O conforto
82
Regulação em altura e em
inclinação do encosto de cabeça
Para o fazer subir, retirá-lo simultaneamente para a frente e para cima. Para o retirar, premir o pino A e puxá-lo para cima. Para o voltar a colocar no lugar, colocar as hastes do encosto de cabeça nos orifícios encaixando bem no eixo das costas do banco. Para o fazer descer, premir simultaneamente o pino A e o encosto de cabeça. Para o inclinar, inclinar a parte de baixo para a frente ou para trás.
O encosto de cabeça está equipado com uma estrutura que possui um entalhe que evita a descida do mesmo; trata-se de um dispositivo de segurança em caso de colisão. A regulação é correcta quando o bordo superior do encosto de cabeça se encontra ao nível da par te de cima da cabeça. Antes de iniciar viagem, verificar a regulação do encosto de cabeça; reajustar caso o lugar tenha sido ocupado por pessoas de estaturas diferentes. Nunca conduzir com os encostos de cabeça retirados; estes devem estar colocados e correctamente regulados.
As funções eléctricas do banco do condutor são activas por cerca de um minuto após a abertura da porta dianteira. São neutralizadas durante cerca de um minuto após desligar a ignição e no modo economia. Para as reactivar, ligar a ignição.
Antes de proceder a uma manobra de recuo do banco, verifique que nenhum objecto ou pessoa impede o curso do banco para trás, para evitar riscos de entalamento ou de bloqueio do banco associados à presença de objectos situados na super fície inferior, por trás do banco , ou de passageiros traseiros. Em caso de bloqueio, interrompa imediatamente a manobra.
4
Os acessos97
Accionamento
É assinalado pelo avisador sonoro e pelo acendimento intermitente das luzes de mudança de direcção durante cerca de trinta segundos. Após o seu accionamento, o alarme fica novamente operacional.
Avaria do telecomando
Destranque o veículo com a chave na fechadura da porta do condutor. Abra a porta; o alarme entra em funcionamento. Ligue a ignição; o alarme pára.
Problema de funcionamento
Ao ligar a ignição, o acendimento da luz avisadora do botão A durante dez segundos indica um defeito na sirene. Solicite a verificação na rede PEUGEOT ou numa oficina qualificada.
Fecho do veículo sem activar o alarme
Tranque ou supertranque o veículo com a chave na fechadura da porta do condutor. As luzes indicadoras de direção não acendem.
Funcionamento automático *
Consoante a legislação em vigor no seu país, pode verificar-se um dos seguintes casos: - 45 segundos após o trancamento do
veículo com o telecomando, o alarme activa-se, seja qual for o estado das portas e da mala. - 2 minutos após o fecho da última porta ou da mala, o alarme activa-se. Para evitar que o alarme entre em funcionamento ao entrar no veículo, prima previamente o botão de destrancamento do telecomando.
Reactivação da protecção volumétrica
Destranque o veículo com o botão de destrancamento do telecomando. Tranque novamente o veículo com o telecomando. O alarme é novamente activado com as duas protecções; a luz avisadora do botão A apaga-se.
Fecho do veículo apenas
com o alarme perimétrico
Neutralização da protecção volumétrica
Desligue a ignição. Nos dez segundos seguintes, prima o botão A até ao acendimento fixo da luz avisadora. Saia do veículo. Tranque ou supertranque o veículo com o botão de trancamento do telecomando. Apenas o alarme perimétrico permanece activado; a luz avisadora do botão A acende-se de forma intermitente a cada segundo.
Se o alarme funcionar dez vezes consecutivas, à décima primeira vez tornar-se-á inactivo. Se a luz avisadora do botão A acender-se de forma intermitente rápida, isso significa que o alarme tocou durante a sua ausência. Ao ligar a ignição, essa luz pára imediatamente. Para evitar que o alarme entre em funcionamento, aquando da lavagem do seu veículo, tranque-o com a chave na fechadura da porta do condutor. Não active o alarme antes de desligar a bateria, caso contrário a sirene irá t o c a r.
Para ser tomada em consideração, esta neutralização deve ser efectuada sempre que a ignição for desligada.
* Consoante o destino.
Os acessos
98
Elevadores dos vidros
1. Condutor2. Passageiro3. Traseiro direito 4. Traseiro esquerdo 5. Neutralização dos elevadores dos vidros e das portas traseiras.
Anti-entalamento
Quando o vidro sobe e se depara com um obstáculo, pára e desce parcialmente.
Modo automático
Premir o comando ou puxá-lo, para além do ponto de resistência. O vidro abre-se ou fecha-se completamente quando se solta o comando. Uma nova pressão pára o movimento do vidro.
Elevadores dos vidros
eléctricos sequenciais
Sistema destinado a abrir ou fechar um vidro de forma manual ou automática. Equipado com um sistema de protecção em caso de entalamento e de um sistema de neutralização em caso de utilização incorrecta dos comandos traseiros.
Modo manual
Premir o comando ou puxá-lo, sem ultrapassar o ponto de resistência. O vidro pára quando se solta o comando.
Para evitar a deterioração dos motores dos elevadores dos vidros, após cerca de dez movimentos consecutivos de abertura/fecho completos do vidro, desencadeia-se uma proteção. De seguida, dispõe de cerca de um minuto para fechar o vidro. Uma vez fechado, os comandos estarão de novo disponíveis após cerca de 40 minutos.
Os comandos dos elevadores dos vidros estão sempre operacionais durante cerca de 45 segundos após desligar a ignição ou até ao trancamento do veículo após a abertura de uma das portas dianteiras. Em caso de impossibilidade de manobrar o vidro do lado do passageiro a partir da placa de comando da porta
do condutor, realizar a operação a partir da porta do passageiro em questão e inversamente.
Em caso de fecho impossível do vidro (por exemplo, em caso de gelo), logo após a inversão: Premir e manter o comando até a abertura completa. Puxar logo de seguida e manter até ao fecho. Manter o comando durante cerca de um segundo após o fecho. Durante estas operações, a função anti-entalamento permanece não operacional.
6
Os arrumos127
Ta p e t e s
Montagem
Para o montar novamente do lado do condutor: posicione correctamente o tapete, coloque novamente as fixações pressionando-as, verifique a fixação correcta do tapete.
Montagem
Aquando da sua primeira montagem, do lado do condutor, utilize exclusivamente as fixações fornecidas na embalagem junta. Os outros tapetes são simplesmente colocados na alcatifa.
Desmontagem
Para desmontar do lado do condutor: recue o banco ao máximo, liberte as fixações, retire o tapete.
Tomadas de
acessórios 12 V
Para ligar um acessório de 12 V (potência máxima: 120 Watts), retirar o obturador e ligar o adaptador adequado. Respeitar a potência sob pena de danificar o seu acessório.
Para evitar qualquer risco de bloqueio dos pedais: - utilize apenas tapetes adaptados às fixações já presentes no veículo; a sua utilização é imperativa, - nunca sobreponha vários tapetes. A utilização de tapetes não homologados pela PEUGEOT pode impedir o acesso aos pedais e prejudicar o funcionamento do regulador/limitador de velocidade.
Dispositivo amovível de protecção da alcatifa.
6
Os arrumos131
Tecto de vidro
panorâmico
Modo manual
Puxar ou premir o comando A sem ultrapassar o ponto de resistência. A cortina pára quando se solta o comando.
Modo automático
Puxar ou premir o comando Aultrapassando o ponto de resistência. Uma impulsão abre ou fecha totalmente a cortina. Uma nova acção no comando pára a cortina.
Antientalamento
Em modo automático e em fim de curso, quando a cortina de ocultação se depara com um obstáculo ao fechar, pára e recua ligeiramente. Tanto para a abertura como para o fecho dispõe de duas possibilidades. Reinicialização : em caso de corte de alimentação da cortina durante o seu
movimento, deve reiniciar-se o sistema ant-ientalamento. Premir o comando até fechar completamente.
Em caso de entalamento aquando da manipulação da cortina, deve inverter-se o movimento da cortina. Para isso, premir o respectivo comando. Quando o condutor acciona o comando da cortina, o condutor deve assegurar-se que ninguém impede o fecho correcto. O condutor deve certificar-se de que os passageiros utilizam correctamente a cortina de ocultação. Prestar atenção às crianças durante a manobra da cortina.
Em caso de reabertura da cortina durante uma manobra de fecho e logo após a sua paragem. Puxar o comando até abrir completamente. Premir o comando até fechar completamente. Durante estas operações, a funçãoanti-entalamento permanece inoperativa.
Manter a pressão durante, no mínimo, 3 segundos. Um ligeiro movimento da cortina será então perceptível, confirmando assim a reinicialização.
Cortina eléctrica de
ocultação sequencial
Dispositivo que inclui uma super fície panorâmica em vidro escurecido para aumentar a luminosidade e a visibilidade no habitáculo. Equipado com uma cortina eléctrica de ocultação em vários pontos para melhorar o conforto térmico e acústico.
176Condução
Regulador de velocidade
Os comandos deste sistema estão reunidos no manípulo A . 1. Comando de selecção do modo regulador 2. Tecla de programação de uma velocidade/de diminuição do valor programado 3. Tecla de programação de uma velocidade/de aumento do valor programado 4. Tecla de desligar/recuperar a regulação
As informações programadas estão agrupadas no ecrã do quadro de bordo. 5. Indicação de desligar/recuperar a regulação 6. Indicação de selecção do modo regulador 7. Valor da velocidade programada
Comandos no volante Visualizações no quadro de
bordo
O accionamento do regulador é manual: necessita de uma velocidade mínima do veículo de 40 km/h, bem como do engrenamento da segunda velocidade em condução sequencial (posição M ).
A desactivação do regulador é obtida por acção manual no comando ou por acção nos pedais de travão ou em caso de início do sistema de "controlo dinâmico de estabilidade" por motivos de segurança.
Pressionando fortemente o pedal do acelerador, é possível ultrapassar momentaneamente a velocidade programada. Para voltar à velocidade programada, basta então diminuir a pressão no pedal do acelerador.
Desligar a ignição anula qualquer valor de velocidade programado.
Sistema que mantém automaticamente a velocidade do veículo no valor programado pelo condutor, sem acção no pedal do acelerador.
O limitador não pode, em caso algum, substituir o respeito pelas limitações de velocidade, nem a vigilância, nem a responsabilidade do condutor.
Estas informações são igualmente apresentadas no dispositivo de informações visuais centradas no horizonte visual. Para obter mais informações, consulte a rubrica "Dispositivo de informações visuais centradas no horizonte visual".
Informações práticas
202
Remoção do cartucho
Arrume o tubo preto. Desencaixe a base curva do tubo branco. Mantenha o compressor na vertical. Desaperte o cartucho por baixo. Ligue a tomada eléctrica do compressor à tomada 12V do veículo. Efectue o arranque do veículo e deixe o motor em funcionamento. Ajuste a pressão do compressor (para encher: interruptor B na posição "I" ; para
esvaziar: interruptor B na posição "O" e pressão no botão C ), em conformidade com a etiqueta de pressão dos pneus do veículo ou do acessório. Retire o kit e, em seguida, arrume-o.
Controlo de pressão/
Enchimento ocasional
Pode utilizar igualmente o compressor, sem injecção de produto para: - controlar ou encher ocasionalmente os pneus, - encher outros acessórios (bolas, pneus de bicicletas...).
Rode o selector A para a posição "Enchimento". Desenrole completamente o tubo preto H . Ligue o tubo preto à válvula da roda ou do acessório. Se necessário, monte previamente uma das pontas fornecidas com o kit.
Tenha atenção aos derrames de líquido. A data limite de utilização do líquido está inscrita no cartucho. O cartucho de líquido é de utilização única; caso seja encetado, deve ser substituído. Após utilização, não elimine o cartucho no ambiente, entregue-o à rede PEUGEOT ou a um organismo encarregado de proceder à respectiva recuperação. Não se esqueça de adquirir um novo cartucho de produto de colmatagem disponível na rede PEUGEOT ou numa oficina qualificada.
11
Informações práticas221
Bateria de 12 V
Acesso à bateria
A bateria encontra-se situada sob o capot motor. Para aceder: abra o capot com o comando interior e, em seguida, com o exterior, fixe a vareta do capot, retire a tampa de protecção em plástico para aceder ao borne (+), se for necessário, abra a caixa de fusíveis para retirar a bateria.
Desligar o terminal (+)
Eleve a manípulo D no máximo para bloquear a braçadeira E.
Ligar o terminal (+)
Posicione a braçadeira E aberta do cabo no terminal (+) da bateria. Pressione verticalmente a braçadeira Epara a posicionar correctamente contra a bateria. Bloqueie a braçadeira, afastando a argola de posicionamento e baixando o manípulo D .
O seu veículo está equipado com uma bateria 12 V clássica, situada sob o capot motor, além da bateria de alta tensão do sistema híbrido. Em certas condições, se a bateria 12 V estiver demasiado descarregada para activar o sistema híbrido, é possível uma recarga a partir de outra bateria 12 V clássica. Não realizar esta recarga se o avisador Readyestiver aceso.
Modo de execução para efectuar o arranque do motor a partir de outra bateria ou para recarregar a sua bateria descarregada.
Antes de qualquer intervenção no seu veículo, desligue a ignição (luz avisadora Ready apagada) para evitar
riscos de lesões associados a um accionamento automático do motor.
Não force carregando no manípulo, uma vez que se a braçadeira estiver posicionada incorrectamente o bloqueio é impossível; recomece o procedimento.