ou fase de ajuste da velocidade do veículo.
9.Valor da velocidade definida.
NOTIC E
Para obter mais informações relativamente ao Mostrador projetado, consulte a
respetiva secção.
Mensagens e alertas
NOTIC E
A exibição destas mensagens ou alertas não é sequencial.
"Cruise control paused" (controlo da velocidade de cruzeiro em pausa) ou "Cruise control suspended" (controlo da velocidade de cruzeiro suspenso) a seguir a uma ligeira aceleração pelo condutor."Cruise control active" (controlo da velocidade de cruzeiro ativo), não foi detetado nenhum veículo."Cruise control active" (controlo da velocidade de cruzeiro ativo), foi detetado
um veículo.“Cruise control active and speed adjusted” (controlo da velocidade de cruzeiro ativo e velocidade ajustada), o veículo
198
WARNI NG
Se a diferença entre a velocidade definida e a velocidade do veículo que circula à sua frente for demasiado grande, não é possível ajustar a velocidade: o controlo da velocidade de cruzeiro é automaticamente desativado.
Avaria
Em caso de mau funcionamento com o controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo, será alertado por um sinal sonoro e pela exibição da mensagem "Falha nas funções de apoio à condução".Mande verificar num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou em qualquer reparador da sua confiança.
Active Safety Brake com
Alerta de risco de colisão
e Assistência inteligente à
travagem de emergência
WARNI NG
Consulte as recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.
Este sistema:– avisa o condutor que o seu veículo está em risco de colisão com o veículo à sua frente– e reduz a velocidade do veículo para evitar uma colisão ou limitar a sua gravidade.Este sistema é composto por 3 funções:– Alerta de risco de colisão,– Assistência inteligente à travagem de emergência (iEBA).– Active Safety Brake (travagem de emergência automática).
O veículo tem uma câmara localizada na parte superior do para-brisas e, dependendo da versão, um radar localizado no para-choques da frente.
W ARNI NG
Este sistema não substitui a vigilância por parte do condutor.Este sistema foi concebido para auxiliar o condutor e melhorar a segurança na estrada.É da responsabilidade do condutor monitorizar continuamente as condições de trânsito de acordo com as regras de condução aplicáveis.
199
Condução
6
NOTIC E
Assim que o sistema detetar um obstáculo potencial, prepara o circuito de travagem para o caso de ser necessária uma travagem automática. Isto pode provocar um ligeiro ruído e leve sensação de desaceleração.
Condições de
funcionamento e limites
Veículo em movimento para a frente.Sistema VSC operacional.Todos os passageiros com os cintos de segurança apertados.Velocidade estabilizada em estradas com poucas curvas.Nos casos que se seguem, é recomendável desativar o sistema através do menu das configurações do veículo:– Rebocar um atrelado.– Transportar objetos compridos nas barras no tejadilho.– Veículo com correntes instaladas.– Antes de utilizar uma máquina de lavagem automática com o motor em funcionamento,– Antes de colocar o veículo num banco de rolos numa oficina.– Veículo rebocado, motor em funcionamento.– Para-choques da frente danificado.– A seguir a um impacto no para-brisas perto da câmara de deteção.
W ARNI NG
Pode ser perigoso conduzir se as luzes dos travões não estiverem em perfeito estado de funcionamento.
WARNI NG
É possível que os avisos não seja emitidos, que sejam tardios ou injustificados.Consequentemente, mantenha sempre o controlo do veículo e esteja preparado para reagir a qualquer momento a fim de evitar um acidente.
WARNI NG
Após um impacto, o sistema é automaticamente desativado.Mande verificar num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou em qualquer reparador da sua confiança.
Alerta de risco de colisão
Esta função avisa o condutor que o veículo está em risco de colisão com o veículo que circula à sua frente com um peão ou ciclista que está na sua faixa de rodagem.
Alterar o limite de ativação do alerta
Este limite do acionamento determina a sensibilidade com que a função avisa do risco
de colisão.O limite de acionamento é definido através do menu de configuração do veículo com o sistema áudio ou com o ecrã tátil.► Pode selecionar 1 dos 3 limites predefinidos: "Far" (longe), "Normal" ou "Fechado".O último limite selecionado é memorizado quando desligar a ignição.
Funcionamento
Dependendo do nível de risco de colisão que for detetado pelo sistema e o nível de alerta escolhido pelo condutor, existem vários níveis de alerta que podem ser ativados e exibidos no painel de instrumentos.O sistema leva em consideração a dinâmica do veículo, velocidade do seu veículo e do veículo que circula à sua frente, condições ambientais e acionamento do veículo (curva, utilização dos pedais, etc.) para despoletar o alerta no melhor momento.
202
Com ecrã tátil
As definições são alteradas via o menu de configuração do veículo.
Avaria
Dependendo do equipamento do veículo:A luz indicadora neste interruptor pisca.
ou
/O interruptor pisca e aparece uma falha.Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou qualquer reparador da sua confiança.
NOTIC E
A deteção pode ser impedida:– Se as marcações no solo estiverem gastas e não contrastarem claramente com a superfície da estrada.– Se o para-brisas estiver sujo.– Em certas condições atmosféricas extremas: nevoeiro, chuva intensa, neve, sombra, luz solar intensa ou exposição direta ao sol (por ex., sol baixo, sair de um túnel).
Deteção de distração
WARNI NG
Consulte as recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.
Dependendo da versão, a função consiste ou no sistema sozinho "Coffee Break Alert" ou em combinação com o sistema "Aviso de atenção do condutor" .
WARNI NG
Estes sistemas não foram concebidos para manter o condutor atento nem para evitar que o condutor adormeça ao volante. O condutor é responsável por parar caso se sinta cansado.Se se sentir cansado, faça uma pausa ou faça pausas a cada 2 horas.
Ativação/Desativação
Esta função é ativada através do menu de configuração do veículo.O estado do sistema fica memorizado quando desligar a ignição.
Alerta para descanso
O sistema emite um alerta assim que detetar que o veículo não faz uma pausa há mais de 2 horas de condução a uma velocidade superior a 65 km/h (40 mph).Este alerta é feito via mensagem no mostrador que incentiva o condutor a fazer uma pausa, sendo acompanhado de um sinal sonoro.Se o condutor não seguir esta recomendação, o
alerta é repetido a cada hora até o veículo parar.O sistema é redefinido quando as condições que se seguem estiverem reunidas:– motor em funcionamento, veículo parado há mais de 15 minutos,– a ignição está desligada há alguns minutos,– o cinto do condutor não está colocado e a respetiva porta está aberta.
NOTIC E
Assim que a velocidade do veículo descer para um valor inferior a 65 km/h (40 mph), o sistema entra em standby.O tempo de condução é novamente contabilizado assim que a velocidade for superior a 65 km/h (40 mph).
204
O aviso é dado por uma luz de aviso fixa que aparece no espelho da porta no lado em questão:– imediatamente, quando estiver a ser ultrapassado;– um segundo depois quando ultrapassar lentamente um veículo.
Funcionamento
Os sensores instalados nos para-choques da frente e traseiro monitorizam os ângulos mortos.O alerta é dado por uma luz laranja de aviso que se acende no espelho da porta relevante, assim que um veículo - ligeiro, camião, bicicleta - é detetado.Para tal, devem ser satisfeitas as seguintes condições:– Todos os veículos circulam na mesma direção em faixas de rodagem adjacentes.– A velocidade do veículo tem de estar entre 12 e 140 km/h (7 e 87 mph),– ultrapassa um veículo com uma diferença de velocidade inferior 10 km/h (6 mph),– um veículo ultrapassa-o com uma diferença de velocidade inferior a 10 km/h (6 mph),– o trânsito está a fluir normalmente,– Ultrapassa um veículo durante um determinado período de tempo e esse veículo permanece no ângulo morto,– está a circular numa estrada em linha reta ou com curvas pouco acentuadas,– o seu veículo está a puxar um atrelado, caravana, etc.
Não será emitido nenhum alerta nas seguintes situações:
– na presença de objetos estáticos (veículos estacionados, barreiras, iluminação pública, sinais de trânsito, etc.),– com veículos a circular na direção oposta,– a circular numa estrada sinuosa ou com curvas apertadas,– quando ultrapassar ou for ultrapassado por um veículo longo (camião, autocarro, etc.) que é detetado no ângulo morto mas que também está
presente no campo de visão do condutor.– quando ultrapassar rapidamente,– Em trânsito intenso: os veículos detetados à frente e atrás são confundidos com um camião ou objeto estático.
Ativação/Desativação
Com sistema áudio
► Para ativar ou desativar o sistema, pressione esta tecla.A luz indicadora acende quando o sistema é ativado.
207
Condução
6
VisioPark Light
WARNI NG
Consulte as recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.
A câmara de assistência à marcha-atrás é ativada automaticamente quando engrenar a marcha-atrás.A função pode ser complementada pelos sensores de estacionamento.A imagem é exibida no ecrã.
As linhas azuis (1) representam a largura do veículo, incluindo os espelhos.A linha vermelha (2) representa a distância de 30 cm do para-choques traseiro e das linhas azuis finas 1 m (A) e 2 m (B) respetivamente.
WARNI NG
São representadas como linhas marcadas "no piso" e não indicam a posição do veículo em relação a obstáculos altos (por ex., outros veículos).É normal alguma distorção da imagem.É normal ter uma parte da chapa de matrícula a aparecer na parte inferior do ecrã.
NOTIC E
A abertura do taipal traseiro ou da porta traseira (dependendo do equipamento) pode interferir com a exibição.Se uma porta de abertura lateral estiver aberta, deixe livre o espaço que ocupa.
WARNI NG
Verifique regularmente se a lente da câmara está limpa.Limpe regularmente a câmara de assistência à marcha-atrás com um pano macio e seco.
209
Condução
6
Ativação
A ativação é automática ao engatar a marcha atrás a uma velocidade inferior a 10 km/h (6 mph).
Pode escolher o modo de visualização em qualquer altura, premindo esta área.Quando o sub-menu for exibido, selecione uma das quatro vistas:Vista padrão
Vista 180°
Vista ampliada
Modo AUTO
NOTIC E
A função será desativada:– Se for acoplado um reboque ou se for montado um suporte para bicicletas num dispositivo de reboque (veículo equipado com um dispositivo de reboque, instalado de acordo com as recomendações do fabricante).
– Acima de cerca de 10 km/h (6 mph).– Quando a bagageira é aberta.– Quando desengrenar a marcha-atrás (a imagem permanece durante 7 segundos).– Se pressionar a seta branca no canto superior esquerdo do ecrã tátil.
Modo AUTO
Este modo é ativado como predefinição.Utilizando os sensores no para-choques traseiro, a vista altera automaticamente de vista traseira (padrão) para vista de cima (ampliada) à medida
que se aproximar de um obstáculo que está ao nível da linha vermelha (inferior a 30 cm) durante uma manobra.
Vista padrão
A área atrás do veículo é exibida no ecrã.As linhas azuis 1 representa a largura do veículo com os espelhos estendidos; a orientação varia dependendo da posição do volante da direção.A linha vermelha 2 representa uma distância de 30 cm (0 ft 11") a partir do para-choques traseiro; as 2 linhas azuis 3 e 4 representa 1 m e 2 m (3 ft 3" e 6 ft 6"), respetivamente.Esta vista está disponível com o modo AUTO ou no menu de seleção da vista.
210
Vista ampliada
A câmara grava as imediações do veículo durante a manobra para criar uma vista de cima a partir da parte traseira do veículo das imediações do veículo, o que lhe permite manobrar o veículo tendo em consideração os obstáculos que estão nas imediações.Esta vista está disponível com o modo AUTO ou no menu de seleção da vista.
NOTIC E
Obstáculos que podem aparentar estar mais longe do que estão na realidade.É importante verificar as laterais do veículo durante a manobra utilizando os espelhos.Os sensores de estacionamento traseiros também dão informação sobre as imediações do veículo.
Vista 180°
A vista 180° facilita-lhe a manobra de marcha-atrás quando sai de um estacionamento tipo baia uma vez que lhe permite ver os veículos, peões e ciclistas que se aproximam.
Esta vista não é recomendada para fazer a manobra completa.Consistem em 3 áreas: esquerda A, central B e direita C.Esta vista só está disponível a partir do menu de seleção da vista.
Modo de arranque rápido
Este modo exibe, o mais rapidamente possível, a vista contextual (lado esquerdo) e a vista superior do veículo.É exibida uma mensagem a aconselhar que verifique a área envolvente do veículo antes de iniciar a manobra.