8
Secção “Em caso de emergência - Bateria de 12 V/ Bateria auxiliar":
24V12V
11 0
Chamada de emergência
ou assistência
eCall (SOS)
O seu veículo pode estar equipado com o sistema eCall (SOS) como versão padrão ou como opção.O sistema eCall (SOS) fornece acesso direto aos serviços de emergência e está incorporado no seu veículo.De acordo com o país onde foi vendido o sistema eCall (SOS) corresponde aos sistemas PE112, ERAGLONASS, 999, etc.O sistema eCall (SOS) é ativado como predefinição.► Em caso de emergência, pressione esta tecla durante mais de 2 segundos.
* De acordo com as condições gerais de utilização do serviço, disponível nos concessionários e sujeito a limitações tecnológicas e técnicas.
** Dependendo da cobertura da área geográfica do "eCall (SOS)".
Pode consultar a lista de países cobertos e serviços telemático\
s disponíveis num concessionário ou no site do seu país.
A iluminação do indicador e a mensagem de voz confirmam que foi feita uma chamada para os serviços de emergência*.O sistema eCall (SOS) localiza imediatamente o seu veículo e estabelece contacto com os serviços de emergência**.► Se voltar a pressionar imediatamente depois, cancela o pedido.O indicador pisca quando forem enviados os dados do veículo e, de seguida, permanece aceso quando for estabelecida comunicação.
WARNI NG
Se a unidade de controlo do airbag detetar um impacto e independentemente do facto de um dos airbags deflagrar ou não, o sistema automaticamente faz uma chamada de emergência.
NOTIC E
O sistema é um serviço público e é gratuito.
Funcionamento do sistema
– Quando ligar a ignição, a luz do indicador acende em vermelho, passa a verde e depois apaga: o sistema está a funcionar corretamente.– A luz do indicador pisca a vermelho: substitua a bateria auxiliar.– Se a luz do indicador permanecer no vermelho: avaria do sistema Os serviços de chamadas de emergência e assistência podem não funcionar.– Se a luz indicadora não acender quando ligar a ignição, significa que existe uma avaria.Se o problema persistir, contacte logo que possível uma oficina qualificada.
NOTIC E
A falha do sistema não impede a utilização do veículo.
189
Condução
6
– Assistência inteligente à travagem de emergência (iEBA).– Active Safety Brake (travagem de emergência automática).
O veículo tem uma câmara na parte superior do para-brisas.
W ARNI NG
Este sistema não substitui a vigilância por parte do condutor.Este sistema foi concebido para auxiliar o condutor e melhorar a segurança na estrada.É da responsabilidade do condutor monitorizar continuamente o estado do trânsito e cumprir com as normas de circulação.
NOTIC E
Assim que o sistema detetar um obstáculo potencial, prepara o circuito de travagem para o caso de ser necessária uma travagem automática. Isto pode provocar um ligeiro ruído e leve sensação de desaceleração.
Condições de
funcionamento e limites
Veículo em movimento para a frente.Sistema VSC operacional.Sistema DSC ativado.Sistemas DSC/ASR ativados.Todos os passageiros com os cintos de segurança apertados.Velocidade estabilizada em estradas com poucas curvas.Nos casos que se seguem, é recomendável desativar o sistema através do menu das configurações do veículo:– Rebocar um atrelado.– Transportar objetos compridos nas barras no tejadilho.– Veículo com correntes instaladas.– Antes de utilizar uma máquina de lavagem automática com o motor em funcionamento,– Quando mudar um pneu, trabalhar junto a um pneu ou dentro do compartimento do motor.– Antes de colocar o veículo num banco de
rolos numa oficina.– Veículo rebocado, motor em funcionamento.– A seguir a um impacto no para-brisas perto da câmara de deteção.
NOTIC E
O sistema é automaticamente desativado quando é detetada a utilização de determinados tipos de pneus compactos (de pequeno diâmetro), ou se existir uma falha no interruptor do pedal do travão ou se são detetadas, pelo menos, 2 lâmpadas de travagem fundidas.
WARNI NG
Pode ser perigoso conduzir se as luzes dos travões não estiverem em perfeito estado de funcionamento.
WARNI NG
O condutor não pode sobrecarregar o veículo (mantenha dentro do limite do GVW e dos limites da altura da carga nas barras de tejadilho).
WARNI NG
É possível que os avisos não seja emitidos, que sejam tardios ou injustificados.Consequentemente, mantenha sempre o controlo do veículo e esteja preparado para reagir a qualquer momento a fim de evitar um acidente.
205
Condução
6
► Valide esta mensagem com a tecla 1 correspondente a “Aceitar” resposta.O ecrã de reprodução liga.► Com o motor em funcionamento, pressione a tecla 2 para desligar o ecrã de reprodução.
NOTIC E
A função é automaticamente interrompida (o ecrã de reprodução fica cinzento) em
marcha-atrás, superior a 15 km/h (9 mph).A função é reativada quando o veículo estiver a circular novamente a uma velocidade inferior a este limite.
Funcionamento
► Em neutro, a monitorização de visão traseira é exibida por defeito.► Quando a marcha-atrás está engrenada, o auxílio visual da marcha-atrás é exibido no ecrã (mesmo que esteja desligado).
► Para alterar a vista, pressione a extremidade da alavanca de controlo das luzes ou pressione a tecla correspondente por baixo do ecrã.
NOTIC E
A área à volta do veículo é exibida apenas pelo monitor de visão traseira e vista do lado do passageiro.
Limites de utilização
O sistema pode ter sido interrompido (ou até mesmo danificado) e não funcionar nas seguintes situações:– Instalação de um suporte para bicicletas no taipal traseiro ou na porta lateral (dependendo da versão).– Prender um atrelado na esfera de reboque.
– Conduzir com uma porta aberta.
WARNI NG
Tenha em consideração que as câmaras podem ficar escurecidas (por um autocolante, suporte para bicicletas, etc.).
NOTIC E
O campo de visão da câmara traseira (vista traseira de confirmação e ajuda visual de marcha-atrás) pode variar dependendo da carga do veículo.
NOTIC E
Se abrir a porta traseira de abertura lateral durante a utilização da vista traseira de confirmação ou a ajuda visual à marcha-atrás, numa velocidade para a frente ou marcha-atrás, o ecrã fica cinzento.Se abrir a porta do passageiro da frente durante a utilização da vista do passageiro do lado, numa velocidade para a frente ou marcha-atrás, o ecrã fica cinzento.
208
NOTIC E
Obstáculos que podem aparentar estar mais longe do que estão na realidade.É importante verificar as laterais do veículo durante a manobra utilizando os espelhos.Os sensores de estacionamento traseiros também dão informação sobre as imediações do veículo.
Vista 180°
A vista 180° facilita-lhe a manobra de marcha-atrás quando sai de um estacionamento tipo baia uma vez que lhe permite ver os veículos, peões e ciclistas que se aproximam.
Esta vista não é recomendada para fazer a manobra completa.Consistem em 3 áreas: esquerda A, central B e direita C.Esta vista só está disponível a partir do menu de seleção da vista.
Assistência ao
estacionamento
WARNI NG
Para mais informações, consulte as recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.
Este sistema presta uma assistência ativa ao estacionamento nos veículos com caixa de velocidades manual: deteta um espaço para estacionamento e, de seguida, orienta o veículo na direção adequada para estacionamento enquanto o condutor controla a direção, engrenamento de velocidades e travagem.Para ajudar o condutor na monitorização das manobras, o sistema ativa automaticamente a visualização de Vista superior traseira e a ativação dos sensores.
O sistema mede os espaços para estacionamento disponíveis e calcula as distâncias aos obstáculos utilizando os sensores ultrassónicos integrados no para-choques da frente e traseiro.
O sistema presta auxílio com as manobras que se seguem:
A.Entrar num espaço para estacionamento "paralelo"
B.Sair de um espaço para estacionamento "paralelo"
C.Entrar num espaço para estacionamento tipo baia
Funcionamento
► Quando se aproximar do espaço para estacionamento, reduza para uma velocidade igual ou inferior a 30 km/h (19 mph).
Ativação da função
A função foi ativada através do Condução / Veículo menu do ecrã tátil.Selecione "Assistência ao estacionamento".
264
Símbolos
Não provoque faíscas ou chamas, não fumar. Proteja sempre os seus olhos. Os gases explosivos podem provocar cegueira ou ferimentos.Mantenha a bateria do veículo longe do alcance das crianças.A bateria do veículo contém ácido sulfúrico que pode causar cegueira ou queimaduras graves.Para mais informações, consulte o manual de instruções.Podem existir gases explosivos quando fechar a bateria.
Acesso à bateria
A bateria está por baixo do capot.► Abra o capot utilizando a alavanca interior de destrancamento e de seguida o trinco auxiliar exterior.► Prenda o capot.
O terminal (-) da bateria não está acessível.Existe um ponto terra perto da bateria.
NOTIC E
Para mais informações sobre Capot e Motor, consulte as respetivas secções.
Arrancar com outra bateria
Quando a bateria do veículo estiver descarregada pode colocar o motor em funcionamento utilizando a bateria auxiliar
(bateria de outro veículo) e ligue os cabos ou utilize um booster.
WARNI NG
Nunca coloque o motor em funcionamento ligando um carregador de bateria.Nunca utilize um booster de 24 V ou superior.
Em primeiro lugar, verifique se a bateria auxiliar tem a voltagem de 12 V e uma capacidade, no mínimo, igual à da bateria descarregada.Os 2 veículos têm de estar em contacto um com o outro.Desligue todos componentes elétricos dos dois veículos (sistema áudio, escovas, iluminação, etc.).Certifique-se que os cabos não estão perto de componentes do motor em movimento (ventoinha, correias, etc.).Não desconecte o terminal (+) com o motor em funcionamento.
► Ligue o cabo vermelho ao terminal (+) da bateria gasta A (no cotovelo metálico), depois ao terminal (+) da bateria auxiliar B ou do booster.► Ligue uma extremidade do cabo verde ou preto ao terminal (-) da bateria auxiliar B ou do booster (ou a um ponto terra no veículo auxiliar).
265
Em caso de emergência
8
► Ligue a outra extremidade do cabo verde ou preto ao ponto terra C.► Coloque o motor do veículo que está a ser assistido em funcionamento e deixe-o em funcionamento durante alguns minutos.► Dê ao motor de arranque do veículo que está a ser assistido e deixe o motor em funcionamento.Se o motor não entrar logo em funcionamento, desligue a ignição e aguarde alguns momentos antes de tentar novamente.► Aguarde até retomar o ralenti.► Retire os cabos auxiliares pela ordem inversa.► Deixe o motor em funcionamento durante, pelo menos 30 minutos, veículo imobilizado, para carregar a bateria até um nível adequado.
WARNI NG
Conduzir imediatamente sem ter atingido um nível de carga suficiente pode afetar algumas das funcionalidades do veículo (ex. Stop & Start).
WARNI NG
Para desconectar inverta a ordem do processo.
WARNI NG
caixa de velocidades automáticaNunca tente colocar o veículo em funcionamento por empurrão.
NOTIC E
Algumas funções, incluindo Stop & Start, não estão disponíveis se a bateria não estiver com carga suficiente.
Carregar a bateria utilizando
um carregador de baterias
Para otimizar o tempo de vida útil da bateria, é fundamental manter a carga adequada.Em algumas circunstâncias pode ser necessário carregar a bateria:– utilizando o veículo sobretudo em viagens pequenas;– se pretender imobilizar o veículo durante
várias semanas.Contacte um TOYOTA concessionário ou oficina devidamente qualificada.
WARNI NG
Para carregar a bateria, utilize apenas um carregador compatível com uma bateria de chumbo ácido com a voltagem nominal de 12 V.
WARNI NG
Siga as instruções fornecidas pelo fabricante do carregador.Nunca inverta os polos.
NOTIC E
Não é necessário desconectar a bateria.
► Desligue a ignição.► Desligue todos componentes elétricos (sistema áudio, iluminação, escovas, etc.).
► Desligue o carregador B antes de ligar os cabos à bateria para evitar faíscas.► Certifique-se que os cabos do carregador estão em bom estado.
► Levante a tampa em plástico no terminal (+), se esta existir.► Ligue os cabos do carregador B conforme se segue:
283
Ecrã tátil do sistema de áudio BLUETOOTH
10
Ecrã tátil do sistema de
áudio BLUETOOTH
Sistema áudio multimédia -
telefone com Bluetooth®
NOTIC E
As funções e configurações descritas variam
de acordo com a versão e configuração do veículo.
WARNI NG
Por questões de segurança e uma vez que requer atenção por parte do condutor, as operações que se seguem devem ser realizadas com o veículo parado e a ignição ligada:– Emparelhar o smartphone com o sistema no modo Bluetooth.– Utilizar o smartphone.– Alterar as configurações do sistema e a configuração.
NOTIC E
O sistema está protegido por forma a só poder ser utilizado no veículo.A mensagem Modo de Economia de Energia é exibida quando o sistema estiver a iniciar o modo correspondente.
Primeiros passos
Com o motor em funcionamento, pressione para retirar o som.Com a ignição desligada, pressione para ligar o sistema.Aumentar ou diminuir o volume usando o disco do lado esquerdo.Para aceder ao menu, prima esta tecla no ecrã tátil.Pressione a seta para trás e retroceda um nível.
WARNI NG
Para limpar o ecrã, utilize um pano macio, não abrasivo (por ex. pano de limpeza de óculos) sem nenhum produto adicional.Não utilize objetos afiados no ecrã.Não toque no ecrã com as mãos molhadas.
Existe certa informação que é exibida permanentemente na barra superior do ecrã tátil:– Informação do sistema de ar condicionado (dependendo da versão).
– Bluetooth ligação.– Indicação da localização de partilha de informação.Seleção da fonte áudio:– Estações de rádio FM/DAB/AM (dependendo do equipamento).– Telemóvel conectado via Bluetooth e emissão multimédia (transmissão) Bluetooth.– USB Dispositivo de memória.– O leitor multimédia está conectado através de uma tomada auxiliar (dependendo do equipamento).
NOTIC E
Em temperaturas muito elevadas, o volume pode ser limitado para proteger o sistema. Pode entrar em standby (ecrã e som desligados) durante pelo menos 5 minutos.O sistema retoma o seu funcionamento normal quando a temperatura no habitáculo descer.