
1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
28
!
2. Ligue o gancho da correia dentada
ao suporte do assento de criança e aperte até fixar. Consulte "Fixar assento de criança com o sistema de correia dentada " página 1-26.
AVISO:
o Não deve instalar uma cadeira de segurança para crianças no lugarcentral do banco traseiro utilizando as ligações ISOFIX. Estas destinam-se apenas aoslugares esquerdo e direito. Não dê uma utilização incorrecta aos pontos de fixação ISOFIXtentando instalar uma cadeira no lugar central. Em caso de choque, as ligações ISOFIX podem nãoter a força suficiente para suster a cadeira instalada na referida posição e há a possibilidade derotura, provocando ferimentos graves ou mesmo a morte.
o Quando utilizar o sistema "ISOFIX" do veículo parainstalar uma cadeira especial
para crianças no banco de trás, todos os grampos metálicos dos cintos de segurança traseiros que não estiverem a ser utilizadosdeverão ser encaixados nas respectivas fivelas e os cintos de segurança devem ser recolhidospor trás da cadeira para criança, para evitar que esta os possa agarrar.Os cintos soltos e as fivelas desapertadas podem permitir que a criança puxe os cintos desegurança, o que poderá resultar num estrangulamento e ferimentos graves que podem mesmo causara morte da criança.
o Não deve montar mais do que
uma cadeira num ponto de fixação.O aumento indevido de carga pode provocar a rotura da corrente ou do ponto de fixação, tendo comoresultado ferimentos graves ou mesmo a morte.
o As cadeiras de segurança ISOFIX ou compatíveis apenas devem sermontadas nos locais indicados.
o Siga sempre as instruções do fabricante para a instalação dascadeiras de segurança.NOTA: O assento de criança ISOFIX só pode ser instalado se possuir a aprovação específica do veículo ECE-R44. An-tes de utilizar um assento de criança ISOFIX, que tenha sido comprado para outro automóvel, pergunte aoseu agente Hyundai se esse tipo de assento é recomendado ou aprovado para o seu Hyundai. Para fixar o assento de criança
1. Para fixar o assento de criança nofixador ISOFIX, insira o trinco do assento de criança no encaixeISOFIX. Certifique-se que ouve um "clique". HGK261

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
31
!
CUIDADO:
o Pelo motivo de o sensor que activa o SRS "airbag" estar ligado ao pré-tensor do cinto desegurança, a luz de aviso do SRS "airbag", localizada
no painel de instrumentos,acende-se e apaga-se durante aproximadamente 6 segundos após a chave de ignição ter sidorodada para a posição "ON", e depois deverá apagar-se.
o Se os pré-tensores dos cintos de segurança não estiverem afuncionar correctamente, esta luz de aviso acende-se, mesmo quenão exista qualquer avaria no sistema SRS "airbag".
AIR
BAG
o Embora inofensivo, o pó fino
pode causar irritações de pele e não deve ser respirado durante longos períodos. Lavar as mãos e a face cuidadosamente apósum acidente no qual os pré- tensores tenham sido activados. Se a luz de aviso do SRS "airbag" não se acende quando a chavede ignição é rodada para a posição "ON" ou se fica acesa após se ter acendido e apagadodurante cerca de 6 segundos, ou se acende enquanto conduz o veículo, por favor dirija-se com amaior brevidade possível a um concessionário autorizado Hyundai e mande efectuar umaverificação do sistema de pré- tensores dos cintos de segurança e do SRS "airbag".
!AVISO:
o Os pré-tensores estão concebidos para funcionar apenas uma vez. Após a sua activação, os pré-tensores dos cintos de segurança devem sersubstituídos. Todos os cintos de segurança, de qualquer tipo, e que tenham sido utilizados du-rante uma colisão, também devem ser substituídos.
o O conjunto do mecanismo do
pré-tensor do cinto de segurançafica quente durante a sua activação. Não tocar nosconjuntos dos pré-tensores du- rante vários minutos após estes terem sido activados.
o Não tentar inspeccionar ou substituir o pré-tensor dos cintosde segurança. Este procedimentodeve ser realizado exclusivamente por um concessionário autorizadoHyundai.

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
33
o Os airbags dianteiros não
disparam em caso de colisões ligeiras, em que basta a protecçãodos cintos de segurança.
Impacto Traseiro
B240A02GK
Impacto Lateral Capotamento
o Os airbags dianteiros não estão concebidos para seremaccionados quando de impactoslaterais, impacto traseiros ou em caso de capotamento. Em adição, os airbags não serão accionadosem impactos frontais abaixo da velocidade limite de accionamento.!AVISO:
o Tal como o nome implica, o SRS foi concebido para funcionar com, e em suplemento do sistema de cinto de segurança de três pontos do condutor e não emsua substituição. Além disso, só se sxpande em determinadas condições de impacto frontalsuficientemente severas para causar ferimentos significativos dos ocupantes do veículo.
o O SRS não expando o air bag
quando o ângulo de impacto formaior que 30º relativamente ao eixo longitudal frontal do veículo tais como em impactos laterais,por trás ou capotamento.
o Para a máxima protecção desegurança em todos os tipos de acidentes, todos os ocupantes incluindo o condutor deverãosempre utilizar os respectivos cintos de segurança quer seja ou não fornecido air bag naquelelugar para minimizar o risco de ferimentos graves ou morte em caso de acidente. Não se senteou incline desnecessáriamente perto do air bag.

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
37
ambos os ocupantes dos bancos da frente deverão sentar-se direitos e com o cinto de segurança correctamentecolocado. As mãos do condutor deverão estar colocadas no volante nas posições de 9:00 e3:00 horas. O passageiro deverá colocar as mãos ou braços sobre o seu colo.
o Não utilizar quaisquer capas de banco adicionais.
o A utilização de capas de banco podem reduzir o efeito dosistema.
o Não instalar quaisquer acessórios ao lado ou naproximidade do airbag.
o Não aplicar esforços excessivos na parte lateral do banco.
o Não colocar quaisquer objectos sobre o airbag ou entre o airbag e o seu corpo. o Não colocar quaisquer objectos
(um chapéu chuva, saco, etc.)entre a porta da frente e o banco da frente. Tais objectos podemtransformar-se em projécteis perigosos e provocar ferimentos no caso de accionamento dosairbags laterais.
o Para evitar o accionamento
acidental e inesperado do airbaglateral que poderá resultar em ferimentos, evitar quaisquer impactos no sensor do airbaglateral quando a chave de ignição está na posição "ON".
!AVISO:
o Os airbags de protecção contra impactos laterais são uma protecção adicional em relação aos cintos de segurança com três pontos de ancoragem e não sãoum substituto para os cintos de segurança. Por isso, os cintos de segurança devem serutilizados sempre que o veículo está em movimento. Os airbags só deverão ser activados em certas condições em que ocorrem impactos suficientementeseveros para poderem causar ferimentos graves aos ocupantes do veículo.
o Para uma melhor protecção do sistema de airbags laterais e paraevitar ferimentos provocadospelo accionamento dos airbags,

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
38
B240C01HP
!AVISO:
o Perigo extremo! Não utilize um porta-bébés num assento protegido com AirBag.
o A modificação dos componentes
ou circuito do SRS, inclusivé acolocação de qualquer tipo de autocolantes na almofada do volante ou modificações naestrutura do chassis, poderá efectar a per- formance do SRS e causarpossíveis ferimentos. o Para limpar a almofada da buzina,
utilize um pano suave e seco ou humedecido com água simples. Solventes ou detergentespoderão afectar o forro do air bag e a expansão adequada do sistema.
o Não deverão ser colocados objectos sobre ou próximo daidentificação do air bag novolante e painel de instrumentos, porque esse objecto poderá causar danos se o veículo sofrerum acidente suficientemente severo para inflacionar o air bag.
o Se o air bag se inflacionar, tem
de ser substiyuido por umconcessionário Hyundai autorizado.
o Não mexa ou desligue o circuito do SRS, ou outros componentesdo sistema SRS. Se o fizer,poderão resultar ferimentos, devido á activação acidental do air bag ou inoperabilidade doSRS.
B240C01Y-GPT Manutenção do SRS O SRS não tem virtualmente qualquer manutenção e não existem por issopeças que possa substituir por si mesmo. O sistema SRS completo deverá ser inspeccionado por umconcessionário Hyundai autorizado 10 anos depois da data de produção do carro. Qualquer intervenção no sistema do air bag, tal como a sua remoção,instalação, reparação, ou qualquer trabalho no volante deverá ser executado por um técnico Hyundaiqualificado. O manuseamento indevido do sistema de air bag poderá resultar emferimentos pessoais graves.

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
39
o Se algum componente do air bag tiver que ser substituido, ou se o veículo tiver que ser destruído, tem de ser observadasdeterminadas precauções de segurança. O seu concessionário Hyundai conhece estasprecauções e pode-lhe fornecer a informação necessária. O não seguimento destas precauçõese procedimentos poderá aumentar o risco de ferimentos pessoais.
o Se vender o seu veículo, informe o novo proprietário destesimportantes pontos e certifique-se que este manual é transferido para o novo proprietário juntamente com o veículo.
o Não substitua os pára-choques por outros que não sejam peçasgenuínas Hyundai. Casocontrário, poderá afectar de forma prejudicial o desempenho do SRS (airbag), o que poderáprovocar ferimentos inesperados.

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
41
1. Velocímetro
2. Indicadores luminosos de mudança de direcção
3. Conta-Quilómetros/Totalizador parcial
4. Indicador de posição da caixa automática (Se instalado)
5. Indicador de temperatura
6. Computador de bordo
7. Indicador do nivel de combustivel
8. Tacómetro
9. Interruptor do Programa de Estabilidade Electrónico (ESP) (Se instalado)
10.Luz avisadora de porta aberta
11.Odómetro/Botão de reposição do Conta-quilómetros
parcial 12.Luz avisadora de sistema de carga da bateria
13.Luz avisadora do sistema suplementar de limitação SRS
(Airbag)
14.Luz Avisadora do cinto de segurança
15.Luz avisadora de máximos
16.Luz avisadora da pressão do óleo
17.Aviso luminoso do motor (Si instalado)
18.Luz avisadora do nível de combustível baixo
19.Luz avisadora do nível de óleo dos travões20. Botão de Reposição do Computador
21.Indicador de velocidade (Se instalado)
22.Luz Avisadora da Tampa da Bagageira Aberta
23.Luz avisadora de sistema de ABS (Se instalado)

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
43
!
ponha o motor em funcionamento novamente. Se a luz se mantiver ace-sa com o motor em funcionamento, desligue o motorimediatamente. Quando a luz do óleo se mantiver acesa com o mo- tor em funcionamento, o motor deveser verificado por um agente autorizado HYUNDAI antes de voltar a funcionar.
B260H01GK-GPT LUZ DE AVISO DO NÍVEL DO ÓLEO DOSTRAVÕES/TRAVÃO DEMÃO
AVISO:
Se suspeita de problemas de travões, mande verificar os seus travões por um agente HYUNDAI omais rápido possível. Conduzir o seu carro com um problema no sistema eléctrico ou no sistemahidráulico dos travões, é perigoso, e pode resultar em acidentes causa- dores de morte ou ferimentosgraves. FUNCIONAMENTO DA LUZ DE AVISO A luz de aviso do nível de óleo dos travões e do travão de mão deveacender quando o travão de mão está accionado e o interruptor de ignição está nas posições "ON" (Ligado), ou"START" (Arranque do motor). Após ligação do motor, a luz deverá apagar- se no espaço de três segundos.Se o travão de mão não for accionado, a luz avisadora deve acender-se quando a ignição é rodada para "ON"ou "START" e apagar-se passados 3 segundos. Se a luz acender em qualquer outra altura, deve reduzir avelocidade e parar o veículo em local seguro fora da estrada, a luz de aviso indica que o nível do óleo dos travõesna bomba principal está baixo, pelo que deve a-dicionar óleo de travões, conforme as especificações Dot 3.Depois de adicionar o óleo, se não for encontrado qualquer outro problema, o carro deve ser conduzidoprudentemente até um agente HYUNDAI para ser inspecionado. Se a luz continuar acesa, o veículo nãodeve ser conduzido de maneira
alguma, deve ser levado por um serviçode reboque profissional ou outrométodo seguro. O seu HYUNDAI está equipado com um sistema de travões de circuito di-agonal-duplo; isto quer dizer que ainda tem travões em duas ro-das, mesmo que um dos circuitos falhe. Só com umdos circuitos em funcionamento,é necessário mais curso e mais pressão no pedal pa-ra parar o veículo. Oveículo também não se imobilizará na mesma distância só com um dos sistemas de travões a trabalhar. Se ostravões falharem quando em movimento, mude para uma velocidade da caixa mais baixa para obter maiordesacelaração do motor e parar o carro assim que seja seguro fazê-lo.