
1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
80
O velocímetro do seu Hyundai está calibrado em quilômetros por hora ou milhas por hora. OTG048840
!ADVERTÊNCIA:
Nunca remova a tampa do radiador com o motor quente. O líquido dearrefecimento do motor está sob pressão e ao remover a tampa o líquido escaldante em ebulição podeser expelido a alta velocidade e cau- sar queimaduras graves. Deixe o motor esfriar antes de remover atampa do radiador.
B290A01TG
Tipo Convencional Tipo
Supervision
B290A03A-AAT INDICADOR DE TEMPERATURA DO LÍQUIDODE ARREFECIMENTO DOMOTOR
A agulha no indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motordeve permanecer na faixa normal de operação. Se a agulha no medidor passar para a faixa “H” (Quente), pro-cure um local seguro para estacionar o quanto antes possível e desligue o motor. Em seguida, abra o capô e veri-fique o nível do líquido de arrefecimen- to (Consulte a seção “No caso de superaquecimento do motor”, na pági-na 3-4) e a correia de acionamento da bomba d’água. Se suspeitar de pro- blema no sistema de arrefecimento,procure um Revendedor Hyundai e
solicite a verificação do sistema dearrefecimento o quanto antes possível. B300A01A-GAT VELOCÍMETRO
Tipo Convencional
OTG048816
Tipo
Supervision

2 DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
16
o Não mantenha constantemente o péno freio ou na embreagem; fazer isso pode aumentar o consumo de combustível e também o desgaste destes componentes. Além disso, conduzir o veículo com o pé no pedal do freio pode causar superaqueci- mento dos freios, o que reduz a eficiência dos mesmos, podendo le- var a conseqüências mais graves.
o Cuide dos pneus do seu veículo.
Mantenha-os calibrados na pres- são recomendada. Um pneu muito cheio ou muito vazio resulta em desgaste desnecessário. Verifiquea pressão dos pneus ao menos uma vez por mês.
o Certifique-se do alinhamento corre-
to das rodas. O alinhamento incor-reto pode resultar de impactos com o meio-fio ou de condução muitorápida em superfícies irregulares. O alinhamento inadequado causa desgaste mais rápido dos pneus,podendo resultar em outros proble- mas, assim como em maior consu- mo de combustível. o Mantenha o seu veículo em boas
condições. Para maior economiade combustível e custos menores de manutenção, faça a manuten- ção do seu veículo de acordo com oprograma de manutenção na Se- ção 5. Se o veículo for conduzido em condições severas, manuten-ções mais freqüentes poderão ser necessárias (veja a Seção 5 quanto aos detalhes).
o Mantenha o seu carro limpo. Para máximo desempenho, mantenha oseu Hyundai limpo e livre de mate-riais corrosivos. É especialmente importante não deixar lama, sujeira, gelo etc. se acumular na parte debaixo do veículo. Esse peso extra pode resultar em maior consumo de combustível e também contribuirpara corrosão.
o Conduza com pouco peso. Não car-
regue peso desnecessário em seuveículo. O peso influencia na eco- nomia de combustível. o Não deixe o veículo em marcha
lenta mais do que o necessário. Se estiver aguardando (e não no trân- sito), desligue o motor e ligue-o novamente apenas quando estiverpronto para ir embora.
o Lembre-se, o seu Hyundai não re-
quer aquecimento prolongado. Logoque o motor esteja funcionando re- gularmente, você pode sair. Contu- do, em climas muito frios, deixe omotor aquecer por mais tempo.
o Não acelere excessivamente o mo-
tor. Também não dirija muito lenta-mente em uma marcha muito alta. Caso isso ocorra, mude para uma marcha reduzida. Acelerar excessi-vamente o motor além do seu limite seguro. Isso pode ser evitado fa- zendo mudanças nas marchas re-comendadas.
o Use o ar condicionado conforme a
necessidade. O sistema de ar con-dicionado é acionado pela potência do motor, de maneira que a econo- mia de combustível é reduzida aousá-lo.

2
DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
19
C160I01A-AAT Não Deixe o Freio de Estaciona- mento Congelar Sob algumas condições, o freio de estacionamento pode congelar na po-sição aplicado. Há maior probabilida- de disso ocorrer quando neve ou gelo se acumulam ao redor ou nas proximi-dades dos freios traseiros, ou se os freios estiverem molhados. Caso exis- ta um risco de congelamento do freiode estacionamento, aplique-o apenas temporariamente enquanto coloca a alavanca seletora em P (transmissão
automática) ou em primeira ou em marcha a ré (transmissão manual), e bloqueie as rodas traseiras de manei-ra que o carro não possa se movimen- tar. Em seguida, libere o freio de esta- cionamento. C160J01A-AAT Não Deixe que Gelo ou Neve se Acumulem na Parte Inferior Em algumas condições, gelo ou neve podem se acumular sob os pára-la-mas e interferir com a direção. Ao conduzir em condições severas no inverno, onde isso possa acontecer,verifique periodicamente a parte infe- rior do veículo para certificar-se de que o movimento das rodas dianteirase os componentes da direção não estejam obstruídos. C160K01A-AAT Leve Equipamento de Emergência Dependendo da severidade das con- dições climáticas do local onde o seu veículo é conduzido, leve sempre equi- pamento de emergência apropriado.Alguns dos itens que você pode achar conveniente levar incluem correntes para pneus, cintas ou correntes parareboque, lanterna, sinalizadores de emergência, areia, uma pá, cabos au- xiliares, uma espátula para limpar osvidros, luvas, pano para forrar o chão, macacão, um cobertor etc.VERIFICAÇÕES PARA VIAGEM
C170A01A-AAT Inspecione antes de viajar
1. Pneus: Calibre a pressão dos pneus de acordocom a especificação. Pressões baixas dos pneus resultam em superaqueci- mento e possível falha dos pneus.Evite o uso de pneus desgastados ou danificados, o que pode resultar em menor tração ou falha do pneu. NOTA: Nunca ultrapasse a pressão máxima de calibração mostrada nos pneus.
2. Combustível, líquido de
arrefecimento e óleo do motor:
Conduzir em alta velocidade consome mais combustível do que no trânsito urbano. Não se esqueça de verificar olíquido de arrefecimento e o óleo do motor.
3. Correia de acionamento dos acessórios:
Uma correia frouxa ou danificada pode resultar em superaquecimento do motor.

3
O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
5
!
ATENÇÃO:
A perda de líquido de arrefecimento indica vazamento no sistema, oque deve ser verificado o quanto antes por um Revendedor Hyundai.
PNEU RESERVA
Pressão do Pneu Reserva
D040A01TG-GAT Para pneus reserva iguais aos pneus rodantes, observe as seguintes instru- ções: Verifique a pressão dos pneus inclusi- ve o pneu reserva, e ajuste na pressão especificada. Verifique periodicamen-te a pressão do pneu reserva e mante- nha na calibração especificada en- quanto o pneu estiver armazenado.
6. Se não puder identificar a causa do
superaquecimento, aguarde até que a temperatura tenha voltado ao nor- mal. Em seguida, caso tenha perdi-do líquido de arrefecimento, adicio- ne líquido de arrefecimento ao reser- vatório para completar o nível até amarca intermediária.
7. Proceda com cuidado, mantendo-
se alerta quanto a sinais adicionaisde superaquecimento. Se o supera- quecimento se repetir, procure um Revendedor Hyundai para obterassistência.
!ADVERTÊNCIA:
Nunca remova a tampa do radiador com o motor quente. O líquido de arrefecimento pode projetar-se pelaabertura e causar queimaduras gra- ves. Triângulo de Segurança O triângulo de segurança encontra-se alojado no painel lateral esquerdo docompartimento de cargas.
Especificação do Pneu Tamanho Normal
Pressão de Calibração 210 kPa (30 psi)

3 O QUE FAZER EM UMA EMERGÊNCIA
10
Em seguida, instale a chave como mostrado na figura e aperte as porcas da roda. Certifique-se de que o soquete esteja completamente encaixado so-bre a porca. Não pise no cabo e não use um tubo de extensão no cabo da chave.Aperte alternadamente as porcas da roda até que todas estejam apertadas. Em seguida, verifique novamente oaperto de cada porca. Após substituir o pneu furado, procure um técnico para apertar as porcas da roda aotorque correto o quanto antes possível. Torque das porcas das rodas: 9-11 kg.m (65-80 lbf.pé).D060J01E-AAT APÓS TROCAR AS RODAS Se você possui um calibrador de pneus, remova a tampa da válvula e verifiquea pressão do pneu. Se a pressão for menor que a recomendada, conduza o veículo lentamente até o posto de ser-viço mais próximo e calibre os pneus na pressão correta. Se estiver muito alta, ajuste a pressão até que estejacorreta. Sempre recoloque a tampa da válvula após verificar ou ajustar a pres- são do pneu. Se a tampa não forrecolocada, poderá ocorrer vazamento de ar do pneu. Se você perder a tampa da válvula, compre outra e instale-a oquanto antes possível. Após trocar as rodas, instale o pneu reserva porta-malas e recoloque o ma-caco e as ferramentas em seus locais apropriados.
D060I01E-GAT
8. Abaixe o Veículo e Aperte as
Porcas
Abaixe completamente o veículo gi- rando a chave de roda no sentido anti- horário.
OTG060102
OTG060103

8
INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR
3
ATENÇÃO:
Sempre observe o seguinte:
o Verifique as pressões com os pneus frios. Ou seja, após ter deixado o veículo estacionado du- rante, pelo menos, três horas enão tiver sido conduzido mais que 1,6 km desde a partida.
o Verifique a pressão do pneu re-
serva toda vez que verificar apressão dos pneus do veículo.
!
I040A02S-GAT PNEUS PARA NEVE (Se necessário) Se equipar o veículo com pneus para neve, eles devem ser da mesma especificação e ter a mesma capaci-dade de carga que os pneus originais. Os pneus para neve devem ser insta- lados em todas as quatro rodas; casocontrário, poderá resultar em dificul- dade de manuseio.
I030A02TG
Essas pressões foram escolhidas a fim de fornecer a combinação mais satisfatória de conforto na condução, desgaste dos pneus e estabilidade emcondições normais. Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês. Pressões decalibração corretas devem ser manti- das pelos seguintes motivos:
o Pressões de calibração inferiores às recomendadas causam desgaste ir- regular da banda de rodagem e difi-cultam a dirigibilidade.
o Pressões de calibração superiores
às recomendadas aumenta os ris-cos de danos originados por impac- tos e causam desgaste irregular da banda de rodagem.
PNEUS
I020A01A-AAT INFORMAÇÃO SOBRE OS PNEUS Os pneus fornecidos no seu novo Hyundai foram escolhidos de maneiraa fornecer o melhor desempenho du- rante a condução normal. I030A01TG-GAT PRESSÕES DE CALIBRAÇÃO RECOMENDADAS A etiqueta do pneu, localizada na colu- na central do lado do motorista, forne- ce as pressões de calibração reco- mendadas para os pneus do seu veí-culo.
OTG080002L

8INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR
4
!ADVERTÊNCIA:
o Ao conduzir em estradas cober- tas de neve ou gelo, conduza a uma velocidade inferior a 30 km/h.
o Use correntes classe “S” SAE.
o Para manter as rodas não use correntes para pneus em veícu-los equipados com rodas de alu-mínio. Em circunstâncias inevi- táveis, use correntes.
o Use correntes menores de elos de 15 mm para evitar dano à co-nexão da corrente.
o No caso de ruído causado pelo contato da correntes com a carro-çaria, reaperte a corrente para evitar o contato com a carroçaria.
o Para evitar danos à carroçaria, reaperte as correntes após ter per-corrido 0,5 ~ 1 km. I060A01Y-GAT RODÍZIO DOS PNEUS Faça o rodízio dos pneus a cada 10000 km. Se observar desgaste irregular dos pneus entre os rodízios, leve o veículo para ser verificado por umRevendedor Hyundai para que a cau- sa possa ser corrigida. Após o rodízio, ajuste as pressões dospneus e verifique também o aperto das porcas da roda.
I060A01HPPneu reserva
Os pneus para neve devem ser calibra- dos com 28 kPa (4 psi) a mais depressão de ar do que a pressão reco- mendada para os pneus padrão, na etiqueta do pneus localizada no painelexterno da coluna central do lado do motorista, ou até a pressão máxima mostrada na parede do pneu, o que formenor. Não conduza em velocidade superior a 120 km/h quando o veículo estiverequipado com pneus para neve. I050A01TG-GAT CORRENTES PARA PNEUS As correntes para pneus devem ser instaladas nas rodas dianteiras. Certi- fique-se de que as correntes tenham otamanho correto e que sejam instala- das de acordo com as instruções do fabricante.Para minimizar o desgaste do pneu e corrente, remova as correntes nos pneus quando não forem mais neces-sárias.

8
INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR
5
!ADVERTÊNCIA:
Em nenhuma circunstância misture pneus diagonais com pneus radi- ais. Isso pode ocasionar caracterís-ticas de manuseio perigosas, po- dendo causar ferimentos sérios, fatais ou danos à propriedade. I070A01A-AAT BALANCEAMENTO DAS RO- DAS Uma roda desbalanceada pode afetar a dirigibilidade e o desgaste do pneu.As rodas do seu Hyundai foram balan- ceadas antes da entrega do veículo, porém um novo balanceamento pode-rá ser necessário no período em que você é proprietário do veículo. Sempre que um pneu for desmontadopara reparo, faça o balanceamento antes de reinstalar no veículo. I080A01A-AAT TRAÇÃO DOS PNEUS A tração dos pneus pode ser reduzida caso o veículo seja conduzido com pneus desgastados, incorretamente calibrados ou em estradas escorrega-dias. Os pneus devem ser substituí- dos quando os indicadores de desgas- te estiverem visíveis. Para reduzir apossibilidade de perda do controle, diminua a velocidade ao conduzir sob chuva, sobre neve ou gelo na estrada.
I090A03Y-GAT QUANDO SUBSTITUIR OS PNEUS
OTG050305
Indicador de
desgaste da banda de rodagem
1,6 mm
Os pneus originais em seu veículo possuem indicadores de desgaste dabanda de rodagem. Os indicadores de desgaste ficam visíveis quando a pro- fundidade da banda de rodagem é de1,6 mm. Os pneus devem ser substi- tuídos quando os indicadores apare- cerem como uma barra sólida entreduas ou mais ranhuras da banda de rodagem. Sempre substitua os pneus por outros com a bitola recomendada.Se substituir as rodas, a profundidade e desvio do aro da roda nova devem atender às especificações da Hyundai.